ZoneMinder – Video vigilância de borla!

40 Comentários

Zoneminder é uma aplicação opensource que permite adicionar várias câmaras de vídeo, podendo assim usufruir de um circuito fechado de televisão (CCTV) ou apenas de uma simples câmara para vigiar os animais domésticos.


Esta aplicação possui ainda um sistema de detecção de movimento com gravação de imagens, podendo assim melhorar a segurança de diversas instalações.

Para visualização correcta das imagens das câmaras é necessário que o Linux as reconheça devidamente e estejam abrangidas pelo driver UVC (USB Video Class) com V4L (Video for Linux).

Podem consultar aqui uma lista de hardware suportado.

As principais características desta aplicação são:

  • Corre em qualquer distribuição de Linux
  • Suporta câmaras de vídeo, câmaras USB e câmaras IP
  • Suporta Pan/Tilt/Zoom caso as câmaras tenham essa opção

  • Aplicação feita em C++, perl e php
  • Base de dados MySQL
  • Deamons de captura e análise de vídeo permitindo redundância em caso de falha
  • Possibilidade de definir várias zonas de interesse, com vários graus de sensibilidade.

  • Interface web
  • Suporte de vídeo em directo em mpeg e com várias imagens em jpeg
  • Suporte de replay de eventos, juntamente com diversas estatísticas
  • Notificação de eventos por email incluindo imagens dos acontecimentos.
  • Suporte de ecra com as várias camâras

  • Possibilidade de upload automático dos eventos para servidores FTP, para backup.
  • Inclui suporte bidireccional do protocolo de automação de casa, X.10, possibilitando por exemplo acender luzes quando é detectado movimento.

  • Suporte multi-utilizador
  • Multi-língua.
  • Suporte para executar outras aplicações, consoante um determinado evento.
  • Suporte para dispositivos moveis.

Pequeno tutorial de instalação do zoneminder para ubuntu:

  1. Instalar o pacote do zoneminder e todas as suas dependências através do seu gestor de pacotes preferido
  2. Correr o seguinte comando na consola para instalar o ficheiro de configuração para o apache:
  3. sudo ln -s /etc/zm/apache.conf /etc/apache2/conf.d/zoneminder.conf
  4. Reiniciar o apache
  5. sudo /etc/init.d/apache2 force-reload
  6. Para que o zoneminder tenha acesso as configurações de video é necessário adicionar o utilizador www-data ao grupo video, com o comando:
  7. sudo adduser www-data video

Depois de executarem todos os comandos anteriores, já podem configurar o zoneminder através do endereço:

http://127.0.0.1/zm

Licença: GNU GPL
Sistemas Operativos: Linux
Download: Zoneminder 1.24.2 [942.89KB]
Homepage: Zoneminder

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dude
    Dude

    Muito bom software, só é pena não dar para Windows

    1. Avatar de DCA
      DCA

      Pena? Porquê?
      Queres que um sistema crash a meio de uma filmagem de um assalto? Estabilidade é com sistemas linux!

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        llllllllllllllllooooooooooooooooollllllllllllllllllll

        Adoro estes comentários, mesmo que sejam tendenciosos e/ou de fan boys.

        😀 😀 😀

        Viva o Linus

  2. Avatar de B80
    B80

    Muito interessante!

  3. Avatar de quackkid
    quackkid

    muito potencial sim senhor! mais um ponto pro linux! =)

  4. Avatar de iwantolearn
    iwantolearn

    Funciona com webcams?

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      yep!

    2. Avatar de DoContra
      DoContra

      «Suporta câmaras de vídeo, câmaras USB e câmaras IP»

      Uma webcam não se enquadra na descrição acima?

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Mete a arrogancia no cu. Ela não te serve de nada. Nem toda a gente tem de saber tanto como tu.

        1. Avatar de Ivan Silva
          Ivan Silva

          Bem dito, sim senhor…

  5. Avatar de Luis Leite
    Luis Leite

    Muito interessante, em vez de andar-se a procura de software gratuito para windows, pode-se usar isto.

    Haverei de testar um dia destes.

    Cumprimentos

  6. Avatar de E.Gil
    E.Gil

    Algum programa deste tipo “de borla” para o Xp?

  7. Avatar de Redin

    Sempre podem usar o Webcamxp que é a melhor ferramenta de videovigilancia que conheço e com interface em Português.

    http://webcamxp.com/home.aspx

    Cumprimentos.

