XBMC 13 “Gotham” Beta 1 está disponível

90 Comentários

Um MediaCenter (ou HTPC) é hoje em muitas casas um elemento central na sala, e é por isso que vos trago o XBMC. Das várias soluções existentes no mercado, esta é para mim, a aplicação ideal para este tipo de função. O XBMC coloca a disposição do utilizador um conjunto de interessantes funcionalidades que vão desde a reprodução de vídeos e música até a visualização de imagens/fotografias num ambiente totalmente desenhado e intuitivo.

Depois de um ano árduo de trabalho, a equipa de desenvolvimento anunciou hoje o XBMC 13 “Gotham” Beta 1, com muitas novidades.

xmbc_00

O XBMC é um fantástico gestor de dados multimédia. Com ele podemos facilmente organizar, catalogar, reproduzir todo o tipo de dados multimédia (áudio e vídeo). Tudo acontece dentro do próprio XBMC que oferece ao utilizador um ambiente agradável e muito funcional.

xbmc_02

Esta versão conta com muitas novidades e melhorias, relativamente ao  XBMC 12 – Frodo das quais se destacam:

  • Hardware decoding para Android
  • Melhor performance para o Raspberry Pi e Android;
  • Suporte para filmes 3D
  • Melhorias nas funcionalidades do UPnP
  • Melhorias no suporte ao touchscreen
  • Melhorias no sistema de áudio que foi introduzido no XBMC 12
  • Varias melhorias ao nível da interface
  • Melhoria no ajuste de legendas
  • Melhor integração com o pulseaudio – saber mais aqui
  • FFmpeg 1.2;
  • …e mutio mais – ver aqui

xbmc_03

Como instalar no Ubuntu e derivados?

Para instalar esta versão no Ubuntu e derivados, basta executar os seguintes comandos.

sudo add-apt-repository ppa:team-xbmc/unstable
sudo apt-get update 
sudo apt-get install xbmc

xbmc_04

O XBMC é provavelmente o melhor media player gratuito. Além do Linux, o XBMC  está também disponível para Windows, MacOS, Apple TV, etc. O XBMC Disponibiliza um conjunto de funcionalidades que assentam num interface muito profissional e intuitivo.

xbmc_05

Faça download do XBMC para o seu sistema. Para quem tiver Raspberry PI veja aqui como instalar. Nota: Além das novidades referidas, está também disponível o XBMCbuntu – uma versão semelhante ao XBMC Live (download aqui)

*Imagens do site webupd8

mac linux windows appleTV

OSX

Linux

Windows

Apple TV

iOS

Quem usa o XBMC como Media Center?

Homepage: Anuncio oficial

Comentários

90

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

      1. Avatar de bob
        bob

        Pedro Pinto, desculpa a ignorância, qual é a diferença entre ARM e x86? Ou, simplificando, como saber qual a versão a sacar?

        Obrigado desde já, um abraço.

        1. Avatar de IR
          IR

          bob
          a diferença é o tipo de processador, os x86 sao utilizados por exemplo nos tablet ou sistemas com dual
          boot (Windowns +android) tal como os tablet viewsonic vpad10

          1. Avatar de bob
            bob

            IR,

            Obrigado pela explicação.

            Um abraço.

      2. Avatar de Marco António Saraiva Martins

        Bem me parecia que alguém se tinha esquecido do Android.

    1. Avatar de Adriano Matos
      Adriano Matos

      Era só pesquisar um pouco. O Google é fantástico mais ainda nem todos deram conta disso.

      1. Avatar de Nuno Sousa
        Nuno Sousa

        Para quê entrar de pés juntos. 🙁

        1. Avatar de Adriano Matos
          Adriano Matos

          Porque infelizmente é verdade. As vezes as pessoas são preguiçosas e não fazem um mínimo de pesquisa. É mais fácil perguntar pura e simplesmente. E uma pessoa que vem ao Pplware ler sobre estas coisas, devia ter “facilidade” em fazer pesquisas e coisas do género. Faz-me lembrar aquelas pessoas que agora colocam perguntas no mural do Facebook para ver se alguém responde em vez de pesquisar no Google.

      2. Avatar de Manel
        Manel

        pois, mas exige tempo. Eu tb não faço mínima ideia o que é.

      3. Avatar de H1berto
        H1berto

        Para quem,como eu,há 2 meses nem conhecia o programa,o Youtube resolveu todas as minhs dúvidas!

  1. Avatar de Manuel
    Manuel

    Eu!

    Raspberry Pi!

  2. Avatar de DSpinola
    DSpinola

    Sera’ que o Airplay ja’ vem rectificado? Alguem tem alguma novidade em relacao a esta falha iOS7+XBMC?

