A espera acabou, o Spartan já chegou ao Windows 10

21 Comentários

Há muito tempo que se fala da possibilidade da Microsoft terminar com o Internet Explorer e apresentar um browser completamente novo e com as mais modernas tecnologias da Internet.

De nome Spartan, este novo browser vem com o objectivo de fazer esquecer o Internet Explorer e, quanto se sabe, terá várias funcionalidades interessantes.

Depois de várias versões deste novo SO terem sido lançadas sem o Spartan dar a cara, eis que a mais recente build, lançada há poucas horas, traz finalmente este novo browser para todos poderem usar.

spartan_1

A Microsoft ao criar o Spartan quer remodelar por completo a forma como os utilizadores do Windows navegam na Internet.

A filosofia por de trás do Spartan é que este seja um browser rápido, dotado das mais modernas tecnologias e, principalmente, que seja um browser simples de usar.

Há já algum tempo que se falava que o Spartan estaria a chegar ao Windows 10, mas esta data teimava em ser adiada. Agora, depois de toda a espera, o Spartan está disponível para todos os que estão a testar o mais recente SO da Microsoft.

A build hoje disponibilizada, a 10049, traz a primeira versão utilizável deste novo browser, ainda muito em desenvolvimento e propensa a problemas.

Esta é uma versão de testes que a Microsoft estava a usar internamente e que tem ainda algumas lacunas e falhas. Mas a verdade é que a base do Spartan está presente e podemos já usar funcionalidades como a Cortana, o Inking e a partilha de páginas, os modos de leitura sem distracção (Reading List e Reading View), e principalmente, o novo motos de browser que este inaugura.

Para terem já acesso ao Spartan os utilizadores precisam de ter o Windows instalado e estarem nas actualizações rápidas. Apenas desta forma a build 10049 vai ser instalada e todas estas novidades vão estar presentes.

Sim, existem mais novidades na build que agora foi tornada pública, mas a maior delas é sem qualquer dúvida a chegada do Spartan, numa versão utilizável e que todos vão poder testar!

Windows Insider

 

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    1. Avatar de Marco
      Marco

      A mim aparece a build 10049…a instalar. Alguém sabe se já há novidades para o surface rt? Sempre vai ficar descontinuado com o windows 8.1?

      1. Avatar de Glink

        Opah tanto quanto sei isso já foi confirmado pela MS, o RT está morto e não receberá o 10

  2. Avatar de Cris
    Cris

    Tem suporte do API do Chrom*?

  3. Avatar de WinFag
    WinFag

    Aqueles que já usaram, acham que rivaliza com os actuais Chrome e Firefox? Ou seja, que é mesmo uma alternativa a considerar?

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      Espero bem que sim, tanto o chrome como o Firefox já não me servem xD

  4. Avatar de jedi
    jedi

    ou é de mim, ou a interface parece-se muito com o safari? pelo menos foi que pareceu no video. lol

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Claro, completamente igual. Ctrl-C + Ctrl-V.

      Na verdade, nunca deves ter usado safari.

      1. Avatar de jedi
        jedi

        mesmo utilizando mac OS X, prefiro tanto opera ou firefox, ambos para trabalhar ou para lazer

  5. Avatar de RAP
    RAP

    O browser tem o nome “Project Spartan” e não apenas “Spartan”.

  6. Avatar de Mário
    Mário

    Boas,

    Ontem o meu windows 10 atualizou para a build 10049 e não consegui encontrar o Spartan.

    Alguém poderá dar-me um dica onde é que o encontro? estou curioso…

    Obrigado.

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Procura por ” Project Spartan ” basta escreveres que ele aparece.

  7. Avatar de okapi
    okapi

    Quanto ao Spartan ainda está muito verde, ainda tem muito que andar o melhor mesmo é aguardar pelos proximos desenvolvimentos. Pessoalmente, por agora não gostei.

  8. Avatar de Pedro Mendes
    Pedro Mendes

    Existe alguma forma de actualizar a Build no Windows Phone ou por agora não é possível? Já tentei algumas vezes mas nunca aparece a nova versão…

    1. Avatar de okapi
      okapi

      “The Windows 10 phone emulator won’t boot on Build 10049”

      Podes ver no link abaixo o desenvolvimento da entrevista, problemas encontrados e o que podem esperar os desenvolvedores.
      http://www.theregister.co.uk/2015/03/30/windows_10_build_10049/

    2. Avatar de rui cardoso
      rui cardoso

      No windows phone tens mesmo que esperar que esteja disponivel para o teu telemovel 😉 e ainda nao ouvi do project Spartan para windows phone :O

  9. Avatar de Marco
    Marco

    O browser está ainda muito leve e “limpo” e por isso a sua utilização também é rápida. Acredito que o produto final possa trazer boas surpresas. Quanto às guerras Apple vs Microsoft, este espaço não é para isso, são livres de comprarem o que quiserem, não critiquem tudo antes de haver algo concreto.

    1. Avatar de Ricardo Sal
      Ricardo Sal

      Dá lhe tempo, fizeram bem em reformar o internet explorer, acho o spartan um passo na direccao certa…ao abismo

  10. Avatar de Fernando Rodrigues
    Fernando Rodrigues

    Don’t feed the troll…

  11. Avatar de Fernando Rodrigues
    Fernando Rodrigues

    Penso que este esta versão está no mesmo estágio que o browser Vivaldi. A ver vamos…