Windows ou macOS para quê? Instale o Linux Manjaro (10)

23 Comentários

Depois das nossas rubricas “Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa” e “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, a nossa aposta recaiu agora sobre o já popular Linux Manjaro, uma vez que tem como base o Arch Linux.

Mas o que tem de tão especial o Linux Manjaro? Vamos conhecer melhor esta distribuição.


Depois de 10 artigos a apresentar o que de melhor há dentro do Linux Manjaro hoje será o nosso último artigo desta rubrica. Desde já estamos receptivos para sugestões de qual será a próximo distribuição Linux a analisar a este nível aqui no Pplware.

Para finalizar esta rubrica vamos analisar saber o que podemos fazer através dos atalhos disponibilizados nativamente na barra superior direita. Como podemos ver, são vários os ícones disponíveis aquando do arranque da distribuição.

Atualizações

Um dos primeiros está associado às atualizações. Podemos saber quando pacotes existem para atualizar o nosso sistema, abrir o gestor de pacotes e também definir algumas configurações ao nível das atualizações.

Ao nível das atualizações, no que diz respeito as configurações, como podem ver são várias as opções disponíveis.

Conetividade, som e bateria

Os restantes ícones são relativo a várias configurações do sistema como por exemplo, controlo do som, ativação do modo Night Light on, conectividade, etc.

É possível também, através desse menu, gerir as definições da nossa conta, ativar o modo de autenticação automático, indicar quais as apps a usar por omissão, configurar data e hora, etc. Podemos também simplesmente encerrar o sistema ou então terminar a sessão.

Como sempre referimos estes foram artigos criados para iniciantes. Numa próxima rubrica iremos analisar uma nova distribuição… deixem as vossas sugestões.  

O Linux Manjaro é uma das distribuições mais bonitas e user-friendly, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositórios do Arch (AUR – Arch User Repository).

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de informado
    informado

    Linux 🙂 5 estrelas 🙂

  2. Avatar de LA
    LA

    Mais um SO para entrarem mais virus.

    1. Avatar de Gilberto
      Gilberto

      Conhece bem Linux para falar isso.

  3. Avatar de leonardo
    leonardo

    Manjaro?? PARA QUE??

  4. Avatar de Altino
    Altino

    Pipiware e o seu shill eterno pelo Ganoo/Shittux. Só esquecem de informar que é um OS de terminal…. servidor…. não foi feito para desktop… por mais guis benitas que lhe metam em cima nunca vai estar a altura. por isso quando escrevem “windows ou mac para que”…. ah ah ah ah

    1. Avatar de Danilo
    2. Avatar de Edgar
      Edgar

      Esse português dá uma credibilidade que nem te conto.

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        Não se percebeste, mas ele digitou assim propositalmente, ficas tanto a corrigir os português alheio que nem percebe a ironia…….

    3. Avatar de Gilberto
      Gilberto

      Estamos no ano 2000 para você falar que o Linux é um sistema de terminal e apenas para servidores?

  5. Avatar de Altina
    Altina

    Eu queria usar Manjaro, mas sou burro demais pra usar o terminal. Como é que faz? Tem que decorar comando por comando? É sempre tela preta?

  6. Avatar de Danilo
    Danilo

    Falem sobre isto: https://www.omgubuntu.co.uk/2018/05/lxqt-0-13-arrives-with-minor-improvements

    Parece que desta vez vai decolar, o Lubuntu vai pra LXQt.

  7. Avatar de pia
    pia

    macOS cada dia apagando a existência do linux assim como o Windows.
    Em breve o desktop vai acabar,
    Negocio vai ser só usar iOS
    Eu amo a Apple mais que Deus!

    1. Avatar de JCFB
      JCFB

      Outro Helder.
      Quantos mais OS houverem melhor, se tivéssemos apenas um único OS estaríamos 20 anos para receber uma atualização.

    2. Avatar de Cisco
      Cisco

      Falando de amores essa cabeça é uma confusão…

    3. Avatar de Vasco
      Vasco

      Vocês só olham para o vosso dia a dia e esquecem-se que os supercomputadores são dominados por linux.

  8. Avatar de Suelen
    Suelen

    vcs poderiam falar do metamorphose linux.

  9. Avatar de gr33nbits
    gr33nbits

    Uma das melhores distros, se não fossem os jogos estava 100% Arch.

  10. Avatar de João Terra
    João Terra

    O problema é que as distos linux ainda não dão suporte e não estão desenvolvidas para trabalhar com programas da Adobe e outros programas, se estivessem preparadas deixaria de vez o windows

    1. Avatar de Henrique Lisboa
      Henrique Lisboa

      Olá João. Você tem razão. Mas te digo 2 coisas: a tendência é os programas Adobe migrarem para nuvem. Não sei em quanto tempo, mas em pouco tempo iremos utilizar photoshop, ilustrator e cia no navegador. Outro ponto é, dê uma chance para os software livres de criação e edição gráfica. Te recomendo conhecer o Livre Labs https://www.youtube.com/channel/UCotwwUkKH2h0f-GQhugZbnA eu gosto muito. A transição não é 100% suave. Mas se começar, há grandes chances de você gostar muito.

    2. Avatar de Danilo
      Danilo

      Por enquanto não, mas há diversas alternativas de peso aos programas da Adobe, só saber procurar.
      Aposto que com os Chromebooks, muita água vai rolar e não demora muito e a Adobe entra pro Linux.

  11. Avatar de Gilberto
    Gilberto

    Parabéns pela análise, próximo que gostaria de ver é o Linux Deepin.

    1. Avatar de Danilo
      Danilo

      Já fizeram

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já agora podiam fazer uma review + tutorial sobre o novo Fedora 29. Estou a migrar do Ubuntu para o Fedora e estou impressionado com a facilidade de uso e configuração do Fedora. 🙂