XBMC 13 “Gotham” final já está disponível

66 Comentários

Agora com suporte oficial para o iOS

Foi no passado 4 de Março que a equipa de desenvolvimento do XBMC apresentou mudanças radiais no seu Media Center, depois de anunciar o XBMC 13 “Gotham” beta1. Passado este período de testes, foi finalmente lançada a versão final que corrige alguns bugs, melhora a experiência no Raspberry Pi, melhora o UPnP assim como as funções de touchscreen…e muito mais.

De referir que a equipa “cortou” também o suporte para o Windows XP.

XBMC_09

Um MediaCenter (ou HTPC) é hoje em muitas casas um elemento central na sala, e é por isso que vos trago o XBMC. Das várias soluções existentes no mercado, esta é para mim, a aplicação ideal para este tipo de função. O XBMC coloca a disposição do utilizador um conjunto de interessantes funcionalidades que vão desde a reprodução de vídeos e música até a visualização de imagens/fotografias num ambiente totalmente desenhado e intuitivo.

Depois de um ano árduo de trabalho, a equipa de desenvolvimento anunciou hoje o XBMC 13 “Gotham” versão final.

O XBMC é um fantástico gestor de dados multimédia. Com ele podemos facilmente organizar, catalogar, reproduzir todo o tipo de dados multimédia (áudio e vídeo). Tudo acontece dentro do próprio XBMC que oferece ao utilizador um ambiente agradável e muito funcional.

xbmc_02

Esta versão conta com muitas novidades e melhorias, relativamente ao  XBMC 12 – Frodo das quais se destacam:

  • Hardware decoding para Android
  • Melhor performance para o Raspberry Pi e Android;
  • Suporte para filmes 3D
  • Melhorias nas funcionalidades do UPnP
  • Melhorias no suporte ao touchscreen
  • Melhorias significativas no sistema de áudio que foi introduzido no XBMC 12
  • Varias melhorias ao nível da interface
  • Melhoria no ajuste de legendas
  • Melhor integração com o pulseaudio – saber mais aqui
  • Actualização para o FFmpeg 1.2
  • Copy/paste com suporte no Windows e oSX
  • …e muito mais – ver aqui

xbmc_03
Há ainda também novidades nas legendas, sendo agora mais fácil encontrar as mesmas para um determinado filme.
XBMC_10
Mas a “grande” novidade é o suporte oficial para o iOS, através de uma aplicação oficial. Esta aplicação permite controlar, remotamente, todas as funcionalidades do XBMC. A aplicação pode ser já descarregada a partir daqui – brevemente faremos a nossa análise.
XBMC_11

Como instalar no Ubuntu e derivados?

Para instalar esta versão no Ubuntu e derivados, basta executar os seguintes comandos.

sudo add-apt-repository ppa:team-xbmc/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install xbmc

xbmc_04

O XBMC é provavelmente o melhor media player gratuito. Além do Linux, o XBMC  está também disponível para Windows, MacOS, Apple TV, etc. O XBMC Disponibiliza um conjunto de funcionalidades que assentam num interface muito profissional e intuitivo.

xbmc_05

Faça download do XBMC para o seu sistema. Para quem tiver Raspberry PI veja aqui como instalar.

Download: Escolha aqui o seu sistema
Homepage: XBMC

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rúben Santos
    Rúben Santos

    No meu Debian tenho instalado pelo deb-multimedia.org, já tentei pelo ppa e não consigo. Acho que vou ter que esperar que actualizem no deb-multimedia

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Convém referir que está disponível para iOS com jailbreak
    Saudações

  3. Avatar de João
    João

    Já fiz update no meu iPad…
    Melhor app de sempre

  4. Avatar de Luis Braz
    Luis Braz

    Ouvi falar de plugins para ver streaming da bola de borla. Podem-me dizer mais alguma coisa?

    1. Avatar de Xicobandito
      Xicobandito

      A sério?

