Ubuntu Tweak 0.7 – É hora de turbinar o seu Ubuntu 12.04

47 Comentários

No passado dia 26 de Abril anunciamos aqui a disponibilização da nova versão da distribuição Linux Ubuntu, o Ubuntu 12.04 LTS Precise Pangolin. Como qualquer outro sistema operativo, o Ubuntu pode ser personalizado à medida e gosto de cada utilizador, nas mais diversas funcionalidades.

Para esse efeito, a melhor opção é usar o fantástico Ubuntu Tweak.

tweak_00

O Ubuntu Tweak é um pequeno utilitário que está em constante desenvolvimento e que permite de uma forma muito intuitiva configurar facilmente o Ubuntu. Esta é certamente uma das ferramentas mais usadas pelos utilizadores da distribuição da Canonical.

tweak_01

O Ubuntu Tweak é uma autentica “pérola”, onde o utilizador pode adicionar e remover várias aplicações, configurar o Compiz , alterar parâmetros do Startup, adicionar/actualizar lista de repositórios, entre outros.

tweak_04

Principais novidades do Ubuntu Tweak 0.7?
  • Instalação de temas de ícones
  • Activar/Desactivar o HUD e mensagens de ajuda
  • Personalizar o gestor de sessões LighDM
  • Novas ferramentas no centro de aplicações (ex. scripts)
  • Criação simples de quicklists para aplicações
  • Janitor com várias melhorias para limpeza do sistema
  • Pesquisa integrada e em tempo real dentro da aplicação

Exemplo da personalização do gestor de sessões LighDM

tweak_02

Resultado do LighDM personalizado

tweak_06

Como instalar no Ubuntu?

Para instalar o  Ubuntu Tweak 0.7 no seu sistema, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/next 
sudo apt-get update 
sudo apt-get install ubuntu-tweak

Nota: O Ubuntu Tweak 0.7 ocupa cerca de 5 MB

tweak_05

O Ubuntu Tweak é um must-have para qualquer utilizador que uso como sistema operativo o Ubuntu. Para quem pretenda colaborar no projecto, o autor da aplicação disponibiliza uma wiki onde podem ver como podem colaborar.

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jeton90
    jeton90

    Muito obrigado mais uma vez Pedro Pinto

    1. Avatar de Pedro Pinto
  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Excelente trabalho Sr. Dr. Pedro Pinto. :b
    À muito que procurava uma ferramenta destas.
    Instalei o Ubuntu 12.04 e até agora está a superar as minhas expectativas!
    Recentemente utilizei o Mint 12 LXDE e estava magnifico!!!
    Para já vou usar o Ubuntu e ver mais novidades.

    Mais uma vez muito obrigado pela contribuição do seu trabalho em demonstrar o linux a todos os leitores do pplware e muito mais.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        De nada Pedro!
        Já agora ponho uma questão sobre o Grub.
        Há alguma forma de editar o Grub 2 sem recorrer ao grub.conf e de uma maneira mais simples?
        Tenho um disco ao qual instalei várias distros de Linux (Mint 12 LDXE como já disse, elementeryOS, Arch Linux, Mint 12 Gnome, e Ubuntu 12.04) mas o Grub expõe os nomes da distro mais o kernel referente e a partição, no qual eu pretendia alterar os nomes e colocar na devida ordem e ser mais fácil escolher.
        Muito obrigado pela atenção.

        1. Avatar de EacHTimE
          EacHTimE

          Tens este que é o que eu uso, não permite alterar o nome mas podes esconder as entradas que quiseres, mudar o default e alterar o fundo

          https://pplware.sitedev.pt/linux/grub-customizer-personalize-o-grub2-do-ubuntu/

  3. Avatar de joão
    joão

    Bom dia,tenho algumas,questões:

    -Como é que faço para executar o terminal nesta versão do Ubunto?

    -Instalei o google Chrome e não aparece como ícone na barra da esquerda,será que existe algum sítio “escondido” onde ele está situado?

