Ultima hora – Chegou o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin

124 Comentários

Em actualização…

O Pplware já teve acesso ao Ubuntu 12.04 Precise Pangolin. Links de download disponibilizados no final do artigo

Tal como previsto pela calendarização publica da Canonical, a versão final do Ubuntu 12.04 Precise Pangolin está actualmente disponível para download. Ao longo dos últimos meses fomos acompanhando as principais novidades/alterações do Ubuntu 12.04 Precise Pangolin, que foram gradualmente apresentadas nas versões Alphas, Betas e na Release Candidate.

Será o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin, com as características que disponibiliza, o sistema operativo que virá mudar a tendência dos utilizadores relativamente a sistemas operativos?

ubuntu_00

Foi a 5 de Outubro que Mark Shuttleworth (fundador da Canonical) anunciou no seu blog (ver aqui), que o Ubuntu 12.04 se chamaria Precise Pangolin. Segundo informações do próprio Mark Shuttleworth, a “inspiração” para tal nome deveu-se ao facto de ter estado algumas horas a acompanhar um pangolin e que este demonstrou ter alguma resistência e precisão.

Passados 6 meses, tal como definido pela Canonical, chegou finalmente a versão final do Ubuntu 12.04 Precise Pangolin.

Veja as novidades em video

Brevemente apresentaremos uma análise detalhada ao sistema. Por enquanto, é hora de fazer download!

Saiba mais…

Download: Ubuntu 12.04 LTS (32 bits / 64 bits)
Download: Ubuntu Server 12.04 LTS (32 bits / 64 bits)
Download: Ubuntu 12.04 alternate (32 bits / 64 bits)
Download: Kubuntu (32 bits / 64 bits / PowerPC)

Partilhar:
Tags:

Comentários

124

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    Espero que esteja muito bom.. Sacar para testar

    1. Avatar de Miguel

      tenho a beta2 há quinze dias

      com excepção do “natural scrolling”
      http://miguelmaia.tumblr.com/post/9524339506/natural-scrolling
      tudo a correr bem 🙂

  2. Avatar de SUSU
    SUSU

    A sacar 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      deste lado já o ca tenho. Aproveitem agora que há pouco tráfego no acesso aos servidores.

      1. Avatar de Apaxe
        Apaxe

        Para já é impossível… talvez mais logo.

        1. Avatar de dbrenha
          dbrenha

          usem o torrent que costuma ser rápido

          1. Avatar de Marcelo Barros
            Marcelo Barros

            Conseguí sacar em 3min por ftp.

        2. Avatar de Miguel

          usem o torrent
          e colaborem na difusão

  3. Avatar de Jysk
    Jysk

    A versão anterior a final já estava boa. Espero que não tenham estragado. Por um azar tive de instalar a anterior LTS e fiz upgrade para o 12.04. Gostei (eu que não vou muito em actualzicoes antes do tempo). Vou esperar mais uma semana ou ate a corrida ao update comecar porque detesto estar horas a fazer download e nao falo em instalar (ja que a minha maquina e antiga)

  4. Avatar de Maneu
    Maneu

    Na minha opinião já era altura de adotar o Unity + Gnome 3 para outras distribuições além de Ubuntu. Está com ótimo aspeto e excelentes melhorias.

  5. Avatar de GreenTuxer

    Eu cá saquei agora mesmo e foi em 10 minutos. Mirror: http://mirrors.nfsi.pt/ubuntu-releases/precise/

    1. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      Dez minutos é muito, lol

      1. Avatar de GreenTuxer

        Já não tenho idade para andar sempre a ter a net mais rápida, até porque agora pago-a e tenho família e contas para suportar 😀
        Com 12Mbps e mais algumas coisas a fazer na net, chega-me e sobra-me.

      2. Avatar de sideshow
        sideshow

        Isto a malta é cá uma apressada… Tão o dia todo à frente do pc mas parece que estão sempre prestes a apanhar o comboio. :p

        Tenho instalado ha uns meses, tenho gostado de ver a evolução dos updates, como de habitual parece-me um sistema muito bom…

  6. Avatar de David Melo
    David Melo

    Site off-line. Informação fornecida pelo alojador da Drupal.
    Temos de aguardar. –‘

  7. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Vejo que normalmente há uma tendencia para “sacar” o ubuntu e instalar uma nova versão do zero… eu costumo fazer update para a nova release, dá muito trabalho voltar a instalar tudo outra vez :p

    Por exemplo, desde 2007 até 2010 nunca instalei do zero o ubuntu no computador que usava todos os dias.

    O processo é muito simples: “press Alt+F2 and type in “update-manager -d” (https://wiki.ubuntu.com/PrecisePangolin/TechnicalOverview/Beta1#Upgrading_from_Ubuntu_11.10).

    Amanha irei fazer upgrade para o 12.04 para ver como está esta nova versão!