    2. Avatar de R o B
      R o B

      Sr. Luis isso que ouviu falar é ilegal mas ouvi dizer que se procurar no Google deve encontrar resposta.

    3. Avatar de TV Portuguesa
      TV Portuguesa

      Aqui fica o link para tal http://youtu.be/57jblNaWQvI

  5. Avatar de Redin

    Tenho-me deliciado com esta fantástica opção multimédia. Porém, em ambiente android e no que diz respeito ao tablet QiLive, a versão 13 RC1 funcionava bem e agora que chegou a versão final, crasha logo no inicio. Já fiz um report de possível bug e estou a espera de resposta. Entretanto, voltei a reinstalar a versão RC1 para o meu tablet.
    Podem haver alguns muito bons, mas não tenho sequer coragem para mudar porque o sentimento de perda de tempo impera. LOL

  6. Avatar de Joao
    Joao

    o plugin é o tv portuguesa

    btw, instalei na apple tv 2 e ao que parece crassa muito, sem nada a correr fico apenas com 90 MB livres, abro um canal, crassa logo

  7. Avatar de VC
    VC

    A ideia que acompanha a aplicação é interessante, no entanto verifica-se que a app está a ficar muito pesada provocando lentidão nos streams. Se formos buscar os streams rtmp ao xml e abrir diretamente no vlc, por exemplo verifica-se uma perfomance muito melhor. Penso que poderiam melhorar nesse aspeto.

  8. Avatar de Matheus Vinicius
    Matheus Vinicius

    Ficou muito bom, no Ubuntu 14.04 só iniciar a sessão no XBMC e pegar a pipoca.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      No meu lubuntu 14.04, crasha logo que inicia e dá indicação de erro no ubuntu 14.04… que será?

      1. Avatar de Matheus Vinicius
        Matheus Vinicius

        Rui, eu fiz a instalação via Synaptic e na inicialização deu tudo certo, tenta reinstalar o XBMC novamente e vê se resolve o problema 🙂

  9. Avatar de miguel
    miguel

    Ja uso algum tempo as versões beta na openelec(XBMC 13 beta4 com a RaspberryPi e com overclock a 1000 e funciona tudo a 100% sem congelanços.

    E estamos a falar de uma RaspberryPi comprada na china por 25€.

    1. Avatar de Ricardo Monteiro

      Olá Miguel,

      Será que me podes indicar algum tutorial fidedigno sobre como fazer o overclock ao RPI

      Obrigado

  10. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    Quem já tem o Frodo instalado no Pi com RaspBMC como é que faz update?? 🙂
    Obrigado desde já 😀

  11. Avatar de Nuno cipriano
    Nuno cipriano

    Actualizei para v13 gotham pelo Cydia no ipad 2, tv portuguesa crasha quando escolho links entre outros ad que tb crasham, se alguém souber solução agradeço.

  12. Avatar de Jose
    Jose

    Pois, para IOS continua-se a precisar de jailbreak

  13. Avatar de Frederico Tavares
    Frederico Tavares

    Pessoal, como é que eu faço para actualizar para a versão 13 no iPad mini? Tenho a versão 12…

    1. Avatar de carlos jorge
      carlos jorge

      fica na 12 que a 13 ainda não esta bugs free. eu meti a 13 no meu linux MINT e agora crasha após uns minutos de estar ligado 🙁 felizmente tenho windows e android para colmatar o meu linux. ja agora se alguém souber como posso reverter para a 12 no linux agradecia.

  14. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Tenho o XBMC 13 Beta instalado no Linux Mint.
    Qual o comando para actualizar para a versão final?
    Obrigado

  15. Avatar de João Dias
    João Dias

    Não sei se aconteceu o mesmo com vocês, mas depois de actualizar para a versão 13, algumas coisas aconteceram a quem utiliza o XBMC com a skin Aeon:

    1- É necessário voltar a configurar o plugin de legendas (Que está em settings > video > subtitles). Em alguns casos é preciso refrescar a lista de plugins para que apareçam fontes de legendas disponíveis.

