Ubuntu – Qual a temperatura, disco e CPU?

29 Comentários

Por norma gosto de monitorizar a minha máquina para saber se está sempre tudo normal. Por exemplo quando noto que o sistema começa a encravar uma das primeiras coisas que faço é monitorizar a temperatura do sistema.

Para o Windows conheço alguma aplicações que fazem este tipo de serviço facilmente. Para Linux apresento-vos alguns comandos essenciais para monitorizar o vosso sistema.

Alpha_1a_Ubuntu910en

Informações sobre a Temperatura

Vamos começar por instalar  o lm-sensors

[ppinto@pplware ~]# sudo apt-get install lm-sensors

Detectar sensores

[ppinto@pplware ~]# sensors-detect

Informações sobre temperaturas

[ppinto@pplware ~]# sensors

Adapter: PCI adapter
Core0 Temp: +56.0°C
Core1 Temp: +45.0°C

Para quem pretender um painel com essa informação basta fazer:

[ppinto@pplware ~]#sudo apt-get install hddtemp sensors-applet

e depois carregar no botão direito da barra inferior do Gnome e escolher adicionar painel. Em seguida é só adicionar a applet Hardware Sensors Monitor

Informações sobre o Disco

[root@pplware ~]# hdparm /dev/sda

/dev/sda:
readonly     =  0 (off)
readahead    = 256 (on)
geometry     = 4462/255/63, sectors = 71687372, start = 0

Informações sobre o CPU

[root@pplware ~]# cat /proc/cpuinfo

processor       : 0
vendor_id       : GenuineIntel
cpu family       : 15
model              : 2
model name     : Intel(R) Xeon(TM) CPU 2.40GHz
stepping          : 7
cpu MHz          : 2392.433
cache size       : 512 KB

Nota: Relativamente à temperatura há algumas motherboards que não suportam sensores. Mais informações aqui

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    para quem n quer ver as temps na barra do gnome, pode tmb instalar o xsensors q tmb é uma boa GUI 😉

    cumps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boa dica Guilherme 😉

      PPinto

  2. Avatar de Bill Brasky
    Bill Brasky

    10.000 Kudos para ti Pedro!
    🙂

    1. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      o que é um kudo?

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Para tudo isso e muito mais não há melhor do que o Conky, neste momento no meu desktop tenho a informação a cada 5 segundos do uptime, cpu (velocidade e temperatura), processos, espaço livre nas diversas partições, informação do tráfego da placa wireless e tasks do google calendar.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      ou entao outra opçao: gkrellm

  4. Avatar de softclean
    softclean

    Isto funciona tudo independente de GUI, certo? Se sim, excelente, vai servir perfeitamente quando tiver de aceder por SSH a um computador antigo que cá tenho em casa.

    Excelente dica, já há muito que procurava uma informação semelhante 😉

  5. Avatar de 3biz
    3biz

    estes comandos sao estupidos.

    Ora já assumem que se está como root ora assumem que é preciso o sudo.

    ora como root usam o sudo!!

    sejam coerentes e corrijam isso que está uma vergonha

    1. Avatar de Sakura Kiato
      Sakura Kiato

      Realmente…

      Idealmente deveriam ser executados numa shell do utilizador activo usando o sudo…

    2. Avatar de Pedro Pinto

      @3biz
      Obrigado pelo reparo, como escrevi e não foi copy/paste nem reparei que coloquei root em todos…
      Quanto à vergonha…não é caso para tal..Amigo..lapsos para mim não são erros.

      1. Avatar de 3biz
        3biz

        o teu lapso é suficiente para no utilizador comum nao resultar os comandos que ai metes.

        1. Avatar de 3biz
          3biz

          afinal ainda nao corrigiste.

          [ppinto@pplware ~]$ sudo apt-get install lm-sensors
          [ppinto@pplware ~]$ sudo sensors-detect
          [ppinto@pplware ~]$ sensors
          [ppinto@pplware ~]$ sudo apt-get install hddtemp sensors-applet

          assim sim.