    1. Avatar de Alexandre Amaral
      Alexandre Amaral

      Uma pergunta inocente, mas nunca te deu problemas de maior? Eu sou daqueles que instala sempre de raiz.

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Sim tive alguns pequenos problemas algumas vezes (principalmente há uns bons anos quando o sistema não estava tão “limpo”)… no entanto nunca nada que não se pudesse resolver (a comunidade Ubuntu é muito grande, e se procurare um pouco há sempre soluções para quase tudo). Recomendo este metodo bastante, pois para quem usa o Linux muito, instala muitas coisas, configura muitas coisas, é meio chato instalar tudo de raiz 🙂

        De todas as formas, mesmo que tenhas um problema podes sempre instalar de raiz :p Mas uma vez mais, nos últimos anos este processo é normalmente muito tranquilo, sem quaisquer complicações! Claro, mantém sempre um backup das tuas coisas importantes noutro disco.

        Cumprimentos!

        1. Avatar de Serva
          Serva

          Eduardo ,

          Boa tarde , o problema é que muitas das aplicações que podes ter instaladas podem não ser compatíveis com a nova versão , mas eu entendo o que queres dizer , eu até a versão 10,04 fiz sempre upgrade para a versão seguinte , só que o SO não fica tão rápido , eu pessoalmente prefiro de 2 em 2 anos fazer uma instalação limpa , e o meu disco principal tem 2 TB , logo muita informação na nossa pasta home .

          Cumprimentos

          Serva

          1. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            Tens razão, passados 3 anos já estava a ficar meio lento… Mas a meu ver aguenta uns quantos upgrades, e existem ferramentas para limpar um pouco o sistema (tipo o cleansweeper que usava no windows prai em 98 windows 😀 ).

            Eu acho que o sistema de upgrades está bastante bom, e nunca tive problemas com compatibilidade de aplicações depois de fazer upgrade.

            Mas concordo plenamente, de vez em quando é muito bom instalar do zero, fica com certeza muito mais rápido e limpo.

            Cumprimentos!

      2. Avatar de Diego

        Eu tambem costumo fazer update e problemas de maior nunca tive, mas acho k vou instalar este do 0…
        Acho k o ubuntu esta a ficar muito pesado ( e espero se seja lixo antigo e não o peso do ubuntu em si)

      3. Avatar de Carlos Correia

        Desde da 8.04 que só faço updates entre versões. Costumo, primeiro, fazer um backup da /etc e das bases de dados.

        Nos servidores, nas actualizações de pacotes que implicam alterações em ficheiros de configuração, escolho sempre a nova versão (caso de CUPS e Samba, p.ex.).

        No final, com a ajuda do diff ou do meld, aplico as alterações necessárias.

        No caso dos desktops, nem costumo fazer backups (a configuração crítica está no servidor).

    2. Avatar de João lemos
      João lemos

      ..penso que não te vais deliciar infelizmente não me tem corrido muito bem, tendo em conta que sou novo no mundo linux(Ubuntu), instalei o no meu Eeepc 1015px com 2 gb de ram e bem tem que se ter uma paciência de cão até que responda, os plugins “é grupo” tenho demasiados requisitos de instalação complicada são necessários os 10 mandamentos para instalar los….e por estas e outras que o linux não vais para a frente…….a meu ver somo uma comunidade muito pequena pela falta de simplicidade na utilização fiabilidade não posso ser mais sincero 2….Agora eu que quero me deixar do windows qual a solução…né….!!??

  8. Avatar de Alberto Ponces
    Alberto Ponces

    Saquem por aqui http://releases.ubuntu.com/precise/

    😉 Cumps

  9. Avatar de Pedro Reis
    Pedro Reis

    Já uso desde a Beta 1, muito bom! Não gostei do Ubuntu 11.10 e usava o Mint 12, agora este Ubuntu está muito bom, estável e rápido, muito mais configurável comparativamente a versões anteriores do Unity. E ainda por cima com suporte por 5 anos! Fiz os updates no meu netbook, mas mal tenha tempo livre volto a instalar pelos iso’s que saquei de novo hoje.

    Quem tiver com muitos problemas em conseguir sacar, use os torrents que é num instante!

    Cumps

  10. Avatar de André Almeida
    André Almeida

    Estive desde quando esteve disponível para sacar e o server estava sempre a dar bug, talvez por tanta gente estar a tentar sacar ao mesmo tempo.

    Vou aproveitar e sacar a partir daqui do pplware.
    cumps e obrigado

  11. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    Já estou a usar o Ubuntu 12.04 desde a versão beta 2, no meu portátil de trabalho… Onde trabalho com acesso remoto umas 8h por dia, e posso dizer que no ubuntu 11.10 tive de desistir e mudar para o Mint por causa dos problemas que tive. E este 12.04 já o uso desde o beta 2 e bugs até agora 0….

