Resultados financeiros da Microsoft surpreendem pela positiva

61 Comentários

As expectativas do mercado para os gigantes tecnológicos são sempre grandes. É através destes números que muitas vezes se avalia a adesão dos consumidores aos seus produtos e mostram como será o futuro imediato destas empresas.

Os resultados financeiros da Microsoft foram agora tornados públicos e mostram que a empresa está a reagir muito bem ao mercado, tendo os seus lucros subido. Mas há áreas onde a Microsoft tem de ter muita atenção!

ms_surface_1

Depois de termos visto surgir resultados financeiros de várias empresas, como a Apple e o Facebook, é agora a vez de serem avaliados os da Microsoft. Do que foi apresentado pela empresa de Redmond, há duas visões distintas e duas posições bem diferentes nas suas áreas de hardware.

No primeiro trimestre de 2016 a Microsoft apresentou um valor de receita de 25,7 mil milhões de dólares e lucros de 6,3 mil milhões de dólares, que mostra que este foi também um bom trimestre para a empresa.

Mas se tudo correu bem no lado dos seus novos portáteis híbridos, a área de dispositivos móveis está a dar algumas dores de cabeça à Microsoft.

ms_surface_2

Linha Surface sobe as vendas

A chegada dos novos Surface Pro 4 e do Surface Book trouxeram um novo fôlego a esta linha de produtos da Microsoft e isso nota-se nas suas vendas.

O crescimento das vendas resultou num crescimento de 29%, face ao ano passado, tendo resultado numa receita de 1,35 mil milhões de dólares.

ms_lumia

Linha Lumia afunda estes resultados

Se a linha Surface continua a crescer em vendas, no campo dos smartphones e da linha Lumia o cenário inverte-se, piorando muito. Este trimestre a Microsoft viu as vendas dos seus smartphones decrescer 49%. Ao todo foram vendidos 4,5 milhões de smartphones Lumia, o que contrasta com os 10,5 milhões vendidos no mesmo período do ano passado.

Mesmo o lançamento dos novos Lumia 950 e 950XL não conseguiu fazer crescer estes números. A postura da marca para este mercado mudou e isso pode estar agora a reflectir-se.

 

A análise global dos resultados financeiros da Microsoft para o primeiro trimestre de 2016 é muito positiva, tendo ultrapassado todas as expectativas dos  analistas. Com estes resultados a Microsoft volta a crescer e a subir os lucros, depois de alguns trimestre menos positivos.

1º Trimestre 2016: Resultados Microsoft

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de marco lopes
    marco lopes

    Talvez agora ja poção lançar o windows 10 Mobile, piada!

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Para já só mesmo na série x50 e nesses estão sempre a sair actualizações.
      Mas quem quiser pode utilizar a versão insider que está bastante estável, pelo menos no meu 735. Fora o facto da bateria durar menos tempo funciona tudo na perfeição

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      A poção mágica não é piada, o Astérix que o diga!

    3. Avatar de Bob
      Bob

      E foie uma boua pihada, çem dóvida.

      1. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        lol

      2. Avatar de Francisco Oliveira
        Francisco Oliveira

        Ahah, mandei risada Bob.

    4. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Estão preparando uma poção mágica para agilizar o lançamento.

    5. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Uma poção mágica para lançar o Windows Mobile?
      Vai ser o acontecimento do século, nunca uma marca recorreu a magia para o lançamento de um produto. A tecnologia está mesmo avançada.
      Já agora, qual é a piada? LOL

      1. Avatar de Douglas Ferreira
        Douglas Ferreira

        É uma piada ortográfica.

    6. Avatar de Nitroglycérine
      Nitroglycérine

      Será a poção mágica, então…

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    É pena que os melhores telefones do mercado não estejam a ser acompanhados pelos clientes… o que é bom para mim porque os preços descem e posso comprar um ainda mais barato!

    lolol 😀

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Apoiado!
      O meu lumia corre há um ano sem bloqueios, nem sem onde é o botão de reset.
      Desde novembro que tem o Win10.

    2. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Vou comprar um Lumia 930..
      Mas os resultados com os Lumia são muito fáceis de explicar, eu quero comprar um e é extremamente difícil, ninguém os vende (a não ser os de baixa gama e o 950).
      O 930 que eu procuro, só o consegui através do OLX em segunda mão.
      Para não falar de que se o Windows 10 tivesse saído na altura do 950 (num estado estável) o impacto seria muito grande e levaria a vender mais.