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Pena não ter apps para as Smart TV‎, por essa razão prefiro o Plex.

    1. Avatar de Coiso
      Coiso

      Já usei ambos e a diferença de um para outro é enorme!
      XBMC é enorme ao pé do Plex.

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Tenho de testar isto no meu minix 😀

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eichhhh…xillente 🙂

    2. Avatar de H1berto
      H1berto

      No meu mini PC Android rola que é um espetáculo;)
      Recomendo!

  5. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Eu no nexus 5 com Slim port para output na TV 😀

    Um luxo

    1. Avatar de H1berto
      H1berto

      Num “carrão” desses deve correr muitíssimo bem!!

  6. Avatar de filipe
    filipe

    vou mesmo agora instalar o ubuntu com o xmbc integrado para ver tv e filmes online 🙂

  7. Avatar de Quinas
    Quinas

    Poderemos atualizar para esta versão e os Add-Ons adicionados funcionam?

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Alguns podem nao funcionar.

  8. Avatar de Hugo Almeida
    Hugo Almeida

    Existe alguma maneira de utilizar no Surface RT?? tenho no pc e é fantástico.

    Cumps

  9. Avatar de Seveconfidential
    Seveconfidential

    eu tenho instalado num dos chamados flops, Samsung Ace3 e funciona maravilha 🙂

  10. Avatar de Sambas31
    Sambas31

    Adoro mais o OpenELEC!lol

  11. Avatar de Daniel
    Daniel

    Eu tou com um problema no xbmc, no windows (windows 7 32bits) instalei o xbmc frodo mas não funcionava nem os streams nem videos, agora instalei esta beta, e funciona os streams do icefilms, mas o ecra fica verde, funcionando apenas o som, ja atualizei drivers e instalei codecs, mas nao sei o que fazer para resolver, alguem ajuda?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Tenho exactamente o mesmo problema mas no meu telefone android

  12. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Vamos lá testar x)

  13. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    e para ipad sem jailbreak, há alguma maneira de instalar isto?

    1. Avatar de Miguel Ribeiro

      Nop, pelo menos que eu saiba.

  14. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Onde encontrar os Add-ons?

    1. Avatar de Miguel Ribeiro

      Ui, depende do que queiras. Há milhentos por aí.
      Se calhar podes começar pelos portugueses aqui http://xbmc.aminhacasadigital.com

    2. Avatar de H1berto
      H1berto

      Procura no google superrepo,aí tens os internacionais,mas na casa digital tens o produto nacional:)

  15. Avatar de H1berto
    H1berto

    Eu “só” o tenho em tudo o que é aparelho: xperia go,bq maxwell plus,hp com w8 e a mais recente aquisição: mini PC android MK809 III,com 2 gb de RAM,processador quad-core;)Que luxo poder ver jogos da NBA (em diferido,em direto não há condições;))em 720p,assim como filmes,series e o meu GLORIOSO:)RECOMENDADÍSSIMO!
    PS:O youtube também é muito nosso amigo:)

    1. Avatar de John Kain
      John Kain

      Que add-on utilizas para ver os jogos da NBA?

      1. Avatar de H1berto
        H1berto

        NBA Replays,instaleias daqui (http://superrepo.org/plugin.video.nbareplays/)
        Dá para escolheres por equipas ou jogos mais recentes.
        Um MIMO para bball freaks como eu:)

        1. Avatar de John Kain
          John Kain

          Muito obrigado. Já instalei e gostei bastante do add-on. Muito obrigado.

          Mas já agora para ver os jogos em directo, apesar de dizeres que “Não há condições”, mas este add-on (NBA Replays) também transmite os jogos em directo?

          1. Avatar de H1berto
            H1berto

            Penso que só instalando o repo mashup e metendo o addon sportsaholic é que apanhas streams em direto,ou então o tv portuguesa para a zb0rttv:),mas nada com esta qualidade.Qt às condições,falei por causa da hora tardia:)Mas assim vejo o que quero,pauso se precisar e retomo qd apetecer.Muito bom mesmo!

        2. Avatar de Zeca
          Zeca

          Boas,

          Fui ao link indicado mas o plugin já não está lá 🙁

          Alguém me sabe dizer onde o posso encontrar??

          Obg.

  16. Avatar de NBMCX
    NBMCX

    Boas pessoal… já alguém se apercebeu de incompatibilidades a instalar os “Add-ons”??…(instalei o meu zip file, e népia…)

    1. Avatar de Robert Soares
      Robert Soares

      em sistemas, vai a adicionar fontes e escreve:

      http://xbmc.aminhacasadigital.com

      instala a partir dai directamente. Tive mesmo problema!

