Surgem as primeiras imagens do novo Windows 10 for phones

94 Comentários

A espera pela versão para dispositivos móveis do Windows 10 tem estado a deixar muitos utilizadores expectantes sobre o que vai ser apresentado.

Dada como certa para esta semana, dificilmente será apresentada e terá de ser aguardada mais alguns dias. Mas isso não impede que muitos a estejam a usar já em testes privados e que por isso comecem a surgir as primeiras imagens não oficiais.

Foi o que aconteceu agora com o surgir de três imagens no Twitter, que mostram o Windows 10 para dispositivos móveis e alguns dos seus ecrãs.

windows_10_mobile_1

Ainda só surgiram três imagens, mas dão já conta do que vai ser esta nova versão do Windows para dispositivos móveis. Com uma imagens mais polida, com novos ícones e uma imagem renovada em várias zonas do sistema, esta versão do Windows consegue ainda assim manter a sua imagem de marca.

Do que foi possível ver na apresentação do passado dia 21 de Janeiro esta será uma versão que para além de partilhar elementos de base com a versão desktop vai ainda tentar uma aproximação da imagem entre estas duas plataformas.

As imagens agora reveladas surgiram no Twitter e são de um utilizador que está a realizar testes privados, tendo publicado as imagens de forma inadvertida e não autorizada.

Muitos duvidaram da sua veracidade mas vários outros utilizadores vieram confirmar a origem das imagens e também o grau de privacidade que devia existir nelas.

São imagens que mostram o final do processo de instalação do Windows 10 num smartphone e que revelam o número da versão: 8.15.12493.42.

Pode ainda ser vista a nova cara da zona de configurações do Windows 10, com a presença de uma imagem renovada e mais apelativa.

Por fim está também visível a barra de notificações e de atalhos que apresenta agora muitos mais elementos, provavelmente configuráveis.

anterior próxima

A Tecnical Preview do Windows 10 para telefones é esperada nas próximas semanas e poderá ser instalada por todos os que fizerem parte do Insider Program.

À imagem do que acontece com a versão Desktop, a Microsoft está a preparar-se para lentamente lançar as novidades e testá-las neste grupo mais limitado de utilizadores.

Depois do Windows 10 chegar aos smartphones será a vez da Microsoft começar a apresentar os seus novos produtos para esta plataforma e dar a conhecer as novas versões das suas aplicações, como o Office Touch para estes dispositivos.

Faltam com certeza poucos dias para a chegada do Windows 10 aos smartphones e nessa altura ficará mais claro de qual é o caminho que a Microsoft quer percorrer e até que ponto a integração entre estas duas plataformas está a decorrer.

Comentários

94

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mario
    Mario

    Alguem tem duvidas que este SO vem dar a machadada final no android? Eu nao.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      eu tb acho que nao é adoro o wp.
      O mais porreiro neste SO é a ligação com o teu pc com w10
      para mandar sms ……………..
      Tb é mais estável que o Android.

      Mas estas imagens não são novidade nenhuma.

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Claro que são novidade, onde é que tens icons nos settings do W8.1? Onde é que tens a barra de atalhos com aqueles atalhos todos?

        1. Avatar de Ze
          Ze

          quem viu a apresentação do w10 phone já viu isto o pplware ja colocou o vídeo

    2. Avatar de rpx
      rpx

      Vocês fazem me lembrar aquele pessoal do:
      2005: Ano do Linux no desktop.
      2006: Ano do Linux no desktop.
      2007: Ano do Linux no desktop.
      2008: Ano do Linux no desktop.

      Mal era anunciada uma nova versão do Ubuntu, era logo vitória garantida. Até questionavam: “Como vai sobreviver o Windows cheio de bugs e BSODs? É o fim deles.”
      A verdade é que os anos passaram e nada aconteceu.

      Agora a história repete-se noutra plataforma, com a MS desta vez no lado oposto:
      2012: Ano do WP.
      2013: Ano do WP.
      2014: Ano do WP.
      2015: Ano do WP.

      Até quando?

      1. Avatar de JJ
        JJ

        A diferença é que a Microsoft esta a preparar umas bases para um futuro próximo.

        Ou seja, agora pode não estar a vender como a concorrência, mas esta num caminho que daqui a uns tempos vai-lhe garantir estar no mercado e facturar bastante, podendo ultrapassar a concorrência.

        1. Avatar de rpx
          rpx

          Basicamente o mesmo discurso de quando saiu o 8.

          1. Avatar de Guilherme
            Guilherme

            E o 7.8

      2. Avatar de Mario
        Mario

        O windows10 da em tlms e pcs, na Apple IOS e OSx integracao perfeita, android nao tem integracao com nada no pc..

        1. Avatar de rpx
          rpx

          Não é isso que vai influenciar a compra.
          A maioria dos utilizadores do iPhone não são utilizadores de OSX, logo não é a interacção que vai influenciar a compra.

          Até me agrada em tarefas como transferir fotos para o PC usar o copy-paste em vez de ter que usar ferramentas tipo iTunes ou clouds.

