Microsoft lança “atualização especial” para o Windows XP

33 Comentários

O ataque massivo de Ransomware de ontem continua a ser uma das notícias em destaque no mundo. Muitas têm sido as reações por parte de empresas, dos utilizadores finais e até a Europol já veio dizer que este foi um ciberataque de “um nível sem precedentes”.

Se o ataque está “aparentemente” controlado (por agora) é fundamental que os sistema continuem protegidos. Mas como é com o Windows XP e outros que já perderam o suporte? A Microsoft dá uma ajuda!

Utilizador a usar Windows XP


Windows XP ainda é um dos mais utilizados

O dia 8 de abril de 2014 assinalou o fim do suporte mundial da Microsoft ao Windows XP, o sistema operativo que teve o mais longo tempo de vida na história da empresa. No entanto, três anos depois, este sistema continua a ser amplamente usado o que quer dizer que atualmente todas as máquinas com este sistema estão vulneráveis.

Consciente de tal “problema gravíssimo”, a Microsoft reforçou hoje a segurança ao nível do Windows Defender mas lançou também uma “atualização especial” para Windows XP e outros sistemas que atualmente já não têm suporte oficial. O download pode ser feito aqui. Há informação mais detalhada sobre o problema no próprio blog da Microsoft.

Para outros sistemas a atualização de segurança pode ser obtida aqui.

 

Veja aqui uma demonstração da ação deste Ransomware

Num comunicado, a Microsoft relembra ainda que alertou para tal vulnerabilidade em março deste ano.  O Pplware continuará a acompanhar este caso e a dar novas informações caso assim se justifique.

 

Leia Também…

Ataque a empresas portuguesas e não só! Afinal o que aconteceu?

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Digitalfox
    Digitalfox

    MARÇO!!!

    Depois há quem tenha tido uma noite de trabalho de doidos à conta disto…

    Não mudem a mentalidade sobre segurança informática não…

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Ate Março o problema não era publico, logo a probabilidade de ataques era menor.
      Estamos em Maio e a atualização saiu a 2 meses. Sendo algo grave, as equipas de IT das empresas deviam ter dado prioridade a correção do problema.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      MAs repara…
      A NSA é que está de parabens!

      Realmente tem dado grandes endurances ás equipas tecnicas, o que me leva a ter que agradecer outra vez a esta Organização criminosa…well done!

    3. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      A segurança informática passa principalmente pela forma de como abordamos o nosso dia à dia em frente a um computador, i.e. eu ainda me lembro de quando era criança, os meu pais sempre me disseram que não devia de falar com estranhos, logo, desde muito cedo eu depreendi que não podia nem devia de confiar em estranhos, ora bem, isto também se aplica na nossa vida “on-line”. Então, nunca, mas mesmo nunca confiem em estranhos, seja qual for o método ou meio utilizado – Web Site, email, app, contacto telefónico …

      Por isso, antes de executar uma aplicação, abrir um “Link”, responder a um “email” ou a uma mensagem de “chat”, questione-se sempre “Será que posso ou devo de confiar?”

      Existem várias maneiras de verificar se o que vamos fazer é ou não danoso, e algumas delas até estão à distancia de um telefonema ou mesmo de uma pesquisa, num dos motores de pesquisa na internet (o do vosso gosto é claro).

  2. Avatar de J
    J

    Windows XP… Simply… The Best OS in the World

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Ja foi sim senhor. Velhos tempos…

    2. Avatar de Christian
      Christian

      Depois teve o Vista, 7, 8, 8.1 e 10.

  3. Avatar de Alvega
    Alvega

    Isto é um assumir do erro por parte da Microsoft ??
    Se nao é parece.
    Até eu que nao percebo patavina de informática, calculo que ao infectar uma maquina vulnerável numa rede e….voilá…
    Certo e sabido que muitas empresas e até particulares continuam fieis, ao velhinho e sempre fi, XP, por variadíssimos motivos conhecidos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não me parece. O Windows XP já não tem suporte oficial…isso é claro!

    2. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      O grande problema é que algumas empresas podem pensar em migrar para Linux pois o Windows foi infectado.

      Apesar de o XP já não ter mais suporte, acaba deixando a imagem da MS fragilizada, mesmo ela não tendo culpa alguma.

