Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex Alpha 5

26 Comentários

Já se encontra disponível para download a versão Alpha 5 do Ubuntu 8.10, também conhecido como Intrepid Ibex.

imagem_intrepid_alpha5.jpg

Não se esqueçam que esta é ainda uma versão de testes, por isso o seu uso é desaconselhado em computadores de trabalho devido à sua instabilidade.

As principais novidades deste lançamento são:

  • X.Org 7.4
  • Linux kernel 2.6.27
  • GNOME 2.23.91
  • Nautilus tem agora separadores e um botão para ejectar discos removíveis
  • O GRUB passa a conter uma entrada de recuperação com o “último boot correcto”
  • Encrypted Private Directory
  • Guest session
  • Network Manager 0.7

Para fazer o upgrade do Ubuntu 8.04 Hardy Heron para esta versão de desenvolvimento, basta carregar nas teclas Alt+F2 e colar este código:
update-manager -d

A partir de agora, o Gestor de Actualizações passará a mostrar o botão “Actualização“, que se for carregado, transformará o 8.04 no 8.10.

upgrade-para-intrepid-small.jpeg

NOTA: Este artigo foi elaborado por Rui Brás para o Peopleware.

Licença: GPL
Download: Ubuntu 8.10 Alpha 5 [696MB]
Download: Kubuntu 8.10 Alpha 5 [664MB]
Download: Xubuntu 8.10 Alpha 5 [601MB]
Download: Edubuntu 8.10 Alpha 5 [554MB]
Homepage: Ubuntu

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KaiSerSoze
    KaiSerSoze

    continuar a usar a minha 8.04 Actualizo so nas betas finais ou RC

    mesmo assim é bom saber que este fabuloso SO evolui a cada dia

    Kudos para o pplware

  2. Avatar de Nazgul
    Nazgul

    Vou-vos ser sincero!
    Nao uso o Linux, porque nao existe/ e nao conheço nenhum, driver para a minha placa wirelles.

    Os programas nao me preocupam, posso usar o wine.

    Se alguem souber de algum driver para o wirelles, pff digam-me.

  3. Avatar de Nazgul
    Nazgul

    [OF TOPIC]
    OK, desculpem…
    para quem nao tem wirelles no ubuntu. //Ainda nao exprimentei por isso…

    Link: https://help.ubuntu.com/7.10/internet/C/ndiswrapper.html

  4. Avatar de Tijó
    Tijó

    Força Linux, tou contigo (não é piadinha,ok?)
    Embora utilize windows,neste momento estou a comentar em linux(mais precisamente em Ubuntu) e a continuar a evoluir assim,ponho de parte o windows, disto não tenho duvidas.
    Actualizo apenas com as automáticas,afinal é uma LTS,3 anos de suporte,bem fixe.
    Quero mais,mais dicas,mais noticias,mais tutoriais já que ainda estou muito “verde” em Linux.
    Força PPLware

    cumps, tijo

  5. Avatar de Morbus

    Linux ftw. Ando a fazer a transição há uns meses, a ver se deixo o windows só para jogos e photoshop.

  6. Avatar de mroque
    mroque

    @ Morbus

    É bastante fácil correres photoshop em linux utilizando o wine, “google it” e vais ver que te safas 😉

  7. Avatar de Paulo Ribeiro

    @Morbus
    Já testaste o Gimp ?

  8. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Morbus diz:
    Linux ftw. Ando a fazer a transição há uns meses, a ver se deixo o windows só para jogos e photoshop.

    Eu também dizia assim como tu “ando a ver se deixo o windows” até que um dia formatei o pc e instalei apenas o ubuntu. Foi o melhor que fiz e quando senti a necessidade de algum programa que usava em windows fui ao google e encontri a solução, ou instalando pelo wine ou um programa compatível.Mas se o problema é usar um determinado programa que só funciona em windows e não te dás com os compatíveis tens sempre a solução de instalares o virtualbox.

    No caso do photoshop o CS2 funciona perfeitamente via wine.

  9. Avatar de Fabio Pallini

    Eu faço parte de um blog brasileiro e fiz um review um pouco mais detalhado sobre a próxima versão do Ubuntu, espero q tenham curiosidade de visitar. http://algumacoisa.net/blog/atualidades/2008/09/quais-as-novidades-do-ubuntu-810/

    Parabéns pelo blog, descobri ele a poucos dias e tenho gostado bastante do conteúdo, abraço!

  10. Avatar de FX2908
    FX2908

    ubuntu, o melhor SO q há 🙂

  11. Avatar de Rolando Almeida

    Já agora partilho a minha história. Tenho ouvido maravilhas do Ubunto e Linux em geral. Tenho instalado o sistema em dual boot e a desilusão é grande. Não vejo quase vantagem alguma em usar o ubunto em relação ao windows. A última boa vantagem a observar seria a de que o sistema é gratuito. Infelizmente, como tenho defendido, o “borla” não constitui qualquer vantagem nos dias que correm, por razões que já expliquei no fórum do Pplware.
    abraços

  12. Avatar de Renato Pauperio
    Renato Pauperio

    FX2908 diz:
    ubuntu, o melhor SO q há 🙂

    Gostos sao gostos. Exprimenta MAC. Se ja exprimentas-te ja sabes quais as difrenças. Melhor SO para Servidores? Concordo.
    Para utilizador? Para trabalho? … Mac OSX
    Para jogos? … Windows

  13. Avatar de Pedro

    Uso linux há muitos anos, mas realmente não vejo razão para um usuário comum preferir linux ao windows. Leia-se usuário comum o cara que joga, navega, usa msn, email, etc.
    O windows é mais intuitivo, mais fácil de achar as coisas, etc.
    Linux é mais coisa de “nerd”, “geek”, como quiser.