      1. Avatar de Bruno Mourato
        Bruno Mourato

        É a 1ª vez que estou a usar o XBMC e não consigo encontrar essa opção para adicionar fontes…

        1. Avatar de H1berto
          H1berto

          B,vais a sistema (system,se ainda não tiveres alterado o idioma),no fundo aparece gestor de ficheiros,clicas no fundo onde diz adicionar fontes,depois metes o endereço e a seguir atribuis nome.

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A ver se é desta que meto o Cubieboard a funcionar a 100%

  18. Avatar de Flink
    Flink

    Pessoal que usa o xbmc com frequência, que plugins é que usam (para além do obrigatório: TV Portuguesa)???

    1. Avatar de Robert Soares
      Robert Soares

      – Abelhas.pt
      – ratotv
      – wareztuga
      – SITEdosPORTUGUESES
      – Glow Movies HD
      – Much Movies HD
      – Yify Movies HD

      =)

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      1channel, icefilms, tvgolo, tafixe, mashup, karaoke, karaoke pt, ratotv, wareztuga… explora que tens muita coisa boa por lá…

    3. Avatar de Carlos Pereira
    4. Avatar de afrsa
      afrsa

      Istream!

      O melhor addon do momento para o XBMC! Agrega vários addon desses mais conhecidos em apenas um. Até dá para linkar com a opção TV Shows!

      Aconselho a instalar o addon Istream installer para o addon preparar o vosso XBMC.

      Ver aqui mais info: http://www.youtube.com/watch?v=UMKiWllVLrI

      😉

      1. Avatar de joao
        joao

        como e que add isso?

  19. Avatar de dr.urko
    dr.urko

    MUITO RUIM ! Testei em dois equipamentos baixei a .iso e instalei num,e em outro instalei via ppa e foram muitos problemas.Nada intuitivo,canais de midias quebrados,para simplesmente acessar fotos de uma pasta é sofrível.Videos on-demand trava e não flui como o projeto promete.Enfim tudo desinstalado e volto ao VLC,até o Pplware sugerir outra alternativa.

  20. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Esta versão não está má de todo no entanto visualizar um filme em 1080p mkv de 16gigas tamanho o tablet cm android borra-se todo lol.
    Quem necessitar de um versão android levezinha para tablets baseada no frodo 12.3 compatível com filmes HD e todo tipo de audio codecs disponiblizo aqui o link da minha versão:

    https://mega.co.nz/#!Z4BAQbYC!mQF_J58_fbiWHxovdqOMFAfi-VbygLgVVu_hGhv8eyM

    1. Avatar de Robert Soares
      Robert Soares

      Já agora, fica aqui a fonte…

      https://github.com/koying/SPMC

      Apesar de se chamar spmc em vez de xbmc o programa é exactamente o mesmo!
      A unica diferença é que é uma versão não oficial do xbmc alterada e adaptada para o ouya.
      Tem suporte Dolby/DTS

    2. Avatar de joao
      joao

      funciona em tablet com tegra 2???

  21. Avatar de Francisco Gomes
    Francisco Gomes

    Eu já uso o Xbmc em RaspberryPi à uns anos e não quero outra coisa, por norma é sempre em 720p e som 5.1.

    Recomendo.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Uso o Raspbmc no pi e aguenta-se lindamente a 1080p também

    2. Avatar de Marco Amorim
      Marco Amorim

      Ja agora, conseguiste instalar esta ultima versão? (Frodo)

      1. Avatar de Rml17
        Rml17

        Eu instalei no fds o Frodo no RaspberryPi e funciona fixe;)

      2. Avatar de Marco Amorim
        Marco Amorim

        Ja agora, conseguiste instalar esta ultima versão no raspberry? (Frodo)

  22. Avatar de ergos
    ergos

    entao ninguem fala do melhor plugin para xbmc???

    este plugin venha quem vier dizer o contrario é TOP dos TOPS
    procurem no youtube por navi-x…

    http://www.navixtreme.com/

    http://www.youtube.com/watch?v=98eM23VdgoE

    1. Avatar de Bruno Santos
      Bruno Santos

      Testei o x-navi mas nao tem nem metade dos canais que mostras-te no youtube e nem canais PT tem. E muitos dos streams nem abrem.
      Sera que ja nao estao disponiveis ou tenho que fazer alguma coisa de especial para poder ter os canais todos?