        2. Avatar de Filipe
          Filipe

          É mais o Android integra tanto com OSx como com Windows, seja em que versão eles forem. Não te bloqueia a nada…

      3. Avatar de OpenMind
        OpenMind

        pois, isso no lado do linux(que é o lado que conheço e me importa) acaba por ser uma coisa pessoal, para mim o Ano do linux no Desktop foi mesmo 2008, para outros terá sido outro 😛

    3. Avatar de Joselito
      Joselito

      Qual machadada final? No Android? Pelo que sei o Android anda bem de saúde. Alias, quem anda moribundo é o WindowsPhone, mesmo com o lançamento do WP10 nenhum fabricante quer implementar o sistema, ficando limitado aos modelos da Microsoft (ex-Nokia Lumia) que já não lança um flagship no mercado há mais de ano e meio. Só para o último trimestre deste ano é que vão lançar um. Os desenvolvedores de apps e games também não estão virados para Windows.

      A Microsoft é pouco inovadora e falhou (mais uma vez) nos timings de mercado. Mas isso não me surpreende, pois cada vez que a Microsoft se aventura no mundo do hardware, sai quase sempre o tiro pela culatra. Já no tempo do Zune diziam que era o iPod killer. O Xbox One abafaria a PS4… O Surface daria cabo dos Macbooks air e iPads… Enfim…

      Antes que digam que sou um fanboy e um anti-MS. Sou um utilizador de software de produtividade Microsoft e de facto são os melhores de sempre. Os seus produtos abafam qualquer concorrência e de longe.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Onde é que nenhum fabricante quer implementar o sistema Win10? Até agora só a Huawei é que diz que não vai fabricar WP. Mas, tendo em conta que a qualidade da Huawei não é assim nada de especial, face a concorrência, ainda bem que não vão fazer. A Samsung já disse que esta interessada em continuar a desenvolver mais equipamentos.

        Depois todos os fabricantes de portáteis e tablets, estão bem motivados com o Windows 10. Alguns deles, como a Toshiba e a ASUS, certamente vão desenvolver smartphons com Win10.

        Qualquer das formas, mesmo que os smartphones sejam na sua maioria Lumias, não vejo que isso seja um problema. E logicamente, se eles estão a desenvolver um novo SO, só faz sentido lançarem novos equipamentos quando sair o novo SO.

        A Microsoft ser pouca inovadora, é novidade…

        A nivel de hardware a Microsoft sempre teve qualidade, pode é não fazer o numero de vendas que outras empresas, mas a qualidade está lá. E que eu saiba a XBox é das consolas mais vendidas, pode não ter abafado a PS, mas consegui em muito menos anos no mercado chegar ao mesmo nível da PS, se isso é mau, não sei o que é bom.

        O software de produtividade, não existe concorrência, ainda nenhuma software consegue chegar nem a metade de qualidade do Office.

        1. Avatar de Gabriel Tavares
        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          A Samsung diz o mesmo há anos e os resultados são quase nulos.
          Uma coisa que as pessoas parecem esquecer nestas questões é que no final são os fabricantes dos equipamentos e operadoras que determinam o que é que pode ter sucesso… Se continuam a criar mais aparelhos Android e a atirar mais dinheiro no marketing desses aparelhos, vai sobrar sempre menos investimento, oportunidades e publicidade para os telemóveis com Windows. É um ciclo vicioso! Daí a Microsoft ter investido na Nokia…
          Mas aquilo que se verificou é que mesmo assim não houve um grande interesse por parte das pessoas. E depois da compra da Nokia até parece que piorou, ao apostar mais em aparelhos baratos em vez de lançar aparelhos de qualidade superior e que perpetuassem, por exemplo, a imagem que a Nokia tinha conseguido ao nível da qualidade da fotografia…
          Muita coisa pode ainda acontecer, mas não é pelo Windows 10 que haverá grandes mudanças!

        3. Avatar de NewJ
          NewJ

          Olha, eu até já vendi a minha ps4 pois vou comprar a One, já tive a 360 e prefiro o ecossistema Microsoft.

        4. Avatar de Joselito
          Joselito

          Não só a Huawei, mas tb a Samsung abandonou e as intenções de voltar já oiço isso há uma ano. A HTC admitiu erro no lançamento do M8 para WP e não tem planos para lançar novos modelos em WP.

          Sobre os tablets PCs é uma aberração utilizar como se fosse um notebook. As aplicações MetroUI são escassas e oferta para IOS e Android são de longe melhores. Diga lá aos proprietários que apostaram em equipamentos com WindowsRT o que vão fazer agora? Perguntaram isso a Microsoft no seu ultimo evento e esquivaram-se em dar uma resposta concreta. Ou seja, o abandono desta versão. Banhadas à Microsoft.

          Mesmo assim com factos, ainda não percebo como cantam de galo ao ter 5% do mercado dos dispositivos móveis e com previsão de apenas 10% em 2017:
          2017 (previsão): Android 58.8%, iOS 30.6%, Microsoft 10.2%; Other: 0.4% (estudo em http://tabtimes.com/resources/the-state-of-the-tablet-market/)

          O futuro da MS são os serviços, mas isso o actual CEO sabe, dificil é demover os velhos do Restelo… Nadella sabe que o hardware sempre foi um cancro dentro dessa desorganizada empresa.

          1. Avatar de MM
            MM

            A HTC cometeu o erro de dar exclusividade a uma operadora e “trancou” o seu tlm na américa. Isso foi erro da HTC e não do sistema operativo 😉

          2. Avatar de Edgar Ferreira
            Edgar Ferreira

            Tenho o Surface RT e estou muito satisfeito. Desde que continue compatível com todas as apps “Metro” e Universais (existentes e futuras), feliz da vida!
            Há uma coisa chamada “perfil de utilizador”. E nem todos encaixam no perfil Android e IOS!