      Mas antes de mais têm de resolver o problema de ninguém os vender. (ao contrário dos Surface)

    3. Avatar de paiva
      paiva

      Só venderam 4,5 milhões de telemoveis? Andamos todos tolos, uma empresa está em queda por esse motivo?

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Paiva, para ti 4.5 milhões é muito? Sabes as contas dos investimentos feitos? Eu não sei, admito, mas os analistas estão a dizer que é pouco. Não fies por ser um numero grande.

        Não sabes quantos equipamentos é que são necessários para tornar o investimento rentável

        1. Avatar de Mónica
          Mónica

          Os analistas dizem que baixou o número de vendas, ninguém falou do lucro.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            A Microsoft nunca teve lucros na venda de telemóveis segundo os analistas. Não vai ser com as vendas a cair que vai melhorar

  3. Avatar de Medeiros
    Medeiros

    É pena que estes resultados sejam conseguidos à base de despedimentos colectivos. É aos 4000 funcionários de cada vez

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Porque despedir não vai aumentar a base de salários para esse ano por causa das compensações…
      E depois o código escreve-se sozinho.

    2. Avatar de Jsp
      Jsp

      Eu acho que esse 4000 despedimentos eram os funcionários da Nokia que se nao me engano ate fazia parte do contrato quando compraram a Nokia.

      Cumprimentos

    3. Avatar de Delta
      Delta

      Satya Nadella reestruturou a empresa, é normal haverem despedimentos. A maioria eram postos de emprego desnecessários vindos da compra da Nokia…

  4. Avatar de RF
    RF

    É natural os Lumia apresentarem o pior resultado.. afinal de contas a Microsoft está a carg#&-se para o windows mobile! Mais valia nem terem entrado neste segmento.. para fazerem figuras destas, mais valia estarem quietos!

    1. Avatar de Marco
      Marco

      decisões do balmer…

  5. Avatar de loghain
    loghain

    É este ano que as vendas de Lumias vai disparar 😀

  6. Avatar de Hugo
    Hugo

    Ha ou não ha agora razão a dar, quando se diz que WP é lixo?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Diz-me onde é o teu caixote que eu vou lá!! 😀

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Deixa-os lá estar, é lá que eles pertencem 🙂

  7. Avatar de paiva
    paiva

    Uma empresa vende “apenas” 4,5 milhões de telemóveis está em queda. Andamos todos loucos?

    1. Avatar de José
      José

      Também achei estranho, atendendo que é das poucas a vender e mesmo assim está a ser sabotada nas lojas!

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      O que para ti é muito, para outros(investidores) pode ser muito pouco. Pode significar que essas vendas não valham o investimento. Simplesmente não sabemos.

      Tem muito cuidado com a relativização de números. Vou-te contar uma história minha pessoal,para perceberes que o mesmo valor, para a mesma coisa,pode ter valores muitos diferentes conforme o contexto.
      Trabalho numa área que lida com frotas de empresas. Uma das primeiras perguntas que faço é o tamanho da frota. A resposta típica é dizerem “a minha frota é grande” ou “a nossa frota é pequena”. Acontece que isso depende do contexto. Para muitos 50 viaturas é uma frota enooooorme, enquanto que para outros 500 é uma frota modesta. Depende do contexto da empresa.

      Agora a minha pergunta é: afinal 4.5 milhões é muito?

      Sabes? Olha, eu não!

  8. Avatar de Are markets getting mightier ?
    Are markets getting mightier ?

    MSFT : dia 29 de julho de 2015= usd 46,29 ; dia 28 de janeiro p.p. = usd 52,05 .
    http://www.nasdaq.com/symbol/msft/interactive-chart?timeframe=1y

  9. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    “No primeiro trimestre de 2016”. 2016? Alguém foi ao futuro e não disse nada…

  10. Avatar de Alucard
    Alucard

    Estes resultados da gama Lumia não são somente fruto do desinteresse dos consumidores, são um espelho da política de serviços mínimos da Microsoft para o Windows Phone no último ano.

