Ubuntu 12.04 LTS Precise Pangolin Beta 2 disponível

40 Comentários

A equipa responsável pelo Ubuntu tem trabalhado arduamente nos últimos tempos de modo a trazer até nós o melhor do Open Source com a disponibilização da versão final do Ubuntu 12.04 Precise Pangolin que está prevista para 26 de Abril de 2012.

Enquanto isso, continuando o ciclos de lançamentos e também de modo a obter algum feedback por parte dos utilizadores, o Ubuntu 12.04 LTS Beta 2 está actualmente disponível (disponibilizado ontem) e são muitas as novidades relativamente ao Ubuntu 12.04 Alpha.

beta2_00


Ao longo dos vários ciclos de lançamento, a Canonical tem levantado o véu sobre aquilo que será a versão final do Ubuntu 12.04 LTS Precise Pangolin. Actualmente o Ubuntu 12.04 está na versão Beta 2 e além daquilo que já tínhamos anunciado para a versão Beta 1 (ver aqui), a versão Beta 2 inclui:

  • Linux kernel 3.2.0-20.33 (baseado no kernel 3.2.12)
  • LibreOffice 3.5.1
  • Unity 5.8 (com várias melhorias)
  • Vários componentes do Gnome 3.3.x (ainda não traz pacotes para o Gnome 3.4)
  • Reprodutor de musica por omissão passa a ser o Rhythmbox, que volta a ser incluido no Ubuntu One
  • No System Setting’s > Appearance é possível agora configurar facilmente alguns parâmetros do Unity
  • Suporte para Nautilus quicklist adicionado ao Unity
  • Várias melhorias ao nível do  Ubuntu One

Outras novidades/melhorias aqui

No System Setting está agora disponível um novo serviço denominado de “Management Service“. Quando executado, é instalado um serviço que permite aos administradores gerirem facilmente e monitorizarem várias máquinas.

beta2_01

Calendário do Ubuntu 12.04 LTS
  • 1 de Dezembro, 2011 – Alpha 1
  • 2 de Fevereiro, 2012 – Alpha 2
  • 1 de Março, 2012 – Beta 1
  • 29 de Março, 2012 – Beta 2
  • 19 de Abril, 2012 – Release Candidate
  • 26 de Abril , 2012 – Final

Nota: Por se tratar de uma versão Beta, é aconselhado que não instalam esta versão numa máquina em produção.

Numa altura em que já se conhece a versão beta do Windows 8, consideram que as funcionalidades que têm vindo a ser apresentadas pela Canonical irão ser suficientes para atrair os utilizadores?

Download:  (i386) Ubuntu 12.04 Beta2  [702 MB] | (amd64) Ubuntu 12.04 Beta2 [700 MB]

Homepage: Ubuntu

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco Xavier
    Marco Xavier

    Será que vai ter melhor compatibilidade com APUs?
    A tempos fiquei desiludido com a fraca performace do Ubuntu (e outras distribuições) no meu netbook por causa de compatibilidades…

    Cumprimentos,
    Marco Xavier

  2. Avatar de Santos

    Eu penso que sim. Para um sistema gratuito está excelente e cada vez melhor.

    O objectivo do Ubuntu ou qualquer outra distribuição Linux, não é competir com sistemas proprietários, mas se a questão é alimentar polémica, força, pois no meio de tantas opiniões há sempre algo de novo para aprender.

    No meu PC de secretária, substituí o W7 pelo Ubuntu e valeu a pena, no meu caso. Instalei a versão 3.4 do Gnome, segundo a vossa indicação e estou a gostar, é diferente.

    Será que o Ubuntu 12.04 já vem com o Gnome 3.4?
    Vou esperar pelo 12.04 final.

    1. Avatar de PapiMigas
      PapiMigas

      Oi
      Já vem com Gnome 3.4 🙂

  3. Avatar de running_wild

    Já está numa maquina virtual em teste.
    Por mais que tente não me consigo habituar ao unity.
    Mas vou ter mesmo de mudar visto que o suporte da versão 10.10 acaba em Abril, até a ver foi esta a versão mais estável que usei.