          3. Avatar de iFernando
            iFernando

            Tablet com Windows 8.1, não há comparação possível! Comprei a Tablet da Asus Vivotab Note 8 com o Windows 8.1, e nunca mais voltei a ligar o meu iPad. As diferenças são enormes entre tudo o que podes fazer com uma Tablet Windows 8.1 ou um sistema limitado como o iOS. (ex. impressoras, redes, iTunes, 5 ou 6 programas abertos no ecrã, coreldraw, faturação, edição de fotos,………….)

        5. Avatar de MM
          MM

          +1
          Essa do “pouco inovadora” devia ser uma piada ou o rapaz anda muito distraído, p.ex., não viu os HaloLens, não viu o Surface Hub, não viu as quantas novidades do Windows e no Office, a MS Band… até o próprio Surface que veio revolucionar um segmento que muitos diziam não fazer sentido… etc.

      2. Avatar de Gabriel Tavares
        Gabriel Tavares

        Joselito e outros que nunca tenham usado RECENTEMENTE a plataforma WP…se à coisa que o WP não é, é moribundo.

        Antes que me insultem, sou utilizador das 4 plataformas, Blackberry, IOS, Android e WP, por motivos pessoais e profissionais.
        Pessoalmente, troquei (até ver) definitivamente o Android e IOS por WP. (Já tinha trocado no passado de Blackberry para Android.)

        Ora, fiquei sem palavras, quando começei a trabalhar com WP, é mais rápido e fluído do que estava à espera e que muitos androids (e já usei bastantes flagships da Samsung, Sony e HTC), tudo funciona e muito bem diga-se de passagem, e olha que comprei Lumias 735 (nem sequer é flagship e custam pouco mais que 190€ bloq. à rede).

        Tenho a noção que ainda falta ao WP alguma maturidade do Android e IOS, especialmente na organização dos settings, e na barra de notificações, mas tirando isso chamar muribundo ao WP é ridículo.

        Após usar à cerca de 3 meses o tlm constato que:

        O que falam hoje em dia acerca das aplicações do WP, é um bocado treta…
        E qualquer utilizador de WP com certeza pode confirmar que a loja, apesar de pequena, não está assim tão mal servida…

        OK….não existem não sei quantos milhares de aplicações de peidos, é um facto!.
        Não existem milhares de aplicações de chacha(ou será xaxa?) que para nada servem senão entupir o tlm com porcaria.
        Não existem milhentas applicações para mensagens, chamadas, galerias..etc

        Não existem tantos developers para WP, é um facto, mas é algo que está a mudar rapidamente, em todo o caso, muitas das apps que sacamos em Android tornam-se irrelevantes no WP, simplesmente porque não são necessárias… as aplicações do wp funcionam lindamente e são bonitas/integradas com a UX do sistema (para quem gosta da interface claro), não é uma com o estilo do 5.0, outra com o 4.1, outra com o 3.7…

        Quando fiz a mudança de Android para WP, também pensei que ia sentir falta da apps do Android, e realmente existem uma ou outra que faz alguma falta, mas nada que uma versão mobile de um website não resolva, (como o caso da aplicação do BES>NOVOBANCO).

        A experiencia de utilização de um WP é, na minha opinião, melhor. A curva de aprendizagem é menor que num android e até mesmo menor que num Iphone.

        Já sei que agora vão falar da personalização…
        OK, WP não é para todos principalmente nesse aspecto… eu também sempre fiz root nos meus tlms Android, e sim adorava a capacidade de personalização e tudo o que podia fazer para alterar o comportamento do mesmo.
        Ao mesmo tempo, também sempre gostei da interface do WP achava-a e acho bonita e limpa, mas achava a do Android melhor.

        Hoje já não tenho a mesma opinião.. os Live Tiles são geniais.
        “ah e tal mas para android há apps que fazem isso e até põem com o mesmo aspecto”
        exato… apps… lixo e mais lixo..
        Não me venham com tretas, eu uso Android desde que foi lançado…IOS desde o Iphone 3g, Blackberry desde o 8520, WP só agora a versão Denim, que nada tem a ver com as anteriores.

        Se me perguntarem se comprava um WP com versão anterior sou muito claro… NÃO! ficava pelo Android..

        Para terminar..
        Em relação aos flagships.. blahh, porquê? porquê lançar flagships às resmas como as restantes marcas, só para dizer que sim?… se os flagships com 1, 2 3 anos funcionam perfeitamente, e em muitos casos melhor que flagships Android recentes… até os que não são flagships.. enfim..
        Sinceramente não vejo necessidade, os smartphones Lumia são bonitos, cada vez tem preços mais acessíveis, e recebem atualizações quer tenham 1, 2, 3 anos e 512 ou 1GB de RAM, ao contrário da maior parte dos Androids…

        1. Avatar de MM
          MM

          +930 🙂
          Isso que disseste só faz sentido para quem já teve o privilégio de experimentar a sério o WP, porque quem nunca o fez e ou apenas passou o dedo num numa loja qualquer, vão achar que estás a inventar. Mas na realidade o WP é assim mesmo, muitas coisas que no Android se diz essencial, no WP não fazem falta nem sentido existirem.
          Eu costumo dizer que no Android temos de instalar uma app para tudo, mesmo para coisas básicas. Temos de ter uma app para tudo. No WP não, há muita função que está integrada no sistema e não precisa de apps, gadgets, etc., etc.
          P.ex., no Android temos de ter um app para mudar as apps para o cartão (e mesmo assim sem root só conseguimos mudar meia dúzia delas). No WF esta função é nativa e podemos mudar praticamente todas as apps para o cartão (só as nativas é que não podem ser mudadas).
          Isto é básico no WP, no Android é uma dor de cabeça.