    1. Avatar de Lagafe
      Lagafe

      Também instalei a beta 2 e não tive um único problema até agora.

  12. Avatar de Marco
    Marco

    Boas…

    Aconselham esta versão para computadores mais antigos?

    Tipo um Celeron 2.9, com 1GB de RAM?

    1. Avatar de Bruno Jacob
      Bruno Jacob

      Com 1Gb de Ram, a versão de 32B funciona bem…

    2. Avatar de Antonio Ventura
      Antonio Ventura

      Num portátilmais antigo instalei o xubuntu 12.04 desde o Beta 1. Corre sem problemas. Boa sorte

    3. Avatar de Carlos Correia

      Para essa máquina, só o Xubuntu ou o Lubuntu! Esquece Gnome ou KDE…

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Boas Carlos.

        Cai na tentação de instalar o Ubuntu, e ele arrasta-se mesmo…

        Basta abrir o Deluge para sacar qualquer coisa, e abrir o chrome para ir à net, e o o gajo tem que pedir por favor para avançar o que quer que seja…

        Lá vou ter que voltar ao Lubuntu…

        1. Avatar de darkgx
          darkgx

          eu instalei o ubuntu 12.04 e rodou muito bem,depois de dias,começou a travar com o unity.
          o que eu fiz:troquei pro lubuntu.
          obs:meu pc é 1gb e intel celeron 3,0 ghz

  13. Avatar de Jake Rizzo
    Jake Rizzo

    Boas, sou novo no mundo Linux. Comecei agora a transição porque é um mundo que me chama a atenção e gosto de conhecer as diferentes alternativas ao windows. Sempre fui utilizador windows.

    Tenho actualmente um Sony Vaio S SA3l9E. E só tem um problema, trás gráfica híbrida AMD/Intel. Alguém do mundo Linux sabe me dar informações relativamente a compatibilidades acerca dessa questão? Sim, já fiz uma pesquisa no google. Mas não encontrei nada de concreto e até porque com o imenso trabalho que tenho vindo a ter, tempo para pesquisar tem sido limitado.

    Mas agradeço desde já qualquer resposta positiva.

    Cumprimentos.

    #JR

    1. Avatar de Swo
      Swo

      Tenho exactamente o mesmo problema. Tb gostava de mudar para o Linux mas as gráficas não funcionam em condições.
      Também tenho um Vaio S

    2. Avatar de SUSU
      SUSU

      Bem vindo ao Linux.

      Embrace free software, but expect some pain.

    3. Avatar de Bruno Jacob
      Bruno Jacob

      Neste momento não te consigo ajudar, pois não passo por este problema, mas tenho a certeza que já vi falarem disso. Pois a bateria só durava 1h em vez de umas 3h.
      Existe uma configuração que fica a funcionar as duas gráficas… Mas neste momento não sei qual é….

      1. Avatar de PapiMigas
        PapiMigas

        No meu caso (NVIDIA/INTEL) há uma app que ajuda, chamada Bumblebee. Procurem se tb funca em AMD 🙂

        1. Avatar de Bruno Jacob
          Bruno Jacob

          Era mesmo isto que eu queria falar!!!!

  14. Avatar de Tcoiso
    Tcoiso

    Coloquem os links para torrent também. Costuma ser a melhor forma de obter no dia de lançamento. Nem recomendo outra forma no dia de lançamento.

  15. Avatar de Swo
    Swo

    Será que és desta que suporta portáteis com dudas gráficas sem necessidade de andar a “inventar”?

  16. Avatar de Jose
    Jose

    Vantagem de poucos usarem 64Bits, saquei em 1,5Min.

    1. Avatar de Bruno Jacob
      Bruno Jacob

      Pois.. Eu tb só uso 64b…

  17. Avatar de Wander Hutt
    Wander Hutt

    Acho o Ubuntu um ótimo sistema operacional, e com esta nova versão, muito mais rápida e prática, foi uma evolução realmente notável.
    Agradeço ao site pelo download correto e bom. Parabéns, e experimentem, é muito bom mesmo.
    Até mais.

  18. Avatar de bluespider
    bluespider

    Boas malta, acham que uma máquina com processador “Intel Atom N270 a 1.6GHz” aguenta para esta nova versão?

  19. Avatar de Lois
    Lois

    E o Kubuntu? Estou a pensar em aderir ao Linux, e como prefiro o ambiente KDE…

    1. Avatar de SUSU
      SUSU

      Experimenta os dois ambientes gráficos. Mas aconselho-te a experimentares o http://linuxmint.com/.

    2. Avatar de Serva
      Serva

      O kDE é sem dúvida nenhuma a interface mais madura do Linux , mas também consome alguns recursos a maquina , existe um problema a Canonical vai deixar de dar suporte ao Kubuntu a partir desta versão ou seja ficas com 5 anos de actualizações garantidas , tens uma alternativa ao Kubuntu , tens o Fedora 17 beta com a interface KDE que me surpreendeu e se quiseres usar uma distro que vem super artilhada usa o BIG LINUX , a última versão é a 11,10 , mas deverá sair dentro de pouco tempo a 12,04 .

      Cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de Cláudio Esperança
        Cláudio Esperança

        @Serva: Apesar do suporte da Canonical ao Kubuntu ir terminar, a Blue Systems vai assumir o patrocínio à distribuição: http://www.kubuntu.org/news/kubuntu-to-be-sponsored-by-blue-systems. Isto pode ser excelentes notícias para a distribuição, pois sempre foi um parente um pouco desprezado do Ubuntu por parte da Canonical.

    3. Avatar de Carlos Correia

      Só se tiveres uma máquina recente (no mínimo um dual-core) com 3 ou 4 GB de RAM (pelo menos). Menos que isso, torna-se demasiado doloroso.

      Mas se tiveres uma máquina capaz, avança, que não te deves arrepender 😉

      1. Avatar de Serva
        Serva

        Carlos

        Bom dia , não tem de ser uma maquina tão potente como mencionas , já experimentei o Kubuntu 12,04 e o que te posso dizer é que está muito rápido e num P4 com 2 GB de ram , o que me assustou foi ter logo um erro do plasma , pelo que me pareceu a versão final ainda vai ter de levar alguns retoques , mas se queres ter KDE e muito leve instala o Big Linux que te consome 0,4 a 0,6 de Ram e isto com o compiz a 100% e com tarefas em execução , ainda não vou decidir nada em relação a minha distro para os próximos 2 anos , vou esperar pelo Big Linux 12,04 e logo farei a minha escolha .

        Cumprimentos

        Serva

        1. Avatar de Carlos Correia

          Num P4, com 2GB, só é rápido enquanto não começares a correr aplicações.

          Logo no início, são, pelo menos, 600MB, só para o S.O. e o KDE. Conforme o uso que lhe deres, poderá ser aceitável ou não.

          Para mim não dá. Depois de abrir meia dúzia de programas, começa a ter de usar a swap, pelo que não o recomendo como configuração de trabalho. Com mais um ou dois GB de RAM, já fica OK.

          Por outro lado, tenho aqui um i3, com 8GB de RAM e, não fora o nepomuk ser de uso (quase) obrigatório, achá-lo-ia perfeito.

      2. Avatar de Cláudio Esperança
        Cláudio Esperança

        @Carlos Correia: Na configuração que tenho neste momento na minha máquina o KDE e os serviços Linux em execução (sem contar com o browser e com os efeitos gráficos totalmente ativos), ronda os 512MB (incluindo a memória partilhada e a reservada para os processos).

        Não tenho o Nepomuk nem o Akonadi a correr (esses sim, uns comilões de memória).

        A utilização média da memória num ambiente KDE com aplicações em execução como browsers e ferramentas de produção ronda os 1.7GB a 2GB.

        Pessoalmente não utilizo swap pois 12GB de ram são mais do que suficientes para utilizar mesmo as ferramentas mais pesadas (como IDEs, máquinas virtuais, ferramentas de data mining, etc), mas para sistemas com uma memória mais limitada é recomendável reduzir o valor da swappiness utilizando o comando sysctl (ou os ficheiros de configuração da distribuição). Se este valor for 0, isto significa que o sistema só começará a utilizar a swap caso todo o espaço da RAM esteja reservado/em utilização.

        De qualquer modo, recomendo a existência de 2GB de ram para correr o KDE (embora tudo o que venha a mais, seja uma mais valia). Convém referir também que a arquitetura escolhida também pode influenciar no tamanho das aplicações: geralmente aplicações 32bits consomem menos memória do que aplicações de 64bits (embora também sejam em alguns casos mais lentas).

        1. Avatar de Diogo Santos
          Diogo Santos

          Caro Claudio

          Tens razão em quase tudo o que dizes na minha opinião. Muita gente não sabe mas um sistema operativo 64 bits “comsume” mto mais memoria ram do k um exactamente igual 32bits. Não vou estar agora a explicar por k, kem quiser saber que pesquise sobre isso (Desculpem!). Isto chega a ser kuase 2 X mais RAM!
          Isto é verdade para todos os SO! Mas tb é em linux que tens a maior vantagem, em termos de performance 64 vs 32 bits!

          Tu tens 12 GB de ram, mto provavelmete nunca vais precisar do swap, mas mesmo assim aconselho a toda a gente a ter uma partição swap. Foi assim que o sistema (linux) foi desenhado e é assim que deve ser feito.
          Pa, isto do swap é mto contorverso, claro que podem dar um ajuste mas não metam o swappiness a 0! Pode dar problemas (hint: memoria ram é volatil!)

