Edge bate completamente o Chrome em testes de bateria

63 Comentários

Apesar de todos os esforços por parte da Microsoft em conseguir potenciar o seu novo browser Edge, a verdade é que os utilizadores continuam a preferir o Google Chrome.

A Microsoft já mostrou que o Edge é o melhor browser para vídeo, que é 112% mais rápido que o Google Chrome e recentemente até mostrou que o Chrome consome mais bateria. Apesar das melhorias recentes do Google Chrome, a Microsoft reafirma que o browser da Google é um tormento para as baterias dos portáteis.

Edge-vs-Chrome_thumb


A Microsoft e a Google têm vindo a trocar algumas acusações no que diz respeito ao consumo de bateria dos seus browsers. A Opera também entrou na “discussão”, mas quem tem ganho no meio disto tudo são os consumidores.

Depois da Microsoft ter realizado um conjunto de testes para mostrar até que ponto um browser influencia na autonomia da bateria de um PC, a Google respondeu com o lançamento do Chrome 53 que introduziu melhorias na interface e, mais importante, melhorou o consumo de energia para os utilizadores do Windows 10.

A Microsoft não ficou convencida e voltou a realizar um vídeo que comprova que de facto o Edge é melhor a este nível. Ora vejam o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=28&v=sHeAa4fzVNQ

No vídeo pode ver-se que foram utilizadores quatro equipamentos iguais, cada um com um brower diferente. Em termos de resultados, o equipamento onde foi usado o browser Edge (atualizado da versão Windows 10 Anniversary) garantiu uma autonomia de 8h47min6s.

Curiosamente o Chrome ficou atrás do Opera que consegui uma marca de 7h8min58s. De acordo com os resultados, o Firefox é o browser que garante pior autonomia.

edge_01

Tal como o fez no passado, a Microsoft partilhou também um gráfico onde facilmente se pode ver a autonomia de acordo com o browser usado. Como podemos ver pela imagem, o Microsoft Edge ganha a todos os seus concorrentes directos.

No caso do Chrome percebe-se que este não tem a melhor optimização aquando da utilização da GPU.

WebdriverResults2

Este é mais um teste que mostra que de facto o Edge poderá ser um dos melhores browser da actualidade a este nível. Com o grau de popularidade do Chrome não será fácil que os utilizadores o troquem pelo browser da Microsoft, mas quem sabe, com esta “publicidade” muito positiva, quem sabe se não passará pelo menos a ser uma alternativa.

Já usou o edge alguma vez? Qual a sua opinião?

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Detesto o Edge, das vezes que usei foi para fazer dowload do Chrome. Um browser com splash screen? Lento como tudo a iniciar.

    1. Avatar de José
      José

      Lento? Nos meus pcs é de longo o mais rápido, qualquer um! Custou-me a habituar usava o Firefox, mas este browser é de facto muito bom. Não me desfiz do Firefox, mas cada vez mais uso o Edge. O Crome nunca me convenceu, simpesmente não gosto.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Muito difíficl largar o Chrome mas estou tentado a mudar para o Edge porque de facto é bem mais rápido, ocupa menos RAM que o chrome (que é ridículo neste aspecto) e tem funcionalidades por exemplo no Surface que são imbatíveis. Com o tempo e com a saída de novas extensões acho que vai ao sítio. Em relação a ser lento ao iniciar? Para mim é o mais rápido, é quase instantâneo.

      1. Avatar de JOSÉ MORAIS
        JOSÉ MORAIS

        Usava o Chrome até surgir o Edgar. ESPECTACULAR !

        Chrome ? Já foi …

        1. Avatar de JOSÉ MORAIS
          JOSÉ MORAIS

          …correcção EDGE !

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      Fizeste muitos downloads do Chorme?Deve ser por ser bom.

  2. Avatar de Uno
    Uno

    Uso atmbém o Edge, mas concordo que n é facil largar o chrome

  3. Avatar de Ricardo Morgado
    Ricardo Morgado

    Uso o Chrome há cerca de 5 anos e nunca tive problemas. Neste momento posso dizer que nenhum outro browser me chama a atenção.

