Wine 0.9.43

5 Comentários

Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar nesse ambiente software especificamente concebido para o Microsoft Windows. O WINE funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que expõe uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico. O Wine ainda disponibiliza a sua própria biblioteca (Winelib) por forma a que o código-fonte dos programas concebidos para Windows possa ser compilado no ambiente UNIX.


Licença: GPL
Sistemas operativos: Linux
Download: Wine 0.9.43 [11.7MB]
Homepage: Wine

Partilhar:
Tags:

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de EniO MEzZomOo

    WINE APAVORA… um pouco… pois o game ”mais legal” nao consegui rodar… CS 1.6… MAS… o resto consegui tudo, bem que ele poderia rodar tem o MSN msn nao o aMSN! putz….

    abandonei o windows de vez graças a ele!

  2. Avatar de jtiago
    jtiago

    alguem me pode explicar como se instala o wine? é que nao percebo quase nada de linux, e gostava de saber.

  3. Avatar de PTMblogger

    Depende da distribuição Linux que tens. Na maior parte das vezes há um programa que permite instalar vários programas, desde que estejam nessa lista (o Synaptic no Ubuntu, por exemplo). Se o Wine não estiver aí, vai à página de downloads do site e faz o download do instalador adequado para a tua distribuição (na maioria dos casos com a extensão .deb ou .rpm). No pior dos casos, irás ter de compilar o programa a partir da linha de comandos (apesar de não ser tão difícil) e enfrentar a “guerra das dependências” (o Wine só tem umas 2 dependências, acho eu).

  4. Avatar de NT
    NT

    @jtiago

    Sem dúvida o mais fácil é veres qual é o “sabor” do teu linux como diz ai o PTMbligger. Se queres realmente aprender mais um bocadinho… http://www.winehq.org/site/howto está tudo no site 😛

  5. Avatar de jtiago
    jtiago

    @PTMblogger/NT
    obrigado aos 2, tenho linux mint 3.0 , sei que nao é o melhor, mas poupa-me imenso tempo a sacar codecs e tudo mais, visto que tento usar a net o menos possivel.
    abraco