Xfce 4.6.0

16 Comentários

A experiência de navegação em plataformas Unix, resume-se a dois ambientes gráficos: Gnome e KDE. Porém, cada vez mais devido aos seus aumento de requisitos, não se tornam a melhor solução para máquinas mais antigas.

É aqui que entra o Xfce, um ambiente gráfico leve, rápido e amigo do utilizador. Muda-se o ambiente gráfico, mas não se muda a compatibilidade das aplicações. Dado que o Xfce é compatível com a toolkit GTK+ que é utilizada no Gnome. Claro que aplicações KDE podem na mesma serem corridas (tal como acontece em Gnome), desde que as devidas dependências estejam instaladas.

  • Mas quais são as principais novidades, nesta nova versão do Xfce?

Melhorada experiência Desktop com o xfdesktop

Desde a introdução de ícones no desktop, na versão 4.4 do Xfce, havia desde algum tempo o pedido de muitos utilizadores do Xfce, para haver uma funcionalidade, para seleccionar múltiplos ícones (selecção lazo), o módulo xfdesktop implementa esta nova funcionalidade.

O Xfce 4.6, inclui um novo menu de contexto na área de trabalho, que lhe permite manipular ficheiros, tal como o correspondente menu dentro do gestor de ficheiros Thunar. Permite-lhe ainda navegar e abrir as suas aplicações, fechar a sua sessão, ou aceder à documentação de ajuda, para um maior conforto e usabilidade.

Alguns bugs, foram corrigidos na infraestrutura de painéis do Xfce, particularmente, a disposição de múltiplos ecrãs virtuais. Esta nova versão, inclui um conjunto de plugins melhorados para uso em painéis, para uma melhor experiência. Dos plugins disponíveis, destaca-se o plugin do relógio, que foi reescrito de modo a consumir menos recursos de sistema, e corrigir bugs de visualização. Mas boas notícias para os geeks como eu, existe um novo modo de relógio binário. Quanto à área de notificação, existe uma nova funcionalidade que lhe permite esconder aqueles ícones sempre residentes, de modo a poder tornar a sua área de notificações limpa, e sóbria.

Novo mixer

O mixer do Xfce, foi escrito de raiz de modo a suportar o framework de som Gstreamer. Além disso, este aplicativo tem um aspecto mais polido e refrescado, permitindo como nova funcionalidade, gerir múltiplas placas de som.

Quanto à gestão de sessão, é agora incluído out-of-the-box, suporte nativo para suspender e hibernar o seu portátil. A caixa de término da sessão, mostra agora botões para estas duas novas funcionalidades.

Gestor de janelas

O gestor de janelas xfwm4, sofreu inúmeras alterações de correcções de bugs e melhoria de performance. Uma nova funcionalidade bastante interessante é, sempre que uma aplicação, parece não estar a funcionar o xfwm4, oferece-se para a terminar.

Um novo menu de acções permite-lhe mover e redimensionar janelas, mudar a sua orientação, ou mandá-las para diferentes áreas de trabalho.

O gestor de “composing” (semelhante ao disponível no compiz, e kwin no KDE), está agora em estado avançado de maturidade, eliminando o “flickering”, observado quando as janelas são redimensionadas.

Gestor de ficheiros Thunar

Como a experiência na gestão de ficheiros é fundamental, além da correcção de bugs, e melhoria de performance, o Thunar foi dotado de novas funcionalidades bastantes úteis. A funcionalidade de navegar de vista para em modo “Back” e “Forward” foi incluída. Além disto, o Thunar inclui um novo plugin para seleccionar uma imagem, como fundo do ambiente de trabalho.

Este explorador de ficheiros, segue agora a normas XDG, do projecto freedesktop, criando uma estrutura de pastas para que possa armazenar de uma forma ordenada, música, vídeos, imagens, e documentos.

Nova área de configuração

O Xfce settings manager, tem nesta versão um ar refrescado, e moderno, permitindo-lhe configurar as suas opções de área de trabalho mais facilmente.

Desta novas configurações destaco o novo, e bastante melhorado display settings, que lhe permite ajustar a resolução, frequência, e rotação, dos monitores ligados.

Desktop Settings refrescado

Esta nova caixa de configuração do desktop, está mais compacta e organizada, permitindo-lhe-lhe configurar individualmente as definições de cada ecrã que tem ligado, tais como fundo, claridade, ícones apresentados, etc…

Novo aplicativo de pesquisa de aplicações

E “last but not least”, o Xfce trás uma nova versão, do aplicativo para pesquisa das suas aplicações, com um interface simplificado, e mais intuitivo.

