Microsoft será em breve a empresa mais valiosa do planeta

68 Comentários

São os maiores grupos tecnológicos que controlam e dominam o ranking das empresas mais valiosas. Nesta tabela estão representadas as mais importantes e as que maior valor têm.

A Microsoft está perto do topo desta lista e, segundo as previsões, prepara-se para valer mais de um bilião de dólares, sendo a primeira a ultrapassar esta barreira mítica.

Microsoft valor

Quem está a avançar com esta probabilidade é Michael Markowski, analista da empresa Equities.com. Mesmo estando na terceira posição da lista das empresas mais valiosas, a Microsoft poderá, em breve, valer um bilião de dólares (um trilião), batendo a Apple e as outras empresas que estão acima da gigante americana.

A ajuda do LinkedIn à Microsoft

Segundo Michael Markowski, a Microsoft vale 492 mil milhões de dólares, um valor abaixo da concorrência, mas tem uma vantagem grande face às restantes. O seu fluxo de caixa é maior do que as suas concorrentes, dando-lhe uma vantagem imediata.

Para além deste ponto, a compra do LinkedIn pela Microsoft é outra das grandes vantagens. Este activo dá acesso a muitos utilizadores com um poder de compra bem mais elevado que nas restantes redes sociais. Por outro lado, a compra do LinkedIn foi relativamente barata, tendo custado 60 dólares por utilizador, algo que a Microsoft irá rentabilizar em pouco tempo. Em comparação, um utilizador do Facebook teria custado 218 dólares.

Microsoft valor

A concorrência da Microsoft

As restantes empresas que estão no topo da lista das marcas mais valiosas parecem não conseguir ultrapassar a Microsoft no futuro. Apenas a Alphabet, que tem um valor de 548 mil milhões de dólares, parece poder dar luta à Microsoft, também fruto de ter fluxo de caixa duas vezes superior ao da concorrência directa (Amazon e o Facebook).

A Apple, uma empresa que se esperava que conseguisse atingir esta marca, parece ter a vida dificultada. Esta foi a primeira marca a ultrapassar uma valorização de 700 mil milhões de dólares, mas como centra a sua actividade na venda de hardware é menos escalável e com menor alcance.

Mesmo com esta previsão feita por Michael Markowski, não existe uma data para que este valor seja atingido. Ainda falta muito para que a valorização da Microsoft cresça e atinja o valor de um bilião de dólares. O que é certo é que esta marca será ultrapassada por uma empresa tecnológica.

via: Equities

Nota: O artigo foi alterado para reflectir a escala longa e como tal o valor é de um bilião de dólares

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jpfaria
    Jpfaria

    Bom dia.
    Gosto muito do site e das novidades que nos trazem.
    Contudo, Permitam-me o reparo mas o que os americanos chamam trilião nós chamamos bilião, ou seja, milhão de milhões e não milhão de biliões como escrito na peça.
    Continuação de bom trabalho.

    1. Avatar de Pedro Simões

      trilião = um milhão de biliões (a unidade seguida de 18 zeros);

      Isto segundo os entendidos:
      https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/biliao-triliao-quatriliao/2468

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        Aconselho a ler o que aparece no penúltimo parágrafo do ciberduvidas, a forma de escrever por extenso estes números é diferente de país para país.
        Se num artigo americano aparece um trilião isso não é equivalente a milhão de biliões. Nos Estados Unidos um trilião é o que cá se chama de bilião, ou seja, milhão de milhões!

      2. Avatar de Aguamenti
        Aguamenti

        Notação curta vs notação longa. Em Portugal usa-se notação longa, e aprende-se na primária e segundo ciclo (eu pelo menos aprendi)

    2. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Gosto mais do sistema americano, é menos confuso.
      É muito mais fácil entender o deste modo:
      milhar, milhão, bilião, trilião, quadrilião…
      é mais fácil de entender mas no entanto absorve mais rapidamente os nomes. o que virá a seguir? quintilião? sextilião? septilião?….

      no então o sistema europeu não absorve tão rapidamente os nomes mas torna tudo muito confuso de entender:
      milhar, milhão, milhar de milhão, bilião, milhar de bilião, milhão de bilião, trilião, milhar de trilião, milhão de trilião, bilião de trilião, quadrilião, milhar de quadrilião, milhão de quadrilião, bilião de quadrilião, trilião de quadrilião…

      1. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        depois do bilhão mais vale usar isto 10^n

  2. Avatar de Alex
    Alex

    Um milhão de biliões em Portugal são 1000000 x 1000000000000!.. se não me enganei com tanto zero :).
    A Microsoft vale actualmente 500000000000…. um bocadinho menos .