    Lançou menos telemóveis e adiou até hoje o lançamento do Windows 10 Mobile. Enorme desinvestimento também em marketing. Ainda me lembro dos primeiros anúncios televisivos da Nokia aos Lumia, a Microsoft fez algo assim? A marca Lumia precisa de um grande relançamento este ano com o Windows 10, novos modelos e muita publicidade. A Microsoft é uma das maiores empresas do mundo, capacidade financeira eles tem. Falta saber se tem vontade.
    O Windows Phone é um excelente SO móvel (mais estável se calhar que o próprio Windows de desktop!),melhor que o Android em alguns aspectos até. Falta ter impulso comercial.

    1. Avatar de Xinuo
      Xinuo

      E para quê se precisa disso? É bom para o mundo que a Microsoft, que monopoliza nos desktops e notebooks, fique fora desse filão. Monopólios não são bons para o consumidor.

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        Eu não gosto do monopólio da Microsoft nos PC, mas também não gosto do oligopólio Apple/ Google nos smartphones. Acho que sim, era bom haver uma 3 opção com alguma expressão no mercado.

  11. Avatar de Joao
    Joao

    A diferença não é muito durante os 6 meses. A Microsoft tem lucro nos primeiros 3 meses mas depois desce significativamente se virem bem nos resultados, os ganhos e as perdas face a 6 meses… A Microsoft precisa de investir em ideias a longo prazo e não a resumir-se a estratégias de curto-prazo (minha sincera opinião) 😛

  12. Avatar de Luis
    Luis

    Se toda a gente gostasse dos Lumia, eles deixariam de ser especiais e passariam a ser vulgares. Viva o elitismo. Sinto-me especial. Não sou vulgar.

  13. Avatar de Cohiba
    Cohiba

    O problema do WP é ser desaconselhado nas lojas, por funcionários que perante o desconhecimento total do sistema, querem à força impingir Android ou Iphone onde se encontram muito mais à vontade em caso de problemas ou configurações. Por mim, não mudo. Tenho autonomia, fluidez e versatilidade. Já agora, utilizo para trabalhar e não para brincar nem como consola de jogos.

    1. Avatar de José
      José

      É verdade, as lojas por cá até metem impressão, dizem logo mal do sistema, sem sequer o conhecer. Andei há pouco tempo à procura de um para a minha mulher, e quando falava que só queria um WP, parecia que estava a insultar a família do tipo, e lançava-se num chorrilho de disparates até eu lhe mostrar o meu telefone e, provar que sei mais do assunto do que ele. Normalmente resolvia deixa-lo feito parvo, não perco tempo com gente formatada. E isto aconteceu aonde procurei que foram várias lojas, pois a maioria nem telefones desses tem.

    2. Avatar de tuga
      tuga

      CONCORDO NAS LOJAS MEN SABEM MEXER NOS LUMIAS

  14. Avatar de Andr8
    Andr8

    Surpreendem pela positiva?

    Decresceram face ao mesmo período no ano passado, isto é positivo???

    Os fantástico Surfaces, tanto o tablet como o portátil só fazem $1.35mM? Isso é ridículo!

    Windows Phone dado como morto por praticamente todos?

    LOOL! Tá bem!

  15. Avatar de JOBA
    JOBA

    “No primeiro trimestre de 2016”!!!!!
    Uma noticia destas só pode ser um jornalista “bidente”!

    1. Avatar de censo
      censo

      Tens de te informar melhor. É que assim fazes má figura. Sabes quando começa e acaba o ano fiscal da Microsoft ? Vá vai-te informar. É tão simples quanto mandar bitaites.

    1. Avatar de Toderici
      Toderici

      Ja abrias os olhos e lias a noticia

      1. Avatar de Armando M.
        Armando M.

        Windows Phone… lá fora já o dão como uma “ex-plataforma”. lol

        http://techcrunch.com/2016/01/29/windows-phone-is-an-ex-platform/

    2. Avatar de Mónica
      Mónica

      Microsoft não é só Windows phone.
      Discordo!

  16. Avatar de Full
    Full

    Comprei o meu L950, e uma semana depois vendi-o depois de saber que a MS iria adiar novamente o W10M.
    Vi logo que o mercado e confiança dos utilizadores convertidos iria cair drasticamente.
    por agora, Obrigado mas não quero.