          1. Avatar de Gabriel Tavares
            Gabriel Tavares

            O melhor exemplo que posso dar acerca da curva de aprendizagem/facilidade de uzo é:

            A minha namorada por exemplo, nunca tinha tido um smartphone “recente” usava o meu velhinho BB8520 (que é uma máquina de guerra.)

            Quando tentava mexer num android era uma dor de cabeça, ” Ó gabriel como é que se faz isto? onde está aquilo?” e por aí…

            Acabava por ser eu a fazer para não ouvir mais perguntas e queixas da lentidão :O

            Ofereci-lhe também um lumia 735 no Natal, nunca mais a ouvi.. (a fazer perguntas e a queixar-se da lentidão, claro..)

    4. Avatar de José Maluco
      José Maluco

      Estas teorias de que o WP vai rebentar com tudo (sempre no futuro afinal, “para o ano é que é”), parecem vindas daqueles senhores do Sporting: “este ano já não ganhamos nada, mas para o ano, com a equipa que temos, não damos hipótese”

      1. Avatar de ricardo
        ricardo

        Porque? Tem que lançar telemóveis de 2 em 2 semanas para ser bom? Depois nota se, Andam desesperados. Enfim.. Critiquem a vontade depois de 3 anos iphone(3g) mais 3 Android (s2) agora estou no windows Phone e as minhas necessidades tao sempre satisfeitas.. So para criar aqui outra discussão.. http://m.tecmundo.com.br/app-store/73707-chineses-manipulando-ranking-app-store-centenas-iphones.htm?utm_source=facebook.com&utm_medium=referral&utm_campaign=imggrande

    5. Avatar de mzzr
      mzzr

      és daqueles que gosta falar mais do outro lado do que o teu próprio lado

      1. Avatar de mzzr
        mzzr

        esta é para o Mario

    6. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      x2 Começa a não haver margens para dúvidas!! Estamos no bom caminho…

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Muito bom. Vai ser o meu próximo sistema. Fluído, bem integrado, e sem lag. Adeus android e ios. (Ai vem guerra).

  3. Avatar de Alexandra
    Alexandra

    Eu também não! Desde que tenho WP o android que ainda utilizo no tablet nem dá para comparar…Adoro o WP!

  4. Avatar de JJ
    JJ

    Eu acho que com o Win10, vai haver uma machada não só no Android.

    A Microsoft tem estado a desenvolver software para todas as plataformas e a mostrar a potencialidade das mesmas a todos os utilizadores. Se essas apps começarem a ser das mais usadas (que é o que esta a começar acontecer), num futuro próximo muitos utilizadores quando forem comprar um novo smartphone, vão pensar duas vezes se mantém o sistema que usam ou mudam para o Windows, para usarem todas as potencialidades dos programas da Microsoft.

    1. Avatar de Joselito
      Joselito

      O futuro da Microsoft passa pelos os serviços, a semelhança do que é o google actualmente. A Era dos Sistema Operativos (I’m a Mac, I’m a PC) já passou. Se a MS quer voltar a ser um grande, tem que investir nos seus produtos de referências, independentemente da plataforma de implementação. Alias, é o que estão a começar a fazer, ao lançarem o OFfice Touch primeiro para IOS e Android…

      1. Avatar de JJ
        JJ

        A Microsoft esta a repetir a historia… Poucos anos depois de ter começado, começou a produzir produtos/serviços para a concorrência. Tudo parecia que a concorrência estava muito melhor e que o futuro da Microsoft seria apenas o desenvolvimento de produtos/serviços para outros SO. Mas, acabou por tornar-se o que é hoje.

        O que eu vejo, é que a Microsoft aos poucos, esta a repetir a sua historia. Vamos ver como as coisas estarão daqui a uns 4/5 anos.

  5. Avatar de RF
    RF

    Tenho Windows Phone já a alguns anos e a única coisa que reclamo é a falta de organização não nos “Tiles” que personalizamos à nossa vontade, mas sim onde se encontram instalados todos os programas.. Ok estão organizados por ordem alfabética e tal, mas por vezes não me lembro do nome da aplicação e tenho que percorrer a lista toda até a achar, acho que ficaria resolvido se pudesse-mos organizar e criar pastas e mover as aplicações para lá, até porque não vamos colocar tudo e mais alguma coisa no “Tiles” mesmo dando para criar lá as ditas pastas. A meu ver seria o aspecto a limar, e a Microsoft podia revolucionar o mercado..

    1. Avatar de Gabriel Tavares
      Gabriel Tavares

      sim também, mas incomoda-me mais a organização das definições.. ai nem por ordem alfabética.. :/

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Isso é uma das coisas que vai alterar no W10 como podes ver pelas imagens deste artigo.

