O novo Surface Book é muito difícil de reparar

59 Comentários

A Microsoft resolveu redefinir as regras e estabelecer novos padrões no que toca ao mercado dos ultraportáteis lançando o Surface Book.

Esta nova máquina está agora a chegar às lojas e por isso começam a surgir os primeiros vídeos que demonstram a sua construção única. O problema é que para atingir estes limites, o Surface Book é extremamente difícil de ser reparado.

surface_book_1

Ao ser um híbrido entre um portátil e um tablet, o Surface Book tem dentro de si um conjunto de componentes que o elevam a um novo patamar bem mais elevado.

Para conseguir manter a sua autonomia e a sua usabilidade a Microsoft viu-se obrigada a ter presentes vários componentes em duplicado localizados quer no teclado quer no próprio ecrã, que depois serve de tablet.

O mundo rendeu-se de imediato a tudo o que o Surface Book prometia, esperando que a Microsoft não os defraudasse e que este fosse mesmo o melhor portátil que se pode, por agora, comprar.

surface_book_2

Para dar a conhecer um pouco melhor o Surface Book, os seus componentes e a sua capacidade de reparação, o site iFixit desmanchou um desses modelos.

Do que foi dado a conhecer, o Surface Book não é dos portáteis mais simples de reparar, principalmente porque a Microsoft quis garantir que os seus componentes estavam bem integrados e, principalmente, que estariam bem presos e seguros.

Para isso aplicou a muitos destes componentes cola para que fiquem presos. É precisamente aqui que surge o problema, por ser difícil remover essa cola, para aceder aos componentes que precisam de reparação.

surface_book_3

A sua construção é de tal forma intrincada e os componentes de tal forma apertados e dependentes que dificilmente será possível ao utilizador reparar qualquer componente.

Apenas o disco SSD poderá ser substituído de forma simples, mas mesmo este requer algum trabalho, sendo necessário retirar alguns componentes antes, para que lhe possam chegar.

O vídeo que o iFixit fez ao Surface Book pode ser visto abaixo, revelando todos os problemas que vão poder ser encontrados, mas também mostrando a forma inteligente como a Microsoft incorporou todos os diversos componentes em tão pequeno espaço.

O Surface Book é uma excelente oferta da Microsoft que conseguiu explorar ao máximo este novo conceito e este novo mercado, ultrapassando a sua concorrência com uma proposta única e que tão cedo não vai ser contestada.

Mesmo com alguns problemas iniciais, fruto da sua juventude, o Surface Book veio para ser uma ferramenta de trabalho única e que irá de certeza satisfazer mesmo os utilizadores mais exigentes.

via iFixit

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de complex
    complex

    E os mac`s que vem com as memorias soldadas na board?? pra quando um artigo sobre isso?

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      Vêm… Como este?

  2. Avatar de Jose
    Jose

    Não vejo nada de difícil, esses meninos nunca desmancharam um IBM.

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      Tu é que nunca desmanchaste um IBM!

      Das coisas mais fáceis, até porque são feitos para isso…

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Não queiras ensinar o professor.

        E eu nunca falei que era difícil.

        E para te calar ainda mais, há vários tipos de IBM, e alguns vêm com a tal cola que falam neste artigo, e não custa nada tirar a mesma.

        Os meninos de este artigo, que nunca viram do género, e falam que é “muito difícil”, amadores.

        1. Avatar de Vítor M.

          “Não queiras ensinar o professor.” LOL

  3. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Para não falar que tem um design horrível e é uma cópia barata do MacBook.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Não te quero ofender, mas a Apple nunca inventou nada, a não ser nomes novos, a Microsoft sempre teve décadas a frente deles, por isso disser que a Microsoft copiou a Apple é ignorância.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        uiiiii alguém deveria investigar a historia da Apple e da Microsoft.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Investigação: Coisa inventada pela Apple! Sem a Apple não havia investigação.
          Revolucionário!

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Apple “inventou” ipad em 2011, Microsoft já tinha tables desde 2001.
            Apple “inventou” computador, já existiam computadores a 30 anos.
            Apple “inventou” Iphone, o primeiro smartphone saiu em 1994(iphone em 2007) e touchscreen existe pelo menos desde 2004.
            Apple “inventou” IPod, já ouviste falar de MP3? é normal já existiao antes.
            A Apple nunca inventou nada, a não ser nomes começados pela letra “i”.

          2. Avatar de Milton Sá
            Milton Sá

            Eu diria mais que a Apple REinventou esses produtos. Digo isto porque se olharmos para como eram os leitores mp3, smartphones e tablets antes da Apple entrar no mercado, e se olharmos para como passaram a ser depois, há uma diferença muito grande. A Apple certamente não inventou estes segmentos, mas foi a empresa que soube encontrar a formula para os dinamizar e fazer com que surgisse o “boom”.

