França proíbe ministérios de usar o Microsoft 365 por medo de partilha de dados com EUA

32 Comentários

A utilização de serviços Cloud traz sempre aos utilizadores algumas questões de segurança, sempre associada ao acesso à informação. Todos os serviços garantem a privacidade, mas a verdade é que estes dados estão acessíveis.

É com base nesta ideia que França tomou agora uma decisão histórica e proibiu os seus ministérios de usar o Microsoft 365. A razão é simples e prende-se com a possível partilha dos seus dados com o governo dos EUA.

França Microsoft 365 Cloud EUA

Proibidos de usar o Microsoft 365!

Foi através de uma simples circular interna que a Direction interministérielle du numérique comunicou aos ministérios franceses a nova decisão. Todos passaram a estar impedidos de usar o Microsoft 365 (antes Office 365) desse momento em diante.

Este é considerado o departamento de sistemas de informação do Estado francês e controla o acesso a todos estes tipos de serviço. É assim normal que tenha a legitimidade de impor esta limitação agora anunciada.

Medo de partilha de dados com os EUA

De acordo com este departamento, o Microsoft 365 “não está de acordo com a doutrina de Cloud ao centro” e, portanto, exige que os funcionários públicos não usem a versão Cloud. Poderão usar o software Office, mas não a solução colaborativa na Cloud.

França Microsoft 365 Cloud EUA

Esta nova regra vem ao encontro do Cloud Act dos Estados Unidos, onde pode ser ordenado o acesso a dados armazenados na Europa por empresas americanas independentemente da sua localização. O governo francês teme que o Microsoft 365, hospedado no Azure, possa levar ao revelar de dados.

Soluções Cloud alojadas em França podem usar

A solução oferecida, para além do Office tradicional, passa pela utilização de serviços Cloud nacionais ou as soluções que tenham recebido o rótulo SecNumCloud, emitido pela Agência Nacional para a Segurança dos Sistemas de Informação.

Curiosamente, os funcionários públicos podem utilizar as ferramentas da Bleu, uma empresa criada pela Orange e Capgemini. Assenta numa estrutura com servidores franceses através da qual a Microsoft poderia oferecer serviços Microsoft 365 para esses funcionários.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Uma conclusão: óbvia.
    Naturalmente que os EUA utilizam-se de tudo para espiar os outros países.
    Só é um pouco ingénuo é o estado francês ter essa conclusão óbvia e não ter também a conclusão óbvia que não pode utilizar sistemas operativos da Microsoft/ Apple/ Google e de outras empresas que não sejam empresas 100% francesas com os seus funcionários previamente verificados. Na pior das hipóteses utilizar alguma versão no Linux aprimorado e despido de tudo o que não for realmente necessário, que seja suportado por uma empresa Francesa, ou, idealmente por uma empresa pública do estado francês para manter o suporte e desenvolvimento estável ao longo dos anos, sem perigo de quebra do mesmo, já que é o próprio estado a garanti-lo.

    1. Avatar de k
      k

      E entretanto aqui na Tugalandia nem sequer nos conseguimos livrar do Internet Explorer até muito recentemente, neste ano. Sim, o velho IE que já ninguem nem usa e é altamente desaconselhado usar por ser um queijo suiço de buracos na segurança. Todos os negócios neste país têm que mandar o ficheiro do saft com a faturação mensal para as finanças e até muito recentemente tiveram que o fazer atráves de uma aplicação em java que só corria no IE, porque literalmente mais nenhum browser o suporta, nem o Edge. Até a própria microsoft desaconselha já à anos o seu uso.
      Felizmente que recentemente até esse deixou de correr esse java e o governo foi mesmo obrigado a mexer-se, mas só mesmo assim.
      E isto é só uma pequena amostra dos sites do governo, muitos outros por aí fora a funcionar mal.

      Criar um SO de raíz por uma questão de privacidade, para nós, é mentira. E se fosse criado era porque alguém decidiu encher os bolsos e o produto final ia ser um desastre.

      P*** que p*** a tugalandia, somos mesmo uns tristes nestes assuntos. E mais triste ainda é que nem é por falta de conhecimento ou capacidade…

      1. Avatar de dr_jivagos
        dr_jivagos

        O saft continua a exigir o Java… Não mudou nada. E ainda há mais alguns serviços do portal da AT que requerem o Java.

  2. Avatar de Str
    Str

    Parecem-me represálias por causa dos submarinos franceses que os australianos chutaram para canto em favor dos EUA

    1. Avatar de João Neves
      João Neves

      🙂 algum e-mail entre ministérios franceses a gozar com os Australianos por irem adquirirem submarinos com problemas e que os americanos utilizaram como arma para mandar ao fundo os sub franceses.

    2. Avatar de José
      José

      Sem dúvida alguma. A França, ao longo da História, foi o país europeu que mais problemas provocou. Até nas guerras mundiais esteve metida até ao pescoço – a derrota mal digerida contra os prussianos em 1871, ficou-lhe atravessada até à I. G.M. Honra e glória, para eles os franceses, só houve com Napoleão que colocou a Europa a ferro e fogo! Já eles também espiam e não é pouco.