      Cumps

    2. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      O TV Portuguesa é melhor 😉

      1. Avatar de H1berto
        H1berto

        Subscrevo;)Junto o rato tv ao barulho:)

  23. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Para terem acesso a todos os plugins metam o fusion, http://www.xbmchub.com/blog/fusion-easy-addon-installation-for-xbmc/ mais fácil não existe…

  24. Avatar de Marco Amorim
    Marco Amorim

    Onde se arranja o setup para o raspberry pi?

    1. Avatar de H1berto
      H1berto

      Página xbmc.org,secção dos downloads

  25. Avatar de joao
    joao

    boas sera que alguem sabe se isto funciona em tablets com tegra 2??? exemplo o meu e um acer a501 e nao sei pq mas nao da…

  26. Avatar de CarlosC
    CarlosC

    Boas, googlei que chegue mas não encontrei solução para o XBMC arrancar em autoplay, ou seja colocar um video em determinada pasta e ele automaticamente arranca em autoplay e com loop infinito, alguem sabe como faze-lo?
    A ideia é por um thin-client com boot em pen usb com xbmc.
    qualquer dica é bem vinda. Obrigado.

  27. Avatar de Ricardo Filipe
    Ricardo Filipe

    Funciona no windows?

    1. Avatar de H1berto
      H1berto

      Sem espinhas;)
      Basta ires à página xbmc.org,secção download e sacares a versão para windows.Os addons e repositórios são os mesmos para qualquer sistema operativo.

  28. Avatar de Malamen
    Malamen

    Como se adicionam fontes no android?

  29. Avatar de H1berto
    H1berto

    Vais a sistema, addons e instalar a partir de ficheiros zip,depois vais à localização onde os tiveres (normalmente pasta download,se forem sacados diretamente do android em questão).

  30. Avatar de Malamen
    Malamen

    Mas não existe nenhum lugar para adicionar repositórios e fazer o download a partir do XBMC?

  31. Avatar de H1berto
    H1berto

    Existe,tens de ir a gestor de ficheiros e adicionar fonte.Aí inseres o endereço do repositório que pretendes usar e instalas a partir de ficheiro zip,mas a localização do addon será na pasta desse repo…Não sei se dá para chegar lá…

  32. Avatar de Matheus
    Matheus

    Ta bugado, na versão 12.3 conseguia baixar legenda numa boa, ja nessa nem abre a caixa de download…

  33. Avatar de Zatopek23
    Zatopek23

    As legendas deixaram de funcionar no meu desde que actualizei para o 13. Ja segui as instruções (http://wiki.xbmc.org/index.php?title=HOW-TO:Setup_subtitle_services) mas nao passo do 4 para o 5.
    Alguem conseguiu?

    1. Avatar de Zatopek23
      Zatopek23

      Já consegui colocar o openSubtitles! Mas sempre utilizei o Legendasdivx, e essa opção nao aparece. Alguem sabe como fazer?

  34. Avatar de Cardoso
    Cardoso

    Boas eu ao tentar instalar o XBMC num samsung galaxy mega, ao abrir ele bloqueava e depois ia abaixo o programa, resolvi a questão ao instalar a versão beta (Gotham), mas agora funciona tudo, só que chega a parte que esta a começar a carregar algum video e antes de começar a visualizar volta a encravar e o programa vai abaixo sozinho. Alguém sabe como resolver isto?

  35. Avatar de Tiago Lopes
    Tiago Lopes

    Viva, alguem me podem ajudar? Queria ver series, mas não consigo encontrar um add-on como deve ser. Qual o add-on que usam para ver series?

    thanks

  36. Avatar de Excitante
    Excitante

    Queria actualizar o meu 12 para a versão 13, mas dá-me aquele erro estupido do NSIS… já googlei e testei a solução de mudar de pasta para Dektop e para outras, a do CMD com / NCRC (acho que é isso).
    Só me aconteceu a mim?

  37. Avatar de Alberto Pereira
    Alberto Pereira

    já instalei no iPad, mas nesta versão Gotham não encontro a opção “Gestor de Ficheiros” para adicionar fontes, como a da aminhacasadigital. Alguém me pode ajudar?

  38. Avatar de pedro
    pedro

    Eu fiz a instalação do XBMC e quando abro o programa aparece um erro, oque devo fazer ?

    Sistema operativo: Windows 7
    Anti virus : Avira

  39. Avatar de Mário
    Mário

    Alguem sabe ensinar como ponho os canais portugueses como sportv e benfica tv no xbmc? ou algum artigo onde possa ver os passos

  40. Avatar de Hugo
    Hugo

    Tenho o ratotv a funcionar no xbmc mas os filmes só passam com audio de 2 canais em vez dos 5.1 disponível directamente no site do ratotv. Alguém tem a solução para este problema? Obrigado.