    2- Só com a skin por defeito (Confluence) é que o plugin de legendas realiza a pesquisa e mostra resultados. Na skin Aeon não aparece nada.

    XBMC 13 para Mac.
    Já agora, como fica o Pipplware? Faz auto-update para versão 13?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      O XBMC 13 “Gotham” final deverá chegar amanhã aos repositórios do Pipplware (actualmente contém a versão Release Candidate).

      Para actualizar basta usar a entrada “Update System” no Emulation Station ou o tradicional “sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade -y”.

      Caso estejas na versão 1 do Pipplware e estejas com o XBMC 12.3 “Frodo” podes actualizar para o Gotham usando:
      sudo sed -i ‘s/contrib/contrib unstable/g’ /etc/apt/sources.list.d/mene.list && sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade -y

      A versão final do Pipplware 2.0 está tb mto próxima, e conterá a versão final do XBMC 13 “Gotham”

      1. Avatar de Redin

        Atenção que eu tenho verificado, haver muitas queixas da versão final (incluindo eu próprio num post meu deixado aqui). Se forem fazer agora alguma modificação para o pipiplare penso contudo que deverão esperar um pouco antes da vossa versão 2 final.

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          Redin, claro, a versão final do Pipplware 2.0 (bem como os binários do XBMC) estão a ser preparados e testados o melhor possível, de modo a que não aconteçam problemas como os reportados.

          Claro que um ou outro addon possam apresentar problemas mas isso está fora do nosso controle e apenas nos resta reportar os bugs e/ou incluir uns “patches”.

          Na minha opinião a versão beta está já bastante boa, não haverá pressão para lançar a versão final e esta certamente será uma excelente edição, escalável para vários tipos de usos.

          Cumprimentos

    2. Avatar de rafael fernandes
      rafael fernandes

      Ao procurar legendas procura com o nome do ficheiro do filme, em vez do nome do filme.
      exemplo, se o filme for something.avi e o filme for o avatar, ele procura pelo someting.
      Eu nao consigo encontrar legendas por causa disso, a nao ser que ande a inserir o nome manualmente ao procurar

  16. Avatar de Diogo Gomes
    Diogo Gomes

    Instalei o versaõ final, e não consigo aceder aos addons. Não aparece nenhum addon, quer no xbmc addon que no repo. Já fiz Forçar actualização e nada! utlizo o systema android.

    Alguma solução?

  17. Avatar de marco faroia
    marco faroia

    boas
    tenho no meu portátil o 8 e tenho algum tempo o xbmc frodo
    como faço para ficar com o gotham?
    na aplicação do frodo não vejo como actualizar
    um abraço ao ppl

    1. Avatar de marco faroia
      marco faroia

      penso que já resolvi o problema,instalei a versão gotham e ela assimilou a nova versão. se eu estiver errado como fiz,alguem que me corrija
      obrigado

  18. Avatar de Spooky
    Spooky

    Boas,
    Depois de perder algum tempo a maneira mais rapida e fiavel de fazer update que encontrei ao openelec na Raspberry foi a seguinte.
    1- fazer download da ultima versao do openelec.
    2- ver qual o IP atribuido ao sistema na info do xmbc.
    3- no computador digitar “\\ipdarasp\update”
    4- Copiar o ficheiro da ultima versao la para dentro.
    5 fazer reboot a rasp.. e voilá.. done.

  19. Avatar de João Torres
    João Torres

    Por ínfimos e alegres momentos pensei que o “”suporte oficial para o iOS”” significasse instalação oficial em dispositivos sem Jailbreak 😛

    Infelizmente a minha AppleTV3 terá de aguentar (espero que não eternamente, mas tá mais pra isso do que pra outra coisa) pelo JB 🙁 e posterior instalação do XBMC.