    1. Avatar de LeoGTR
      LeoGTR

      Saudações!!

      É bom sim senhora, du best.
      E de uso livre para utilizadores domésticos, com ferramentas mais que suficientes para manter-mos os nossos pertences debaixo de olho.

    2. Avatar de STP
      STP

      E quê, tu ofereces mo?

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Traduz-me lá isso em miúdos que eu não percebi!

  8. Avatar de tunes
    tunes

    agora pergunta de quem tem mac OS =P

    nao ha disto para mac?

    obrigado

    1. Avatar de Nuno Mata
      Nuno Mata

      Se vires no site oficial, esta versão é também para mac

      1. Avatar de tunes
        tunes

        diz? =| estive no site e nao vi. de qlq das formas vou experimentar entao

        1. Avatar de tunes
          tunes

          podes-me dizer onde diz mesmo isso sff?

          1. Avatar de STP
            STP

            Pelo que eu vi no site deles isto é um serviço pago, certo?

            Ou existe versao gratuita com menos “features”?

  9. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Era mesmo isto que eu estava a precisar para monitorizar a minha casa quando estiveer de férias 🙂

  10. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    Parece bastante interessante.

    Existe alternativa para WINDOWS?

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não consegui configurar a webcam.
    Acho que instalei tudo correcto, defini a entrada como /dev/video0, como está a funcionar no Cheese, mas depois o ZM não activou a camâra nem no browser aparece imagem nenhuma !
    Que fiz de mal 😛 ?

  12. Avatar de Hugo Cura

    Interessante, sim sr.
    Para que quiser usar isto em Windows, existe informação e detalhes na wiki deles, AQUI.

  13. Avatar de Apaxe
    Apaxe

    Eu tenho uma camera IP da marca iPUX ICS 1003 que está a gravar para o NAS da Qnap TS-110, mas gostava de tentar configurar-la no Zoneminder.

    Alguém conhece um tutorial que ensine a configurar cameras IP no Zoneminder (os que tenho visto é com placas de captura VNC)?

  14. Avatar de Fernando
    Fernando

    Parabens! Grande artigo.

  15. Avatar de joel
    joel

    Não é possível arranjar para windows?

    obrigado

  16. Avatar de Zep
    Zep

    Pessoal, descarreguei, mas não consigo instalar… algum passo-a-passo para novatos nestas andanças?

    Obrigado

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Sim, experimenta seguir o tutorial…

      cumprimentos

      1. Avatar de EduardoCR
        EduardoCR

        Segui o tutorial, mas não abre coisa alguma no http://127.0.0.1/zm

  17. Avatar de AL
    AL

    Post mto bom! Parabéns!

  18. Avatar de Tiago
    Tiago

    Aqui entre nós que ninguém nos ouve…
    Parece-me que isto é ilegal, a não ser que tenham a respectiva licença da Comissão Nacional de Protecção de Dados… É que se alguém for apanhado a cometer um crime por uma câmara ilegal, acaba por ser mais discutível e difícil a condenação em tribunal…

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      O software não é ilegal, podes sempre não proceder à gravação de imagens. E se o sistema for para ser utilizado em casa, duvido que haja implicações com a lei. Para estabelecimentos comerciais, não sei, mas existe sempre um aviso de gravação de imagens.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        O que interessa num programa deste é principalmente que se possa gravar, acho eu…

        E tem mesmo de haver autorização: http://www.cnpd.pt/bin/faq/faqresponsavel.htm#Videovigil%C3%A2ncia_

        O tal aviso não serve de nada…

        De qualquer das formas, é bem interessante este programa! Não sabia que havia…

  19. Avatar de Mr. Quim

    De facto é um programa muito útil 😀 e só o facto de ser de borla, melhor ainda ^^

  20. Avatar de danuel
    danuel

    Já conhecia este software e é muito bom. tenho-o a trabalhar em 2 sítios 🙂

  21. Avatar de Renato Suelotto

    Alguma indicação de placa de captura ?
    Tenho visto que só as bttv funcionam, mas são artigos antigos….
    Hoje em dia ainda existe esta dependência ?

    Quero ver se vou na Sta Efigênia montar um PC com as placas para 8 câmeras… alguma sugestão de configuração ?

    Grato

  22. Avatar de Patalhetas
    Patalhetas

    Boas,
    alguem tem camaras de ip bosch a funcionar com o zoneminder »?
    já ando a varios dias devolta disto e nada !!!