Vale a pena comprar o novo Raspberry 2.0?

57 Comentários

Novo Raspberry 2.0 é bem mais rápido que o modelo anterior

No passado dia 2 de Fevereiro a fundação Raspberry Pi anunciou o novo e poderoso Raspberry 2.0. Esta nova versão segue o formato do modelo B+ mas tem um conjunto de novidades que justificam a sua aquisição/troca.

No twitter da fundação RPI são vários os leitores que publicam imagens do novo Raspberry 2.0 mas também outras informações interessantes como benchmarks.

rpi2_000

O novo Raspberry 2.0 é o equipamento do momento. Além do GNU/Linux, este novo modelo suportará o Windows 10 o que poderá elevar ainda mais a fasquia dos projectos realizados.

O Raspberry PI 2 destaca-se por trazer um CPU ARM Cortex-A7 CPU quad-core a 900MHz e 1GB LPDDR2 SDRAM. A versão anterior (Pi 1 B+) tem um CPU ARM11 a 700 Mhz e apenas 512 MB de memória RAM. Saber mais aqui.

rpi2_02

Mas há também benchmarks que comparam o Pi 1 B+ com o novo Pi 2 B. O vídeo seguinte mostra, lado a lado os dois modelos, e podemos ter a noção do desempenho de cada um deles.

Como puderam ver, além das especificações, o Pi 2 B é bem mais rápido a abrir páginas web, mais responsivo com JS e está mais eficiente na reprodução de vídeos.

Ainda não tem o Raspberry 2.0? Compre aqui.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José
    José

    Excelente produto, se possível tentem fazer comparações entre eles a correr o XBMC.

    1. Avatar de João Cardoso
      João Cardoso

      Também tenho interesse em alguém que já o tenha experimentado com o KODI\XBMC

  2. Avatar de ruben
    ruben

    eu fiz o pedido e nada, nem resposta nem nada, acho melhor comprarem noutro lado amigos

    1. Avatar de eddy
      eddy

      tb fiz o pedido via pplware.
      A transportadora passou hoje de manha

    2. Avatar de Telmo Branco
      Telmo Branco

      Eu fiz a encomenda através do pplware no dia 2 à noite, recebi a confirmação da encomenda e paguei no dia 3 e hoje recebi o PI de manhã.
      Não estou em casa para testar, mas o serviço até agora foi 5 estrelas.
      Parabéns mais uma vez pela iniciativa PPLWARE.

      E Ruben, não recebeste nada a confirmar a encomenda porque eles devem estar sem stock. Aguarda mais alguns dias.

    3. Avatar de Joao
      Joao

      Fiz o pedido e já o recebi.

  3. Avatar de Joao Manuel Moutinho
    Joao Manuel Moutinho

    Ora bolas, comprei recentement o modelo B+, e não sei bem se irei comprar este novo modelo.
    Eu não queria por aquele no lixo. ^^;
    Havetá alguma maneira de recuperar ou fazer uma troca? :/

    1. Avatar de rand
      rand

      Dependendo do sitio onde compraste podes ter até 30 dias para devolver o producto desde que este esteja funcional e não danificado.

      1. Avatar de Joao Manuel Moutinho
        Joao Manuel Moutinho

        Bem, eu comprei aqui na Pplware.
        E claro que está a funcionar plenamente.

    2. Avatar de IR
      IR

      se quiserem compro qualquer RPI 1 B/B+ por 20 eros. 😉

    3. Avatar de Rui Silva
      Rui Silva

      Vendes a 20€ no OLX e vai haver alguém que já fique contente. Não me acredito muito que te troquem.

      Eu já tenho um Cubieboard 2 e agora vou passar para este. Eu não gosto de tudo o que tem apenas 1 core ou menos de 1 GB de RAM.

  4. Avatar de Br
    Br

    se este novo correr Plex Media Server ai penso em comprar.
    espero pela review

    1. Avatar de Finas
      Finas

      Tanto quanto sei, o Plex Media Server não corre na arquitectura ARM apenas x86 ou x64. :S

  5. Avatar de OpenMind
    OpenMind

    sim mas fizeste o pedido onde? convém saber lol 😛

    1. Avatar de OpenMind
      OpenMind

      era para o Ruben 🙂

  6. Avatar de Filipe
    Filipe

    Eu tenho a primeira versão, ainda com 256mb de RAM (mas já com porta Ethernet).
    Não estou a pensar mudar… corre bem o XBMC.