    E para além disso, já estou habituado às ferramentas de programador do Chrome e não me apetece mudar para outras.

    E, por último, se por algum motivo eu precisar de estar quase 9 horas a ver um stream, eu ligo o meu computador à corrente e a bateria não é um problema.

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    O Edge é realmente muito bom!

  5. Avatar de Cruz
    Cruz

    lembrem-se sem o Edge nao se consegue o Chrome nem os outros, portanto o Edge é o mais importante de todos, não se conduz sem carta de conduçao.

    1. Avatar de Coiso
      Coiso

      realmente isso está bem pensado pois não existem pen usb nem discos externos onde colocar o “.exe” do chrome ou do ópera ou do firefox ou de outro qualquer…

      mete mais tabaco nisso

    2. Avatar de Theboice
      Theboice

      Tens a certeza? Se puderes explica isso melhor…

    3. Avatar de ruca
      ruca

      A sério, as coisas que tu não sabes……

  6. Avatar de Dark Mode
    Dark Mode

    Se mudarem o nome para GEdge ou iEdge talvez o pessoal acredite…

    1. Avatar de FilipeOS
      FilipeOS

      hahahaha deviam-te dar uma medalha
      +1

  7. Avatar de irlm
    irlm

    firefox, sempre….

  8. Avatar de Joao Rios
    Joao Rios

    Chrome e Firefox sempre , Edge continua sendo apenas o que o I.E. sempre foi , um excelente Chrome downloaded ….nada mais

    1. Avatar de José
      José

      Anda muito enganado meu caro! Nada a ver mesmo, é como confundir a beira da estrada com a estrada da Beira! Não deve ter experimentdo ultimamente.

  9. Avatar de Patricio Paixão
    Patricio Paixão

    O Vivaldi, para mim, melhorou muito o tempo autônomo em meus notebooks – não obstante tendo não entrado em discussão. Não sei lhes dizer o quanto ganhei, mas foi ligeiramente superior. Eu utilizo o Edge em alternativo; ele, porém, tem bugs quase infantis e trava outras aplicações abertas.

  10. Avatar de Ze João
    Ze João

    Em computadores antigos esqueçam o Chrome, Tenho um com 10 anos com 2gb de ram e um T7200 gráfica Intel GMA 950, o chrome a ver videos a 1080 borrasse todo já o Edge conseguiu reproduzir o video sem se borrar todo isto no youtube.

  11. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Meus amigos,sobre o Google Chrome,esperem até ver daqui a 2/3 semanas e depois conversamos—»(http://www.infoworld.com/article/3118767/javascript/chromes-v8-javascript-engine-gets-a-tuneup.html.Quando) surgir a versão 54(a estável),do Google Chrome vão ser notórias as melhorias no browser,vocês irão ver.Um abraço e bom artigo,Pedro Pinto. 🙂

  12. Avatar de Yu
    Yu

    O edge é bom para certas coisas. Quando necessitas de algo mais para além do básico, aí o Chrome bate pontos pela versatilidade, como por exemplo a ter uma extension para ad blocker.

    1. Avatar de Anon
      Anon

      Por favor informa-te. Já existem extensões(como adblockers) para o edge desde o UA.

    2. Avatar de José
      José

      O Edge também tem! Verifique bem. Portanto, não é por aí.

    3. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      O Edge tem Ad Blocker Plus..

      1. Avatar de Pats
        Pats

        E o teu lumia ja recebeu o snapchat? Nem o facebook tem app para wp

        1. Avatar de Joao qualquer cena
          Joao qualquer cena

          Facebook tem app para w10m..

        2. Avatar de Aguamenti
          Aguamenti

          Tens Facebook, Messenger e Instagram oficiais no W10M. Informa-te, sim? 😉

        3. Avatar de Ricardo Raimundo
          Ricardo Raimundo

          Escreve com acentuação pá!

        4. Avatar de Bruno Coimbra
          Bruno Coimbra

          Pats…necessitas de uma atualizacao, deve-te faltar a aplicao ”brain” e a outra que permite tirar os filtros (palas) dos olhos, vai la sacar essas e depois vem falar.