    1. Avatar de Pedro Simões

      O valor apontado é um trilião, ou seja um milhão de biliões (a unidade seguida de 18 zeros)

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Artigo: https://en.wikipedia.org/wiki/Trillion
        Trillion (short scale) (1,000,000,000,000; one million million; 1012; SI prefix: tera-), the current meaning in both American and British English
        Trillion (long scale) (1,000,000,000,000,000,000; one million million million; 1018; SI prefix: exa-), the former meaning in British English and current usage in some non-English-speaking countries

        Os estados unidos usam a escala curta e nós a escala comprida, portanto o valor correto é 10^12 porque o artigo foi escrito em inglês e não 10^18.

  3. Avatar de int3
    int3

    Monopólio máximo que é proibido mas porque dá bastante dinheiro em impostos os governos ignoram assim como a justiça.

    1. Avatar de Rui Carriço

      Monopólio em que sentido? Relembro que a MS foi forçada a retirar várias funcionalidades e aplicações do Windows, que eram grátis, para ajudar a concorrência.

    2. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Entao e o monopolio do android? Levar com centenas apps da google que nunca se utiliza e nem sequer da para desinstalar…ahhh e tal android é outra historia etc… Nao nao é, alias o android é sistema livre e nao devia ter um monopolio destes, enquanto windows é sistema fechado, mas como esta na moda chorar com tudo que vem da ms…

      1. Avatar de Rui Carriço

        Enquanto a Google nem lança apps dos seus serviços para o Windows? A MS tem as costas largas

      2. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Lá por teres razão, não implica que na questão do Android, a Google também não esteja errada.

        A diferença é que quando a MS foi atacada pela questão do monopólio, as empresas de computadores eram americanas.

        E agora no Android, as empresas de telemóveis são Asiáticas, maioritariamente Chinesas.

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      Tens a noção que as grandes fontes de rendimento da MS atualmente nem é o Windows/licenciamento de software?
      A Microsoft atualmente tem como concorrentes mais diretos empresas que dominam a Cloud, o BI, serviços, etc.
      A MS atualmente não tem monopólio em nenhuma frente (o Windows já nem se pode considerar frente, porque o que interessa à MS são os serviços, e estes até em Linux já começam a aparecer).

  4. Avatar de Rui Carriço

    A MS tem muita diversidade na sua atividade e tem aumentado essa diversidade, a Apple é mais um nicho de “moda” e se a moda passa perde valor, o que parece que está a acontecer.

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      E no entanto, as receitas anuais da Microsoft caíram mais do que da Apple e a Apple deve obter tantos lucros nestes últimos 3 meses quanto a MS no ano inteiro.

    2. Avatar de David
      David

      Basta ver que o novo Surface Studio parece ser a nova tendência dos seguidores de moda. A Apple daqui 2 ou 3 anos vai estar em apuros.

  5. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    O fato dos EUA usarem um sistema decimal diferente do nosso não vos terá criado confusão relativamente aos valores? A MS segundo este analista será a primeira marca a atingir a marca de um bilião de dólares ou nos EUA um trilião – 1 000 000 000 000, muito longe de um milhão de biliões que cá seria 1 000 000 000 000 000 000 e nos EUA 1 000 000 000 000 000.

    1. Avatar de Pedro Simões

      trilião = um milhão de biliões (a unidade seguida de 18 zeros);

      Isto segundo os entendidos:
      https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/biliao-triliao-quatriliao/2468

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Mas nos EUA nos estados unidos um trilião é 10^12 e não 10^18, e aí há uma grande diferença, se realmente a MS fosse valer 10^18 dólares isso aproximadamente 65000 vezes superior ao PIB de toda a UE em 2015, segundo a informação no site http://www.pordata.pt/Europa/Produto+Interno+Bruto+(Euro)-1786.