  7. Avatar de Faria
    Faria

    Para quando um pacote PPLWARE com este modelo?

    1. Avatar de Ivan Teixeira
      Ivan Teixeira

      +1
      Ps: se comprar na pplware é possivel enviar para o estrangeiro?

      Cumprimentos

  8. Avatar de José
    José

    O meu está em distribuição desde hoje, espero que me entreguem hoje!
    Preenchi o formulário do pplware no dia 3 e só recebi a confirmação da clickplus no dia 5, mas como demoraram na confirmação acabei por encomendar diretamente no site da clickplus tendo recebido de imediato a confirmação e procedido ao pagamento no dia 4!

  9. Avatar de pedro santos
    pedro santos

    Boa tarde
    Comprei o meu por este site. recebi tudo em ordem mas quando fui a ligar unicamente me da um era com cores e mais nada! nao sei se erro meu ou o meu pi veio avariado! se alguem me puder dar uma ajuda agradeço.

    obrigado

  10. Avatar de honey

    http://www.freedos.org/download/

    Sera que o edisson rola o free dos , e como vejo video no edisson ?

  11. Avatar de someone
    someone

    Aqui está uma placa que penso devia ter sido incluída na comparação.
    ODROID-C1: http://hardkernel.com/main/products/prdt_info.php?g_code=G141578608433

  12. Avatar de O Silva
    O Silva

    Vale a pena…no entanto, não comprem só para terem um…conheço muitos que agora não sabem o que fazer ao PI b ou b+ que comparam.

  13. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Perguntas:
    1) suporta h265 / 4k h265 hardware?
    2) suporta 3D MVC hardware?
    3) Tem saída 4k por hdmi?

    1. Avatar de DóiDói
      DóiDói

      1) h530/8k h530
      2) 4D MVC por osmose
      3) 8K por VGA

      1. Avatar de Flink
        Flink

        LOL!

        ROTFL mesmo, ri até me doer a barriga!

        Grande resposta! (bows in admiration)

      2. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        DóiDói, faz-te um clister a ti mesmo e isso passa, é que com o inchaco, nem consegues carregar nas teclas em condicöes… (e comeca a passar um pouco de creme…)

        1. Avatar de DóiDói
          DóiDói

          2º post rídiculo… parabéns!

    1. Avatar de Ru1Sous4
      Ru1Sous4

      Entre o Pi2 B e um Intel NUC ou GigaByte BLIX ambos celeron, são grandes as diferenças q justifica o aumento de preço?

  14. Avatar de Nuno Vieira
    Nuno Vieira

    Continuo a preferir o meu Wandboard Quad. Acho que já o tenho à mais de 2 anos e no entanto continua a bater o novo Pi. É mais caro, mas acho que vale a pena. Desde vir com uma LAN gigabit, WLAN, 2Gb de RAM, RAM mais rápida, SATA,…

    1. Avatar de José
      José

      Custando 3 a 4 vezes mais não é difícil ter melhores componentes, em termos de performance nunca testei esse mas que o raspberry Pi faz bem aquilo que se propõe faz!

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Sim, o Pi em relação qualidade preço está entre os melhores. Eu também tenho vários Pi’s em casa que utilizo em alguns projectos meus, e para certos trabalhos chega e sobra. Mas para outros nota-se um certa deficiência, principalmente a falta um placa de rede Gigabit.

    2. Avatar de DóiDói
      DóiDói

      Eu também gosto mais do meu PC… embora seja core i5, ainda rola bem.

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Não sabia que o teu PC i5 era uma board de desenvolvimento. Existe quem faça mais com o seu Pi e similares do que correr um htpc.

  15. Avatar de Francisco
    Francisco

    Não posso de demonstra o meu desagrado porque comprei o meu modelo anterior à relativamente pouco tempo. Sabendo (acho que não ando a imaginar coisas), a partir daqui que novo modelo ainda ia demorar a sair.

    Enfim. Aprende-se da pior maneira. Com insatisfação!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Acho que todos pensavam assim “um novo modelo ia só sair lá para 2016″…mas a Fundação Raspberry adiantou-se

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Pois….. não mata, mas mói

        Quem deu a cara para vender o produto foram vocês, logo é a vocês que demonstro a minha insatisfação.