  20. Avatar de LF
    LF

    Desculpem a ignorância.
    Consigo instalar o XBMC na TV Samsung.
    Se afirmativo podem indicar algum tutorial

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Penso que não..Investe num Raspberry PI 🙂

  21. Avatar de Bruno silva
    Bruno silva

    Eu não recomendo que atualizem o xbmc 13 para ios! Eu atualizei o meu iphone 5 para o xbmc 13 e agora já não funciona o livestream,navix e tv portuguesa crasha sempre… Ainda bem que não atualizei o meu ipad air para o xbmc 13 ,o jeito é esperar as atualizaçãoes dos addons.

    1. Avatar de Redin

      E já experimentaste a versão RC1? Eu tive de voltar a essa e está a funcionar muito bem no meu Android.

      1. Avatar de Bruno silva
        Bruno silva

        Versão RC1? Não percebi!

        1. Avatar de Redin

          Deixaste-me apreensivo com essa questão… Mas eu explico.
          Antes da versão final existiram versões de teste, das quais, versões Alfa, Beta e Release Candidate(RC). A última versão de testes ao publico do XBMC foi a RC1. Essa já muito próximo da versão final funcionava em pleno e pode ser que no teu caso também funcione sem problemas.

          1. Avatar de Bruno silva
            Bruno silva

            Ha ok! Mas no ios não tem como fazer isso,mas já saiu uma nova atualização hoje no cydia e melhorou! Tv portuguesa já foi atualizado e o livestream também,o navi-x parece que ta off,mas já li que estão preparando pra por on line brevemente!

  22. Avatar de Ivo Gomes
    Ivo Gomes

    Boas, instalei a versão final 13.0 no windows 7 e no windows 8 e não consigo ver nada em nenhum dos 2. Nem TVPortuguesa nem Wareztuga nem RatoTV nem Icefilms nem SportsDevil, tudo crasha!! NAO INSTALEM!!

  23. Avatar de Skin
    Skin

    Não gostei das alterações que realizaram ao nível dos serviços de legendas.
    Antes podia-se configurar cada plugin/add-on de legendas directamente quando se fazia uma procura de legendas. Agora é preciso ir às configurações > Addons > Legendas.
    Também já tinha uma tecla configurada no meu comando da TV para ir buscar as legendas automaticamente. Agora deixou de funcionar. Tenho que voltar a olhar para isto.

  24. Avatar de Tiago Lopes
    Tiago Lopes

    Viva, alguém me pode ajudar? Queria ver series, mas não consigo encontrar um add-on como deve ser. Qual o add-on que usam para ver series?
    thanks

  25. Avatar de marco faroia
    marco faroia

    Wareztuga ou RatoTV

  26. Avatar de Tiago Lopes
    Tiago Lopes

    Obrigado Marco mas para esses preciso de ter conta. Pelo que andei a pesquisar no RatoTv é muito complicado que tem um limite de utilizadores por dia. Quanto ao WarezTuga como me posso registar? Não encontro nada acerca disso.

    1. Avatar de marco faroia
      marco faroia

      tiago penso que os registos estejam fechados por agora,mas tenta mandar um mail a eles pode ser que deixem fazer o registo

  27. Avatar de Valdemar
    Valdemar

    http://tinyurl.com/XBMC-13-SK

    Versão Portable AllInOne
    ADDONS INCLUÍDOS:
    Abelhas
    DocsPT
    Gato Fedorento
    Icefilms
    Karaoke PT
    RatoTV
    RTP Play
    Sapo Videos
    Tafixe
    Tvolo
    TV Portuguesa
    Youtube
    WarezTuga
    FightNight Music

    manutenção:
    xbmchubmaintenance

    experimentem e digam qualquer coisa

  28. Avatar de Valdemar
    Valdemar

    Para quem nao tem conta WT recomendo que use o Icefilms.
    inclui também plugins de legendas já pré configurados.
    a versão 13.0 não rola em XP, neste caso deixo cá também a versão anterior com todos os plugins atualizados hoje:
    http://tinyurl.com/XBMC-123-SK

