Nova Famel será elétrica e com autonomia para 100 Km

52 Comentários

Quem não se lembra da marca de motas portuguesa Famel? Infelizmente, no final dos anos 90, a marca foi à falência mas agora, o responsável tem ideias de voltar a colocar no mercado motorizadas elétricas, altamente tecnológicas e amigas do ambiente.


Joel Sousa, 31 anos, engenheiro automóvel, revelou recentemente à agencia Lusa que tem ambições de voltar a erguer a marca mas para isso precisa de investidores. Como primeiro passo, Joel Sousa vai ter em exposição na Web Summit 2017, o protótipo da nova Famel.

Depois de vários estudos acerca das perspetivas de mercado, achamos por bem não entrar nos motores a combustão e utilizar já a tecnologia do futuro e entrar na mobilidade elétrica. Com isso também percebemos que existem muitas questões relacionadas com a conectividade, com a experiência que o utilizador quer ter com o seu veículo e queremos utilizar essa tecnologia para atrair os jovens para o nosso produto, um produto amigo do ambiente e com tecnologia de ponta

Joel Sousa

De acordo com Joel Sousa, este protótipo que a FAMEL se vai apresentar na Web Summit, com traço de Helder Cação, “serviu para validar a nível de ‘design’”, segue-se agora tudo o resto (fazer homologações, testes e claro os investidores).

Esta nova Famel, que terá poucas semelhanças com a lendária Famel Xf17, será elétrica e terá uma autonomia para 100 quilómetros. Em termos de potência, esta será equivalente a uma 125 CC de gasolina.

Via Lusa

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Famel XF17… uma legenda !

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Deves querer dizer lenda

    2. Avatar de André
      André

      Essa mistura de inglês e português na mesma frase…. 🙂

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      mesmo grande legenda LOL

  2. Avatar de One
    One

    Feio design e não tem o típico som de uma famel

    1. Avatar de GM
      GM

      Pois não, é eléctrica….

    2. Avatar de Carlos Rodrigues
      Carlos Rodrigues

      Se o problema é o som compras uma coluna e um leitor de Mp3.

    3. Avatar de zé milho
      zé milho

      Não seja por isso: https://www.youtube.com/watch?v=zX4BRiANRI0&ab_channel=NelsonNunes

      Agora é só converteres para mp3.

      1. Avatar de Nelson Nunes
        Nelson Nunes

        Olha a minha Macal! todos os anos faço uma grande viagem nesta motorizada, cerca de 2000km seguidos, ao final do 2º dia, o som entra na cabeça e começo a ouviu zundapps em todo lado…

      2. Avatar de Cristiano
        Cristiano

        Não dá! É uma Zundapp

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Eu não sei quem desenhou esta mota mas por ela ser elétrica não quer dizer que tenha de ser horrenda.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Totalmente de acordo. Eu até acho a idea excelente mas com esse design duvido que passe de ideia …

  4. Avatar de HUGO LOPES
    HUGO LOPES

    Gosta da ideia, boa iniciativa espero que apoiem. Boa sorte

  5. Avatar de none
    none

    Gosto mais daquelas com “cabine” ou daquelas com assador de castanhas à frente.

  6. Avatar de Malic x
    Malic x

    Rapaz, compra uma chinesa, cola o logo Famel e já está. E tem mais de 150km de autonomia.
    E claro mais bonita para dar corpo á marca
    Fosgas A Mota E Linda (FAMEL)

  7. Avatar de Anonimo Antonio
    Anonimo Antonio

    Deviam ter usado a marca FAMEF para este modelo eletrico

    1. Avatar de Egit
      Egit

      Podes crer FAMEF é o mais indicado para este modelo

    2. Avatar de José Nogueira
  8. Avatar de ItsMeMickey
    ItsMeMickey

    Possa está feia como o caraças!!! :S
    Parece mais a MC 125 que a XF17:
    http://cybermotorcycle.com/gallery/zundapp-1970-1979/images/Zundapp-1972-MC125.jpg

    Fica aqui um render muito melhor! que facilmente pode ser adaptado para uma electrica!
    https://pbs.twimg.com/media/Cqko6leUIAEO8J0.jpg

    1. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      Concordo basta ver o exemplo das Zero Motorcycles FX – parecido com a 2ª foto. Mesmo as grandes marcas tem protocolos…

  9. Avatar de Rui Dias
    Rui Dias

    Metem-se os pés no volante?!?

  10. Avatar de Alberto vieira
    Alberto vieira

    Design feio… fora de moda.. deviam apostar numa xf17atualizada… eletrica poque é o futuro..

  11. Avatar de gigbola
    gigbola

    Esteticamente está uma bosta!
    Qto ao resto ainda não li.

  12. Avatar de Democrata
    Democrata

    Um autêntico aborto.

  13. Avatar de Luís M
    Luís M

    Quando tirarem a capa eu comento a estética da mota xD

  14. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    Ainda tenho na garagem uma Famel/Zundapp Gt vinte e não sei quantos e uma bicicleta de mil novecentos e trinta e picos, só com travão da frente a fazer actuar com os pedais, eheheh. Coisa rara, penso.

  15. Avatar de Joao Pedro
    Joao Pedro

    Isto deve ser tanga, nao? Que aberração de mota é esta? Só um louco é que investia nesta treta. Porque não começam por uma scooter? A casal também deve ideias destas e depois faliu…

  16. Avatar de Northdylan
    Northdylan

    Se este projeto andar para a frente talvez me faça a uma. Meu pai tem duas xf17 restauradas ao mínimo detalhe. Uma é a normal e a outra a SUPER ” com radiador ” são as jóias dele e não me deixa andar muito nelas. São motos que ainda hoje vamos na estrada e chama atenção do pessoal.

