5 subsistemas Linux que estão na loja do Windows 10

31 Comentários

“Microsoft Loves Linux”… já dizia o slogan! A verdade é que cada vez mais a empresa de Redmond aposta no Linux e isso é uma boa notícia para o utilizador final. Atualmente, são já 5 os subsistemas Linux que podemos entrar na loja de aplicações do Windows e que dão outro poder ao sistema da Microsoft.

Saiba quais subsistemas Linux que já estão disponíveis.


São 5 os subsistemas Linux que estão disponíveis gratuitamente na loja de aplicações do Windows 10. Tendo um destes subsistemas instalados, o utilizador do Windows 10 ganha o poder do terminal e, segundo a própria Microsoft, ainda há muito trabalho a ser desenvolvido.

 

Quais são os subsistemas Linux que estão no Windows 10?

Se pesquisarem na loja de aplicações do Windows 10, vão poder encontrar os seguintes subsistemas Linux:

 

Como usar?

Instalar e usar um subsistema Linux no Windows é relativamente simples. Para tal basta que ativem o WSL, executando o comando seguinte numa janela de Power Shell, com permissões de Administrador.

Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName Microsoft-Windows-Subsystem-Linux

Em seguida, procurarem na loja de aplicações pelo subsistema que pretendem instalar e depois é só carregar em Obter.

Depois de instalado é só carregar em Iniciar para que o subsistema se inicie.

Em seguida, devem criar um utilizador e indicar a respetiva password. E está feito!

Nesta caso o vosso Windows 10 passa a ter todo o poder do terminal do Debian (Há muitos tutoriais no Pplware com comandos Linux que podem usar).

Leiam também…

Tutorial: Aceda ao Windows 10 remotamente via SSH

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando
    Fernando

    Que artigo interessante! /s

  2. Avatar de fernando
    fernando

    Muitíssimo bom ter um destes subsistema linux instalado em nossa máquina ( W10), pois no dia a dia, no meu caso muitas das vesses tenho que acesar sistemas AIX via ssh, e não preciso ter uma VM com Linux a correr nela. Além de usar o “SSH”temos ainda vasto recursos o qual podemos aproveitar.

  3. Avatar de arc
    arc

    P Pinto, isso é bom para é para Docker.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tens de fazer uns artigos sobre Docker 🙂

      1. Avatar de arc
        arc

        Nem sei como a admin do pplw deixou passar tanta info (eheh)

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Vou ver se ainda cabe aqui na minha memória 😀

          1. Avatar de cmariano
            cmariano

            Se não couber, eu mandou-te um disco externo ou empresto-me uma conta OneDrive4B com os GB que quiseres……

      2. Avatar de Carlos Rino
        Carlos Rino

        Também gostava!

  4. Avatar de arc
    arc

    Ja viste ali ao lado?

  5. Avatar de Corvo
    Corvo

    isto basta instalar via store e corre logo como dual boot?! ou há passos a seguir para tal se suceder?

    1. Avatar de André Fontes
      André Fontes

      Não.É um subsistema dentro do Windows que te permite usar a bash de Linux dentro do Windows
      Digamos que é uma espécie de “emulação” da bash dentro do Windows.

      1. Avatar de André Fontes
        André Fontes

        Dual boot é outra coisa,são dois sistemas independentes que correm lado a lado.

        1. Avatar de Corvo
          Corvo

          obgd pela explicação ppl!… pensei que fizesse basicamente o que em tempos o Ubuntu fazia!… digamos que tinha um programa que instalava “via windows” um sistema que corria como dual boot!… era instalar e o proprio programa encarregava de fazer o resto… penso que fiz isso com o mint tb! acho k isso já nem existe mais!..

  6. Avatar de Paulo Ricardo
    Paulo Ricardo

    Posso ter mais de um subsistema linux no meu windows 10?

  7. Avatar de Filipe
    Filipe

    Qual é a diferença entre estes 5 sub-sistemas e aquele que já vem integrado no windows 10, “Bash on Ubuntu on Windows”?

  8. Avatar de Zeze
    Zeze

    O tamanho da instalação é igual ao instalado numa máquina unicamente com Linux? Há também disponível o Fedora?

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Mas aqui fala no Kalie no Debian tb, por isso fiquei na mesma…

      2. Avatar de cmariano
        cmariano

        Esse link tem mais de um ano. Vê este aqui que apresenta as novidades do WSL que estarão presentes no Windows 10 Build 1803…

        https://blogs.msdn.microsoft.com/commandline/2018/03/07/windows10v1803/

  9. Avatar de Cruz
    Cruz

    É por isto que a microsoft é superior em todos os aspectos. é unica empresa inovadora do mundo.

    1. Avatar de informado
      informado

      Inovadora?? Mas eles copiam tudo e escrevem o código com defeitos,,, cheio de buracos…O Windows precisa de: Anti-vírus; Anti-trojan; Anti-Worm: Anti-rootkit … … O Windows destroi o computador. E mesmo com esses antis todos continua a funcionar mal…

      1. Avatar de Maria Josefina
        Maria Josefina

        Se a estupidez matasse……

      2. Avatar de Bruno Rohr
        Bruno Rohr

        Simples, transforme qualquer distro linux no Sistema Operacional mais utilizado no mundo e você também precisará d Anti-Vírus; Anti-Trojan;etc….

  10. Avatar de Joel
    Joel

    Quando ligo o PC nunca dá para iniciar o debian tenho sempre de ir ao Power Shell á maneira de ficar sempre ativo?

  11. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    “Instalar e usar um subsistema Linux no Windows é relativamente simples. Para tal basta que ativem o WSL, executando o comando seguinte numa janela de Power Shell, com permissões de Administrador.
    Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName Microsoft-Windows-Subsystem-Linux
    Em seguida, procurarem na loja de aplicações pelo subsistema que pretendem instalar e depois é só carregar em Obter.”

    Sim, pois… Linhas de comando para uma simples instalação… Assim, não vão lá… Enquanto não resolverem o problema das linhas de comando, Linux vai ficar confinado a uma parcela muito marginal de utilizadores… Ah, e eu já usei Linux Ubuntu durante dois anos e detestava ter de recorrer a linhas de comando para realizar algumas tarefas simples que no Windows basta clicar num botão… Recorrer a linhas de comando era algo que odiava ter de fazer no tempo do DOS… Sim, no tempo do DOS é que tínhamos de andar nisso!

    1. Avatar de Orlando
      Orlando

      Linha de comando não é um problema, é uns característica

    2. Avatar de Hugo Lopes Antunes
      Hugo Lopes Antunes

      Mas a linha de comando é o que torna facil usar no linux. Para instalar um software como o libreoffice nele basta uma linha de codigo, nada mais fácil. Recomendo é aprender primeiro a mexer no linux dentro de uma maquina virtual, assim pode fazer os erros que quiser sem problema