Xubuntu 17.10 – O seu PC vai ficar uma super máquina

31 Comentários

O Xubuntu é uma das distribuição favoritas para quem tem um PC com poucos requisitos e necessita assim de um sistema bastante leve. Esta distribuição, que é baseada no fantástico Ubuntu, utiliza o leve XFCE com ambiente gráfico de trabalho.

Hoje vamos conhecer quais as novidades do novíssimo Xubuntu 17.10.




O Xubuntu foi concebido para computadores com baixo poder computacional, garantindo sempre a melhor performance. Basicamente esta é uma distribuição que retira a “gordura” ao Ubuntu, oferecendo o melhor do open source, sem grandes deslumbramentos e efeitos gráficos.

Novidades do Xubuntu 17.10

Esta nova versão traz significativas melhorias ao nível da reprodução de vídeo em máquinas com placas gráficas Intel. O GNOME Font Viewer está agora presente, por omissão, no sistemas.

Destaque ainda para o novo Walpapper, que dá um ar ainda mais leve e “fresco” ao sistema.

As melhorias incidiram também ao nível do suporte de hardware, especialmente ao nível dos dispositivos áudio que funcionam via Bluetooth eUSB. O Xubuntu 17.10 tem também melhor suporte para as impressoras mais recentes.

O Xubuntu é um sistema que não necessita de muitos recursos ao nível do hardware, tendo como requisitos mínimos um PC com um processador a 700MHz (no mínimo), 512 MB de RAM e 7 GB de espaço em disco.O Xubuntu contínua leve e poderoso mas igualmente completo como outras distribuições GNU/Linux.

Download Xubuntu 17.10

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de anonymous@
    anonymous@

    Existe outro chamado PEPPERMINT que é o melhor que existe e com uma interface gráfica espetacular.

    http://www.peppermintos.com/

    1. Avatar de Evaristo
      Evaristo

      Obrigado pela sugestão; : )

        1. Avatar de Tico
          Tico

          Para quando a actualização ao pipplware?

    2. Avatar de Francisco
      Francisco

      É uma excelente distro… uso-a faz muito tempo.

    3. Avatar de Myself_PT
      Myself_PT

      O Peppermint não tinha sido descontinuado?

  2. Avatar de Sargas
    Sargas

    Alguém me pode ajudar? Eu pretendia instalar o Xubuntu num Fujitsu Siemens V5515. O problema é se aceitará a resolução da gráfica SIS 671.

    1. Avatar de Evaristo
      Evaristo

      Com o xubuto é automático, já o instalei em vários pc’s antigos e vai sempre para a resolução nativa do monitor;

    2. Avatar de Myself_PT
      Myself_PT

      Já tive esse portátil e o único Linux que bombava bem era o PCLinuxOS por causa do grafismo. Boa sorte…

    3. Avatar de Maccgyver
      Maccgyver

      boas. Aceitar aceita mas se não diz que eu tenho o ficheiro de configuração de placas sis.

  3. Avatar de jedi
    jedi

    nao percebo porque é que tiram a Dock, mas pronto

    1. Avatar de Marcuns
      Marcuns

      Até onde lembro.. Ele nunca teve dock.. Te confundes com o ubuntu.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Podes sempre instalar o Cairo Dock

    2. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      Não era dock era um 2º panel configurado;
      Docky ou plank funcionam mto bem…

  4. Avatar de Jonas Tadeu
    Jonas Tadeu

    Também aprendi a apreciar o XFCE. Estou a usar o Mint, e prefiro essa implementação á do Xubuntu. Oque mais gosto é a capacidade de personalização, mantendo o uso de recursos em cheque.

  5. Avatar de João Graça
    João Graça

    Recomendo fazerem um novo artigo sobre o Solus com o Budgie e falarem dos outros DE(Gnome, Mate e KDE(Em Testes)) que o Solus ja suporta nativamente.

  6. Avatar de André
    André

    “Destaque ainda para o novo Walpapper, que dá um ar ainda mais leve e “fresco” ao sistema”
    Como se não fosse possível mudar o wallpaper.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Podes mudar claro…mas esse é especial do Xubuntu.

  7. Avatar de sakura
    sakura

    Dia 1 o archlinux32 RIP…… 3 anos sem formatar esta sucata oldPC. só pq o debian não disponibiliza o chromium sem extensões, instalei o Fedora, na verdade é parecido ao Archlinux, com selinux, e bastante “rápido nesta maquina” , comecei com o download Fedora LXDM mas o xfce e muito + fast……. a parte do selinux chatear é realmente bom e 32Bit.
    Log:
    sudo yum upgrade
    sudo nano /boot/grub2/grub.cfg
    apagar– rhgb quiet
    reboot
    sudo yum install htop mc
    sudo yum install chromium
    good chruonium limpo add uBlock Origin.
    memoria menor que 4GB no need PAE.
    rpm -qa | grep kernel
    sudo yum remove kernel-PAE-4.13.9-200.fc26.i686
    sudo yum remove kernel-PAE-core kernel-PAE-modules
    …..
    lxdm—>xfce
    sudo yum install @xfce
    systemctl status