          Sim, o nepomuk, akonadi, strigi são os componentes mais pesados do KDE, mas têm vindo a melhorar e dão sempre para desactivar (embora percas algumas funcionalidades da integração do desktop, caso)

          Para terem uma ideia disto (consumo de RAM), por exemplo, eu uso o Arch Linux com KDE num desktop/servidor 64 bits e comsome cerca de 700 MB apos um “fresh boot” (com todos os serviços / deamons incluindo nepomuk e akonadi).
          Num portatil, a mesma coisa, 32 bits mas sem nepomuk e akonadi, consome pouco mais de 200 MB.

          Abraço

    4. Avatar de João
      João

      Uso e recomendo.

  20. Avatar de R. Cardoso
    R. Cardoso

    Estou a usar a opção de actualização de versão, a partir do Gestor de Actualizações. Com versões anteriores, tive alguns problemas com este tipo de procedimento. Talvez por incompatibilidades com aplicações de terceiros.

    Espero que desta vez corra bem.

    1. Avatar de R. Cardoso
      R. Cardoso

      Bem, já actualizei do 11.10 para o 12.04 em dois diferentes portáteis, sem problemas. Contudo, chamo a atenção para um facto: logo que se torne activa a possibilidade de abrir a consola de acompanhamento dos detalhes de instalação, deverá ser aberta essa consola. Isto porque, a determinada altura, nessa consola é necessário responder a algumas questões que são colocadas pelo processo de instalação. Se a consola estiver encerrada (o que acontece por defeito), não nos apercebemos de que existe alguma questão a aguardar a nossa resposta, ficando apenas a ideia de que o processo de instalação parou ou estourou.

      Parece-me que a Canonical deveria ter mais cuidado com este tipo de instalações. No caso de uma familiar minha, o seu Ubuntu 11.10 ficou inoperacional, porque interrompeu o processo de actualização para o 12.04, pensando que este tinha parado por alguma razão.

  21. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Se tiverem implementado uma opção para escolher o Unity ou o anterior Gnome, ainda faço upgrade, agora se for como o 11.10 em que obrigam o Unity logo a partir do primeiro update, e que para o desactivar, estraga praticamente o OS todo, então nem penso em saca-lo (ainda tenho o 11.04 mesmo por causa disso). Chamem-me antiquado, mas prefiro ter mais controle com o gnome, além que odeio o visual do Unity.

    1. Avatar de Bruno Jacob
      Bruno Jacob

      Eu sei o que sentes 😉
      Agora já aceito o Unity mas foi dificil!!

      O ubuntu por defeito só trás o Unity, mas depois de instalares instalas o gnome-session-fallback (acho que é assim) e no login escolhes uma vez este ambiente e fica OK.

  22. Avatar de irlm
    irlm

    boas
    eu neste momento estou usar o 12.04 no samsung np300v4s01 com i3 e grafica 520m e ate agora não há problemas de maior, o unico problema que tem é temperatura acima da media cerca de 50º e ter que baixar o brilho do ecrã atraves do system settings e brilho para ajustar manualmente, a bateria dura-me +- 4:30.

    1. Avatar de João Marques
      João Marques

      Tenho um NP300v3a-s04pt que e espero tambem que depois de instalar funcione tudo na perfeição.As teclas Fn funcionam com este ubuntu? Quero aprender um pouco mais sobre linux e por isso acho que vou por dua boot win 7/ubuntu 12.04, em termos de performance como se está a portar o teu portatil?

      1. Avatar de Bruno Jacob
        Bruno Jacob

        Comigo as teclas Fn funcionam bem (tenho dois asus F3L e K50ie)

      2. Avatar de irlm
        irlm

        só funciona bem o fn+som, de resto porta-se bem com SSD.

        1. Avatar de Bruno Jacob
          Bruno Jacob

          No meu caso:
          (teclado da esquerda para a direita)
          FN+F1 Suspender – funciona
          FN+F2 Wireless – funciona
          FN+F5eF6 Brilho – funciona
          FN+F7eF8 Escolher o Monitor – funciona
          FN+F9 Desligar o touchpad – NÃO FUNCIONA
          Fn+F10eF11eF12 Som – Funciona
          Fn+Space – Bloquear Ecrã – Funciona….
          As outras por acaso não sei, mas comigo quase todas funcionam…

          1. Avatar de R. Cardoso
            R. Cardoso

            Tenho um Asus K53S i7-2670QM. As teclas de função F5 e F6, para controlo de brilho, não funcionam. Já acontecia no 11.10, e mantém-se no 12.04.

  23. Avatar de tb

    Não consegui instalar pelo wubi, mais alguém com esse problema?

    1. Avatar de Bruno Miguel
      Bruno Miguel

      estou com o mesmo problema

  24. Avatar de tb

    Estou com problemas a instalar pelo wubi, mais alguém teve algum stress?

  25. Avatar de Pedro Dias

    Ainda não ouvi nada de novo. Parece que a única coisa que tem de bom é ser a última novidade.