    3. Avatar de David Soares
      David Soares

      “isso que está uma vergonha”

      és um perfeito

      1. Avatar de softclean
        softclean

        Ok, tudo bem, o cardinal está lá já a dizer já tens “Godlike powers”… Só que a prática de usar sudo é muito melhor que teres uma conta de root activa permanentemente, pois apenas dás poder de administração aos comandos que realmente precisam… Acho correcto o Pplware incentivar essas boas práticas.

        Já agora Pedro, mais um reparo, ou o sensors ou o sensors-detect é necessário ser root, acho que é o sensors-detect.

  6. Avatar de d05
    d05

    offtopic: alguém sabe o site onde se pode pedir o cd do ubuntu 9.10? Tá bonito.

    1. Avatar de Hélio Félix
      Hélio Félix

      Epah!

      Será que mereces resposta?

      Ora deixa lá ver, podes ir aqui: http://www.petardas.com, clicas em entrar, e no lado esquerdo escolhes “Raro”, sim, porque é raro alguém não fazer uma pesquisa por um assunto desse tipo..

      Ou podes ir directamente a este endereço: https://shipit.ubuntu.com/
      Escolhes qual queres e vai chegar dentro de 10 semanas… Download é a melhor opção.

    2. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      O meu ja chegou 🙂
      Não vem com autocolantes 🙁

      1. Avatar de d05
        d05

        Não me digas já andam a poupar nos autocolantes 🙁

        1. Avatar de Diego Castro
          Diego Castro

          Andam a poupar sim senhor…
          Ahhh e a capa do cd não tem nada a ver com está.
          Capa:http://2.bp.blogspot.com/_FJH0hYZmVtc/St9VeScnxlI/AAAAAAAAD9U/xHcarglseC0/s1600-h/ubuntu+1.jpg

  7. Avatar de Calvin
    Calvin

    Penser widgets tem um com a informaçao de ram disco cpu e gpu temperaturas e acessos muito fixe!!!!
    por outro lado comandos venham sempre mais uns qts

  8. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    Pessoal, e uma coisa para leigos? =P

    um programa levezinho dava-me jeito para monitorizar este tipo de coisas…

    há algum programa?

    um abraço

    1. Avatar de d05
      d05

      mais leigo que isto não sei. torna a ler talvez ajude.

      1. Avatar de Pedro Antunes
        Pedro Antunes

        estava à espera que alguem pudesse dar essa resposta.

        uso windows e nao linux. esqueci-me de dizer isso

        1. Avatar de 3biz
          3biz

          entao vai para um topico windows ou vai ao forum

        2. Avatar de zib3
          zib3

          Verifica as seguintes ferramentas: o Hardware Monitor, core temp, speccy, real temp, gpu-z.

          P.S.(para windows, of course)

          Abraço

  9. Avatar de Rodrigo Hernandes
    Rodrigo Hernandes

    só gostaria de saber porque no meu pc aparece 4 cores ao invés de dois , pois meu processador é um amd athlon 64 X2

    ortega@ortega-desktop:~$ sensors
    acpitz-virtual-0
    Adapter: Virtual device
    temp1: +40.0°C (crit = +124.0°C)

    k8temp-pci-00c3
    Adapter: PCI adapter
    Core0 Temp: +27.0°C
    Core0 Temp: +29.0°C
    Core1 Temp: +21.0°C
    Core1 Temp: +31.0°C

  10. Avatar de paulo
    paulo

    Gosto dos teus tutoriais, obrigado. Como iniciante no Ubuntu, os seus tutoriais costumam dar certo sem problemas, de tal forma, se não fosse pedir muito, adoraria um artigo sobre a dificuldade que se tem para instalar drivers proprietários da ATI no Ubuntu 9.10; em particular, meu laptop tem uma ati xpress 1150 e nos vários tutoriais que já segui pela internet, todos não passaram de dores de cabeça. Abraço

  11. Avatar de Mauricio Salles

    Muito boa dica, me ajudou bastante!
    Obrigado!!!!!!!