    systemctl disable lxdm
    systemctl enable lightdm
    sudo yum install lightdm-gtk-greeter-settings
    No Old-Pc https://www.certdepot.net/rhel7-get-started-random-number-generator/
    systemctl status rngd
    sudo systemctl disable rngd
    sudo yum install gnome-logs
    sudo yum install policycoreutils-gui
    ver tv via scart. (kiss Ecra) https://www.youtube.com/channel/UC8FVkqHpH3z7aDMgfE78sNw
    xrandr –output S-video –set “tv standard” ntsc
    xrandr –output S-video –set “tv standard” pal
    ?
    Reposi….
    sudo dnf -y install chromium-libs-media-freeworld
    pass..
    sudo yum remove gnome-keyring
    download flash_player_ppapi_linux.i386.tar.gz
    descomprimir.. e copiar para
    61.0.3163.100 (Fedora Project)
    SO Linux
    Flash plugin 27.0.0.183 /usr/lib/chromium-browser/PepperFlash/libpepflashplayer.so

    //TUDO

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Zorin OS por aqui, melhor distro que usei até agora. Das poucas com opções de scaling de DPI em condições.

    Nem Mint nem xubuntu/ubuntu se dão bem num monitor de 1440p. E sim eu sei que posso aumentar o tamanho de fonte, mas não é igual a scaling eficiente.

    1. Avatar de Ricardo Gaio
      Ricardo Gaio

      Usava o LITE em máquinas de poucos recursos (P4, 512Mb RAM) até ao 9. O 12 Lite, já deixou de ser Lite… 🙁

  9. Avatar de Myself_PT
    Myself_PT

    “O Xubuntu foi concebido para computadores com baixo poder computacional, garantindo sempre a melhor performance. Basicamente esta é uma distribuição que retira a “gordura” ao Ubuntu, oferecendo o melhor do open source, sem grandes deslumbramentos e efeitos gráficos.”

    E agora pergunto eu? Se uam máquina tem poucos recursos não teria interesse que estes sistemas operativos fossm de 32Bits em vez dos 64 Bits?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É verdade…mas infelizmente algumas equipas responsáveis pelas distribuições estão a abandonar os 32 bits.

    2. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Se a máquina tem um processador de 64 bits é melhor usar um sistema de 64 bits mesmo que tenha limitações de RAM, um processador fraco ou mais antigo. Os sistemas operacionais de 64 bits fazem uso mais eficaz do hardware disponível e portanto melhoram a performance do equipamento independentemente dele ser mais potente ou mais fraco. Como essa tecnologia não é tão nova assim, já existem processadores 64 bits considerados antigos e certamente existem processadores atuais de baixa potência que no entanto são feitos com tecnologia de 64 bits. Nesses casos ao usar um sistema de 64 bits terá resultados melhores que usar um de 32 bits.
      Os sistemas de 32 bits devem ser usados apenas em processadores de 32 bits.

  10. Avatar de carlos silva
    carlos silva

    Alguém me pode explicar como é que se instala isso. Sou leigo nesta matéria, e precisava de ajuda??? Obrigado

    1. Avatar de Parrot
      Parrot

      é só procurar aqui neste site que existe um tutorial do xubuntu ou entao no youtube é so colocar Xubuntu instação e tb tens este forum https://www.linuxquestions.org que ajuda em todas as tuas duvidas

  11. Avatar de Clodoaldo
    Clodoaldo

    Xubuntu 1710 ainda tem opção 32 bits. Mesmo tem um notebook ci3 + 4 GB eu prefiro Xubuntu

  12. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    Uso o Ubuntu com XFCE como distribição principal já há um bom tempo, desde que passei a notar que o Unity estava pesado demais. Mesmo tendo uma configuração razoável (I5 com 4GB de RAM), estive a perceber lentidão e um excessivo consumo de memória RAM pelo sistema operacional, características compartilhadas pelo Gnome Shell e o KDE. Tenho planos pra aumentar a memória RAM do meu equipamento, mas isso para realizar atividades com duas ou mais máquinas virtuais ao mesmo tempo e não para atender a exigências crescentes de memória da interface gráfica, sem uma justificativa explicita.
    Enfim, devido a essa questão voltei minha atenção para interfaces mais enxutas como o MATE, o XFCE e o LXDM (e agora o novo LXQT). Destes estou preferindo no momento o XFCE. Porém não gosto da personalização da interface feita no Xubuntu, preferindo fazer minha própria personalização que acaba ficando mais parecida com o XFCE4 padrão.
    Certamente vou testar essa nova versão mas no meu sistema principal prefiro usar somente versões LTE, com planos de trocar minha versão atual (16.04) apenas na próxima versão (18.04) que tambem será LTE.

  13. Avatar de Ricardo Nunes
    Ricardo Nunes

    Já tentei instalar no meu Dell Latitude d520, e o que acontece é que não dá devido ao processador, aparece uma mensagem de erro. Alguem pode dar uma ajuda para saber qual a versão linux que seja compatível com o Dell Latitude D520 ? Cumprimentos

    1. Avatar de Myself_PT
      Myself_PT

      Levantas uma questão muito interessante porque eu tenho uma board da Asus P5VD2 MX SE com um processador Intel E2140 que não me deixa instalar nenhuma distro Linux, na maioria das vezes o PC por e simplesmente reinicia. Será que os processadores serão incompatíveis?