VP da Google: Windows 10 é basicamente um Windows XP…

99 Comentários

…com um design mais flat

A troca de palavras entre as gigantes da industria tecnologia é algo bastante comum. Apesar das últimas “guerras”  serem normalmente voltadas para os sistemas móveis, Matias Duarte VP de design de produtos na Google veio agora apontar armas para um outro segmento e o alvo foi o novo sistema operativo da Microsoft.

Segundo Matias Duarte, o Windows 10 é basicamente um Windows XP com um design mais flat.

win10_00


Em poucas palavras, Matias Duarte da Google referiu que se sente desapontado com o “inovador” Windows 10 que não passa afinal de um Windows XP com um design flat. Segundo revela, depois de experimentar o Surface 4 com Windows 10 este não se sentiu propriamente maravilhado por ter experimentado uma nova coisa que tem ar de Windows XP.

Mas o responsável pela área de design da Google não se ficou por aqui e lançou um segundo tweet onde referiu mesmo que o Windows 10 é aquilo que já existia há 10 anos atrás.

matias_00

Como é normal as palavras de Matias Duarte foram apoiadas por muitos e criticadas por outros. Na verdade o Windows 10 “copia” algumas boas coisas que apareceram com o Windows XP mas é sem dúvida um sistema inovador tendo em contas as novas funcionalidades que foram integradas (ex. Cortana, Windows Hello). Mas porque será que Matias Duarte veio mandar umas “indirectas” à Microsoft?

A Microsoft continua empenhada em ter o sistema operativo mais popular do mundo e para isso até se quer aproximar dos utilizadores que  têm versões piratas do sistema. Com mais de 120 milhões de instalações, o Windows 10 continua a ser um caso de sucesso rumo à marca de mil milhões que a Microsoft quer alcançar em apenas três anos.

Concordam com as palavras de Matias Duarte?

Comentários

99

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José
    José

    Eles até tremem

    1. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      É boa notícia.. porque o XP foi mesmo bom!

      1. Avatar de Nome de Campeão ... Zé
        Nome de Campeão … Zé

        Foi depois do segundo service pack, porque antes disso ele nem um admin sabia o que era. Ainda não fiz update e duvido que o vá fazer, talvez só para reservar a licença há ali muito “funny business” ainda por cima acedo primariamente por rede movel à internet e já ouvi dizer que esse colega (W10) adora meter-se em longas conversas com os servidores amigos da Microsoft.

        1. Avatar de JmanPT
          JmanPT

          Testa primeiro e depois forma a tua opinião… O “ouvi dizer” às vezes é tramado.

        2. Avatar de censo
          censo

          Andas a ouvir coisas. Ainda ninguém foi capaz de dizer que longas conversas são essas e respectivo conteúdo. Não vás na cantiga.

        3. Avatar de macid
          macid

          quando ouver so suporte para o 10 quero ver se não instalas

          1. Avatar de Victor
  2. Avatar de miguelboas
    miguelboas

    se é um windows 10 então é bom! : )

  3. Avatar de miguelboas
    miguelboas

    *ou melhor se é um “windows xp” entao é bom! : P

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      + 1

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Depois de começar a usar o Xubuntu não entendo como as pessoas continuam a usar o Windows.

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Depois de usar Ubuntu, Xubuntu e Mint, continuo a perceber porque as pessoas usam o Windows.

      1. Avatar de Pedro Rebelo
        Pedro Rebelo

        boa 😉

      2. Avatar de Nome de Campeão ... Zé
        Nome de Campeão … Zé

        Depois de usar ubuntu (xfce kde gnome unity) mint, debian, fedora, slax, kali, OSuse, madriva, Arch, windows (3.11, 95,95+,98,2000, me, XP, VISTA, 7, 8, 8.1) Android (Donut Froyo Eclair Jellybean, Gingerbread, KitKat, Lollipop) Chrome OS iOS freebsd Solaris beOS AIX e OS400 continuo a perceber o porque da utilização de cada um deles.