    3. Avatar de André
      André

      o xp foi bom no seu tempo, mas já passou à história
      que mania as pessoas ficarem agarradas ao passado sem olharem para a frente

      1. Avatar de Carlos Filipe Pereira Bernardino
        Carlos Filipe Pereira Bernardino

        Eu tenho um PC Pentium 3 a 800 MHz com 512 MB RAM em que me dá jeito ter o XP. É dos poucos SO mais recentes que ainda dá para máquinas antigas!

        1. Avatar de Elypse
          Elypse

          Lubuntu corre bem nessa maquina. É leve e tem suporte.

          1. Avatar de aaa
            aaa

            linux n serve pra nada em casa!

          2. Avatar de Amilcar Alho
            Amilcar Alho

            Para mim serve. 😉

        2. Avatar de Joao
          Joao

          if (clown mode == on) console.log: Por acaso também tenho um pentium 3 a 500Mhz, que me dá muito jeito para segurar o sofá da entrada, que tem uma perna partida 🙂 Possivelmente estará cheio de virus por causa do pó, mas dúvido que o wannacry chegue lá…
          Desculpem lá, não resisti 🙂 Bfs

  4. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Pelo que percebi, o vídeo demonstra como recuperar os documentos para um estado anterior à encriptação. Muito bom!

    E como sempre é necessário executar um ficheiro, só é atingido quem quer.

    O Windows XP, como um dos SO’s mais utilizados ainda actualmente, perceberam que deveria ter uma actualização super crítica.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Tem sempre de haver algum tipo de intervenção por parte do utilizar uma primeira vez. Dizer, como chegou-se a falar, que este prob pode surgir sem intervenção não é correcta.

  5. Avatar de Tiago Amorim
    Tiago Amorim

    Quantas são as máquinas multibanco que ainda é por muito tempo vao trabalhar com XP ? E o 3.1 que ainda é usado…. Isto são pequenas falhas de segurança com muito impacto

    1. Avatar de Manuel Santos
      Manuel Santos

      Os terminais multibanco estão numa rede segura, na qual não correm o risco de ser atacados

      1. Avatar de André
        André

        Estão numa rede MAIS segura, mas nenhuma rede é 100% segura…

  6. Avatar de Carlos Bonaparte
    Carlos Bonaparte

    Ironia do destino: o link para o XP X-86 é o mesmo que o do XP Embeded. Enganaram-se no link do download… e o do XP 64 vai parar ao do Server 2003.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Aconteceu comigo também

  7. Avatar de Carlos Bonaparte
    Carlos Bonaparte

    Pplware, uma vez que o blog da Microsoft contém mais do que um erro, acho que deviam substituir esse link por este: http://www.catalog.update.microsoft.com/Search.aspx?q=kb4012598 ou então só o até ao microsoft.com e colocarem como método de pesquisa kb4012598 (já sei isto de cor). Tive uma trabalheira para conseguir efetuar o download porque às vezes o site dava erro e tem demorado imenso a carregar… mas consegui. Possivelmente o do XP e XP 64 não são os únicos com erro. Aqui está tudo certinho.

    1. Avatar de João
      João

      Comment muito util!!!

      Tks 🙂

    2. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Esse KB é para vista/2008, para outros SOs outros KB, aprendam a decifrar os bulletins.

  8. Avatar de Eu
    Eu

    Andamos aqui preocupados com segurança e a debater windows XP para quê?????
    Se o ataque foi feito a empresas proteguidas até aos dentes, com departamentos próprio de segurança informática e mesmo assim em nada serviu, andamos a atirar areia para os olhos??? Santa inocencia.

  9. Avatar de Luis
    Luis

    Só há uma defesa contra estes ataques. É deixarem de usar windows imediatamente.

  10. Avatar de Sir quixote
    Sir quixote

    os americanos já nao se contentam em fazer apenas o mundo físico um lugar pior e mais perigoso, querem também fazer da internet uma zona de guerra. o mundo seria um lugar mais pacifico sem esta mentalidade(gostava de ter escrito outra coisa sem a qual o mundo seria um melhor lugar mas tenho certeza de que nao seria aprovada, viva a ditadura da auto-censura que sacrificou a liberdade de expressao no trono do deus politicamente correto)

  11. Avatar de casado
    casado

    bom dia, por favor tem como mandar estas informações em português? pois gostaria de atualizar o meu XP, mas não consigo entender o que devo fazer?(passo a passo?

  12. Avatar de Alberto Salgueiro
    Alberto Salgueiro

    devem estar a brincar… com tantos fiheiros e informações, só indo a um t´cnico!!!!