    Depois de muito tempo perdido com o Ubuntu voltei para o Debian (Squeeze). Não há melhor! Não me faz o café pela manhã mas mesmo assim é o melhor.

    1. Avatar de Bruno Jacob
      Bruno Jacob

      Concordo, eu usei pouco tempo o debian, é muito estável… Se eu soubesse que conseguia todo o software que tenho no ubuntu, tb usava debian…

    2. Avatar de Nelson Rebelo
      Nelson Rebelo

      Depois de ter dado uso ontem o dia todo com aquilo que faço a conlusão que tiro é que esta versão esta mesmo muito boa.

      –> Estavél
      –> Rápida
      –> Sem bugs
      –> As teclas do meu portátil FN funcionam todas (Asus K50IJ)

      Nota: tenho o ultimo gnome3 instalado porque gosto mais do que o Unity.

      1. Avatar de Bruno Jacob
        Bruno Jacob

        Pois as teclas FN nos Asus costumam funcionar bem….
        Tb já usei o gnome 3 mas tem uns bugs em vpns e tal, neste momento acho o Unity melhor….
        Há 6 meses atrás mandava me para o chão a rir, se alguém dissesse que eu iria dizer bem do unity….

        1. Avatar de Kombo
          Kombo

          Nao desgosto do Unity perfiro é o gnome3 ao Unity

        2. Avatar de Nelson Rebelo
          Nelson Rebelo

          A mim não é uma questão de não gostar do Unity perfiro é o Gnome3 ao Unity

        3. Avatar de Nelson Rebelo
          Nelson Rebelo

          Boas

          Configurei agora o Unity ao mesmo gosto e estou surpreendido a funcionar a 100% e muito rápido.
          Cada vez estou a gosto mais desta versão

  26. Avatar de gnu/linux rocks
    gnu/linux rocks

    boas,
    já instalei e configurei a meu gosto…
    super estável, rápido,bonito,etc.
    PERFEITO no meu pc !

  27. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Podia até ser o melhor SO do mundo, enquanto tiver o Unity e não existir logo na instalação ou, depois em qualquer coisa tipo configurações, uma forma de desactivar isso nem dado!

    Se já existe desconheço!

    Continuo, por esse mesmo motivo a preferir o Mint!

    Bem hajam!

    1. Avatar de Bruno Jacob
      Bruno Jacob

      Assim que se acaba de instalar o ubuntu, basta no terminal colocar:
      sudo apt-get install gnome-session-fallback

      depois fazer logout e antes do login clicar no icone ao lado do username, escolher o ubuntu fall back e fazer OK, faz se logon e nesse utilizador fica sempre como antigamente.

      Problema do Unity resolvido….

      Eu devo ser dos poucos que usou o Mint e não gostou…..

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        E ao fazer o fallback fica-se com o login todo xpto do unity ou fica-se com uma cena que parece feita as 3 pancadas como no 11.04 (mesmo assim e melhor do que tentar fazer isso no 11.10, fica cheio de bugs)? É que já vi um vídeo a fazerem isso e manteve o visual, mas ele só fez logout e não reiniciar a maquina. Acho que vou tentar, mas espero bem que aceite todos os plugins e efeitos que uso actualmente, senão apenas será tempo perdido.

        1. Avatar de Bruno Jacob
          Bruno Jacob

          Eu nunca experimentei, mas neste blog por exemplo ele mostra:
          http://debianhelp.wordpress.com/2012/03/09/to-do-list-after-installing-ubuntu-12-04-lts-aka-precise-pangolin/

          Mas há muitos sites que mostram a funcionar o ubuntu em session fall back

        2. Avatar de Miguel Ribeiro

          Eu fiz no 11.10, não me lembro se foi este o comando…
          E ficou impecável.
          Já tinha feito uma vez em que ficou realmente todo lixado… mas desta ficou bem 🙂
          Também me dá asco o unity 😛

      2. Avatar de Serva
        Serva

        Boa tarde , eu também não gostei do Mint , não és só tu fica descansado .

        Cumprimentos

        Serva

      3. Avatar de Miguel

        e eu devo ser dos poucos que diz que gosta do Unity
        😮

        1. Avatar de Bruno Jacob
          Bruno Jacob

          Nah, eu agora tb já digo bem do Unity….

  28. Avatar de MárioM
    MárioM

    Pois Além do Ubuntu logo vou sacar o Kubuntu como tenho 2 Portateis instalo cada com um SO diferente neste momento estou achar o Kubunto espectacular.

    1. Avatar de Serva
      Serva

      E é sem dúvida , experimenta o BIG LINUX , está na versão 11,10 , mas tenho o KDE actualizado para a versão 4.8.2 , este SO está espectacular com o Compiz a funcionar a 100% .

      Cumprimentos

      Serva

    2. Avatar de João
      João

      Kubuntu ftw 🙂

  29. Avatar de MárioM
    MárioM

    E alguem ja testou alguma vez o – Edubuntu ?