  4. Avatar de Antonio Antunes
    Antonio Antunes

    Já tinha instalado numa máquina virtual e agora instalei no meu portátil em dual boot com o windows 7. Estou agradavelmente surpreendido com o Unity e com a estabilidade mesmo em versão Beta que me tinha levado a fugir para o Linux Mint no meu desktop. Não consegui configurar o Ekiga para o Voip Sapo e acabei por instalar um outro cliente também muito bom que é o Twinkle.
    Os melhores cumprimentos

  5. Avatar de Jose
    Jose

    Já algum tempo que aguardo esta versão, só uso LTS. Ainda tenho o 10.04 no meu computador :3

    1. Avatar de Serva
      Serva

      x2 , estou muito renitente a mudar para Unity , tenho nestes últimos 8 meses coabitado com o KDE com o qual estou maravilhado , mas vou dar uma oportunidade quando sair a versão final a 12,04 LTS .

      Cumprimentos

      Serva

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tinha experimentado o Ubuntu 9.04 e regressei ao windows. Novamente, utilizo o Ubuntu 11.10 já há alguns meses, e fiquei convertido. Estou surpreendido com a performance e não penso regressar ao Windows. Instalei Xubuntu em um portátil mais antigo e ganhou vida nova. Já instalei em 5 máquinas, em amigos, e nunca precisei instalar um único driver, reconheceu sempre tudo, ao contrário do windows 7 que dava problemas com um portátil mais antigo. Não sei se tive apenas sorte, o que é certo é que já converti várias pessoas ao Ubuntu. Em relação ao Office é que a conversa é diferente. É um problema muito grande o LibreOffice não abrir correctamente os novos formatos M. Office.

    1. Avatar de PapiMigas
      PapiMigas

      PlayOnLinux, funciona mt bem com office 2007

    2. Avatar de Serva
      Serva

      Pedro , boa tarde , podes instalar o Office 2010 via Wine , funciona 5 estrelas , já experimentaste a versão do Libreoffice 3,50 ? ,,, foram feitos imensos progressos , o que ficava desformatado quando estavas a abrir um ficheiro do Office isso já não acontece desde a versão 3.45 , estas novas versões do Libbreoffice estão muito intuitivas e cada vez com mais funções , experimenta e depois diz-me alguma coisa .

      Achei piada o teres já convertido várias pessoas ao Linux e achares que é uma questão de sorte as drives serem todas reconhecidas ao contrário do Windows que tens de instalar tudo desde as drives da Board a todos os periféricos , normalmente as instalações em Linux em mais de 90% dos casos é assim mesmo , por vezes temos surpresas , mas com um pouquinho de trabalho tudo fica a funcionar correctamente .

      Eu próprio já converti dezenas de pessoas ao Linux durante estes 7 anos em que uso esta plataforma , hoje são alguns deles completamente fanáticos pelo Linux e no inicio torceram muto o nariz , mas como lhes instalei em Dual boot , lá foram experimentando e constatado que quer em velocidade quer em estabilidade o Linux é muito superior a Microsoft .

      Cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de Andre

        Olá Serva,

        para quem usa há tanto tempo, preciso de uma ajuda, adoro linux, já usei bastante, contudo tenho um pc hp dv6 cm i7 e sempre que instalo de raiz é caso para dizer OMG!! isto não aquecer, frita!! para além da dificuldade que tenho com a gráfica, que nem exportar monitores consigo.
        Sabes de algo??

        Abraço,

        André

    3. Avatar de guta
      guta

      Que não seja por isso que deixas de usar ubuntu. play on linux premite instalar MSOfice em ambiente linux.

  7. Avatar de Emanuel Lopes
    Emanuel Lopes

    Eu antes tinha alguns problemas com o meu wireless tp-link, mas desde que actualizaram para a versão 3 do kernel está a dar 5*

  8. Avatar de joao
    joao

    Simplesmente o melhor SO do mercado, ainda hoje instalei para ter o colibri e é fantástico. VIVA o linux.

  9. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Viva o Linux. Instalei o Mint num Acer portátil aí com uns 10 anos e parece um Ferrari, coisa que, com o XP, apesar deste ser um excelente SO, já se arrastava.

    Mas o Ubuntu com Unity continua a não me convencer, por isso troquei para o Mint!

    Não sei se é assim agora mas, só me convencem se tiver a possibilidade de usar ou não a barra do Unity. Detesto aquilo!

  10. Avatar de Daniel Mota

    Contrariando a opinião de muitos, instalei o Ubuntu 12.04LTS em meu notebook e o desempenho está surpreendentemente melhor que o 11.10.