      3. Avatar de Arcanjo_Gabriel
        Arcanjo_Gabriel

        um comentário com sentido.

      4. Avatar de alisson
        alisson

        +1 e +13

        ubuntu, KUbuntu, LInuXO tropix, MINTiroso, é tudo uma merd….

    2. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Pois… eu por exemplo que adorei trabalhar em ambiente linux, estou preso a Windows porque tenho que testar vários softwares para windows OS. Portanto por vezes não é uma questão de escolha…. Já para não falar em relação aos jogos…. Sim claro, podia fazer dual boot e tal….. só tempo que perco a mudar de OS…. completamente fora de questão.

      1. Avatar de Jonas
        Jonas

        Eu faço isso, dual boot Ubuntu e Windows 10. Passo a maior parte do tempo no Ubuntu. Para jogar, é só um reboot, perco 1m… não é critico.

    3. Avatar de ruca
      ruca

      Depois de começar a usar o Xubunto nao entendo como as pessoas continuam a usar o Xubunto.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        *Xubuntu. Realmente o Xubuntu é o meu SO de eleição. Mas o mint também é muito bom.

    4. Avatar de john
      john

      Depois de usar – e continuar a usar – Windows e Linux durante anos a fio, ainda não percebo porque ainda existem pessoas que têm esta discussão…

      Esqueçam o fundamentalismo sobre este assunto e usem o que mais vos der jeito. Vão ver que ganham uns anos de vida.

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Muito bom!
        Uma estátua a este homem!
        Concordo plenamente.

    5. Avatar de Miguel
      Miguel

      Depois de usar Ubuntu por obrigação não entendo como as pessoas continuam a utilizar Ubuntu por opção.

      1. Avatar de Ihihihih
        Ihihihih

        Depois de usar o lubuntu, kubuntu e ubuntu, descobri que o que eu queria mesmo era uma nintendo ds 🙂

      2. Avatar de Zaark
        Zaark

        É porque podem escolher. Alguma coisa contra?

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Estava só a gozar! Compreendo o pq da utilização dos dois softwares, no entanto, para mim o Windows é muito superior ao Linux quando se fala da operação do mesmo a um nível mais baixo como do Kernel. O Linux gratuito, tem desde à uns anos, muitos bugs a este nível, bugs esses que à uns anos não se verificavam. Bibliotecas como a POSIX Threads dão problemas atualmente que não fazem qq sentido. No entanto, o Ubuntu é muito mais leve e como é gratuito não podes exigir dele o que exiges do Windows…

    6. Avatar de Xico
      Xico

      O Xubuntu é muito leve..Continua a bombar num portátil Acer de 2004. Maravilha.

  5. Avatar de redefoca
    redefoca

    Eu também não gosto do windows mas vocês estão a pegar pesado. Ainda vos chamam radicais ou de estrema esquerda xD

    O google tem serviços muito bons mas penso que não podem falar muito de sistemas operativos. Eles têm um sistema operativo que é muito ou nada divulgado. E penso que o conceito está amplamente ligado ao uso da internet… nunca senti vontade de instalar e nem pesquisei o suficiente sobre o assunto.

    O windows 10 é o ponto alto do plano da NSA. Quando vejo noticiado que eles querem ajudar o linux tremo por todos os lados. Eles querem aproveitar-se do trabalho de milhares de pessoas e ganhar dinheiro. Querem desvirtualizar o que é a alma do linux. Querem passar a perna como sempre têm feito. Que bom poder dizer a verdade e um dia quem sabe trabalhar para eles. Talvez quem use windows não o possa vir a fazer porque eles vão controlar até a vossa alma.

    O windows 7 e o XP são bons com a actualização desativada. Só conheço a partir do XP porque era pobre. O meu primeiro pc tive aos 17 anos e vinha com xp. E a primeira vez que tive contacto com um pc foi no 5º ou 6º ano. Na epoca tinhamos de tirar a carta de computadores para poder usa-los na escola. E eles para ligar demoravam imenso tempo… Tudo windows. Se formos ver se a windows é o que é isso se deve aos negócios obscuros que têm com os governos, empresas de hardware e industria de retalho e por aqui me fico.