        Mas…. como não sou daquele tipo de pessoas que corre atrás de novidades apesar de, possuir um que ainda dá para os gastos, vou deixar-me estar como estou.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Francisco acho que estás a ser injusto nas afirmações. Que culpa temos nós em ter saído um novo modelo?

          1. Avatar de Francisco
            Francisco

            Injusto? A culpa não é minha de certeza, faz me lembrar que a acção de venda em Dezembro foi para esgotar stock do modelo anterior. Mas estou tranquilo, não vou atrás de vocês com um pau mas costas.

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Francisco já te disse o que tinha a dizer. Se reflectires vais rapidamente perceber que não tens qualquer razão.!

          3. Avatar de Francisco
            Francisco

            Pois, eu também já disse o que tinha por dizer, a venda foi feita por vocês, anunciam que o novo modelo só lá para 2016 e depois passado um mês o produto é obsoleto. “Pois a culpa é sempre do mordomo”.

        2. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Francisco,esse comentário não faz sentido: ninguémte obrigou a comprar, e se não sabias perguntavas, e mesmo assim não tem obrigação de saber.

      2. Avatar de Francisco
        Francisco

        Tenho reparado que todos os comentários que não vos agradam, são veementemente criticados de forma um pouco hostil. As únicas criticas que vocês gostam e que vos são direccionadas, são os elogios, e as correcções nos texto. De resto, coitados de nós leitores/clientes, que somos culpados de tudo. Vale (quase)tudo.

        Falta-vos um pouco de humildade, de capacidade de perceber que nem sempre estão certos.

        Já vos disse e torno a dizer. Fiquei insatisfeito com o sucedido, mas não estou furioso.

        Bastava-vos dizer. “Lamentamos pelo sucedido, também fomos apanhados de surpresa.” Mas há palavras que custam a sair porque o orgulho ofusca-as.

        Fiquem bem e tenham uma boa semana.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Lamentamos pelo sucedido, também fomos apanhados de surpresa! Já te tinha disto isso deste o primeiro comentário, mas parece-me que não percebeste.

  16. Avatar de José Fernandes
    José Fernandes

    Boas tardes, duas duvidas. O meu rasp vou o dar ao meu irmao e vou buscar um destes novos. Tenho a correr o pipplware 3.0 e a questão é a seguinte. Basta fazer copy paste de um cartao para o outro e funciona? E este cartao que tem tudo basta meter no novo e funciona? Obrigado.

  17. Avatar de Alberto Manuel
    Alberto Manuel

    Ola, é possível fazer um super-computador para gamming com o PI 2?

    1. Avatar de António Fernandes
      António Fernandes

      Nao mesmo. Nem um bom computador, quanto mais um super gamming. O r.pi é mais para multimedia.

  18. Avatar de Soares
    Soares

    Olá boa noite, alguém sabe se há alguma forma de fazer streaming de áudio que está a ser reproduzido do PC para raspberry ?
    Por exemplo, tenho uma música a ser reproduzido no PC e quero que o som “saia” num amplificador ligado ao raspberry pi.

    Cumprimentos

    1. Avatar de João Nascimento
      João Nascimento

      Utilizo o JRiver.

      1. Avatar de Soares
        Soares

        Vou exprimentar depois digo qualquer coisa. Obrigado

  19. Avatar de Ru1Sous4
    Ru1Sous4

    Entre o Pi2 B e um Intel NUC ou GigaByte BLIX ambos celeron, são grandes as diferenças q justifica o aumento de preço?

  20. Avatar de Luis
    Luis

    Falta mencionar que a Microsoft vai lancar Windows 10 para Raspberry Pi 2 model. http://ow.ly/IlGx1

  21. Avatar de Bruno
    Bruno

    Na tabela comparativa lá em cima, a BBB atualmente é vendida na revisão C, com 4GB no eMMC e pelo preço de 55 dólares, não?

  22. Avatar de José Fernandes
    José Fernandes

    Quando esta a correr alguns filmes no xbmc no canto superior direito aparece um quadrado colorido, que penso que seja quando esta a pensar. Existe alguma maneira de ocultar isto?