Já experimentámos o Spartan, o novo browser da Microsoft

74 Comentários

A expectativa para experimentar o novo browser Spartan era muita, tendo em conta o que tem vindo a ser anunciado pela própria Microsoft. Ontem a empresa disponibilizou a Build 10049 do Windows 10, sendo que a maior novidade era sem dúvida o Spartan.

Sem perder tempo o Pplware já o experimentou e hoje deixamos algumas imagens e também a nossa opinião.

spartan_001

O Spartan vem para fazer esquecer o enfraquecido Internet Explorer e para isso irá oferecer ao utilizador as mais diversas funcionalidades.

Design/Interface

Apesar de não uma ser uma versão final, nota-se facilmente que o Spartan é um projecto moderno, com uma interface bastante flat mas atractiva e também com algumas funcionalidades interessantes.

spartan_004

Anotações

Com o Spartan é possível efectuar anotações directamente no browser sem a necessidade de recursos próprios para tal. Para isso, basta clicar numa zona da página e… fazer a respectiva anotação.

spartan_003

Favoritos, Downloads, histórico

Ao nível dos bookmarks e downloads, a Microsoft decidiu ter apenas um botão para acesso a um conjunto de informação. Como podemos ver pela imagem seguinte, carregando no botão do menu (assinalado a vermelho) é possível aceder aos Favoritos, lista de leitura, histórico e Lista de Downloads.

spartan_005

O “smile” presente no menu permite reportar problemas ou dar sugestões sobre sites. Não sabemos se esta funcionalidade estará também presente na versão final ou é apenas para que os utilizadores dêem feedback actualmente para melhorias ao nível do desenvolvimento.

spartan_006

Tal como acontece já em outros browsers, o Spartan também um conjunto de ferramentas viradas para o programador.

spartan_007

Modo leitura

O modo leitura parece funcionar correctamente com blogs e afins mas o utilizador deve abrir um artigo para que este modo seja activo no browser.

spartan_009

Nas definições é também possível definir alguns parâmetros associados ao modo leitura.

spartan_008

No geral…

De acordo com os nossos testes verificamos que esta versão do Spartan ainda é pouco estável, tendo “crashado” algumas (muitas) vezes. O browser é agradável em termos de navegação mas não é muito diferente de outros projectos que conhecemos (afinal é um browser!).

Resta-nos esperar pela versão final para ver se realmente este browser consegue competir de forma eficaz com a concorrência.

Partilhar:
Tags:

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de irlm
    irlm

    parecido com Vivaldi e Chrome e novo Firefox nightbuild na interface na parte dos settings.

    1. Avatar de julioCedro
      julioCedro

      Eu ia dizer o mesmo… deve estar seguindo as tendências…

    2. Avatar de li70
      li70

      +1 estou a espera da versao final de vivaldi para substituir pelo Opera, mas este spartan parece me muito bem.

  2. Avatar de João Terra
    João Terra

    Eu prefiro a concorrencia que é OpenSource.E muitas das vezes melhor

    1. Avatar de André Ferreira
      André Ferreira

      Acho que devias de fazer uma pequena pesquisa, porque o Spartan é considerado OpenSource 😉

      1. Avatar de Glink
        Glink

        como assim considerado? ou é ou não é…

        e continuo a preferir a concorrência mas a que tem código Livre 😉

    2. Avatar de Rodrigo Gregorio Neri
      Rodrigo Gregorio Neri

      Engraçado as pessoas preferirem Open Source e nas maiorias das vezes baixar Softwares piratas e nunca doam nada a comunidade seja Linux e outras Open Source.

      1. Avatar de Palexandrel
        Palexandrel

        Geralmente pode ser por acharem que os desenvolvedores de Open Source, não façam mais que a obrigação…. concordo com você. Mas isso é um mal que acompanha, não todos, mas uma boa parte dos brasileiros, usar, mas não pagar. E se for pago, reclama que está caro demais…. vai entender…

  3. Avatar de João Terra
    João Terra

    Não sei se o PPlware vai dar a noticia em breve, mas já existe uma nova build disponivel para o windows 10 que é a 10049 já estou a baixa-la e espero que seja menos pesada e que traga novidades fantasticas 😀

    PPlware desculpem fazer a noticia da actualização por voces, mas não resisti.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não fizeste, já apresentamos isso ontem 🙂 andas distraído

      1. Avatar de João Terra
        João Terra

        Vi agora as noticias de ontem e realmente ando mesmo na lua e distraido 😀

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    off: já repararam que o firefox versão 38 (developer) já tem um modo de leitura (semelhante ao IE do Windows 8.1) e um botão para adicionar a pagina a uma lista de leitura?