      2. Avatar de Rantanplan
        Rantanplan

        Um triliao nos EUA corresponde ao nosso bilião na Europa.

        Por favor leia e interprete o que o Paulo Martins comentou. O título desta notícia está no estilo Americano.

      3. Avatar de DarkMode
        DarkMode

        A confusão está na própria lingua portuguesa consoante se utiliza o Português de Portugal ou do Brasil.
        Os brasileiros adotaram a designação americana e não a europeia. Daí a confusão.

        “O número 1 000 000 000 000 = 10^12, denominado bilião (português europeu) ou trilhão (português brasileiro), é o número natural que corresponde à designação de “milhão de milhões”. Sua nomenclatura varia conforme seja adotada a escala longa ou a escala curta: embora o termo bilião seja utilizado no português europeu para representar 10^12, no português do Brasil, a expressão bilhão corresponde a mil milhões, ou seja, 10^9″.

        https://pt.m.wikipedia.org/wiki/1_000_000_000_000

        Atendendo a que o pplware é um site Português de Portugal, de facto o artigo merecia a respetiva adaptação.

        Bom Ano Novo.

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          A questão nem é se deve adoptar a escrita de Portugal, mas antes não terem entendido o que significa matematicamente trilião na terminologia americana.

        1. Avatar de Vítor M.

          Ve bem nesse artigo mais abaixo 😉

          1. Avatar de Asdrubal
            Asdrubal

            vou ver.

  6. Avatar de Fábio
    Fábio

    Olhando pra a actualidade dá

  7. Avatar de Fábio
    Fábio

    Olhando pra a actualidade dá pra imaginar um cenário desses, pois a Microsoft tem um diverso leque de produtos e serviços por oferecer e, eu acho que só a Google é que pode se equiparar.
    Imagino a Google a ficar na segunda colocação.
    Acho que o sector mobile da Microsoft será algo a ter em consideração a médio prazo.

  8. Avatar de tony3
    tony3

    Off-Topic:
    A Apple após retirar certas conectividades do Mac, está prestes a retirar o próprio Mac?

    1. Avatar de David
      David

      Eu acho que o próximo Mac vai ser como o Surface, em que dará para tirar o ecrán e usar como tablet, e poder escolher entre a interface MacOS ou iOS, tal como o Windows 10 já permite fazer.

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Não, não vai, não fiques para aí a sonhar.

        https://m.youtube.com/watch?v=3HIPYUh4s_Q

        1. Avatar de tony3
          tony3

          A Apple quer que tudo continue igual, mesmos user interfaces, mesmas pessoas a comprar. Só que não…
          Unica novidade em UI foi um touchbar, e o pior que podia fazer, algo em que mexes com os dedos e te obriga a manter a palma da mão alta, ou então estas a tocar em todos o teclado alfanumérico.

          1. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Mas o que é que estás para aí a falar? Por acaso já te deste ao trabalho de reparar como é que usas as teclas de função nos teclados usuais dos portáteis? Não estou a ver ninguém a usar essas teclas da forma como descreves ou a acabar por clicar noutras acidentalmente, o seu uso é muito idêntico ao que sucede com o restante teclado. Se é assim com as teclas de função como é que haveria de ser como descreves com o TouchBar? Experimenta e verás como o que dizes não faz sentido e não passa de rabugice.
            Pior é estar a trabalhar no portátil com programas desktop e a alternativa ao rato/trackpad ser ter que levantar a mão para tocar no ecrã vertical.

          2. Avatar de Cortano
            Cortano

            @Guiomar: não digas tanta besteira. E sim, já vários ifans fizeram a review ao touch bar e encontraram problemas ergonómicos, desde terem de levantar a mão, a tocarem em teclas erradas e a tocarem no touchpad.

          3. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Cortano, não inventes! Experimenta usar a mesma zona no teu teclado e vê se obriga a levantar a mão, pára com a resmunguice. Há anos que uso as teclas de função no teclado da mesma maneira que as restantes teclas. Quanto a tocarem no touchpad para tua informação este tem um óptima rejeição de toques falsos.

          4. Avatar de Cortano
            Cortano

            @guiomar. Não, o touchpad não tem um optima taxa de rejeição.
            Sim, tens de levantar a mão.