      2. Avatar de MM
        MM

        As definições no WP8.1 estão organizadas, quanto a mim, numa lógica de importância ou por supostas vezes que precisamos mais daquela definição – mas não deixam de estar desorganizadas.
        A boa notícia é que no WP10 vão estar organizadas por categorias.

    2. Avatar de Fábio Antunes
      Fábio Antunes

      Mas isso já acontece atualmente no WP 8.1, tanto para aplicações como para favoritos. Basta afixar as aplicações que pretende no ecrã Iniciar, pressionar sobre um mosaico e arrastar para cima de outro e é criada uma pasta onde pode colocar mais aplicações usando o método que descrevi. O mesmo funciona para criar pastas de favoritos. Espero ajudar 🙂

    3. Avatar de ev
      ev

      O UI do W10 creio que vai colmatar esse problema, ao ordenar por alguns critérios (utilização e alfabética), além disso ao introduzir iconografia e a reorganização nas definições vai facilitar um pouco a vida.

      1. Avatar de Gabriel Tavares
        Gabriel Tavares

        sinceramente dispensava os ícones, mas compreendo a lógica..

    4. Avatar de Mike
      Mike

      Daí o poderes fazer pin no Start Screen. O que interessa usar, está fixo na “home” do telefone. Digo que é raro ir à lista no meu.

  6. Avatar de Nelson R.
    Nelson R.

    Creio que vamos ter apenas dois players fortes no mercado de smartphones e tablets. iOS e Windows Phone 10.
    Tendo em conta o ciclo de actualizações de Android e a sua disponibilidade para os smartphones e tablets, o mais certo é o WP10 ganhar a corrida ao Android.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      O windows10 da em tlms e pcs, na Apple IOS e OSx integracao perfeita, android nao tem integracao com nada no pc..

      1. Avatar de Joselito
        Joselito

        O futuro da Google é unificar o Android e o Chrome para passar a ser uma única plataforma.

        1. Avatar de Mario
          Mario

          o chrome?? AHAHAH deixa sair o spartan e vamos ver quem ainda vai usar o pesadissimo chrome. O chrome n e um OS, o android n tem intereccao com nenhum OS, vai desaparecer.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    O gajo da microsoft tambem veio a dizer que esta versão preview já vai suportar alguns telemóveis de 512mb, acabando assim o rumor que telemóveis de 512mb não iam receber a actualização

    1. Avatar de flavio
      flavio

      Após a apresentação do win 10 para telemóveis apareceram imagens com o 630 a correr a versão preview, por isso nao me parece que a ram va ser o problema

      1. Avatar de MM
        MM

        Possivelmente a limitação poderá estar no hardware / sensores.

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    O meu veridicto para os sistemas operativos mobile.

    1º – IOS: SO = Muito Bom, APPS = Muito Bom
    2º – Android: SO = Péssimo, APPS = Muito Bom
    3º – WP: SO = Muito Bom, APPS = Péssimo

    Resumindo, um SO não é nada sem APPS, e boas APPS não são nada sem bom SO.

    1. Avatar de O proprio
      O proprio

      Primeiro de tudo está a segurança seja ele qual for o sistema. E android de segurança está péssimo. WP tem poucas apps é verdade mas as melhores já estão a chegar como Dropbox VLC, Whatsapp e muitas outras aos poucos e poucos vão aparecendo não é preciso correr.

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Perdão:

      a) IOS: SO = Fluido e (muito) limitado, APPS = Muito Bom

      b) Android: SO = bom/muito bom dependendo da implementação, hardware e fabricante APPS = Bom a Muito Bom (Tablets bom, telemóvel muito bom)

      C) WP: SO = tem que ter mais API e liberdade, APPS = Péssimo

      Acho engraçado dizerem que o Android é mau quando é o único que deixa personalizar muito, e o que permite fazer mais coisas. Também acho curioso comparar hardware e fluidez quando é óbvio que o preço a pagar por tudo isso é maior fragmentação e necessidade de mais hardware.

      Não esperam que um SO que permite funções próximas ao Desktop, menus animados e cheios de widgets dependa dum dual core e 1 GB de RAM…enfim, gente limitada.

      Mas estou à espera que o Windows 10 (Phone ou Desktop) seja uma bomba, e só vejo a hora de aparecer a versão final.

      1. Avatar de MM
        MM

        “Android é mau quando é o único que deixa personalizar muito, e o que permite fazer mais coisas”
        xuning em telemóvel para quê?! Personalizar o quê?! Tens live tiles? Não, tens umas apps que te permitem fazer isso que não passam de lixo.
        Tablets bom»?! essa é para rir!! Só em tablets que custam pipas de massa. Tenho para lá uns de 100 e 200 euros que são um lixo autêntico.

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Ó MM se näo sabes comprar e compras umas chinesadas que näo funcionam, näo deites culpa à Google LOLOLOL

          Se comprares um Nexus 7, Nexus 9, Samsung de topo, etc näo tens problemas.

          E personalizacäo para quê? Bom, com tal frase já nem me digo a responder, daqui a pouco mais vale fecharem as lojas de decoracäo que nem vale a pena decorar/pintar a casa…enfim, no comments.