  5. Avatar de Vasco
    Vasco

    O “smile” presente no menu é apenas das versões preview. Já é habito normal destas versões! Fica esclarecida a dúvida.

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Modo leitura. TOP.
    Adicionar artigos para ler depois, acaba por ser um “favorito”, mas vai dar imenso jeito.

  7. Avatar de Stako
    Stako

    Fico com a impressão que este browser a nível estético é mais virado para tudo o que seja touch, falo dos menus e definições a lembrar um pouco os mobile

    Tipo os surface… Eu continuo com um dito desktop e laptop normal..

    1. Avatar de Stako
      Stako

      O que queria dizer é que parece que aquelas settings “on off” nao combina tanto para quem tem um monitor normal.

      Já agora não se pode editar comentários? lol é que estava no telemóvel e sem querer submeti o comentario.

    2. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      O Windows 10 vai ser um SO transversal por isso todas as apps são feitas para desktop e touch

  8. Avatar de Duarte Mechas
    Duarte Mechas

    Não

  9. Avatar de José Baptista
    José Baptista

    Se for tão “bom” como o I.E., podem voltar a mete-lo na gaveta.

    1. Avatar de Andre Andrade
      Andre Andrade

      Tens argumentos para falar assim tao mal do IE ??? É que toda a gente fala mal so IE … mas maior parte nem sabe bem porque ….

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Porque é uma manta de retalhos, resquício do tempo em que a MS arrumou com o Netscape por o IE vir instalado no Windows e a MS podia dar-se ao luxo de não seguir standards e obrigar os web developers a desenvolver de propósito para o IE, sem se preocuparem em o melhorar. O IE é tão mau que nem mais de um par de versões depois consegue ter suporte decente para HTML5 e CSS3, quanto tudo o que é browser, por mais infimo o peso que tenha no mercado, consegue ter melhor suporte. Basicamente é isso.

      2. Avatar de RM_Dragao
        RM_Dragao

        Boa André,

        +1

        De facto há aqui muito menino com uma azia mal explicada.
        Para eles tudo que é Microsoft é mau, tem bugs, é caro, enfim …
        Depois chega-se à conclusão que os outros apresentam produtos com bugs e vulnerabilidades gravíssimas, mas, como não são Microsoft, está-se bem.
        Querem dar uma de geeks e gurus com os seus opensources e na realidade são apenas uns frustrados …

        1. Avatar de Andre Andrade
          Andre Andrade

          Podes crer. Todos criticam porque leram na web que IE é fraco , etc…. mas nenhum comprovou tal facto… é dizer mal, só porque leram em algum site que é mau….

          Eu já usei Chrome, firefox, opera e IE….. e cheguei a conclusão que o IE não é assim tao mau como o pintam… e também cheguei a conclusão, que para trabalhar ( no ramo em que trabalho, seguros ) sou obrigado a usar o IE, pois nos outros browsers , as paginas das companhias de seguros aparecem todas desformatadas ( sei que aqui a culpa é de quem faz os websites , mas a mim o que me interessa é não ter problemas, dai usar sempre o IE ).

          1. Avatar de João Jerónimo
            João Jerónimo

            Não me leve a mal, mas parece que você precisa de pensar mais pela própria cabeça… Por muito que lhe custe, o Daniel tem razão. O IE foi durante muitos anos o cavalo de batalha da microsoft, que sem nenhum pudor estava-se a cagar para os standards, com um browser que não seguia as normas e que não corria em mais SO nenhum do que o windows, violando assim os mais básicos direitos do consumidor.
            No entanto, vejo com agrado que o embirrar dos “frustrados” com o MSIE deu frutos valiosos, e agora a microsoft já pia com a bolinha mais baixinha e já se submete à deceência tecnológica básica de ao menos respeitar os standards da Web…

  10. Avatar de irlm
    irlm

    ainda falta preview nas tabs como a concorrencia

  11. Avatar de Não Não
    Não Não

    Será que vai haver para Mac?

