Vamos aprender a instalar o NFS no CentOS

16 Comentários

No início deste ano demos inicio à produção de alguns artigos que visam dar a conhecer alguns serviços que podem ser implementados em sistemas Linux (de forma gratuita) e que têm toda a importância numa rede de dados. Instalação de um Servidor de FTP e de um servidor Web foram alguns dos exemplos já abordados nesta “rubrica”. Hoje iremos ensinar a configurar o protocolo NFS (Network File System) que permite que um sistema de ficheiros (ficheiros e directórios) de um servidor possa ser partilhado com outros servidores.

nfs_02

O que é o NFS?

Tal como referido, o protocolo NFS possibilita que o sistema de ficheiros de um servidor NFS possa ser mapeado em outros servidores. O protocolo NFS é suportado pelo Kernel Linux e a sua configuração num servidor é relativamente simples. De referir também que um servidor NFS pode ser configurado como servidor ou cliente permitindo que desta forma que partilhe o seu próprio sistema de ficheiro ou que importe o sistema de ficheiros de outros servidores.

Cenários de implementação do NFS

O NFS pode ser implementado nos mais diversos cenários mas vamos dar um exemplo para que se perceba melhor a sua utilidade. Imagine por exemplo que é administrador de uma rede informática e faz a gestão de um conjunto de máquinas Linux. Em cada máquina tem um utilizador criado o que significa que, em cada servidor, tem uma área de trabalho (ex: /home/ppinto). Com a configuração do protocolo NFS num dos servidores, essa área de trabalho pode ser partilhada, passando a estar também disponível em outros servidores (os mesmos ficheiros e directórios disponíveis em todos os servidores).

Como configurar o NFS?

SERVIDOR

Na prática não existe uma configuração do serviço no verdadeiro sentido da palavra. O administrador apenas tem de indicar quais os directórios a serem exportados via NFS no ficheiro /etc/exports. Vamos por exemplo considerar que a directoria /home/public passa a estar disponibilizada/partilhada para leitura e escrita (rw) para as máquinas da rede 192.168.10.0 (ver imagem seguinte)

nfs_01

Exemplo de configuração do NFS no servidor realizada no ficheiro /etc/exports

# partilha (leitura e escrita rw) do directório /home/public para as máquinas da rede 192.168.10.0/24

/home/public 192.168.10.0/255.255.255.0(rw)

Depois de realizada a configuração, vamos activar a exportação usando o comando

exports –a

De referir que o NFS funciona como serviço, sendo necessário activar o mesmo através do comando

service nfs start

CLIENTE

Do lado do cliente, apenas é necessário mapear o directório partilhado pelo servidor. Considerando que o servidor tem associado o IP: 192.168.10.254, bastaria usar o comando:

mount 192.168.10.254:/home/public /home/public

E está feito. Este pequeno tutorial teve como principal objectivo dar uma ideia das potencialidades do NFS. Existem muitas outras configurações que podem ser realizadas de acordo com o cenário a implementar (um bom livro a ler – Gestão de Sistemas e Redes em Linux (ver aqui). Além dos sistemas Linux, de referir também que o protocolo NFS pode também ser implementado no Windows.

Vamos montar um servidor passo a passo?

office_00

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    Isto funciona também com clientes usando sistemas windows?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Em Windows nunca usei, mas penso que sim. Afinal não é nada mais que uma partilha de pastas. A ver se alguém já teve algumas experiência neste ponto

    2. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Há uma coisa semelhante para clientes windows, é o samba. Instala-se o samba num servidor linux, depois ligam-se os clientes windows por vizinhança de rede.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          pois, por isso mesmo por ser diferente é que perguntei.

          Vi testes de benchmark e o nfs é muito mais rapido na transferência de ficheiros.

    3. Avatar de Andros
      Andros

      Precisas de instalar o Windows Services for UNIX. Penso que isto só funciona no Windows Professional ou superior.

      Cumprimentos

      Andros

  2. Avatar de J.
    J.

    Recentemente andei às turras com isto no Windows.

    A versões windows server julgo que podem partilhar diretorias com NFS, com o SFU http://download.microsoft.com/download/a/1/c/a1ca7af1-a6e3-46e7-874a-4c5d8c0fb3b7/SFU35SEL_EN.exe

    O Windows 7 Ultimate por exemplo pode ser cliente, e basta instalar o componente disponivel NFS services em “ativar ou desativar funcionalidades no painel de controlo”.
    Depois é fazer mount da diretoria, como no Linux julgo.

    Depois ainda encontrei um FileServer NFS para windows mas é trial 30 dias, não encontrei nada gratuito.
    http://home.foni.net/~hanewin/exe/nfs1177.exe

  3. Avatar de Carlos Martins
    Carlos Martins

    Mais uma vez um Excelente artigo.
    Podiam era, se possível claro, fazer um artigo sobre Zentyal(Linux Small Business Server).
    Muito completo, pouco pesado e acima de Tudo Gratuito 😉
    Tenho usado a pouco tempo e tenho simplesmente adurado, faz tudo a que se propõe.
    Seria a meu ver um bom artigo aqui pro pessoal 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, tenho de ver o que é isso 🙂 Não queres fazer tu um artigo sobre o Zentyal(Linux Small Business Server)?

    2. Avatar de jpng81
      jpng81

      Tentei virtualizar o Zentyal no virtualbox e nem sequer arrancava, para já vou-me manter com pfsense.

  4. Avatar de Andros
    Andros

    Pedro Pinto, o CentOS não tem disponível o nfs-v4?

    É que utilizo essa versão no arch e parece-me mais rápido e mais estável.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, pelo menos no CentOS 6.0 está presente

      1. Avatar de DC
        DC

        Off-topic: Alguem por aqui me sabe dizer quais as caracteristicas de um Thomson TG787 (homegateway da meo) em termos de cpu e ram?

  5. Avatar de inforcar.net (NAs storages)
    inforcar.net (NAs storages)

    Acredito que esta funcionalidade é bem util.
    Contundo, sou um defensor e entusiasta de NAS Server (maravilhoso equipamento) que já faz tudo isto que propoem e não só…

    Bem haja a todos

  6. Avatar de Philipp
    Philipp

    Opa,

    Parabéns novamente, dicas para CentOS é óótemoo.

    Mas não seria o comando (exportfs -a)?

    Att,

  7. Avatar de Bruno Anjos
    Bruno Anjos

    NFS é uma tecnologia ultrapassada. Existem outros métodos mais recentes como OCFS2 E GFS.