São de facto uma mão cheia de novidades, presentes neste fantástico ambiente gráfico para plataformas Unix. É absolutamente surpreendente, enquanto o Gnome e KDE, vão ficando mais pesados, o Xfce parece ficar ainda mais rápido com novas e úteis funcionalidades. Isto é claramente o resultado, de bastante engenharia por detrás da construção deste ambiente gráfico.

É com toda a justiça, que na minha opinião, o Xfce 4.6, afirma-se solidamente como pelo menos o terceiro melhor ambiente gráfico. Porém, e se continuar neste rumo de desenvolvimento, não me admira que um dia, desafie o domínio do KDE e o Gnome. Não subestimem este ambiente gráfico, pois apesar de não ter asas, este rato realmente voa.

Fonte: Xfce

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Canudo

    Eu prefiro o Gnome, mas este tambem é muito bom..

  2. Avatar de Morbus

    Eu cá prefiro o KDE, mas também é uma questão de hábito, acho eu.

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  3. Avatar de Frigo
    Frigo

    [chato mode on]
    curioso que a maioria das funcionalidades pedidas pelos utilizadores já existe no windows há muito…
    [chato mode off]

    era só mesmo para picar. de resto ainda bem que há várias opções. keep working

  4. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    O Gnome e o KDE sem efeitos gráficos não precisam de muitos gráficos… mas suponho que nos poucos casos que sejam esta seja uma boa alternativa

  5. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    *de muitos recuros

  6. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Eu cá também prefiro o Gnome!!!

    Abraço,

    ——–

    http://www.best-cine.com/

  7. Avatar de CFERNANDES
    CFERNANDES

    xiii até o Xfce consegue ter dois background de duas janelas, no gnome não dá
    ……qualquer dia mudo

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    @EacHTimE
    Sem efeitos gráficos tens o MsDos ou FreeDos…
    Tens k aprender que o ideal de sistema operativo neste momento é pratico funcional e bonito…

  9. Avatar de Luis Madaleno
    Luis Madaleno

    @CFERNANDES
    e o Windows também não. Mesmo o 7.

  10. Avatar de Luis Madaleno
    Luis Madaleno

    Para servidores não faz sentido o Gnome ou o KDE.
    Claro que os puristas já estão a dizer que para servidores não se instalam ambientes gráficos.
    Mas eu sou preguiçoso e tenho vários servidores para administrar, portanto quanto menos trabalho melhor.
    E claro que o Webmin também ajuda muito.
    Mas um ambiente gráfico leve para servidor sempre consome menos recursos.

  11. Avatar de dc
    dc

    Para mim o Xubuntu é opção cá da casa. É levezinho como já foi dito, dá para ressuscitar aqueles Pentium2 e 3 que tenho ai a apanhar pó e fazer de servidor ou deixa-los ao “Torrentar” a noite toda. E depois é naquela… a segurança para configurar é básica, uma firewall e tá feito.
    Também só iriam lá buscar filmes e musica, que não tem lá nada pessoal.

    Realmente foram bons progressos, que continuem a reduzir nos recursos. Lá porque a RAM está barata, não quer dizer que tenha de investir em Motherboards e CPU só para ter mais RAM. Quero é investir num Sistema Operativo que faça o meu velhinho PC bombar e que esteja actualizado.

    CUMPS

  12. Avatar de pph
    pph

    “eu prefiro o gnome”, dizem por ai.

    Ora muito obrigado, claro que toda a gente prefere o gnome ou o KDE, mas mesmo que nao se soubesse ja, ta bem explicito no artigo que xfce é levezinho para maquinas antigas..ou seja nao é desenhado para competir com gnome nem kde, mas sim para se poder ter um ambiente grafico minimamente impecavel que consuma poucos recursos.

  13. Avatar de Blizard

    Os KDE e Gnome são melhores… mas o propósito deste é ser mais leve… não melhor 😉

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  14. Avatar de Pinto
    Pinto

    para quando a comparação Fluxbox VS Gnome/KDE ?! XD

    ia adorar ouvir certas opiniões 😛

  15. Avatar de Gerardo

    @Luis Madaleno

    Nos servidores, para mim, o que não faz sentido e teres o ambiente gráfico sempre a trabalhar. Eu sou como tu, acho que faz falta, mas meto sempre em modo manual. Quando preciso dele STARX , faço o que tenho a fazer e depois volto para a consola.

  16. Avatar de felipe
    felipe

    e como se ve horas no relógio binário, não estou sabendo 😀