  17. Avatar de Lisbon Lover
    Lisbon Lover

    Cadê os pedais??

  18. Avatar de henrique Almeida
    henrique Almeida

    Ok é um protótipo .. mas ao menos acabem a moto ….. Pedais, guarda-lamas, piscas …. etc etc

  19. Avatar de Joao
    Joao

    A ideia é boa. Agora com este design nem pensar. Está mesmo mal conseguida

  20. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Gostei da noticia, acho que tem tudo para ser uma ideia vencedora, assim que se tratar do design e se fizer uma coisa mais apelativa, como está, é feia demais.

  21. Avatar de Umx
    Umx

    Muito feia, mas se for versátil e acessível compro uma. Saudades da Famel Zündapp 3… 🙂

  22. Avatar de Litos
    Litos

    E sempre bom saber que uma marca iconica Portuguesa voltasse ao mercado .
    Mas a minha opinião também é de nao com esse dizaign , acho que um vizual mais retro a fazer lembrar as velhinhas famel pois é isso quanto a mim é o que publico espera que aconteca .

  23. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Adorei a ideia, adorei a moto mas talvez não seja o mais indicado a nivel de design para os tempos modernos.
    Tenho interesse no projeto

  24. Avatar de rocha
    rocha

    nada como a minha xf21 parece que saiu da fabrica a dias ate brilha

  25. Avatar de Ivo
    Ivo

    De um artista que anda de mota salta logo a cara onde estão os pisa pés? O boneco até esta engraçado mas falta elementos primários

  26. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    • Só o design do “body” não está “perfeito / apelativo”. Mas claro, é apenas a minha opinião. Além disso, é um protótipo, e é para isto mesmo, para ser melhorado.
    • “Off-Topic”: Se pretenderem posso disponibilizar o meu projecto (uma vez que a vossa moto é um produto nacional), e apenas no caso que tenham algum interesse nisso, claro. Que é um painel digital (pretende ser um manómetro com aspecto “retro”) programado com um simples “Arduino UNO” para ebikes (Famel, etc). E está aqui, também ele um protótipo: https://www.youtube.com/watch?v=jwN24kiOXy8&list=PLnhzSMPecj1HXo5IGrNFYiGyy6fHZYPTL&index=54
    • Fabulosa iniciativa! Ainda acredito em Portugal, por causa de ainda haver empresários por cá, como vocês! MUITOS PARABÉNS e boa sorte com o vosso projecto!!! 🙂

  27. Avatar de Daniel Dias
    Daniel Dias

    Estou Curioso!

  28. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Ficou feia parece uma scooter

  29. Avatar de Bruno Leitão
    Bruno Leitão

    Eu acho que anda tudo doido, então vamos dar milhares (muitos) de euros para uma mota fazer apenas 100km de cada vez? com esse dinheiro compra-se um bom carro, usado mas ainda muito bom… não vão longe com este projecto, se mantiverem estes preços.

  30. Avatar de Vicente
    Vicente

    Mais feia que bater num filho. Arghhh

  31. Avatar de Olly
    Olly

    É um protótipo, e sei que se alguém decidir financiar o projecto vai, de certeza, exigir introduzir bastantes melhorias… Espero (francamente) que uma delas seja o design, se o objectivo é cativar o cliente nostálgico e, ao mesmo tempo, agradar aos jovens (presumo que seja esse o público alvo), uma linha mais retro, na onda da FAMEL original será, com certeza, a melhor aposta.

    1. Avatar de joao santos
      joao santos

      A famel original e toda em metal e pesada logo os consumos de energia vão se alterar, basta mais uns retoques na imagem e fica logo outra até porque se a ideia fosse a famel original seria a gasolina e eles já estão a pensar no fim dos combustíveis fósseis.

  32. Avatar de ze
    ze

    Parabéns e que tenham sorte com projecto! é uma Portuguesa que temos que ter orgulho!
    Existe a AJP que vende mais para fora do que no próprio pais! É pena não haver mais publicidade

  33. Avatar de ze
    ze

    Vai sair a Honda PCX híbrida e 100% eléctrica. (Podemos retirar as baterias e levar para casa)
    Um exemplo a seguir!

  34. Avatar de Alc
    Alc

    Tera sucesso em Hollywood para filmes do espaço!

  35. Avatar de Vitor Neto
    Vitor Neto

    Força nisso! Muitos parabéns por esse trabalho.

  36. Avatar de rui
    rui

    Provavelmente o protejo morreu depois de sair o preço

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Pois, realmente depois de ver o preço achei que será muito complicado , pelo menos para Portugal

  37. Avatar de Hugo Freitas
    Hugo Freitas

    A Famel eléctrica original (de 1996/1997) era bem mais engraçada e consensual. Não vingou pois estava claramente antes de tempo. Esta nem vai ver a luz do dia. Parece algo feito no quintal de alguém para um desfile de carnaval.

  38. Avatar de Mike
    Mike

    Vai ser como o projecto do Veeco RT que na realidade nunca deu frutos… Quem entra num projecto destes não pode contar com um retorno do investimento logo nos primeiros anos… Mas infelizmente é assim que a maioria dos projectos em Portugal nascem e lançam um produto com preços proibitivos… A Tesla que é a Tesla está a incluir baterias da Panasonic no modelo 3 onde a Panasonic está a perder dinheiro em cada bateria, sendo que pensam que o retorno do investimento chegará nos próximos anos…