Wine 0.9.49

7 Comentários

Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar nesse ambiente software especificamente concebido para o Microsoft Windows.


O WINE funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que expõe uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico. O Wine ainda disponibiliza a sua própria biblioteca (Winelib) por forma a que o código-fonte dos programas concebidos para Windows possa ser compilado no ambiente UNIX.

Licença: GPL
Sistemas operativos: Linux
Download: Wine 0.9.49 [12.17MB]
Homepage: Wine

Partilhar:
Tags:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Regis
    Regis

    Uma pergunta: para quem quer migrar para Linux (Ubunto) é preferível usar, durante e fase de “desmame” do Windows, esta aplicação ou uma máquina virtual tipo Vmware?
    Isto em termos de fiabilidade, funcionalidade e consumo de recursos?
    Obrigado

  2. Avatar de jmtdstoc
    jmtdstoc

    PARA O REGIS!

    Usar WINE ou uma máquina virtual irá depender da aplicação que pretendes correr em Linux.
    Algumas aplicações funcionam perfeitamente em Linux usando WINE, outras funcionam com alguns problemas e a GRANDE maioria não corre de todo!!!
    Se usares uma máquina virtual, o que equivale a dizer que vais instalar o SO Windows dentro de uma máquina “virtual”, a compatibilidade é de 100%, posi estás de facto a correr Windows e não uma API compatível (WINE).
    Se queres correr jogos as máquinas virtuais ainda não “funcionam bem” com o DirectX. Alguns jogos DirectX já funcionam bem com o WINE, todavia :).

    O VMWARE é um programa pago. Se quiseres algo gratuito para uso pessoal experimenta o VirtualBox (http://www.virtualbox.org/).
    Para uma lista de software compatível com o WINE procura em http://appdb.winehq.org/

  3. Avatar de Regis
    Regis

    @jmtdstoc

    Obrigado pelos esclarecimentos. Os programas a usar são de produtividade do género de processador de texto, folhas de cálculo, imagem..
    por isso depreendo que o virtualbox seja o mais indicado.
    Grato

  4. Avatar de Vitor Machado
    Vitor Machado

    viva!

    épah isto deixa-m curioso, eu ate nao estou muito insatisfeito com o xp mas isto é um outro sistema operativo ou aplica-s sobre o xp ?
    sou um nabo a nivel se sistemas operativos lol

    abrcao

  5. Avatar de fedora_user
    fedora_user

    jmtdstoc

    o VMware é free… http://www.vmware.com/download/server/
    é o que utilizo, para quando preciso do windows e para o ubuntu funciona e recomendo e acho que é o melhor, são muitos anos em virtualização.

  6. Avatar de Nastase

    @Vitor Machado

    Isto não nem um sistema operativo nem se aplica sobre o XP. É, no fundo, uma aplicação que se instala em Linux (esse sim um sistema operativo) e que permite por sua vez instalar e correr algumas aplicações Windows. Assim, se tiver sorte com as compatibilidades, poderá correr programas Windows directamente em Linux.

    Espero ter esclarecido a sua dúvida 😉

    ————————————
    http://www.revolucaodigital.net

  7. Avatar de jmtdstoc
    jmtdstoc

    PARA O fedora_user:

    Também já experimentei o Vmware Server mas sentia que o Desktop do “host” ficava mais lento (quase imperceptível) quando o usava. O uso do Firefox ficava mais lento, por exemplo. No VirtualBox não sinto esse atraso… o Desktop do “host” nunca perde velocidade enquanto uso a máquina virtual. Aliás, consigo ter 2 máquinas virtuais VirtualBox abertas simultaneamente sem perdas de performance no “host” Ubuntu (7.10 nesta altura).
    O VirtualBox tem no entanto uma grande limitação: não permite HOST NETWORKING. Traduzindo por miúdos, não podemos ter um servidor dentro de uma máquina virtual sem efectuarmos algum tipo de port forwarding no router, ou seja, muito complicado para mim!!! O VMWare automaticamente usa a rede virtual como fazendo parte da rede local, o que é óptimo.

    Mas sendo ambos gratuitos, acaba mesmo por ser uma questão de escolha pessoal :).