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Possivelmente…a microsoft gosta de fazer apps para mac/ios antes de as fazer para a familia windows…

      1. Avatar de irlm
        irlm

        assim como OneNote, OneDrive, Pacote MSOffice para IOS, muito bom e acaba com a concorrencia da loja, isto com conta Outlook ou Hotmail.

  12. Avatar de djizus
    djizus

    “Resta-nos esperar pela versão final para ver se realmente este browser consegue competir de forma eficaz com a concorrência.”

    O IE só não conseguia por causa dos haters. O ultimo era muito bom.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Deixa-me só dizer-te o quão mau o IE é: o último IE (falo do Technology Preview, que é melhor do que o “último”) é tão mau que consegue ser pior em termos de ranking no suporte a HTML5 que o browser que vem na stock rom do Android. É tão mau que consegue ser pior que o Safari no iOS6. Ficarás chocado em saber que até a versão mobile do IE que vem no WP8.1 é melhor que a versão do desktop. É tão mau que tenho de comparar com o Chrome versão 14 (tenho de ir a Agosto de 2011 para encontrar a release date…. com a diferença que não estamos mais em 2011). E só estou a falar em suporte para html5… IE continua a ser uma dor de cabeça para por tudo a funcionar, so cheats em CSS para ele, só bodegas que não suporta… mas o mais fixe é que o IE já não tem a quota de mercado que em tempos teve por isso podemos dizer pura e simplesmente: não, não iremos resolver isso, é feio mas funciona, o cliente que use outros browsers se quiser bonito.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Eu uso o IE no windows 8.1 e não sinto falta de nada.

        1. Avatar de paulo g.
          paulo g.

          Não percebeste… não és tu que “programas” as páginas, por isso não percebes as dificuldades.

    2. Avatar de Raul
      Raul

      -1

      Era ruim pacas, comparando com a concorrência. A única vantagem é que é mais leve e abre mais rápido.

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    E será que vai acabar por fazer desaparecer o IE ? Pois isto é tudo muito bonito para o utilizador “caseiro”. Mas e as empresas que adotaram o IE como o Standard para o desenvolvimento de aplicações .NET, por exemplo?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Cada vez tens menos e menos. Anos atrás tudo passava por IE, há 3 anos já só tinhamos de fazer testes com IE, actualmente eu só faço com o IE se disserem explícitamente que é para fazer ou se tiver para o mercado para onde estamos a desenvolver tem mais de 20% de quota. Mas há aplicações assentes em activex (cruz credo, canhoto!) que precisam do IE, mas a piada nisso é que a maioria dessas corre em IE5 ou IE6 no máximo (algumas IE7). A nível corporativo o custo de manter essas aplicações não compensa. Só sectores mais “lentos” como a banca é que irás encontrar algumas aberrações dessas.

      1. Avatar de zeze
        zeze

        Sim e verdade que a banca e muito lenta do que diz respeito a mudancas.
        Actualmente trabalho com banca, e um dos seus sistemas estao desenvolvidos so para o IE. Nos outros browsers nao funciona.

  14. Avatar de jedi
    jedi

    nesta interface está metido opera e firefox e até mesmo safari, lol.

    icons, tabs, etc. lol. Muita falta de imaginação e transpiração.

    1. Avatar de Andre Andrade
      Andre Andrade

      Faltas la tu na MS para fazer o design do spartan….

  15. Avatar de paulo
    paulo

    faz um video melhor que foto de boa essa parada de foto é osso quero ver em video

  16. Avatar de Full
    Full

    Vale a pena testar mais tarde, e quem sabe se tiver sincronização dos favoritos/cookies por email, ai mudo me do chrome.

  17. Avatar de Carlos
    Carlos

    Não é Spartan, é Project Spartan, e ainda é um nome provisório. Ou talvez provisoriamente definitivo… 🙂

    Mas bom, estive aqui a fazer um mini-teste e o Project Spartan já está à frente da competição:

    Project Spartan (0.10.10049.0):
    Sunspider: 151.3ms
    Kraken: 1801.2ms

    Chrome (41.0.2272.101 m):
    SunSpider: 274.0ms
    Kraken: 1930.8ms

    Firefox (37.0)
    SunSpider: 292.8ms
    Kraken: 2189.8ms

    1. Avatar de Alex
      Alex

      O nome final vai ser “windows browser” porque é da microsoft xD

      Gostei do novo tema do IE 😀

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Por acaso, é bem capaz de ficar mesmo Spartan. É o nome que já toda a gente adotou, mudar agora é capaz de ser complicado. Além disso a “nova” Microsoft parece estar mais atenta ao que se passa fora das suas paredes…

        O nome Cortana também era provisório, mas quando se soube que era o nome interno, rapidamente se popularizou, e depois já era tarde para mudar.