    1. Avatar de Serva
      Serva

      João ,

      Para acederes as aplicações instaladas tens de ir a dash( barra lateral primeiro ícone) e escreveres o nome da aplicação na janela que se abrirá , ou então após clicares no primeiro ícone da barra lateral(dash) , vai abrir-te a mesma janela do primeiro exemplo na parte inferior tens uns ícones aonde podes seleccionar algumas funções , seleccionas todas as aplicações e do lado esquerdo é dada a possibilidade de escolheres aplicações por grupos associados , no caso do Google Chrome escolhes internet e vai-te aparecer todas as aplicações instaladas pertencentes a este grupo , clicas no ícone do Chrome e arrasta para a barra lateral e já está , espero ter sido claro , só acordei agora sorry .

      Ao dispor e bem vindo ao Mundo Linux

      Cumprimentos

      Serva

    2. Avatar de Serva
      Serva

      Para encontrares o terminal fazes o mesmo escreve consola , nem precisas escrever toda a palavra que começam de imediato a surgir-te as diversas opções se a quiseres na barra lateral basta arrastares .

      Cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de joão
        joão

        Muitíssimo obrigado,já consegui!
        É a minha primeira andança pelo mundo Linux,por isso ainda ando um bocado à nora!
        Cumprimentos,João Videira.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Isso é nos primeiros dias, depois já passa 🙂

        2. Avatar de Agenor
          Agenor

          Ctrl+Alt+T Abre o terminal

    3. Avatar de RSC
      RSC

      Basta carregares na tecla “super” que é a tecla do Windows e depois de abrir o menu escreves o que pretendes, neste caso “Chrome” e “Consola”. Depois de veres o icon correspondente basta arrastares para a barra do Unity ou então depois de abrires a aplicação carregas com o botão direito do rato e escolhes trancar no lançador.

    4. Avatar de Alberto
      Alberto

      – CTRL + ALT + T ou escreves terminal na barra de pesquisa do ubuntu…

      -Escreve chrome na barra de pesquisa do ubuntu e quando te aparecer o ícone, arrasta-o para a barra do unity

      😉

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Exato, o atalho CTRL + ALT + T é sempre a opção mais rápida.

        Depois lançar o Unity também ja foi aqui explicado.

    5. Avatar de Luis Filipe Ferreira da Cruz
      Luis Filipe Ferreira da Cruz

      Outra opção interessante que costumo usar é instalar o yakuake.
      Basicamente ficas com um terminal que faz drop-down do cimo do monitor (o local é configuravel tal como o tamanho) bastando para isso configurares uma tecla de atalho. Por omissão é o F12.

      Cumprimentos

  4. Avatar de Serva
    Serva

    Excelente aplicação , ainda tenho no meu Ubuntu 10.04.3 LTS que me está a custar muito substituir , as últimas versões do Ubuntu tweak têm vindo com menos funcionalidades desde que a Canonical optou pela interface Unity uma sombra do que era nos tempos do Gnome 2.3 , vou instalar esta nova versão que penso ser a mais completa desde a era Unity e verificar as opções de personalização que esta potente ferramenta nos proporciona .

    Só por curiosidade , instalei no mesmo disco lado a lado o Kubuntu e o Ubuntu 12,04 LTS , após as respectivas actualizações de Kernel , fiquei espantado com a performance do Kubuntu versus o Ubuntu , apesar de consumir mais recursos de CPU a performance do Kubuntu é superior a do Ubuntu a maquina aonde instalei foi num P4 a 3,20 GHZ e 2 GB de ram a 400 com um disco Sata 1 de 200 GB da Seagate que não prima pela velocidade de leitura e escrita , para ser franco fiquei um pouco desiludido com a performance do Ubuntu , mas pode ser também uma experiência algo insípida pelo pouco tempo que ainda dediquei a este sistema , hoje dedicarei um pouco mais de tempo com alguns tweaks e postarei as minhas impressões acerca desta Distro .