    Há melhorias em diversos contextos: boot, execução de aplicativos, instalação, etcs.

    A Canonical está de parabéns.
    Até parece que estou usando a versão final. 😀

    1. Avatar de Antonio Antunes
      Antonio Antunes

      Concordo. Muito bom!!
      BFS

  11. Avatar de BMJ
    BMJ

    Por acaso uma questão, ao instalar o Beta 2 quando sair o RC e a Final, o ubuntu actualiza?

  12. Avatar de R. Cardoso
    R. Cardoso

    Ainda no Ubuntu 11.10, tive dificuldades em entrar no preenchimento da declaração de IRS, no portal das Finanças. Dava erro ao abrir a applet Java da aplicação. Resolvi o problema removendo o OpenJDK 6 e instalando o JDK6 da Sun. Tendo os dois em simultâneo não funcionava, ainda que tendo mudado o default Java no Alternatives Configurator. O applet continuava a usar o OpenJDK, por alguma razão.

    Não compreendo porque o OpenJDK não garante este tipo de compatibilidade… E a ser assim, o Ubuntu deveria trazer o JDK da Sun por defeito. Claro que é apenas uma opinião…

    1. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Pus-me a inventar com o Ubuntu no desktop e lixei aquilo tudo lol. É da maneira que faço um fresh install já com esta versão beta2 para ver como está 🙂

      1. Avatar de EacHTimE
        EacHTimE

        Ainda bem que avisas isso do java pois ja tinha tentado o ano passado e também tive esses problemas. Este ano vou usar a tua dica 🙂

        1. Avatar de André Lopes
          André Lopes

          Eu fiz uma limpeza. Eliminei todos os pacotes de Java, sendo da Sun e o openjdk.

          Depois instalei apenas o openjdk 6 e o plugin icedtea.

          Funciona perfeitamente, até em Opera (o ano passado não consegui utilizar o Opera com o Java da Sun.)

    2. Avatar de Serva
      Serva

      De facto é algo incompreensível , como é que ainda não perceberam que existe um conflito , eu procedi da mesma forma , como em Linux é difícil saber tudo andei por foruns aonde vários utilizadores se queixavam do mesmo até que o alminha caridosa apresentou a solução .

      Para quem não está satisfeito com o Unity , aconselho a interface KDE que está muito madura , estou a usar em dual boot com o Ubuntu 10,04 o BIG LINUX 11,10 , e estou maravilhado , o Kubuntu também poderia ser uma opção mas a Canonical após o lançamento da 12,04 não vai dar continuidade ao suporte desta interface pelo que prevejo problemas com alguns programas que neste momento são suportados pela Canonical .

      O Big Linux é baseado no Kubuntu 11,10 , mas muito quitado e com uma configurações únicas desta distribuição , como disse estou a adorar .

      Para os iniciados ou para quem queira ter um sistema daqueles que chama a atenção de qualquer pessoa pelos efeitos gráficos e temas embutidos aconselho a Ultimate Edition 3.2 , também baseada em Ubuntu o que facilita nos repositórios e no suporte que esta comunidade já tem , também está muito estável e recomendo , aqui a interface e muito semelhante a Gnome 2.3 , mas como disse muito melhorada ao ponto desta distro ter um player próprio etc , outa distro que tem estado a mexer muito bem é o Pear OS , chamam-lhe de clone do Mac e tem de facto um look and feel fantástico , aqui ficam algumas alternativas ao Mint que me parece não estar a seguir o caminho certo com a sua última distro a Katya , pouco customizavel e isso para mim é um ponto de honra , alguma dúvida disponham .

      Cumprimentos

      Serva

      Cumprimentos

  13. Avatar de Silvaa
    Silvaa

    Este Beta tem PT-PT?

    1. Avatar de Antonio Antunes
      Antonio Antunes

      Sim..Todos tem a apcção de PT..

      1. Avatar de Antonio Antunes
        Antonio Antunes

        Opcção..desculpem.:-)

  14. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Boas…
    Eu tenho o Ubuntu 11.10 em dual boot juntamente com o Windows 7 .
    A minha questão é a seguinte…..e peço desculpas pelos meus parcos conhecimentos de linux…..mas é possivel actualizar a minha versão actual para esta versão beta ???