          5. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Cortano, vamos ver se nos entendemos. Estás a querer dizer-me que usas as teclas de função no teu portátil como um toto? Estás a querer dizer-me que és incapaz de usar as teclas de função normalmente como as restantes teclas?
            Em segundo lugar, e isto demonstra como falas de cor, o touchpad destes MacBooks tem uma boa rejeição de toques acidentais. Não só é assim, como isso está pensado para usar todo o teclado, não tem nada a ver com o TouchBar.

          6. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Cortano, vamos ver se nos entendemos. Estás a querer dizer-me que usas as teclas de função no teu portátil como um toto? Estás a querer dizer-me que não és capaz de usar as teclas de função normalmente como as restantes teclas?
            Finalmente, e isto demonstra como falas de cor, o touchpad destes MacBooks tem uma boa rejeição de toques acidentais, informa-te. Não só é assim, como isso está pensado para usar todo o teclado, a questão não tem nada a ver com o TouchBar.

      2. Avatar de tony3
        tony3

        era o que deveriam fazer, mas teriam de fazer muita investigação e compromissos que a Apple não quer. e por isso só dá desculpas como razoes para não fazer isso…
        teria de fazer uma passagem difícil como o que a microsoft fez para ter o windows 10 em desktop, laptop, tablet e mobile
        e isso pode ser exatamente o que vai tornar a Apple na próxima “Nokia”
        ainda vamos ter daqui a 5 ou 7 anos a Microsoft a comprar (pelas patentes) a outrora grandiosa Apple

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          Fazer uma passagem difícil como a Microsoft? Ao contrário do que sucedeu à Microsoft os sistemas da Apple têm desde o início base e APIs idênticas, não há grande obstáculo técnico para o fazer. Se não o faz é por filosofia de produtos.

          1. Avatar de tony3
            tony3

            partilham no Core, mas em nas libs de User Interface, são completamente separadas

          2. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            tony3, as bibliotecas do UI partem da mesma base de tecnologias do sistema para renderizar e usam muitos conceitos idênticos, não são completamente separadas. Para a Apple não seria mesmo nada complicado unificar tudo ou criar pontes se quisesse, seria bem mais simples do que o que fez para ter no início do OS X aplicações Cocoa lado a lado com aplicações Carbon ainda dependentes do QuickDraw.

          3. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Ambas as bibliotecas usam os mesmos CoreGraphics, que usa Metal.

        2. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Deviam?

          A maioria das pessoas não gosta de usar o touchscreen, porque deixa dedadas, e porque não dá jeito, a maioria dos fabricantes de PCs usa isso como desculpa para o trackpad de porcaria.

          1. Avatar de tony3
            tony3

            quando falava em desculpas, tinha mesmo essa na mente 😀

            “ninguém gosta de touchscreens” : isso é um piada? para já ainda não conheço ninguém que tenha regressado, da possibilidade de utilizar touchscreen (seja em que dispositivo) para unicamente teclados fisicos.

          2. Avatar de tony3
            tony3

            o futuro é touchscreen, speech e scan de gestos
            teclados e ratos é o actual e o que se pode arranjar para já

          3. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Não, não é uma piada, ou é carne ou é peixe.

      3. Avatar de Fábio
        Fábio

        Nem sei por que a Maçã não adoptou esta tendência. Mas deve ser porque acha que não deve copiar dos outros.

      4. Avatar de Joao Reis
        Joao Reis

        Canabilizar os seus produtos, para já ainda não será assim, até porque uma estrutura única como o Laptops Mac têm, é parte do sucesso, e durabilidade.

        1. Avatar de David
          David

          Ou melhor: assim compras um Mac e um iPad. Mais lucro….

  9. Avatar de Guiomar
    Guiomar

    Eu acho incrível como é que um artigo de opinião sobre evolução de cotações de acções a médio prazo (por suposições de valorização dos activos do Likedin) se transforma aqui num título como certeza a breve prazo.

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Deixa lá. Profetas há muitos, mas poucos acertam.
      O que não faltam por aqui são profetas da desgraça da empresa X ou Y.
      Há muitos anos que assim é, mas ainda não vi nenhuma “profecia” cumprida.
      Lol
      😉

      1. Avatar de tony3
        tony3

        estas a incluir as dezenas de profetas que aqui passam e falam na morte do Windows 10 Mobile?