    Pedro Pinto muito obrigado pela dica .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  5. Avatar de Alberto
    Alberto

    Como é que o wallpaper do lightdm fica o mesmo que o do ambiente de trabalho do respectivo user? Nesses screens está direito, mas eu altero o meu wallpaper e no lightdm continua o default… Não era suposto isto ser uma feature do novo ubuntu?

    Cumps

    1. Avatar de Alberto
      Alberto

      Atenção que tou a falar disto sem alterações com o ubuntu tweak?

        1. Avatar de cagaram-te
          cagaram-te

          na cabeça loooool

    2. Avatar de Alberto
      Alberto

      Já percebi. A transição de wallpapers no lightdm apenas funciona com os wallpapers que já vêm com o sistema…

      Btw, parabéns pelo artigo Pedro Pinto 😉

      Cumps

      1. Avatar de dbrenha
        dbrenha

        olha que eu estou a usar um wallpaper que está na minha pasta pessoal e o lightdm assume.

        1. Avatar de Alberto
          Alberto

          Sem Ubunto tweak??

        2. Avatar de Alberto
          Alberto

          Já consegui, thanks anyway 😉

  6. Avatar de Serva
    Serva

    Pedro Pinto

    Boa tarde , sou só eu ou quando tens a opção auto hide da barra lateral quando a queres trazer para o desktop ela é muito pouco responsiva , já tentei vários tipos de sensibilidade inclusive estabeleci a máxima e continuei a ter imensos problemas para a trazer para a visa do ambiente de trabalho , tens alguma dica para que isto não aconteça .

    Outra coisa que reparei é que existem muito pouco temas para a 12,04 , instalei alguns que supostamente eram compatíveis mas experimentei vários erros , tens algum sitio que me aconselhes .

    Muito obrigado , como podes constatar estou a dar um beneficio da dúvida ao Unity , se souberem de dicas para personalizar força , estou afastado desta interface desde o lançamento da 11,04 agradeço que os utilizadores desta interface façam-me sugestões acerca da sua personalização .

    Desde já os meus agradecimentos pela vossa ajuda

    Cumprimentos

    Serva

    Cumprimentos

    Serva

  7. Avatar de Cleomar
    Cleomar

    Alguém sabe como usar Papel de parede animado estilo Android no Ubuntu 12.04.

    Veja o link.
    http://agripinoduarte.radig.com.br/2010/10/10/papel-de-parede-animado-estilo-android-para-ubuntu/

  8. Avatar de Eu
    Eu

    Tenho virtualizado no xp o 11.04 será que se fizer update ele não me mata os dois sistemas ?! Saúde !

    1. Avatar de Bruno Vieira
      Bruno Vieira

      Se é uma imagem virtualizada, nunca ter irá danificar o sistema principal.

  9. Avatar de Serva
    Serva

    Boa noite vejam este interessante vídeo , vale mesmo a pena .

    http://www.youtube.com/watch?v=kbibkwj9TV0&feature=uploademail

    Cumprimentos

    Serva

  10. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Já tinha usado o Ubuntu no meu antigo portátil.

    Agora instalei esta nova versão no meu Sony Vaio 13″ Serie S, acontece que aquece muito e as ventoinhas estão sempre a trabalhar.

    Já baixei a velocidade do processador mas continua a aquecer, um dos principais problemas penso que seja a gráfica, Intel 3000 + ATI 6470M.
    Queria mesmo baixar a velocidade.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      Fiz com que o Ubuntu use por defeito a gráfica do precesador sandy bridge, mas mesmo assim a ventoinha passa o tempo ligada e com o win 7 isto não acontece.

      Para portáteis (13″) o Ubuntu ainda não é indicado, pelo menos para mim.