    NB: Windows only

    1. Avatar de joao
      joao

      boa tarde,
      sou novo nisto, tenho o windows xp e ja percebi que so ate a versao 12.3 e que posso instalar o xbmc, agora nao percebo e como e que consigo instalar as tv portuguesas, fa tentei instalar com a casinha ou nao sei bem, mas aquilo diz sempre que e preciso ir fazer uma actualizacao nao sei onde.
      voce pode me ajudar ?
      se me pudesse dar uma ajuda agradecia.

      1. Avatar de Valdemar
        Valdemar

        faz download do link acima. eu fiz essa versão e já tem tudo incluindo tv portuguesa

  29. Avatar de Elisio
    Elisio

    Viva !

    É possivel instalar este programa na Apple tv de última geração ?

    Muito obrigado se alguém souber !

  30. Avatar de Noel
    Noel

    Gotham no Mac Mavericks funciona ótimo, roda videos 1080p com ficheiros grandes,melhorou bastante em relação ao Frodo, no IPTV Simple PVR, com o EPG a funcionar, só para configurar as legendas dos filmes é que demora mais um pouco,por enquanto tou a adorar.

  31. Avatar de Ivo Gomes
    Ivo Gomes

    BUG Corrigido:

    NOTICE: … Also if you downloaded the release early on Sunday the 4th of May, you may need to re-download the fixed version.

  32. Avatar de Fábio
    Fábio

    Malta, preciso de ajuda:

    Tenho o TV Portuguesa 0.1.22 mas não consigo aceder, diz que Script falhou. Algúem me poderia ajudar?

  33. Avatar de Vitor Silva
    Vitor Silva

    Boas, gostava de saber se me podem ajudar. Uso o linux mint 15 olivia, cinnamon, e tentei atualizar o meu xbmc do 12.3 frodo para o 13.0 gotham. Segui os comandos que aqui indicaram mas ele não atualiza. Será que preciso de atualizar a minha versão do linux?

  34. Avatar de Marco Carvalho
    Marco Carvalho

    Depois do ultimo update automatico da tv portuguesa(fightnight addon)os canal nao arrancam fica ali a carregar e nem consigo desligar o xbmc.Isso acontece tanto no pc como no meu tablet android.

  35. Avatar de sergio magalhaes

    Não consigo abrir alguns canais da tv portuguesa.
    Ou vai o risco azul até os 50% e não dá, ou em outros servidores fica a procurar e nunca mais deixa de procurar

    1. Avatar de VC
      VC

      Tens que atualizar o librtmp

  36. Avatar de joao
    joao

    TVportuguesa actualizado para versão 0.1.8 e já rolam os canais desportivos cá do burgo.

    1. Avatar de Vitor Silva
      Vitor Silva

      SAbes onde se pode fazer o download do ficheiro da tvportuguesa?

  37. Avatar de Joana
    Joana

    Boa tarde! Desde as uns dias q não consigo ver filmes no wareztuga pois aparece error 523! Alguém me pode ajudar

  38. Avatar de manno
    manno

    Boas !!!
    Eu também há uns dias que não consigo ver nada !!!

  39. Avatar de opower
    opower

    o xbmc so o warez nao funcionao o resta esta tudo ok…. passa se alguma coisa?

  40. Avatar de Miguel matos
    Miguel matos

    Posso instalar o do xbmc num tablet GLOW 9.7?

  41. Avatar de Leandro Filipe
    Leandro Filipe

    Boas será que alguém me pode ajudar? Nas defenições no “xbmc gotham” desactivei o rato e depois instalei o tema igual ao que está na imagem 6 do vosso site! e agora não consigo aceder ás defenições. nem para por o tema padrão. Alguém me pode ajudar?