          3. Avatar de Bruno Gonçalves
            Bruno Gonçalves

            Uma coisa é certa, até pode não os ter inventado mas melhorou bastante os conceitos que se vieram a tornar fundamentais na evolução da tecnologia nestas áreas.

          4. Avatar de Marco
            Marco

            @Luis: Isso é tudo dor de cotovelo? Deixa de ser troll e vai aprender historia da informática é um coisa que não te ficaria mal.

          5. Avatar de Joao Magalhaes
            Joao Magalhaes

            Sem duvida Luis, lembro-me bem do meu Qtek S100, já arredondado, caixa de aluminio e touch, o Iphone é uma autentica cópia com tecnologia moderna, realmente os produtos são bons mas os outros também têm os mesmos bons produtos a metade do preço.

          6. Avatar de Marco
            Marco

            @Luis: gostava de te ver a dar reconhecimento à xerox e à Bell Labs, porque sem eles …. depois podes vir falar de copias e companhia.

    2. Avatar de Rudua
      Rudua

      Para já é mais caro que o Mac.
      e cópia não é de certeza. a Apple não tem nada que se possa comparar

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Uma cópia barata que custa mais que 1 Macbook e tem mais funcionalidades.

    4. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Qual é o dispositivo da Apple semelhante a este? o macbook?

    5. Avatar de Andrelha
      Andrelha

      Cópia barata???? É mais caro que alguns Macs LOL!

  4. Avatar de Lima
    Lima

    Mas o propósito não é estar fechado?
    Segundo aquilo que sei, quem repara equipamentos são os técnicos especializados neste tipo de equipamentos. Ou a malta também repara o iPad em casa?

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Então mas afinal, isto se equivale ao Macbook Pro ou Ipad?

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Não só mas também, com os conhecimentos necessários, e algumas ferramentes apropriadas pode-se sempre dar um jeito.
      A coisa que não se pode comprar ou aprender em videos é habilidade para fazer o trabalho, isso ou se nasce com ela, ou aprende-se com a experiência… pode é ficar caro ás vezes! 😀
      Uma coisa é certa, os componentes não nasceram por geração expontanea detro dos equipamentos, portanto se foram lá postos, de alguma maneira podem sair.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Não é bem assim, sim eles tiveram que entrar de alguma maneira, mas se depois são soldados ou cobertos de cola, pode tornar a remoção impossível, no sentido em que, vais danificar outros componentes para remover os que queres.

    3. Avatar de MarioM
      MarioM

      Aquilo está feito para quando avariar. comprar outro.

  5. Avatar de HB
    HB

    “…mostrando a forma inteligente como a Microsoft incorporou todos os diversos componentes em tão pequeno espaço”
    Inteligente? Só se for inteligente do ponto de vista do suporte que obriga os utilizadores a recorrer a uma casa especializada para proceder à reparação.
    A construção sendo tão intricada é tudo menos inteligente. Faz lembrar os automóveis que para mudar uma lâmpada é necessário desmontar o para-choques.

    1. Avatar de cra2sh
      cra2sh

      Se tudo o que compras estás a espera que deixe de funcionar tens que ver o que se passa. Vai ao Médico e come um maça.

    2. Avatar de Zaark
      Zaark

      Tenta meter aquilo tudo dentro daquele espaço segundo o teu conceito de montagem inteligente. Se o conseguires fazer sem ser de forma “intrincada”, ainda és convidado para coordenador da secção de hardware da MS.

  6. Avatar de J T
    J T

    Há muita gente que quando o equipamento está fora da garantia ou a garantia foi invalidada que tenta arranjar os equipamentos ou pede a alguém que o faça. Num portátil basta um dos componentes falhar para se ficar com um pisa papéis e por isso há ja muita gente a fazer reparações caseiras.

  7. Avatar de jaime
    jaime

    Diziam o mesmo do primeiro PRO .. daqui a mais está ‘obsoleto’ e cheio de porrada em cima e ainda não precisei de o abrir xD

  8. Avatar de José
    José

    mesmo assim gosto mais do iphone

  9. Avatar de Marco
    Marco

    mas queriam o quê? Qd se faz portáteis cada vez mais finos, algo tem de de ficar para trás, querem portáteis finos e ultra modernos mas querem andar cheios de interfaces que só ocupam espaço, e ter um disco msata já não é nada mau.

    1. Avatar de Joselito
      Joselito

      O problema que este Surface Book não é um portatil/ultrabook, mas deveria sê-lo.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        o mesmo aplica-se a todos os novos equipamentos que queiram ser cada vez mais finos.