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Eu já experimentei , a interface é igual a do Ubuntu , mas com a particularidade de ter aplicações especificas viradas para a Escola / Universidade .

      Da Canonical tens 3 distros que têm interfaces distintas Kubuntu , Xubuntu e Lubuntu .

      Cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de MárioM
        MárioM

        Obrigado Serva

  30. Avatar de Jack
    Jack

    Sim claro. É o que tem o portatil da minha filha de 5 anos.
    É mais virado para a educação com muitas aplicações para os mais novos. Excelente para eles. Era o que devia trazer nos Magalhães.

  31. Avatar de Leonardo Macedo
    Leonardo Macedo

    Só queria dizer que este está muito melhor do que a versão anterior. ainda não encontrei nenhum erro.

  32. Avatar de darkgx
    darkgx

    30 minutos para acabar meu download do ubuntu 12.04.
    quero testar,estou ansioso,desde 5:00 da manha eu estava esperando,mas o banner do 12.04 dizia:
    soon avaliable.
    agora vou ver o quanto o ubuntu(unity) amadureceu.

    PESSOAL,TESTEM O KITUX PROJECT,3 semanas téra o kitux project 12.04 colours.

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Tens o Link dessa Distro , não estou a encontrar .

      Obrigado

      Cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de darkgx
        darkgx

        SERVA.
        o Kitux Project esta em desenvolvimento.
        o kitux 10.04 aurora fiou chrio de bugs,então adiantamos o projeto para o 12.04.
        no final do mes já estaremos com o kitux pronto.
        estamos focados no nosso desktop:colours deskyop.

        Cumprimentos:darkgx

        1. Avatar de darkgx
          darkgx

          ficou*
          cheio*
          desktop*

          1. Avatar de Serva
            Serva

            Obrigado , pelo que percebo fazes parte da equipe de desenvolvimento , quanto esta distro for lançada caso não seja mencionada na distrowatch agradecia que me informasses para o meu email sff :

            carlos.carvalho0@gmail.com

            Obrigado

            Serva

          2. Avatar de darkgx
            darkgx

            estamos terminado o alpha,daqui a 1 semana o kitux project 2012 alpha estára pronto.

  33. Avatar de Zahara
    Zahara

    LoL aqui a 2.5-3MB/s nem 5 minutos vai demorar.
    So espero que tenham melhorado o sistema de arranque pois desde a versão 10.04 que não consigo carregar nenhuma versão do Ubuntu.
    Vejo-me obrigado a atualizar versão a versão até chegar a 12.
    Ja agora deixo aqui uma questao tenho um HP omnibook xe4500 com 1gb de ram e gostaria de um disto de linux levezinho.
    O que aconselham ?
    Tenho o kubuntu 11.10 e fica muito pesado.

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Esse portátil ja é velhote. Experimenta uma distro com Lxde ou Openbox. Por exemplo o Lubuntu que dos *buntus é a mais leve.

  34. Avatar de fingerslip

    ja usava a beta só a dizer bem ate agora.

  35. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Agradeço as explicações mas, continuo a achar o Unity intragável!

    É claro que pode-se sempre dizer que, quem não gosta não utiliza.

    Eu gosto do Ububtu e acho-o um excelente SO e useio-o até ao Unity a partir daí desisti porque detesto o Unity e não sou só eu. Se querem chegar a todos com os sistemas free deviam contemplar isso de instalação, ou, algo simples tipo definições. Quem quisesse usava, quem não quisesse não usava.

    Se o fallback não garantir qualidade como já aqui foi dito não é o ideal!

    Mas enfim, vou continuar com o Mint.

    Bem hajam!

  36. Avatar de joni Costa
    joni Costa

    Gosto bastante..

    ta excelente!!

  37. Avatar de Dat55
    Dat55

    vou correr no vmware, e secalhar ainda ainda vou instalar ao lado do arch

  38. Avatar de André Almeida
    André Almeida

    Com o Unity, podemos ter sempre à mostra e quando maximizar algo, o unity esconde-se? alguém sabe se dá?

    1. Avatar de Bruno Jacob
      Bruno Jacob

      Sim o Unity esconde-se, basta configurar muito simples….

      1. Avatar de André Almeida
        André Almeida

        Sim mas o que eu queria era quando não está maximizado por exemplo o browser ele aparecer, e aquando a maximização, ele ocultar. Isto acontecia no 11.10, mas agora deixou de dar. Ou está sempre a ocupar espaço ou sempre oculto

        1. Avatar de Luis Braz
          Luis Braz

          Sim, também reparei nisso. Se alguém souber como resolver que diga. Gostava mais como estava no 11.10.