          1. Avatar de MM
            MM

            Então quer dizer que para ter um andoid de jeito tenho de gastar rios de dinheiro?!
            E, desculpa lá, para pagar 300/400 ou mais euros, comprava um tablet Windows ou um ipad!
            Peço desculpa por não ser rico!
            É que eu gastei 100 e poucos euros no meu Lumia que me oferece uma boa experiência de utilização.
            Estamos a falar de telemóveis, não de casas… espero que compreendas a diferença 🙂

          2. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            MM, näo, só que se queres um ecrä com alto DPI, de alta qualidade, e fluído a 60 fps tens que abrir os cordöes à bolsa e comprar algo de jeito, que por acaso custa por norma >300-400€.

            Näo podes é comparar um WP com ecrä sub-720p ou 720p e um Snapdragon 400 (por ex), fechar os olhos e dizer que é como um Note, iP6 e afins.

            E se estás a falar dum iP6 >600€, näo podes comparar com um Android/WP <300€.

            Mas por exemplo, um topo-de-gama WP ou mesmo um One de 300-400€ facilmente batem um iP6, daí que comparar um iP6 com a gama mesmo superior Android (H8, Note 4, G3 32Gb, etc) é um insulto para a gama Android, que tem ecräs superiores, bateria superior, performance superior, e fazem mais que um iP6.

    3. Avatar de Sacrefi
      Sacrefi

      Concordo contigo, tirando a parte das apps do WP.
      WP:
      SO = Muito bom (talvez um dia venha a ser tão desejado como o IOS)
      Apps = As essenciais estão na loja e são boas, mas aplicações mais orientadas a cada um dos utilizadores ou estão em falta ou normalmente são fracas ( o mesmo vale para os jogos ).

  9. Avatar de Penso Higiénico
    Penso Higiénico

    Será desta que eu vou conseguir adquirir um HTC One M8 com Windows? Ou vai continuar a estar diponível apenas nos USA?

    1. Avatar de MM
      MM

      Apps péssimo?! Tens bases práticas que sustentem essa afirmação ou ouviste dizer?!
      Tenho apps no meu WP que a concorrência não tem em tão boa qualidade (p.ex., apps de fotografia e controlo manual da camera fotográfica).

      1. Avatar de MM
        MM

        Esta era uma reposta para o Tiago (em cima)…

      2. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        em qualidade não sei, mas em oferta deixas muito a desejar e ainda é sempre o 3. SO

        1. Avatar de MM
          MM

          Quantidade e qualidade são coisas diferentes e uma não implica a outra.

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            temos filósofo… é cada artista

          2. Avatar de MM
            MM

            @rmcrys: não é filosofia, é mesmo conhecimento do povo. É uma coisa básica! 🙂

      3. Avatar de Tiago
        Tiago

        Tenho bases práticas em todos os OS, a fotografia é um ponto forte dos Nokias Lumias e as apps são nativas do W8.
        Agora existem muitas APPS que são meros links para as paginas mobile. Ex: Youtube, Facebook, Saúde, etc. Isso torna a APP muito pouco fluida. Aguardo melhorias no W10.

        1. Avatar de MM
          MM

          Temos apps de youtube melhores que a app oficial da Google em android.
          Temos app de Facebook da MS!
          Temos a MS Health… MSN News, MSN, MSN Finance… e muitas coisas mais que não são links.
          Em muitos casos é melhor ter links que apps que simplesmente são tão lentas, que ocupam tanto espaço em RAM, são tão mal feitas que mais valia serem links.

          1. Avatar de Gabriel Tavares
            Gabriel Tavares

            exatamente, aliás a app do facebook da MS consome menos recursos e é mais rápida que a app oficial para Android.

  10. Avatar de BA
    BA

    O meu primeiro smartphone foi um iphone 4, aquando do seu lançamento e que ainda hoje uso. Também tenho um Samsung com android.
    eu sou um user recente de WP, neste momento estou a usar faz perto de 3 meses e num telemóvel de gama baixa (NOKIA LUMIA 625).

    Em termos comparativos logo nas primeiras semana de uso do WP deparei-me com algo a que nunca estive habituado em android, apesar de encher o telemóvel de aplicações, nunca fechar as mesmas, o performance do modesto Lumia 625 impressionou. Nunca vi o telemovel ter qualquer tipo de lag, nunca me crashou uma app, nada!
    Pensei para comigo… tenho de ser honesto, o iphone tem jailbreak, o android tem root, que são alterações que de alguma forma podem ter impacto na estabilidade do OS, por isso tenho de arranjar maneira de trazer o WP o mais próximo possivel desta realidade. Como não existe nada semelhante para WP decidi que ia instalar uma versão preview do OS, e foi o que fiz.

    Continuei a obter os mesmo resultados, estabilidade, fluidez e fiabilidade.

    Muitos falam da falta de aplicações como argumento para o insucesso do WP, eu acho que não tem nada a ver, concordo que faltam coisas que usamos noutros sistemas, mas existem alternativas. Quem usa IOS usa um AppleID com o icloud, quem usa Android usa uma google account, quem usa WP usa uma conta microsoft. Todas elas são equivalentes nos serviços que disponibilizam, sejam eles de backups, quer de gestão de contactos e notas, etc. Acho que a imagem do WP foi prejudicada no passado pelos “media” quando o sistema não estava tão “limado” como está agora. Para mim neste momento só fala mal do WP quem ainda não experimentou.