  10. Avatar de Joao
    Joao

    Trabalho em informatica ha 20anos e digo que o windows10 é uma verdadeira desilusão. O 7 foi o melhor ate agora..w10 e estes surfaces dao uma copia mal conseguida do macbook. Esse sim o melhor investimento ate hj

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Dá tempo ao Windows 10, o Windows 7 quando saiu também estava cheio de bugs e incompatibilidades, muitos diziam que era ainda pior que o Vista. Com algum tempo, os bugs serão corrigidos como foram com o 7.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        dar tempo ao windows 10? Acredito que sim, em 2anos estará mais estável embora com os mesmos problemas de privacidade. Como já li o windows10 é “beautiful but useless” e prefiro o 7 pela simplicidade como tudo é feito. A meu ver windows 10 pros:
        -interface bonita
        -boot mais rápido
        – notificações e universal apps
        CONS:
        -incompatibilidades com drivers
        -faltam apps oficiais e de qualidade
        -bugs e instabilidade no edge e no sistema em si
        -privacidade inexistente
        -apps fotos e explorador demoram imenso a abrir mesmo num SSD.
        -encerrar demorado
        – problemas com outros antivirus como o AVAST

        1. Avatar de cra2sh
          cra2sh

          Concordo contigo:
          -faltam apps oficiais e de qualidade
          -bugs e instabilidade no edge e no sistema em si

          O Resto, apos instalação de raiz e instalação manual de drivers atualizadas tudo OK, quando saiu a minha placa de rede simplesmente deixava de funcionar, o que me obrigou a utilizar o WiFi, foi so esperar 1mês e já está a bombar sem problemas.

          – Antivirus não uso desde o Windows7,
          – Privacidade inexistente… isso existe em todo os lado, mas a Microsoft mostra opçoes para desligar e que nao desligam totalmente, outros serviços simplementes nao aparece e nao respeitam a privacidade, já agora essa mesma privacidade ja está em vigor no windows 7/8.1
          – Quando ao boot mais rápido e era utilizador do 8.1 …

          1. Avatar de cra2sh
            cra2sh

            Correção “bugs e instabilidade no edge” não no sistema em si.

            Vou utilizar o Edge em 2016 quando tiver opção para extensões para adicionar o AdBlock, até lá tambem não uso.

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Dúvido que trabalhes a 20 anos em IT com essa mentalidade.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        mentalidade? o W10 é mau e so os “putos” é que acham piada. Quem realmente percebe de informática e precisa de trabalhar recusa-se a faze-lo no w10.

        1. Avatar de cra2sh
          cra2sh

          Deves trabalhar com aqueles ferramentas em DOS então… trabalho com um iMac todos os dias porque sou obrigado e não existe coisa menos produtiva do que este SO.

          Quando ao Windows 10, aprende a trabalhar com os atalhos do teclado.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            se calhar o iMac n se adequa ao que fazes, ou ao teu processo de trabalho.

          2. Avatar de Milton Sá
            Milton Sá

            Penso que o Marco disse tudo. Quando tinha Mac dava-me muito bem com ele e conseguia ser bem produtivo com ele. Eu optei por deixar a Apple para trás e voltar para Windows. Consigo ser tão produtivo como em Mac no mesmo tipo de trabalho. Mac pode ser de facto pouco produtivo, mas no tu que fazes ou na forma como fazes, mas daí a dizer que a coisa menos produtiva que existe vai uma longa distância.

          3. Avatar de cra2sh
            cra2sh

            Basicamente arranjo Mac’s… agora expliquem.

          4. Avatar de Milton Sá
            Milton Sá

            Humm, não vou argumentar sem saber pormenores mais específicos, até porque o mais certo é cair numa área que não tenho muito conhecimento e não vou falar sem saber, mas…mantém-se o argumento: Depende do que fazes.

            Para arranjar Macs pode ser um SO super chato de se trabalhar, mas noutras atividades talvez seja tão bom ou até melhor que outras plataformas (também depende um pouco das ferramentas que tens disponíveis). No que faço (Vídeo, Web Design e algum trabalho Gráfico), às vezes sinto saudades de algumas coisas do OS X que me aceleravam o trabalho, outras vezes, lembro de uma mariquice ou outra que não me deixa saudades nenhuma, mas fica-me quase elas por elas, talvez com um pouco de vantagem para o OS X.

          5. Avatar de cra2sh
            cra2sh

            Sim, e compreendo a tua observação, mas o uso que eu dou a computadores é multitasking, faço um pouco de tudo e com o OSX não é tão “facil”

        2. Avatar de Ricky
          Ricky

          Este é o comentário mais ridículo que já ouvi, lá em casa até podes ter o win3.1, mas se queres trabalhar vai ser com o que a empresa te der e mais nada!!!

          Olha agora, os empregados a decidirem com o que é que querem trabalhar!!! a menos que a empresa seja tua e muito pequenina havia de ser giro!!

          já passei por por a funcionar 5 versões do Windows e 2 de IOS para para os ipads e iphones do patronato e nunca me perguntaram se queria, são decisões de gestão que vais perceber quando trabalhares um dia na vida!