    Desde já….obg pela atenção 🙂

    Abraço

    1. Avatar de Antonio Antunes
      Antonio Antunes

      Eu não conheço essa opcção para versões Beta. Faço sempre uma instalação limpa. Gosto mais.BFS

  15. Avatar de Paulo Trindade

    Alt+F2 e digita update-manager -d

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Obg pela dica e pela paciencia…ehehehe

      Abraço

  16. Avatar de dasen
    dasen

    Uso o linux desde 99, quando ainda nem sequer existia o kde e devo dizer que acho-o maravilhoso, na minha opinião, apesar dos bons esforços da Microsoft, o Linux vai-se tornar no futuro o sistema operativo de eleição. O único meio da Microsoft conseguir manter o seu poder será em continuar a ser distribuido com os novos pc’s e manter o domínio dos formatos Office.

  17. Avatar de Arnaldo
    Arnaldo

    Ah, quer dizer, as grandes alterações da antiga versão para a nova são coisas como o reprodutor de música escolhido por omissão, actualizações de programas como o LibreOffice, umas mudançazitas na aparência e pronto… Aquilo que interessava realmente melhorar, como tornar o Ubuntu novamente um sistema leve, capaz de gerir eficazmente a energia e de potenciar o desempenho da bateria, menos instável, menos vulnerável a mudanças de hardware, mais compatível, com melhor desempenho a nível 3D, com mais opções a nível de edição de vídeo, etc., tudo isso —> nada, népias, zero <—

  18. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Estou a usá-lo um Magalhães 2 e é está um mimo, por isso estão a ver esta mensagem.
    Reduzi o tamanho dos ícones do unity e coloquei a esconder-se automaticamente. Desta forma tenho o pequeno écran todo para o browser.
    Claro que não dispenso do Classic menu indicator, para encontrar os programas que não se utilizam frequentemente.

  19. Avatar de PB
    PB

    Olá.
    Instalei a versão beta 2.
    Funcionou perfeitamente. Todo hardware foi identificado. Para fazer funcionar o meu scanner canon lide 100, bastou instalar o sane junto com o sane extras. Sem compilar nada já faço funcionar meu scanner, usando o xsane e não o que veio por padrão. Coloquei o gnome classic instalando gnome-shell. Para colocar nas barras os atalhos basta digitar alt+rigth-click. Minha web cam pixxo foi identificada de imediato. Usa muita memória e pouco swap. É muito rápido mesmo. Aproveita muito bem todo hardware instalado. Promete ser a melhor distro que conheci. E olha que uso desde a 6.06. Além disso tudo tem suporte de 5 (cinco) anos…..!!!!!! Gostei bastante.
    Uso uma placa mae intel DH67BL, memória corsair 8 GB, pixxo webcam, scanner canon lide 100.
    Achei uma ótima distribuição. Está agora com kernel 3.2….
    Vale a pena.

  20. Avatar de PB
    PB

    Em tempo…
    Tentei usar o linux mint 12. Funcionou muito bem aqui no meu hardware mas NÃo me adaptei. Depois disto resolvi arriscar o ubuntu 12 beta 2. Não me arrependo nenhum um pouco…
    Há muito quando vi o lema do ubuntu achei que era meu caminho… Linux for human beings ou Linux para seres humanos … e não me arrependi até hoje.
    Até tenho uma máquina virtual rodando o Xp, mas raramente a uso. Só tenho uma aplicação que preciso deste OS. Só tive contato com o Win7 por três ou quatro vezes. Estou, a cada dia que passa a me tornar um analfabeto em windows…. Não lamento…Fico feliz com isto… Quem vai ficar triste são as pessoas que eu ajudava em windows e já não posso fazer quase nada…rsrsrsrsrs.
    Abraços.

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Já tentaste correr essa aplicação de windows com o Wine?

  21. Avatar de AMF
    AMF

    Estou maravilhado com UBUNTU comecei por usar em dual boot com windows, agora bom agora já comprei uma maquina nova com ubuntu instalado de raiz gosto muito da versão 11.10 e aguardo a versão 12.04 LTS final, actualizo logo que esta apareça.
    Parabéns e muito obrigado.

  22. Avatar de Ardua
    Ardua

    Uso o ubuntu 10.10 e estou contente, em termos gráficos optei por instalar o macbuntu 10.10- está previsto alguma versão para o ubuntu 12.04?

  23. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    Não se esqueçam dia 19 quinta feira sai a versão R.C.