    O meu sistema preferido continua a ser IOS, cada um sabe de si e do que mais lhe agrada, no entanto o WP já suplantou para mim a minha experiência em Android ao ponto de não me fazer ponderar em comprar outro equipamento com este sistema.

    De futuro quem sabe se nao mudarei de ideias, mas agora é este o meu “caminho”.

    1. Avatar de andre andrade
      andre andrade

      Assim da gosto de ler … Opiniões fundamentadas… Concordo plenamente contigo… So diz mal de wp quem nunca testou a fundo … Eu usei Android desde o 1.5 ate ao 4.4… E na Google houve sempre promessas … Nunca foram cumpridas… O lag existiu sempre … Mesmo com hw de topo…. E ate na linha nexus tive lags… E uma coisa é certa… No wp temos direito a 3 anos de updates garantidos… E na Google ??????

    2. Avatar de Mario
      Mario

      Eu acho que o android neste momento e superior ao wp pelas apps disponiveis e permitir fazer algo mais, mas isso acaba no momento em que o windows 10 unifica a versao desktop e tlm. Acrescentando a isso a fuidez do wp que nenhum android tem e os updates de 3 anos que no android n existem, e nesses factos que me baseio para ditar o fim do android.

  11. Avatar de Gabriel Tavares
    Gabriel Tavares

    Joselito e outros que nunca tenham usado RECENTEMENTE a plataforma WP…se à coisa que o WP não é, é moribundo.
    Antes que me insultem, sou utilizador das 4 plataformas, Blackberry, IOS, Android e WP, por motivos pessoais e profissionais.
    Pessoalmente, troquei (até ver) definitivamente o Android e IOS por WP. (Já tinha trocado no passado de Blackberry para Android.)
    Ora, fiquei sem palavras, quando começei a trabalhar com WP, é mais rápido e fluído do que estava à espera e que muitos androids (e já usei bastantes flagships da Samsung, Sony e HTC), tudo funciona e muito bem diga-se de passagem, e olha que comprei Lumias 735 (nem sequer é flagship e custam pouco mais que 190€ bloq. à rede).
    Tenho a noção que ainda falta ao WP alguma maturidade do Android e IOS, especialmente na organização dos settings, e na barra de notificações, mas tirando isso chamar muribundo ao WP é ridículo.
    Após usar à cerca de 3 meses o tlm constato que:
    O que falam hoje em dia acerca das aplicações do WP, é um bocado treta…
    E qualquer utilizador de WP com certeza pode confirmar que a loja, apesar de pequena, não está assim tão mal servida…
    OK….não existem não sei quantos milhares de aplicações de peidos, é um facto!.
    Não existem milhares de aplicações de chacha(ou será xaxa?) que para nada servem senão entupir o tlm com porcaria.
    Não existem milhentas applicações para mensagens, chamadas, galerias..etc
    Não existem tantos developers para WP, é um facto, mas é algo que está a mudar rapidamente, em todo o caso, muitas das apps que sacamos em Android tornam-se irrelevantes no WP, simplesmente porque não são necessárias… as aplicações do wp funcionam lindamente e são bonitas/integradas com a UX do sistema (para quem gosta da interface claro), não é uma com o estilo do 5.0, outra com o 4.1, outra com o 3.7…
    Quando fiz a mudança de Android para WP, também pensei que ia sentir falta da apps do Android, e realmente existem uma ou outra que faz alguma falta, mas nada que uma versão mobile de um website não resolva, (como o caso da aplicação do BES>NOVOBANCO).
    A experiencia de utilização de um WP é, na minha opinião, melhor. A curva de aprendizagem é menor que num android e até mesmo menor que num Iphone.
    Já sei que agora vão falar da personalização…
    OK, WP não é para todos principalmente nesse aspecto… eu também sempre fiz root nos meus tlms Android, e sim adorava a capacidade de personalização e tudo o que podia fazer para alterar o comportamento do mesmo.
    Ao mesmo tempo, também sempre gostei da interface do WP achava-a e acho bonita e limpa, mas achava a do Android melhor.
    Hoje já não tenho a mesma opinião.. os Live Tiles são geniais.
    “ah e tal mas para android há apps que fazem isso e até põem com o mesmo aspecto”
    exato… apps… lixo e mais lixo..
    Não me venham com tretas, eu uso Android desde que foi lançado…IOS desde o Iphone 3g, Blackberry desde o 8520, WP só agora a versão Denim, que nada tem a ver com as anteriores.
    Se me perguntarem se comprava um WP com versão anterior sou muito claro… NÃO! ficava pelo Android..
    Para terminar..
    Em relação aos flagships.. blahh, porquê? porquê lançar flagships às resmas como as restantes marcas, só para dizer que sim?… se os flagships com 1, 2 3 anos funcionam perfeitamente, e em muitos casos melhor que flagships Android recentes… até os que não são flagships.. enfim..
    Sinceramente não vejo necessidade, os smartphones Lumia são bonitos, cada vez tem preços mais acessíveis, e recebem atualizações quer tenham 1, 2, 3 anos e 512 ou 1GB de RAM, ao contrário da maior parte dos Androids…

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Concordo em parte com o teu comentario mas ha muitas apps oficiais que nao estao presentes ou sem algumas funcoes: tinder, snapchat, nike run, messenger facebook (sem chamadas), hangouts, google maps e ainda o xbox music que encrava por todo o lado (preferia a musica+videos hub do WP8)

      1. Avatar de MM
        MM

        App de música prefiro a MixRadio, acho que está muito boa e completa.