        2. Avatar de Bruno Jacob
          Bruno Jacob

          Já sei a que te referes, no site Web8 eles têm isso resolvido, instalas a PPA deles e depois o software e fica a bombar assim…

          1. Avatar de André Almeida
            André Almeida

            Andei à procura e não encontrei 😡

    2. Avatar de Luis Braz
      Luis Braz

      Está aqui, mas dizem que não é perfeito. Não vou experimentar, até porque pela experiência que tenho, depois não consigo reverter as coisas! Não percebo muito de linux! 🙂

      http://www.webupd8.org/2012/04/things-to-tweak-after-installing-ubuntu.html#more

  39. Avatar de Filipe
    Filipe

    Já esperava que esta nova distribuição do ubuntu iria ter a barra lateral, entre outras coisas, não me agradou nada. Vou continuar com a 10.04. boa distribuição com boa usabilidade. quando acabar o suporte desta, mudarei para outra sem ser ubuntu.

  40. Avatar de jpng81
    jpng81

    Palavras para quê, cada vez melhor que a versão anterior. E o unity desta vez está ao rubro, super polido.

  41. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Por se tratar de uma LTS me fez pensar em mudar para ubuntu…o único senão é o factor de preferir KDE e por isso estar a utilizar a ultima versão do Mint, mas vamos ver se é desta que eu volto para o ubuntu.

    1. Avatar de Serva
      Serva

      A distro do mint para KDE está super ultrapassada , experimenta outras como já falei acima Big Linux , leve , estável e altamente personalizavel , eu entendo o que dizes porque também não gosto mesmo nada do Unity nem da Gnome Shell e por isso andei durante os últimos 6 meses a procura de outras interfaces que me agradassem e foi no KDE que recaiu a escolha , primeiro com o Kubuntu e depois o Netruner , Chakra etc , a que gostei mais foi a Big Linux que tem o melhor dos 2 mundos .

      Cumprimentos

      Serva

  42. Avatar de Kombo
    Kombo

    Boa noite

    Alguem sabe como se desactiva o automount das partiçoes com o gnome3?
    Ou seja em entro numa partição e depois volta aparecer a informação em baixo para abrir ou ejectar

    Obrigado

  43. Avatar de José Carlos
    José Carlos

    Lembro-me do início do Unity…só tinha inimigos da Canonical (“era um tiro no pé”, diziam os mais descrentes…passou-se o tempo e o Unity cada vez mais maduro. E hoje o que se vê..Poucos ainda resistem as melhorias do Unity..Adorei o Unity desde o primeiro dia, e graças que a Canonical acreditou e levou o projeto adiante…Só quem ganha é a Comunidade Linux. A versão 12.04,está digna de aplausos, como todas as LTS o são. Para quem ainda não gosta do Unity…faça um pequeno teste de alguns dias a usá-lo, sem reservas nem pré-conceitos estabelecidos e verá, que o Unity é bastante prático e rápido. A própria Microsoft está tentando reinventar o Windows com o Windows 8, As pessoas evoluem, amadurecem, os sistemas também, ou será que alguém ainda ia querer usar o gnome 2.3 daqui a dez anos.

  44. Avatar de Mycro
    Mycro

    Eu tenho utilizado a ultima beta. Apareceu-me do nada (só tentei instalar o compiz, e o ubuntu tweaks) o gnome-shell. Tenho utilizado e gosto bastante.

  45. Avatar de joqa
    joqa

    Ontem fiz o update para a versão 12.04 e lixou-me o boot. Nem windows 7, nem Ubuntu, nem nada! “NO SUCH PARTITION” Apanhei um susto! Depois, noutro computador andei a ver a forma de recuperar o boot, e finalmente lá consegui. http://askubuntu.com/questions/125428/grub-complains-of-no-such-partition-after-installing-1204

  46. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Passado um dia inteiro a configurar o novo Ubuntu para ficar tal como tinha o meu anterior, posso dizer que foi uma experiência um pouco agri-doce. Notei algumas melhorias em problemas conhecidos anteriormente, principalmente na integração melhorada do thunderbird nas notificações, mas também deparei-me com problemas novos que não existiam antes. A ver se vai melhorando com o tempo. Do que tenho mais queixa é o terem removido o suporte para screensaver, o suporte do amsn (claro que com uns sudos e uns apt-get resolve-se, mas não deixa de ser um pouco parvo) e de o seleccionador de ambientes de trabalho na barra de tarefas ter comportamento estranho e não fazer nada do que é previsto. Também notei que alguns bugs do compiz se mantém, tendo outros sido melhorados. Como nota geral acho que é satisfatório, mas a meu ver não traz novidades assim muito significativas que justifiquem mudar.

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Realmente … queixas-te do screensaver??? Qual é a utilidade do screensaver actualmente???

    2. Avatar de PRafael
      PRafael

      Ricardo, podes fornecer os comandos para instalar o amsn? é que só obtenho erros com dependências não resolvidas..resolvo uma aparece outra e….assim não dá. Se puderes ajudar…agradeço.

      Obrigado