  17. Avatar de LSM
    LSM

    Muito normal a queda de vendas, quem manda a microsoft fazer lumias indestrutíveis? Tenho um lumia 620 que vai fazer 3 anos brevemente e em termos de desempenho continua exactamente como o comprei e as únicas vezes que o reiniciei foi devido a fazer actualizações.
    Ao contrario do androidlag, que temos de comprar um telemóvel de 3 em 3 meses, se queremos escrever uma sms sem crashar. 😀
    Fora de brincadeiras, para MIM é o melhor sistema operativo que já trabalhei a nível mobile, enquanto eles venderem com esta qualidade terão me sempre como cliente 😉

    1. Avatar de JR
      JR

      Pensei logo nisso. Tive um 520 e aquilo faziam-me lembrar um 3310 em termos de hardware e um Windows XP em software. Simplesmente funciona, seja baixa ou alta gama.

  18. Avatar de LSM
    LSM

    Muito normal a queda de vendas, quem manda a microsoft fazer lumias indestrutíveis? Tenho um lumia 620 que vai fazer 3 anos brevemente e em termos de desempenho continua exactamente como o comprei e as únicas vezes que o reiniciei foi devido a fazer actualizações.
    Ao contrario do androidlag, que temos de comprar um telemóvel de 3 em 3 meses, se queremos escrever uma sms sem crashar. 😀
    Fora de brincadeiras, para MIM é o melhor sistema operativo que já trabalhei a nível mobile, enquanto eles venderem com esta qualidade terão me sempre como cliente 😉

  19. Avatar de Bruno Gouveia
    Bruno Gouveia

    Só tenho bem a dizer do meu lumia, se é ou não famoso, pouco importa…desde que continuem a fazer coisas com qualidade e com preços bons, para mim está optimo, porque quem sai beneficiado é o consumidor destes produtos. Sinceramente acho que a maioria não está ciente da qualidade destes aparelhos e do próprio sistema operativo que tem.

  20. Avatar de jorgeazevedo1
    jorgeazevedo1

    Tenho desde que saiu o 640XL com o 8.1. Como DS uso como telefone profissional e particular. Apesar de não usar para jogos porque não aprecio, uso-o intensamente todos os dias. Tenho os dados ligados sempre, Wi-fi e BT. Chego ao fim do dia sempre com bateria e ando todo o dia descansado pois ele nunca falhou e faz tudo o que é preciso para a minha vida. Só digo bem do SO e do equipamento.

  21. Avatar de LSM
    LSM

    Muito normal a queda de vendas, quem manda a microsoft fazer lumias indestrutíveis? Tenho um lumia 620 que vai fazer 3 anos brevemente e em termos de desempenho continua exactamente como o comprei e as únicas vezes que o reiniciei foi devido a fazer actualizações.
    Ao contrario do androidlag, que temos de comprar um telemóvel de 3 em 3 meses, se queremos escrever uma sms sem crashar. 😀
    Fora de brincadeiras, para MIM é o melhor sistema operativo que já trabalhei a nível mobile, enquanto eles venderem com esta qualidade terão me sempre como cliente 😉

  22. Avatar de LSM
    LSM

    Não consigo comentar.

  23. Avatar de LSM
    LSM

    Muito normal a queda de vendas, quem manda a microsoft fazer lumias indestrutíveis? Tenho um lumia 620 que vai fazer 3 anos brevemente e em termos de desempenho continua exactamente como o comprei e as únicas vezes que o reiniciei foi devido a fazer actualizações.
    Ao contrario do androidlag, que temos de comprar um telemóvel de 3 em 3 meses, se queremos escrever uma sms sem crashar. 😀
    Fora de brincadeiras, para MIM é o melhor sistema operativo que já trabalhei a nível mobile, enquanto eles venderem com esta qualidade terão me sempre como cliente 😉

  24. Avatar de Simão
    Simão

    Aqui com Lumia 930 e contente com o telefone, a fluidez do sistema e com as apps que uso.

    fui desaconselhado a comprar por colegas e vendedores, mas segui o que pensei e não me arrependo.

    1. Avatar de JR
      JR

      É isso Simão. Uma vez na loja da Vodafone, um dos assistem fez uma publicidade tão negativa aos Lumias que eu acho que até devia ser crime. No entanto comprei na mesma o 535 e quem o usa nao tem queixas.