      2. Avatar de Gabriel Tavares
        Gabriel Tavares

        Sim, não é um mundo perfeito, ainda existem arestas por limar.

        também não sou mt fã do Xbox music, mas nunca me encravou por acaso.

  12. Avatar de Douglas soares
    Douglas soares

    Acho que inovação gera inovação e todo mundo ganha. O lançamento do Windows 10 para celulares vai trazer muitas mudanças na tecnologia. Sua integração com o PC, apps universais e mais coisas.

    Não acho certo monopólios, a concorrência é saudável e temos que querer isso.

    Eu sou fã do Ubuntu e o utilizo para algumas coisas.
    Eu to satisfeitíssimo com a nova versão de testes do Windows 10, já que fiquei no Windows 7 por não gostar do Windows 8.

    Acho o iPhone um excelente celular, mas não acho justo seu preço. Tive um 4s e acabei vendendo.

    Depois passei muito tempo no Android e a 6 meses estou no WP e digo pra vocês que tenho me surpreendido positivamente. Tanto que minha namorada gostou tanto do meu celular que pediu pra trocar o Android dela pelo WP.

    Tudo é questão de gosto e adaptação. Temos que parar de ser fanboy e usar o que nos dá mais custo benefício.

  13. Avatar de helder
    helder

    O meu primeiro smartphone foi um iphone4s da empresa ,agora tenho um lumia 735 ,é um telefone fabuloso ,quanto ao sistema é excelente rápido e intuitivo ,com office para trabalhar

    1. Avatar de MM
      MM

      Estou a chegar ao fim do contrato do L620 e estou a piscar o olho ao L735.
      Como é em termos de bateria, em uso intensivo/regular (sincronização de mails, web, apps, etc.,), aguenta o dia todo (9-10 horas)?

      1. Avatar de ev
        ev

        Da minha experiência com o 830, sim aguenta.
        Também tenho um 625 e tem o mesmo desempenho.

        1. Avatar de MM
          MM

          O L830 é que era mesmo o meu próximo, mas já passa o orçamento, acho que vou mesmo ficar-me pelo L735.

      2. Avatar de Gabriel Tavares
        Gabriel Tavares

        uso intensivo, a mim dura 1 dia +/-.

        Neste momento por exemplo ainda tenho 26% de bateria que dá +/- 13H:30M, a ult vez que carreguei foi à 1dia e 16horas..

      3. Avatar de helder
        helder

        Tem um excelente ecran ,a bateria aguenta á vontade 12 horas de uso intensivo ,ando sempre com os dados ligados em 4 g, a sincronização com o pc é muito simples e rápida.

  14. Avatar de Eduardo Monteiro
    Eduardo Monteiro

    Instalem la o WP 8.1 developer num dispositivo mais antigo e digam-me se Windows Phone é bom! Diz um user de Samsung Ativ S.

    1. Avatar de Gabriel Tavares
      Gabriel Tavares

      disseste tudo.. 8.1 developer..

    2. Avatar de Sacrefi
      Sacrefi

      Tenho o lumia 520 com a versão developer, é bom xp,
      tirando a parte em que eu encravei o botão de bloquar/ desbloquear e um bug estupido do ecrã (provavelmente das quedas), não tem lag, as aplicações correm bem… e a bateria dura-me dois dias, se utilizar razoavelmente o wi-fi ou dados moveis dura entre 1 dia a 1 dia e meio.

      Nota: Em relação ao botão encravado, e para quem venha a ter esse problema, existe uma aplicação para bloquear o telemovel e para desbloquear, nas defenições dá para por a desbloquear com duplo toque no ecrã. 🙂

  15. Avatar de ZeTolas
    ZeTolas

    Sou utilizador de WP8.1 e só tenho a apontar o seguinte para melhorias:
    1 – falta de personalização no alarme. Onde já se viu não dar para controlar o volume do alarme independentemente do restante do telefone?
    2 – ao utilizar a interface do telefone esta devia filtrar automaticamente os nossos contactos por número ou nome há medida que introduzimos os dígitos. Muito útil e há apps que fazem isso por isso nada do outro mundo.
    3 – deviam colocar a hibernação no telemóvel. Não faz sentido estar quase sem bateria e desligar o telemóvel e perder-se onde se ia, seja um jogo seja um documento ou o que quer que seja. Penso que também deve ser básico.

    De resto no geral acho que está muito bom. Não tenho falta de apps pq não sou maniaco das apps e só instalo o que uso e realmente preciso e gosto.

    Já tive iphone, tenho um android do trabalho e sem dúvida que WP é muito fluido, fiável e que faz juz ao que se quer dum telemóvel.

  16. Avatar de ed
    ed

    Mas qual machadada no Android qual quê? Eu e assim como muitos utilizadores não quero que o Android acabe pois é o que melhor se adapta a mim.

  17. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    2015~2016 será o ano do Windows Phone e do Linux!

    Podem anotar.

    (sarcastic coment)

  18. Avatar de NewJ
    NewJ

    Por falar nisso, vocês já viram a publicidade do Real Madrid com Lumias 830? Até o Ronaldo http://m.youtube.com/watch?v=8ZRAphQuEBU