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          Por exemplo.
          Está explícito no meu comment.
          “empresa X ou Y”
          Mas que eu saiba o Windows Mobile não é nenhuma empresa. Lol
          Falo de empresas e não “serviços”.

    2. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Mesmo.

      Ridículo isto, a Microsoft não tem como ultrapassar a Google, quanto mais a Apple.

      Basta ver que a posição que ocupa, já está inflacionada demais. Eu aposto é que em 5 anos a Amazon ultrapasse a Microsoft.

      1. Avatar de tony3
        tony3

        Olha que não é, porque a Apple tem o seu negocio apostado num dispositivo que está na moda com uma tecnologia que já não é extrema novidade para o preço que é vendido.
        A Microsoft tem o seu negocio diversificado em vários softwares assentes (e com dependências bem estabelecidas) em necessidades de negócio, bem como outras para o público em geral.
        Resultado a Microsoft pode permanecer durante muitos anos fora do primeiro lugar mas sempre no Top 10. Já a Apple pode desaparecer tão rapidamente como cresceu nos últimos 10 anos. A Microsoft sobrevive com CEOs burocráticos, a Apple tem de ter um CEO carismático em breve.

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Que é que interessa ter dezenas de produtos, se estes não têm futuro e são miseráveis?

          O iPhone da Microsoft são os seus clientes empresariais, que simplesmente não encontram alternativa ao Office e isso leva a Windows, e uma catrafada de outro software M$.

          Portanto, enquanto a Apple tem o iPhone, a Microsoft tem o Office.

          Mas a necessidade de um Office não vai subir, com cada vez menos papelada, mais e-mails, e mais aplicações específicas a determinados negócios.

          Não, o telemóvel não vai desaparecer tão facilmente.

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            Tu conheces tão mal os serviços da Microsoft que mais valia estares calado.

      2. Avatar de tony3
        tony3

        Já a Google é um caso a parte, uma empresa divertida de seguir, que arrisca e nunca se sabe o amanhã.

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Que arrisca e perde sempre, né?

      3. Avatar de tony3
        tony3

        em resumo o grande problema da Apple, não é a Microsoft ou a Google, é a própria Apple

  10. Avatar de É que é já a seguir
    É que é já a seguir

    “Microsoft será em breve a empresa mais valiosa do planeta.
    segundo as previsões, prepara-se para valer mais de um bilião de dólares”.

    Vai-se a ver não está a valer nem metade. Teria que duplicar de valor para chegar ao bilião. Para chegar ao valor da Apple tinha que aumentar à volta de 50% – e isto se o da Apple não subisse 😉
    Dizer que está para breve é uma previsão arriscada. Parece a da IDC que dizia que em 2020 o Windows estava em 20% dos smartphones (já reviu entretanto para menos de 1%).

    Valor de mercado em milhares de milhões de dólares:
    Apple: 628,5 Google: 554,2 Microsoft: 492,5

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Não, essa previsão era para 2015 😀

      1. Avatar de É que é já a seguir
        É que é já a seguir

        Ou isso. Passava a Apple. Já agora a previsão para 2020 não é de 1% é 0,1%.
        https://www.neowin.net/news/idc-once-predicted-20-market-share-for-windows-phones-now-it-forecasts-01-share-by-2020

  11. Avatar de Alex
    Alex

    Biliões à parte, o artigo referido é uma opinião de fundamento duvidoso. E o “brevemente” é claramente um disparate. O potencial do LinkedIn é na minha opinião muito menor do que o Facebook ainda que a valorização por utilizador seja muito superior.
    A Microsoft tem tido muita dificuldade em melhorar os lucros, aquisições aumentam obviamente o valor da empresa no imediato mas a grande questão é saber como tais aquisições vão funcionar a longo prazo ou se são outras nokias.
    Na corrida para o bilião a Microsoft está em terceiro e parece muito difícil eleger uma do top 3 como mais perto de o alcançar… A ver vamos.

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      Com a aquisição da Nokia a MS perdeu muito, ninguém queria a compra.