        3. Avatar de Jose
          Jose

          Meu amigo, um IT que trabalha no ramo a 20 anos, sabe muito bem que se quiser manter o seu trabalho e inteligência, come, cala e aprende. E não fica a chorar como os “putos”, a dizer que não presta, só porque não.

          O Windows 10 não tem nada de mal, a não ser os meninos chorões, que se recusam a mudanças, e que se queixam de privacidade.

          Fica sabendo que muitos anos antes do Windows 10 estar no mercado, já todo o tipo de software vos espiava.

          Senão és capaz de usar o Windows 10, então duvido que a tua experiência como IT seja inferior a um ano.

          1. Avatar de Jose
            Jose

            superior a um ano.*

    3. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      🙂 Se trabalhas à 20 anos em informática, informa-te melhor sobre quem copia/copiou o quê a quem. Não falo só da M$ e da Maça Roída, falo de histórias onde entra a Xerox (não é só papel e fotocópias!) e a Bell Labs 🙂
      Informa-te também dos processos relacionados com o roubo (suposto ou não!) de patentes (mesmo que não gostemos delas elas existem!)
      Perde um pouco de tempo no teu motor de busca preferido, ao fim e ao cabo em 20 anos muita coisa foi criada e/ou mudou nem sempre com os melhores princípios éticos (só para fugir da informática, vê o caso da VW)!

      1. Avatar de Marco
        Marco

        trabalha? acho que não… para não saber a historia…

    4. Avatar de Andrelha
      Andrelha

      Ninguém quer saber aquilo que dizes, onde é que está a pergunta?

  11. Avatar de Joselito
    Joselito

    O Surface Book deveria ser apenas um Ultrabook.
    A ideia do híbrido até era interessante, principalmente pelo conceito e especificações de topo para um (falso) ultrabook, onde destaco a opção do chip gráfico de alta performance. Porém ao passar do plano teórico para o prático, está longe de ser um top da produtividade. Apesar de nunca ter utilizado um, estive a ver e analisar muitos reviews e cheguei a conclusão que não é muito funcional nem como um laptop e nem como um tablet:
    – Ao tentar escrever tendo o equipamento no colo e começa a balançar para frente a para trás devido ao peso excessivo na parte do ecrã. Para um LAP-top é simplesmente contraproducente!
    – Aquela dobradiças “xptos” que deviam conter o peso da parte do ecrã pareceu-me que não faz muito bem essa função e ao escrever com ele em cima da mesa, vimos o equipamento a deslocar-se, mesmo tendo dois longos frisos de borracha, aos invés dos tradicionais “calços”. Muito estranho!
    – Como tablet, é demasiado grande e pesado e que torna a sua utilização bastante cansativa após alguns minutos com ele nas mãos. E se optarmos por manter a parte da base/teclado enquanto o utilizamos como tablet é bem provável que tenhamos que fazer fisioterapia aos braços à curto/médio prazo! O pormenor da caneta que fica presa por imã eu interpreto como um acto de vaidade e não de inovação. Há muitos relatos de pessoas que esbarram involuntariamente na caneta e ela sai disparada como se fosse um arma letal! E também há relatos de muitos que já perderam a caneta original, o que demonstra que esta “inovação” não é lá assim muito funcional (ou se calhar até é para os cofres da MS, visto que cada nova caneta custar 50€…)

    Resumindo o meu ponto de vista, este híbrido é uma tentativa falhada da Microsoft, o que na teoria parecia ser um produto original de top, acaba por ser na prática mais um outro produto de 1ª geração experimental/inacabado. A grande falha foi tentar abarcar as 2 realidades: tablet e laptop. E nisso tenho que que dar a mão à palmatória à Apple, pois os seu ultrabooks são mesmo do melhor que há (nota: nunca tive um produto Apple, mas reconheço a sua qualidade no que toca os MacBooks). É melhor esperar pela Gen. 2 deste Surface Book ou então optar pelo Surface 4 Pro, que este sim está bem mais maduro como produto.

  12. Avatar de Ricardo Pereira
    Ricardo Pereira

    Estraga compra-se um novo… easy! 😉

  13. Avatar de Milton Sá
    Milton Sá

    Parece-me uma tendência a crescer nas empresas tecnológicas. Uma tendência má, diga-se de passagem. Obsolescência Planeada! É má para o consumidor (pelo menos para quem pensa em fazer eventuais upgrades ou mesmo trocar um disco ou módulos RAM avariados) e é má para o ambiente. A Apple por acaso faz pior ainda. Tem tudo soldado na Logic Board na maioria das suas máquinas e aí não há mesmo remédio a não ser Logic Board nova (uma fortuna) ou máquina nova (uma fortuna ainda maior lol).