        Mas não deixa de ser interessante que seja mais um nome a passar do Halo para o Windows.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Tem piada:

      kraken: Total: 1226.4ms +/- 4.6%
      sunspider: Total: 135.3ms +/- 1.6%

      Isto com Chrome, fora do Windows 10. Já no W10 dá-me perto do que colocaste, um pouco mais baixo mas negligênciável (mesma versão do chrome que tu).

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        É, mas para se poder comparar tudo tem de ser igual… Pode ser que, como o Project Spartan é uma aplicação Windows (ex Metro, ex Moderna, ex Universal), venha a funcionar no 8.1, mas até agora ninguém disse nem sim nem não.

        E não me admira que o Windows 10 seja mais lento que o 8.1 (e não só), como versão de testes faz todo o sentido que basicamente tudo tenha sido compilado em modo debug, para se ter mais informação para caçar os bugs que ainda há.

  18. Avatar de Carlos
    Carlos

    E já agora, era interessante que quem diz que o Project Spartan é uma imitação do sei lá o quê, que diga como faria um browser que seja ao mesmo tempo familiar e substancialmente diferente do que já existe.

    Força, aproveitem agora para mostrar as vossas capacidades de design.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Estás a querer dizer, como alguém faria um Firefox quando apareceu? Ou um Opera? Ou um Chrome? É isso?

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Não.

        Eu estou a dizer hoje, dia 1 de abril de 2015, não há 7 anos quando a Google lançou o Chrome ou há 11 quando saiu a primeira versão do que viria a ser o Firefox.

        Há 7 anos havia muita coisa por fazer que hoje não só já está feita como já existe há tempo suficiente para se ter uma expectativa de como é suposto funcionar.

        Daí a questão: como é que tu desenharias um browser substancialmente diferente de todos os outros no mercado (incluindo o IE 11) mas ao mesmo tempo familiar o suficiente para não causar nenhum choque?

        1. Avatar de Andre Andrade
          Andre Andrade

          Boa Carlos,
          Tiras te me as palavras da boca… todos criticam a MS….

          Eu gosto da MS e não perco tempo a atacar os produtos da Apple…

          Porque raio é que estes haters veem atacar a MS???? Dor de cotovelo ?????

  19. Avatar de irlm
    irlm

    Esquereçam-se do botão HOME, histórico não funciona.

    1. Avatar de Imparcial
      Imparcial

      Queixa-te apenas quando eles anunciarem que é a versão final. Neste momento trata-se de algo ainda em desenvolvimento, logo erros/bugs e faltas de funcionalidades serão sempre encontrados.

      O teu comentário será mais útil se te inscreveres (se ainda não estiveres) no programa Windows Insider e reportar esses erros e outros que encontrares. Eles agradecem, nós agradecemos e ficaremos todos felizes porque terás recomendado a correcção de um bug que irá ajudar milhões de cidadãos no planeta.

      1. Avatar de Andre Andrade
        Andre Andrade

        + 1

        Critiquem no sitio correto… a MS aceita as vossas opiniões e consequentemente ajudam milhões de pessoas neste mundo.

  20. Avatar de Roberto
    Roberto

    que recycle bin e aquele?
    90’s are BACK!!

    1. Avatar de Andre Andrade
      Andre Andrade

      Ícone pack for preview for developers…. versão final terá novos ícones ….

  21. Avatar de Pedro Prates
    Pedro Prates

    Eh pah.
    Não consigo ligar a Cortana, nem passar o sistema para ingles.
    Dicas?

  22. Avatar de wishmaster
    wishmaster

    Opera. Ponto final 🙂

  23. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Também já o experimentei(vem com a build 10049).A ver vamos como se vai desenvolver.Só achei mal não ter o botão home no navegador.Acho uma estupidez retirá-lo.Mas é a minha opinião.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Já enviaste o feedback disso para a MS?
      Estas versões são para isso mesmo, testar e enviar feedback com o que achamos poder estar melhor.

      1. Avatar de Homo Erectíssimo
        Homo Erectíssimo

        Já enviei o meu feedback acerca deste assunto do botão home.Precisamente hoje,”Mikes”. 🙂

        1. Avatar de Andre Andrade
          Andre Andrade

          Boa,
          É mesmo isso que deve ser feito. Assim estas a ajudar o mundo com a tua critica.