    Agora se você entende o linux, sabe os comandos, sabe utilizar o terminal, você tem uma poderoíssima ferramenta nas mãos.
    Pode fazer tudo muito rapidamente com um simples comando ou união de 2 ou mais comandos.
    Ajuda muito se você tiver uma boa memória e não precisar sempre ir atrás de tutoriais, etc… se vc aprender de uma vez só e quando precisar o comando tá lá, fresquinho na sua cabeça.

    Minha humilde opinião!

    E recomendo a leitura do review que o Fábio postou acima.

    E este blog realmente é muito bom! Parabens!

  14. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    o ubuntu me parece fantástico, o problema é que não é facil usar linux ou não é prático. para instalar programas e outras tarefas banais é necessário uma serie de comandos. se fosse mais accessível, com certeza desbancaria o windows, no momento….eu uso ele no virtual box e no virtual pc e realmente é muito bom para navegar na net, ele me parece que melhora as configurações de conexão…enfim, é isso aí……

    OFF ( pessoal, começem a usar o virtual box ou virtual pc ou até o mastodonte VMware..eu vos digo que a virtualização está mais próxima do que parece…)

  15. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    @renato pauperio

    eta mas como seria bom se pudesse rodar um mac OS num pc virtual eim ?

    acho que nenhum deles roda. uma pena…………..tenho a maior curiosidade de conhecer a elegancia dos sistemas da Apple….um dia quem sabe…….

  16. Avatar de leitor assíduo
    leitor assíduo

    A propósito deste assunto e para o pessoal que ainda sente pouco à vontade com o ubuntu deixo aqui isto:

    https://wiki.ubuntu.com/WubiGuide#How%20do%20I%20install%20Ubuntu?
    http://wubi-installer.org/

  17. Avatar de Pensador
    Pensador

    Mas… Algum dos comentadores acima ouviu falar, alguma vez, do Synaptic? Ou pelo menos do diálogo para Adicionar/Remover Programas? Geez…

  18. Avatar de Tijó
    Tijó

    É sempre bom ter uma alternativa e o Ubuntu(o meu caso)está a corresponder,embora haja pontos a afinar como o Nautilus q não me memoriza o estado das colunas:quero por ex. pôr a coluna do Nome mais extensa e ele volta sempre ao estado default,não poder selecionar vários ficheiros ao mesmo tempo,em vistas de icones pode,mas em detalhe não.
    São estes os unicos inconvenientes q achei,de resto intalar é fácil,utilizar é facil,personalizar facilimo.
    Para aqueles q teem “medo”sugiro q façam como eu e o Leitor assiduo acima refere:instalem-no dentro do windows com o Wubi como eu para se ambientar e depois mais tarde instalem-no em dual boot,este processo até me correu bem,partir o disco em 5 com o gparted,windows primeiro e Ubuntu por ultimo para garantir com o Grub um dual boot perfeito.No final até fiquei admirado ,e claro,contentissimo.
    Apesar de ter apenas 4 meses de Linux e certos comandos me assustarem,já ninguém me tira o Pinguim.
    É o meu testemunho.

    cumps,
    tijó

  19. Avatar de Ricardo Rodrigues
    Ricardo Rodrigues

    carlos rajas :
    Pah.. tu podes usar o MacOS num pc normal. Tanto podes q até já tenho instalado e estou a usa-lo à meia duzia de meses.
    google it!

    Cumps a todos

  20. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    [Off-Tópic] Mais ou menos…já que se fala de Linux…

    Alguém sabe como ripar um DVD original no Linux?
    Preciso de um que passe por cima das protecções contra cópia:
    CSS, RC, RCE, APS, UOPs e Sony ARccOS, etc
    E que possa escolher só o filme principal, sem menus e com legendas em PT?

    Obrigado.

  21. Avatar de ivanbajr
    ivanbajr

    tente o Thoggen ripador dvd

  22. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    @ricardo rodrigues………pensava que haviam só pacotes que faziam o xp parecer um mac os, mas vou procurar amigo..obrigado

  23. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    @leitor assíduo

    obrigado amigo…

  24. Avatar de Ricardo Rodrigues
    Ricardo Rodrigues

    http://osx86leo4all.wikidot.com/
    Aqui tens td.. e FUNCIONA.

    cumps

  25. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    bem haja a todos !

  26. Avatar de Haroldo Furtado de Souza
    Haroldo Furtado de Souza

    Gostaria de ver a função Grub do Kurumin 7.0 no ubuntu, pois quando o kurumin pergunta se deseja instalar o grub e ao fazer cria-se a opção da abertura de uma tela que ao ser editado o defautt 0 para defaut 1, o programa windows passa a ser o primeiro a ser executado automaticamente ou se deixar defaut 0 quem inicia é o kurumin.
    Aprecio muito o ubuntu e gostaria de ver o mesmo cada vez melhor.