    1. Avatar de Assacrica
      Assacrica

      Só para que tenhas noção o conceito do chromeOs será, possivelmente, o futuro dos sistemas operativos incorporando os conceitos de cloud (virtualização) e IoT.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Espero bem que não seja… Esta dependência absoluta da Net já começa a virar doença social colectiva.

      2. Avatar de ZarkBit
        ZarkBit

        É que nem pensar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (devo por mais pontos de exclamação? lol)

  6. Avatar de Fernando
    Fernando

    Isso é tudo mentira não é o windows xp não é o windows 10 por toda a gente sabe que é o windows 9

    1. Avatar de john
      john

      Não digas a ninguém mas o windows 9 existe numa realidade paralela …

      1. Avatar de Fernando
        1. Avatar de Fernando
          Fernando

          john e tem um design mais flat

        2. Avatar de Luís
          Luís

          windows 9 era o 8.1 xD

          1. Avatar de john
            john

            Na verdade, a MS saltou a versão 9 para não haver confusões com o Windows 95 e 98. Principalmente código legacy que pergunta ao OS qual a sua versão. Naqueles – belos tempos – muitos programadores iam buscar só o primeiro algarismo para validar se o OS era um 9X (windows 95 e windows 98), portanto “windows9”. Bad practice mas fazia sentido para alguns naquela altura.

            De lembrar (principalmente aos utilizadores domésticos que acham isto pouco provável), que ainda existe muito, mas mesmo muito código corporate legacy em funcionamento. O código que faz check à versão do OS desta forma, poderia funcionar incorrectamente ou até mesmo não funcionar.

          2. Avatar de Fernando
            Fernando

            Luís se era o 8.1 como pode ser o 9 ?

          3. Avatar de Luis
            Luis

            Fernando o John deu a resposta…
            Para n haver conflitos com o código a MS contornou assim

  7. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Haters gonna hate…
    Há sempre alguém a queixar-se…

    1. Avatar de Imparcial
      Imparcial

      +1000!
      Haters gonna do what they do best: they hate! xD

  8. Avatar de john
    john

    Será que andar num Ferrari a 120Km por hora é a mesma coisa que andar num Twingo à mesma velocidade ?

    Sim, sim, o design do Ferrari é mais “flat”, de resto é a mesma coisa que o Twingo …

  9. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Ora deixa cá ver, se mudam radicalmente ,como no W8, as pessoas não estão habituadas e criticam. Se fazem uma solução de compromissos é porque não inovam. Vá-se lá entender as pessoas.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Eu quando tenho de usar uma máquina com Windows XP parece que estou no século passado.

    2. Avatar de Zaark
  10. Avatar de RootMAXX
    RootMAXX

    Um exemplo clássico de “diz o roto ao nú”… LOL!

    Ó Matias Duarte, vai compor o YouTube! E deixa de copiar o iOS 7 (2013) com o Material Design (2014)

    1. Avatar de HelderVales
      HelderVales

      Top , Ganhate xD

    2. Avatar de João Dias
      João Dias

      Percebes muito do que falas, estou a ver…

  11. Avatar de pedro
    pedro

    …. hummm … já começa a inveja!!!

    1. Avatar de Victor
      Victor

      Na verdade, ele depois disse algo bem diferente. Noticia manipuladora.

      O terceiro tweet: https://twitter.com/MatiasDuarte/status/661317197126504448?ref_src=twsrc%5Etfw

  12. Avatar de manuel
    manuel

    linux forever 🙂

  13. Avatar de jedi
    jedi

    se preocupassem em tratar dos problemas do Android, em vez de estarem a criticar os outros.
    Apontar os dedos é fácil, coloca-los a trabalhar é mais difícil. LOL 😉 Pelo menos para os lados da google,

  14. Avatar de André Matos
    André Matos

    É assim, não se trata de plágio entre o Windows e outros OS por isso não vejo motivos para tanta coisa. Esta bem que tanto alarido por causa do W10 devia ter trazido se calhar (digo “se calhar” ) devia ter trazido uma IU diferente do flat de que o homem se queixa. Mas pronto. Desde que seja um OS bom, sem problemas de maior gravidade, claro que bugs e pormenores a faltar existem em todo o lado, e se satisfaz os utilizadores nada que possa estar mal.

