ZoneMinder – Plataforma gratuita para Vídeo vigilância

26 Comentários

Disponível para Linux, com suporte para o Raspberry PI

Com o aparecimento dos minis-PCs,  as plataformas de Vídeo vigilância ganharam destaque uma vez que podemos implementar um completo serviço de Vídeo vigilância a baixo custo. Há cerca de 4 anos, apresentamos aqui o ZoneMinder – uma plataforma opensource que permite gerir uma ou várias câmaras de vídeo, nos mais diversos cenários.

Uma vez que vamos apresentar uns tutoriais interessantes, nesta área, nos próximos dias, aproveitamos hoje para vos dar a conhecer melhor o ZoneMinder.

zon_00

O ZoneMinder é uma fantástica plataforma para capturar, analisar, gravar imagens/vídeo e  também gerir os dispositivos responsáveis por essa captura (ex. câmaras de video). Esta plataforma oferece ainda um sistema de detecção de movimento, com gravação de imagens, podendo assim aumentar o segurança do cenário monitorizado, como por exemplo, Vídeo vigilância da nossa casa, do nosso carro.

zon_01

Tudo o que sejam eventos, estes são representados numa timeline, dando assim ao utilizador uma visão geral de todo o sistema.

zon_04

Ainda relativamente ao eventos, estes podem ser representados também através de thumbnails.

zon_05

Para visualização correcta das imagens das câmaras é necessário que o Linux as reconheça devidamente e estejam abrangidas pelo driver UVC (USB Video Class) com V4L (Video for Linux).

Podem consultar aqui uma lista de hardware suportado.

Principais características
  • Suporte para qualquer distribuição Linux (incluindo as distros para o Raspberry PI)
  • Suporta para câmaras USB e câmaras IP
  • Suporta para Pan/Tilt/Zoom, recorrendo a um diverso conjunto de protocolos
  • Aplicação feita em C++, perl e php
  • Base de dados MySQL
  • Deamons de captura e análise de vídeo permitindo redundância em caso de falha
  • Possibilidade de definir várias zonas de interesse, com vários graus de sensibilidade
  • Interface web
  • Suporte de vídeo em directo em mpeg e com várias imagens em jpeg
  • Suporte de replay de eventos, juntamente com diversas estatísticas
  • Notificação de eventos por email incluindo imagens dos acontecimentos
  • Suporte de ecrã com as várias câmaras
  • Possibilidade de upload automático dos eventos para servidores FTP, para backup.
  • Suporte multi-utilizador
  • Multi-língua
  • Suporte para executar outras aplicações, consoante um determinado evento
  • Suporte para dispositivos moveis
zon_06 zon_07 zon_08

O ZoneMinder pode ainda ser integrado em sistema de automação de edifícios, tendo suporte para o protocolo X.10, entre outros.

zon_02

Como referido, a partir da Interface WEB podemos controlar uma ou várias câmaras.

zon_03

Este é sem duvida um projecto muito interessante e simples de implementar. Nos próximos dias vamos ensinar como instalar o mesmo numa máquina com Linux, num Raspberry PI e também ensinar como podem aceder a esta plataforma fora da vossa rede local .

Homepage: ZoneMinder

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco
    Francisco

    dá para instalar no cartao para o rpi, e usa-se a cam do rpi ?

  2. Avatar de João
    João

    Existe algo parecido mas para android? Fazer stream com um tablet e visualizar o stream através de um site?

    1. Avatar de navega
      navega

      airdroid…

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        no airdroid só consegues tirar foto com a câmera..

  3. Avatar de NewJ
    NewJ

    Essa lista de hardware compatível está um bocadinho obsoleta.. Esta é uma área em grande velocidade de evolução pelo que estão sempre a surgir modelos novos como muito maior resolução vs fps.. Mas é sempre bom dar a conhecer soluções..

  4. Avatar de luis
    luis

    fico aguardar os tutoriais de instalação 😀 keep going!!!

  5. Avatar de maneca
    maneca

    Muito bom!

  6. Avatar de ricardosms
    ricardosms

    Já implementei sistemas com o zoneminder (desde 2004 que o faço) e funciona muito bem. Apesar do preço das cameras IP ainda ser elevado este software apresenta-se como uma excelente solução.
    Um headless server barato com ZM suporta na boa 10 cameras com análise de movimento.