      1. Avatar de Marcelo Barros
        Marcelo Barros

        “processador”

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      Utiliza o Fuduntu e não vais querer outra coisa. Excelente distribuição para portáteis, mesmo!…

  11. Avatar de HuguG7

    Viva, já que saiu recentemente uma nova versão do ubuntu, podiam criar um post onde podiam ensinar o pessoal a que por exemplo, compra um computador ou portatil com o sistema operativo Windows, consigam, passo a passo (com print screens) como fazer partiçao no disco e instalar o novo ubuntu de modo a ter dual booting do pc, ensinando passo-a-passo a instalação do ubuntu a partir dum live-cd e co configurar o ubuntu de modo a configurar as coisas que nas proximas vezes ao fazer um upgrade ao ubuntu, n se perca os dados/files/configuraçoes sem precisar de formatar tudo de começar de novo com o novo ubuntu?

    Pra mim ia ser mto util, pk conto comprar um portatil nos proximos dias e keria meter dualbooting com o recem ubuntu de modo a ficar tudo direitinho e bem configurado pra evitar perdas de dados ou backups na proxima vez k sair nova versao do ubuntu!

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Bom dia ,

      Consulta este site aqui :

      http://wubi.sourceforge.net/

      Hoje está muito facilitado a instalação do Ubuntu em dual boot , alguma dúvida diz-me .

      Cumprimentos

      Serva

    2. Avatar de Serva
      Serva

      Bom dia de novo usa antes este Link as minhas desculpas .

      http://www.ubuntu.com/download/desktop/windows-installer

      Cumprimentos

      Serva

  12. Avatar de GreenTuxer

    Que wallpaper/background usam no LightDM?

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Bom dia eu estou a usar um dos que o Pplware lançou este mês , porquê ?… qual é a tua questão ?

      Cumprimentos

      Serva

  13. Avatar de Santos

    Antes de fazer o upgrade do 11.1 para o 12.04 tinha instalado o Gnome 3.4. Já estava a gostar, mas durante o upgrade foi eliminado o Gnome 3.4. Porque será que o Ubuntu 12.04 não vêm com o Gnome 3.4?!

  14. Avatar de pcoelho
    pcoelho

    Não consigo ligar a placa Huawei 352 do kanguru nesta versão, aliás quando coloco a pen ele nem a reconhece, muito menos fazer a ligação da net.
    Será que alguém me poderá ajudar?
    cumprimentos,

  15. Avatar de Joao Carlos
    Joao Carlos

    Bom dia!! Pedro instalei o Ubuntu Twear para customizar a tela de login, já realizei a alteração,porém ao reiniciar o Ubuntu a tela de login padrão do Ubuntu é exibida. Como faço para solucionar esse problema?

    Desde já agradeço pelo apoio.

    João Carlos

  16. Avatar de venunes
    venunes

    Muito bom! Obrigado

  17. Avatar de Júlio Leal
    Júlio Leal

    Bom dia,
    Você sabe se tem como eu mudar a cor da barra lateral do Ubuntu 12.04?
    Obrigado

  18. Avatar de ALEX
    ALEX

    Bom dia Pedro,
    tentei fazendo apt-get -f install, dpkg –configure -a e mais algumas outras alternativas e não estou conseguindo safar este problema:

    root@alexbj:/home/alexbj# apt-get install ubuntu-tweak
    Lendo listas de pacotes… Pronto
    Construindo árvore de dependências
    Lendo informação de estado… Pronto
    Alguns pacotes não puderam ser instalados. Isto pode significar que
    você solicitou uma situação impossível ou, se você está usando a
    distribuição instável, que alguns pacotes requeridos não foram
    criados ainda ou foram retirados da “Incoming”.
    A informação a seguir pode ajudar a resolver a situação:

    Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
    ubuntu-tweak : Depende: python-lxml mas não será instalado
    Depende: gir1.2-unique-3.0 mas não é instalável
    Depende: gir1.2-gconf-2.0 mas não é instalável
    E: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados.

    se puder me ajudar, agradeço.

  19. Avatar de Lucas Leal

    Realmente muito útil para os leigos no sistema operacional. Migrei para o Linux (ubuntu) à uns meses e sinto bastante dificuldade na adaptação, porém me sinto muito confortável no sistema, diferente dos sistemas populares. O programa “Tweak” é fantástico! Parabéns pela descrição detalhada Sr. Pedro Pinto.