  15. Avatar de netmota
    netmota

    a verdade é que o Windows 10 é mais do mesmo, em termos de inovação pouco ou nada mudou, o sistema é até mais pesado que o Windows 8. sou insider e já me cansei das actualizações quase de 15 em 15 dias sem nada verdadeiramente novo, a interface até pode estar mais simples e pratica com uns ajustes aki e outros akulá… a única vantagem é o suporte ao directx12. aquilo que vejo neste Windows é uma mistura de interface moderna com a antiga a trabalhar em conjunto mas ainda assim muito longe do horizonte.

    1. Avatar de Blue Screen of Death
      Blue Screen of Death

      Ainda não existe software que valha a pena mencionar, que utilize a API DirectX 12. Supostamente o 1º jogo a utilizar DirectX 12 será o obscuro RTS Ashes of Singularity – e no futuro a curto/médio prazo, pouco mais há a esperar…

    2. Avatar de Zaark
      Zaark

      Se estás cansado, sai do programa! Quem te disse que as actualizações seriam principalmente de interface? Querias um novo skin a cada 15 dias? Enfim, Serafim…

    3. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Instale a versão dita “normal”, fora do programa insider e vai ver que não é nada pesado…

    4. Avatar de Victor
      Victor

      gosto é igual a cu cada um tem o seu

  16. Avatar de pedro matos
    pedro matos

    É que o problema é que ainda é pior que o Windows xp,porque farta-se de bloquear,bluescreens,bugs,enfim não falta por aí um arsenal de males…

    1. Avatar de censo
      censo

      Aqui fala-se do Windows 10. Esquece lá isso.

  17. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    deviam considerar um elogio, tendo em conta o sucesso do XP.

  18. Avatar de JJ
    JJ

    É lógico pensar assim.
    O WinXP foi dos melhores Windows que houve, logo comparar o Win10 ao WinXP, é admitir que o Win10 é dos melhores Windows de sempre.

  19. Avatar de jp
    jp

    um iluminado que deve com certeza perceber bastante de programação… o windows começou a dar cartas quando a microsoft resolveu aplicar conceitos do kernel do linux no próprio windows… E já agora eu gostaria de ver esse génio a criar algo que não estivesse já inventado.

  20. Avatar de Lima
    Lima

    Este Matias Duarte deve ter é dor de cotovelo… Deve ser um dos que “desenhou” o Chrome OS…. o tal que ninguém quer, por não servir para nada.
    Gosto da Google, mas estes tristes em vez de se expressarem publicamente, calados eram poetas

  21. Avatar de JMCS
    JMCS

    Tem muito que andar até chegar ao nível do XP.

    1. Avatar de Blue Screen of Death
      Blue Screen of Death

      +1 Nunca vai chegar lá! Nem perto, nem longe.
      Nem ao Windows XP nem ao Windows 7.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Qualquer sistema operativo que saiu depois do Windows XP foi melhor. Eu usei todos os SO da Microsoft a partir do Windows 95 e todos os novos SO que saíram foram uma evolução relativamente ao anterior.

  22. Avatar de Luiz Guedes
    Luiz Guedes

    Estou a gostar bastante do Linux com ambiente gráfico Plasma 5. Penso que tem um potencial enorme. O Windows tem seus prós e contras, como todo sistema operativo. Mas é sim um bom sistema.

  23. Avatar de Realista
    Realista

    Há que criticar o Windows 10, porque o Windows 10 Mobile está a ser incomodativo para o Android.