    1. Avatar de Joseildo Silva
      Joseildo Silva

      Ricardo Bom dia, será que você mim passaria seu contato pra mim tirar umas duvidas com você?
      agradeço…

  7. Avatar de anon
    anon

    Pode ser que com isto consiga apanhar os ciganos que andam a cortar os cabos da gasolina dos carro antigos.

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    Já agora, para videoconferência com partilha de desktop e em Linux, o que me sugerem?
    Obrigado.

  9. Avatar de Ro301
    Ro301

    Precisamos de saber que camaras são adequadas para filmar fora de casa e se é possível ter o sistema ligado sem ter um pc a funcionar 24h por dia.

  10. Avatar de lmx
    lmx

    Desde já as minhas desculpas pelo off topic…

    Preciso de comprar um router com alguma urgência.. 🙁

    Precisava de adsl/adsl+, voip pelo menos para um telefone , wireless de preferência N, e algumas portas ethernet, de preferência gigabit…
    bom…se tiver porta usb para disco ou pen melhor, mas se não tiver…paciência

    Alguém me consegue dar uma opinião??

    Pensei nos microtik, mas não encontro adsl, e o voip tenho que comprar a fxs

    Alguém pode ajudar?

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Para mim o Fritzbox, apesar do preço é uma solução excelente para ADSL, ADSL+, voip e muitas outras funcionalidades. Utilizo à vários anos.

    2. Avatar de Rfas
      Rfas

      Draytek, sem dúvida,é caro mas bom!

    3. Avatar de lmx
      lmx

      boas..

      obrigado pelas sugestões 😉

      Fritz ja conhecia, são caros mas são bons, draytech não me lembrava dessa marca…mas parecem ser bons…mas os preços…

      encontrei algo barato(ainda não comprei :S )…agora resta saber se tenho que andar sempre a fazer reset :S

      Um tplink TD-VG3631 a volta de 80€…depois devo por openwrt

      se encontrasse um draytech baratucho, se calhar avançava, ou outro melhor…

  11. Avatar de quim
    quim

    e aplicação para iOS? isso é que era de valor.

  12. Avatar de L Marques
    L Marques

    Boas, tenho a funcionar o zoneminder no Raspberry com 2 câmaras ip sem problemas . Pelo que me apercebi até 4 ainda aguenta. Já adquiri um 2º Raspberry para implementar a mesma solução noutro local + sistema de rega para 4 zonas pelo GPIO .Até agora tenho registados 700 eventos , média 10segundos cada e num cartão de 16GB com o PIPAOS e Zoneminder está a ocupar 1.1GB. 5 estrelas no acesso via ssh e web .

    1. Avatar de Fernando Ideias
      Fernando Ideias

      L Marques, Tem algum tutorial ou algum tutorial por onde se orientou.

      Pretendo implementar exactamente o mesmo sistema que descreve, se fosse possivel divulgar um tutorial sobre o mesmo era excelente.(hardware incluido)

      So uma nota, assumo q o sistema de rega tb é automatizado pelo raspberry, certo?

      Desde ja obrigado.

      1. Avatar de L Marques
        L Marques

        Boas ,
        zoneminder- tem por exemplo este link:
        http://ylegoff.com/2014/03/02/zoneminder-raspberry-pi/

        e para o sistema de rega já instalei e simulei com leds, falta a placa com relés pode explorar o link:

        https://github.com/rszimm/sprinklers_pi/wiki

        1. Avatar de Fernando Ideias
          Fernando Ideias

          Luis Obrigado, irei explorar.

  13. Avatar de Ricardo Gouveia
    Ricardo Gouveia

    Fico a espera do Tutorial 🙂

  14. Avatar de maneca
    maneca

    Para quando o tuto linux? 🙂

  15. […] instalar o ZoneMinder no Raspberry PI basta que execute, simplesmente, o seguinte comando (uma vez que o […]

  16. Avatar de Jeová Chagas Lino
    Jeová Chagas Lino

    Como faço para extrair gravações anteriores no zoneminder?