  3. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    O Zoom está proibido na administração pública francesa desde a famosa reunião via zoom dos ministros da defesa da união europeia do ano passado, onde um simples jornalista conseguiu aceder e assistir á reunião. A Microsoft também deixa imenso a desejar em termos de segurança.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Criar reuniões sem codigo qualquer pessoa com link consegue aceder, isso é assim em todas as plataformas, isso é falta de formação e não de segurança.

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Creio ser óbvio que a reunião tinha código, aliás, quando este acontecimento foi noticiado foi dito claramente de que forma o jornalista conseguiu descobrir a password de acesso á reunião, e é por esta mesma razão que está proibida a utilização de zoom na administração pública francesa.

      2. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Quem é que disse que a reunião não tinha código?
        Você pensa antes de escrever?
        Uma reunião de ministros da defesa de países membros da união europeia feita através de uma plataforma de vídeo conferência sem código? A sério?
        Tente informar-se e pensar antes de escrever ou falar.

    2. Avatar de zakarias
      zakarias

      Não foi essa reunião em que os links apareceram “por acaso” numa filmagem ?

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Já era altura da UE criar uma empresa que fizesse concorrência à GAFA… Nem que fosse para consumo europeu. Não haverá essa capacidade?
    Vistas curtas….

    1. Avatar de Pedro L
      Pedro L

      Há a Mojang …

    2. Avatar de Pedro L
      Pedro L

      esqueci-me. já foi comprada pela Microsoft

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    O texto foi traduzido?!

  6. Avatar de zeligx
    zeligx

    Esta questão do “software” que usamos ser americano ou chinês funciona da mesma forma que fizemos com o ouro, é uma perda total de soberania, já bôs dias que isto se passa sem ninguém se preocupar, salvo os israelitas que não brincam em serviço.
    Os franceses só descobriram agora? e os mails onde estão? e as fotos todas que tiramos onde estão?
    Quando a Europa acordar já é tarde.. a europa perdeu uma excelente oportunidade de estar à frente quando vendeu a Nokia à Microsoft, quando a Europa deixou ir a Nokia o que perdeu foi a liderança e a tecnologia e a soberania.

    1. Avatar de Um gajo aleatório
      Um gajo aleatório

      Salvo erro ou omissão, apenas a parte da Nokia que lidava com a produção de telemóveis foi vendida, tendo os restantes setores de desenvolvimento tecnológico ficado na mesma empresa, na Filândia.

  7. Avatar de jota
    jota

    Ou os EUA pedem desculpa rapidamente à França por lhes ter roubado o contrato de construção de submarinos, com a Austrália, ou tem que isto vá ser uma bola de neve!

  8. Avatar de Markito
    Markito

    Nenhum país deveria usar nada de software de outros país !!! Isso é lógico em termos de segurança nacional.

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Havia de ser bonito 😀

    2. Avatar de José
      José

      Nesse caso, outros ainda utilizariam uma ardósia.

    3. Avatar de zakarias
      zakarias

      As coisas que eu leio aqui …

  9. Avatar de SC
    SC

    Estamos a falar de estados mas o mesmo se pode passar ao nível empresarial. O acesso a informação (conhecimento) sempre foi o sucesso das empresas e dos estados. O mundo está a mudar…

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      não. o suporte da informação é que mudou mas o conceito mantem-se.

  10. Avatar de Digo Eu
    Digo Eu

    Usem Linux devidamente preparado e mantido por uma empresa nacional cujos funcionários foram devidamente investigados, e esse tipo de problemas ou desaparece ou diminuí largamente

    1. Avatar de Maresia
      Maresia

      Usa tu. Ninguém quer saber disso, nem que tu usas e estás muito contente com isso.

  11. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Para quem não sabe, o Microsoft 365 pode ser restringido a que os dados permaneçam apenas na EU e nunca possam ser copiados para outro lado, igual com Azure e com os principais serviços cloud dos principais players.
    Isto nada mais é que uma tentativa de retaliação ao caso dos submarinos.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      E acreditas nisso?
      Sério?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não acredito, tenho a certeza.
        Na empresa onde trabalho não só temos acesso bloqueado por geo location como temos uma sonda que monitoriza a origem e destino dos acessos a dados.
        Temos contratualizado que os dados de determinadas blobs não são movidos e caso sejam a Microsoft tem de pagar uma multa e sujeitar-se a uma queixa por infringemento do GDPR.
        Hoje em dia não se brinca com isso, ninguém se quer sujeitar.

  12. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    Já Portugal confia plenamente e vai colocar grande parte dos seus sistemas nas clouds Americanas (AWS, Azure, Google):
    https://tic.gov.pt/pt/web/tic/-/estrategia-cloud-da-administracao-publica

  13. Avatar de José
    José

    Como sabemos os franceses são uns santinhos! Conheço relativamente bem a História de França, não constam por lá há muitos momentos de paz em relação aos outros, pelo contrário tomou pela força bruta outros reinos e povos que nada tinham a ver com a França, país que por sinal tão púdico em relação a Portugal e outros, mas que mantem, ainda, colónias ultramarinas, algumas das quais no Pacífico. Esta dos submarinos, caiu-lhes mal, sairam pelo lado errado.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Verdade.
      No caso dos submarinos tb se puseram a jeito.