    4. Avatar de João carlos
      João carlos

      Sabes que o Edge já tem extensões e tem o ad block? Ou falas apenas por falar, sem saber do assunto?

    5. Avatar de Vitor
      Vitor

      Amigo andas muito “atrasado”…também existe o AdBlocker para o Edge! Além de que essa app passou a VENDER PUBLICIDADE…só bloqueia quem não paga!!

    6. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Ja tens extensões para o edge desde o redstone update! E mesmo assim antes ja havia maneira e ter add block no edge!

  13. Avatar de Aguamenti
    Aguamenti

    Offtopic: Plex for Windows 10 é agora uma app universal, inclusive com integração da Cortana. Não há apenas apps a sumir, também as há a somar. 😉

    1. Avatar de Bruno Coimbra
      Bruno Coimbra

      Mas isso nao gera polemica….isso nao permite comentarios d morte de fim de vida….sao linhas editoriais diferentes infelizmente

  14. Avatar de jorge
    jorge

    Edge: o botão direito do rato não tem pesquisar

  15. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    Não será essa de certeza a razão que irei mudar de browser. 99% trabalho ligado à corrente sem a bateria, por isso não me incomoda. Se é com esse pretexto que a microsoft está a tentar convencer os users amudarem, então é melhor pensarem numa outra estratégia.

  16. Avatar de Rui
    Rui

    Continuo a utilizar o firefox por comodidade e por causa de ter a versão portable, que para mim é fundamental. Mas apesar disso eu já utilizei desde que saiu o windows 10 e não tenho a menor dúvida que o Edge dá uma tareia a qualquer outro browser, excepto nas extensões (que já está a ser resolvido).

    O Edge é lento? Não sabem o que estão a dizer, ainda por cima utilizadores do caracol Chrome! Instalem o Edge (não confundir com o Internet Explorer que não tem nada a ver com o Edge), o firefox, chrome, opera, etc e depois vejam lá qual é mais rápido! Não há comparação possível! Mas para já para mim é muito mais importante ter uma versão portable, com os certificados necessários sempre na ponta da pen! 🙂

  17. Avatar de Vitor
    Vitor

    O Edge é o meu browser… e com a vantagem de não necessitar de outros para o baixar e instalar!!

  18. Avatar de Vitor Correia
    Vitor Correia

    No dia em que o Edge existir em Android para poder sincronizar com o pc, mudo novamente para o Edge. Concordo que é o mais rápido atualmente, usava o chrome e de facto o chrome é muito pesado em máquinas mais antigas. Uso o firefox por motivos profissionais e acabei por ficar a usar o firefox a nível pessoal já que existe em Android também. Não prescindo da sincronização entre equipamentos, uso vários equipamentos diferentes ao longo do dia, desde smartphone, tablets, portáteis até ao desktop por isso é impensável não poder sincronizar toda a minha utilização…

  19. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Como sou programador, ninguém bate o chrome a nível de ferramentas de desenvolvimento

  20. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    lol tanto pessoal a dizer que n gosta do edge. Duvido que tenham experimentado realmente. As diferenças de velocidade são dificilmente preceptiveis (se é que são preceptiveis) e o browser é mesmo melhor na bateria.

    Mas não, implementou-se esta cultura de falar mal do edge por causa do Ie (já la vem desde o ie 8) só porque sim. Parece inteligente falar mal do edge, por isso vem-se para os blogs comentar nesse sentido.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Tens toda a razão, sabes que grande parte das pessoas são “ovelhas”, seguem outros para fazer parte da sociedade.
      Sempre usei o Chrome, mas desde que surgiu o Edge desinstalei o chrome para bem do portátil.

  21. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Só no dia em que estiver disponível para Android, pois a sincronização é realmente importante para mim.