          Se toda a gente fizesse o mesmo que tu
          , teríamos produtos cada vez melhores…

  24. Avatar de Pedro Prates
    Pedro Prates

    Sistema para inglês. Alguém?

  25. Avatar de João terra
    João terra

    Agora falando na nova build do windows. a 1° vez que atualizei foi rápido e tive que voltar a antiga build por causa de uns erros. Agora está quase nas 4 horas a instalar muito lento e já se passaram 4 horas. só demonstra algo que nem vou comentar, mas vou mandar feadback disto.

  26. Avatar de paulo
    paulo

    vazou na net uma versão beta também para windows 7 eu estou usando muito bom pena que não ta em português ta ingres

  27. Avatar de Carlos Bonaparte
    Carlos Bonaparte

    Continuo na minha: tudo o que vem depois do Windows XP é inferior; isto claro, tendo em conta recursos e requisitos mínimos para esses mesmos recursos. O Windows 10 pensei que era uma espécie de regresso ao passado, mas parece que não. Pelo que vou vendo a ideia é tentar fazer um Windows suficientemente bom, espetacularmente XPTO, e claro, suficientemente bom implica mais funcional que o Windows 8 e o Windows 9. Tenho o Internet Explorer 8, não sei como é o 9 porque já não roda no XP, mas desconfio que se desse para atualizar até ao 11, era o que eu faria. Porque apesar de ter o Firefox, 36 nestre momento, para mim o Internet Explorer continua a ser o melhor navegador de um modo geral. E eu sou cego, tenho que me deparar com incompatibilidades com o leitor de ecrã, e estou a falar do IE 8… fico a pensar, o que leva tanta gente a correr do Windows 7 para o 8, do 8 para o 9, do 9 para o 10 em menos de 5 anos… brincamos às máquinas ou trabalhamos cokm elas? Acho que o XP foi o auge da Microsoft, não por quotas de mercado, mas sim porque foi o sistema operativo feito para ser, realmente, bom, não para ser suficiente. E não deixa de ser interessante: conheço duas pessoas que vão voltar do Windows 7 para o Windows XP…

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Concordo contigo. Também tenho a mesma ideia que tu ao correr o Windows 10, parece que os user´s que enviam os seus comentários para a MS e o que a MS está a fazer com o novo Windows 10, só demonstra que só se interessam pelo grafismo XPTO e o seu aspecto e não querem saber de desempenho, eficiência e fluidez. Mesmo o novo método de instalação do Windows “o circulo” é lento e demora no meu PC 4 horas, enquanto o sistema de instalação do Windows 7, demora 14 a 20 minutos. O Windows 8.0,81 e 10 são feitos para rodar em tablets e para lazer. As versões anteriores do Windows estão feitos para PC e desse modo tira-se maior partido da máquina, quer para trabalhar em alto desempenho, quer para lazer.
      Eu tenho o 7 e o 10 em dual boot, mas vou continuar com o 7 até 2020.
      Se compra-se agora um novo PC e que viesse com o Windows 8.1, formatava-o e colocava o 7 novamente.

      É a minha opinião e o meu gosto pessoal, mas parece que existe muita gente a favor do Windows 7 e XP. Uma minoria está a favor do Windows 8.0 e 8.1 /10

      1. Avatar de Andre Andrade
        Andre Andrade

        Eu estou a pensar manter o meu Windows 98 ate 2053. Acho que seve perfeitamente para mim.

  28. Avatar de Ricardo Amaro
    Ricardo Amaro

    “So, Microsoft decided it need to “break from the past” and essentially ditch IE’s Trident rendering engine. While many pushed the company to adopt the open-source rendering engine WebKit, which Apple uses in Safari and a fork of which Google uses in Chrome, the company decided against doing so…”

    Mais do mesmo. Nenhuma novidade…
    Source: http://venturebeat.com/2015/02/26/microsoft-details-project-spartans-new-rendering-engine-and-why-it-chose-not-to-adopt-webkit/

  29. Avatar de João terra
    João terra

    A nova build do windows 10 cada vez cracha mais e é mais lenta. Alguem tem o mesmo problema que eu?

  30. Avatar de Luís
    Luís

    Alguém me sabe indicar como posso testar o novo browser da Microsoft?