  24. Avatar de alkjsdlkajsd
    alkjsdlkajsd

    a alternativa que a google apresenta é bem melhor
    /ironia off

  25. Avatar de Insider
    Insider

    Bem, sou utilizador do Windows desde que me lembro. Comecei com DOS e antes do primeiro Windows verdadeiramente comercial testei o DR DOS, cuja empresa programadora, Digital Reserch, programou um DOS que na altura era verdadeiramente revolucionário porque era em…Windows…Janelas…e com utilização do rato. A Microsoft comprou a Digital Reserch, regras de mercado, e depois apareceu o primeiro Windows verdadeiramente comercial.
    Portanto, experimentei todos os Windows e agora o W10…
    Em 2007 comprei um portátil, um HP compaq, nx 9420, linha profissional, com ecrân de 17″, processador T7200 e placa gráfica ATI mobility Radeon x1600 (256 MB), entre outras características próprias da idade do portátil.
    O Portátil já teve instalado o Windows XP PRO, o Vista Ultimate, o W 8.1 PRO e agora o W 10 PRO.
    Antes de efectuar o upgrade para o 8.1 efectuei o upgrade do disco para um ssd e da RAM para 4 GB.
    Excelente o W 10 PRO naquele portátil. E sim, tive problemas com os drivers, e sim foi uma semana de luta para por a gráfica à resolução nativa do ecrã.
    Existem sempre problemas com os drivers quando estamos a falar de SO’s novos, hardware antigo e milhares de fabricantes. É uma realidade.
    Por isso assim que aceitarem que os problemas existem e sempre existirão poderão objectivamente trabalhar para os resolver.
    A construção de um SO é em processo evolutivo em que incorporam-se funções que resultaram de versões anteriores às novas que foram desenvolvidas, não esquecendo a interface com o utilizador. E é aqui que fundamentalmente pode ser dado um salto qualitativo no SO.
    O W10 é o que deveria ter acontecido após o W8.0 e na passagem para o W8.1.
    Os saltos qualitativos fazem-se por vezes com retorno a opções já testadas e que funcionam na prática em múltiplos cenários, pelo que a consciência deste facto é o que torna este processo de construção do SO da Microsoft uma mais valia.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Eu adorei o W8.1… aparentemente fui o único.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Não, não foste. Está aqui um colega que também adorou o 8.1.

      2. Avatar de ACMSEBR
        ACMSEBR

        no passado,,,,, +1

        Hoje w10…

        😀

      3. Avatar de José
        José

        Mais um. Adorei o W8.1. Muito simples de trabalhar e fluído.

    2. Avatar de cerkiller
      cerkiller

      meu caro, quem comprou a DR foi a novell.. os mesmos da rede novell!!

  26. Avatar de Blue Screen of Death
    Blue Screen of Death

    Porquê Windows 10???? É mais estável? É mais funcional? É mais seguro? É mais compatível? É menos intrusivo? do que por ex. o Windows 7 Ultimate SP1 64 bits – NÃO, NÃO É!

    So, what’s the point? JUST FORGET IT AND SEND IT TO THE TRASH CAN…

  27. Avatar de rui jorge silva
    rui jorge silva

    Desapontado? Eu? Muito pelo contrario. Ate fiquei mais confiante. Em equipa que ganha nao se mexe. Melhora-se.

  28. Avatar de B.
    B.

    Bom, se é assim tão mau porque é que usa windows? Se for tipo XP estão espera-se uma grande longevidade! Se a acha que o da Google é melhor que o use! E deixem-se de tretas e de comentar os produtos concorrentes. Se é tão mau porque é que muitos utilizadores o continuam a usar? Se o da Google é tão melhor porque é que não estamos todos a usar o da Google? Tretas! Eu uso Windows e Mac OS. Prefiro o Mac OS e da Google só mesmo o motor de busca. E já agora, em vez de se preocuparem com mandar bocas resolvam mas é os problemas do Android que são mais que muitos!