  22. Avatar de Nuno
    Nuno

    Edge, o que ainda falta:
    Browser sync entre vários pcs;
    Ver histórico das página visitadas pelos vários pcs
    Procura com o botão direito do rato;
    Ferramentas de desenvolvimento;
    Bing com procura em páginas PT Portugal;
    Barra de acessos rápidos a sites;
    etc, etc, etc

    1. Avatar de José
      José

      O browser sync tem, inclusive com o telemóvel, e tablet. Histórico, nunca experimentei, porque nunca o mantenho activo em lado algum e seja lá que navegador for. Procura com o botão direito faz onde tem “colar e procurar”. Ferramentas de desenvolvimento não uso. Bing com paginas de Portugal, tem, tal qual o fazemos no google, é só optar. Barra de acessos rápidos também, basta optar e colar o que pretendemos ter acessível. Portanto, estou em condições de confirmar que tem 95% do que de não ter. Só não confirmo os outros 5% porque não uso e nunca experimentei ç.

    2. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Nuno, o que ainda falta: saber do que está a falar.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        José, obrigado pelas respostas mas há aqui umas diferenças de interpretação sobre alguns pontos:
        1. Procurar, é feito pelo accionamento do motor de busca para procurar páginas onde a expressão exista; Ora ir à barra de endereços fazer colar e seguir não é a mesma coisa;
        O Bing só agora confirmei, depois de ler a sua resposta, me aparece com a língua e a procura em português de Portugal.
        2. Barra de acessos rápidos, não precebi a sua resposta;
        3. Browser sync, vou testar, mas sim, já vi que a opção existe.

        1. Avatar de Bruno Coimbra
          Bruno Coimbra

          A procura pode ser feita na barra de endereço que vai utilizar o motor de busca..nao entendo o que procura, alem de que pode utilizar”perguntar a cortana” que basicamente faz o mesmo utilizando o motor de busca da cortana.
          A barra de acesso rapido existe e é personalizavel..
          Browser syn entre todos os dispositivos com edge…eu tenho portatil surface e lumia…tudo sync

  23. Avatar de Rui Carriço

    Só falta mesmo uma extensão para domar o Youtube. E mais uns retoques e está perfeito, já é o meu browser em todos os dispositivos.

  24. Avatar de Chico
    Chico

    Se eu tivesse o cancro do Windows10 talvez usasse..agora assim..qual edge qual carapuça

  25. Avatar de Henrique
    Henrique

    Esta noticia já foi publicada à vários meses e microsoft não publicou os parametros do teste. A Google tb fez um teste em que apresentou os parametros usados e deu que o Edge gasta mais energia.
    Cá para mim a Microsoft tem alguma coisa a esconder

    1. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Não acreditas nos testes da MS, mas acreditas nos dá Google, cada um favorecendo o seu browser. Mais parâmetro, menos parâmetro, jamais uma empresa iria publicar algo a dizer que o seu produto não é melhor que 1, 2 ou todos os outros concorrentes. Moral da história: o verdadeiro teste é feito por nós, users, com os melhores parâmetros de todos: a utilização pessoal que fazemos da Internet.

  26. Avatar de jafoste
    jafoste

    Pois claro… o edge é um software fraco em termos de ferramentas em relaçao aos outros,
    nem um gestor de favoritos tem, para se exportar favoritos.. pfff

  27. Avatar de Solucionador
    Solucionador

    Edge, um browser que em 2016 ainda não tem um processo para cada tab? Ok. Até o Firefox já tem. E Edge mais rápido em quê mesmo? Estou neste momento com os 2 browsers abertos lado a lado e a diferença é nula. Com o Edge não consigo sincronizar tudo no meu telmóvel e com o Chrome sim (até o FF). Portanto qual é a vantagem do Edge?

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      O único browser atualmente que não separa os tabs por threads é o Firefox, e só irá ter na versão 49, se tudo correr bem. O Edge sempre fez isso, o que não é de estranhar porque o IE 8 foi o primeiro browser a ter essa novidade.

      E o teste não diz que é mais rápido, diz que gasta menos bateria. Em termos de velocidade andam todos ela por ela, não há diferenças perceptíveis entre browsers atuais.

      Quanto à sincronização, completamente de acordo, desconfio que a única solução é um dia haver um Edge para o Android e até mesmo para o iOS. Noutros tempos eu diria que nunca na vida iria acontecer, mas da forma como a Microsoft atualmente suporta o Android e o iOS é daquelas coisas que nunca se sabe.