  29. Avatar de Albert De Castro
    Albert De Castro

    Cada um usa o sistema que mais lhe convém, ou em 98% dos utilizadores, o que conhece. Se o Linux quer ter mais utilizadores então está na hora de começarem a gastar mais em marketing, pois quase ninguém (sem serem os muito entendidos no assunto) sabe sequer o que é o Linux e o que são distribuições, para não falar no filme que é instalar o Linux para o comum dos utilizadores. Não sei porque é que o Google manda bocas sobre o Windows ou Mac – por acaso eles têm uma opção melhor?

  30. Avatar de Francisco
    Francisco

    se é windows xp entao é fixe!
    tive ontem a testar algumas das novas funcionalidades do windows 10 e… Não tem muito a ver com o xp, xp não tinha a loja da microsoft para baixar apps,
    temos de observar que os SO da microsoft basicamente tem todos o mesmo look, o design é que diferencia-se de um para outro.. isso que o Senhor Matias Duarte disse nao é novidade nenhuma, o windows 7 também é parecido com o XP com um design mais aero “Glass”. posso dizer que o windows 10 é o windows xp, vista, 7 e 8 todos juntos e com muito mais acréscimos em termos de funcionalidades.

  31. Avatar de Pedro
    Pedro

    “desde que comecei a usar marretas não sei como é que há gente que ainda usa martelos de orelhas!”
    Um adulto que sente que tem que justificar as suas acções, não é verdadeiramente um adulto. Embrulha!

  32. Avatar de Fernando
    Fernando

    A desculpa que este pessoal arranja para encobrir o falhanço da Microsoft
    Microsoft não lançou o Windows 9 porque https://i.imgur.com/5Jc9IbP.png?1 HAHAHAHAAHHA

  33. Avatar de André Moniz
    André Moniz

    Bem, penso que devemos primeiro testar “a fundo” e depois sim comentar e dar todas as nossas opiniões.
    No meu caso como já aconteceu com todos os outros windows primeiro testei para ver se vai de encontro ao que preciso. E em alguns casos como o millenium ou windows 8, não me convenceram. Já o Windows 10 convenceu-me bastante rápido. Tem tudo o que preciso e na minha opinião o facto de juntar o melhor do XP com o melhor do 7 e algumas inovações deu excelente resultado, simplicidade às vezes é uma maravilha.
    Mas há liberdade e teremos sempre quem vá dizer que o melhor é o Mac ou o Linux como tudo na vida ninguém é perfeito… e todos temos os nossos “clubes” (marcas) seja em máquinas fotografias telemóveis ou SO

  34. Avatar de Nuno Mendonça
    Nuno Mendonça

    Se funciona, é o melhor sistema operativo a trabalhar em todo o mundo, porque é que a microsoft deveria de mudar!? Dahhh
    Estes comentarios sao de alguém que começa a temer o potencial que widows oferece aos seus utilizadores

  35. Avatar de Diogo o Não Informático
    Diogo o Não Informático

    Eu sou o informático menos informático de todos… Que aqui eu só vejo “leets” da informática a falar!
    Quem diz que o windows 10 é mais pesado que o 8, penso que devia mandar-se da ponte
    Quem diz que o Xbuntu (e 30321 OS diferentes) é melhor que o Windows 10, devia ser condecorado pela equipa dos teletubies.
    E por aí adiante. Factos Simples e eficazes: Windows (seja qual for) foi o OS que tem o Melhor GUI para qualquer utilizador seja ele Burro, Esperto, Intelegente, Geek, o que quiserem chamar, o OS Windows vai desde o nivel 0 ate ao nivel 100. Linux é para informáticos e para pessoas que teem a curiosidade de saber mais e aprender mais em termos de Kernel, hacking, etc. e Sobre a Apple é melhor não falar porque senão os fanboys da Apple ainda me matam.

  36. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Eu cá, já fiz o up-grade para todos os Pcs que o podiam fazer de borla. E limitei ao máximo as comunicações para Microsoft. Aqui o meu Aspire 5720, que já é da década passada, tem uma nova juventude desde então!