Controle as refeições do seu educando

11 Comentários

Gerir as refeições e as actividades extracurriculares dos alunos das escolas de Aveiro a partir da Internet vai ser possível já no início deste ano lectivo.

cantina.jpg

A iniciativa é da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) que está a criar um portal que permitirá aos encarregados de educação gerirem o acesso às refeições escolares e às actividades extra curriculares dos seus educandos.

Pedro Ferreira, vereador da Educação da autarquia disse ao SOL que o objectivo é «ter uma escola do século XXI. Tínhamos um sistema de senhas na compra das refeições, o que para quem gere 42 escolas é complicado. O que pensámos foi arranjar um sistema que permita controlar este processo e que seja evolutivo», afirmou o autarca.

Desta forma, os alunos de todas as escolas do concelho passarão a utilizar um cartão electrónico carregável por débito bancário no portal ou, em alternativa para quem não tem acesso à Internet, em quiosques digitais instalados nas sedes dos agrupamentos escolares.

A gestão das refeições e actividades extra-curriculares por este método entrará em funcionamento já no início deste ano lectivo, estando previsto o desenvolvimento de outros serviços que irão integrar o portal, como a possibilidade de controlar as faltas e o acesso a determinados locais.

Além disso, está também a ser estudada a hipótese de efectuar os carregamentos via Multibanco, revelou Pedro Ferreira.

Este novo serviço permite à autarquia obter um maior controlo mais sobre as refeições e as actividades extracurriculares das escolas do concelho, reduzindo a circulação de dinheiro, conforme o vereador.

Para os encarregados de educação, Pedro Ferreira aponta como principais vantagens uma maior diversidade na aquisição das refeições escolares, maior segurança e menor dispêndio de tempo.

Fonte: Sol

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de delphius
    delphius

    [OFF-TOPIC]

    Quando sairão os resultados do concurso Pplware Live?

    Cumprimentos

  2. Avatar de Redin

    @delphius
    Isso não vai interessar para ti visto que quem vai ganhar sou eu…
    LOL

    …também estou impaciente.

  3. Avatar de Carlos Maia
    Carlos Maia

    Quando eu andava no 9º ano a minha escola implementou um sistema do género, em que eram monitorizadas as entras e saídas dos alunos, as senhas de almoço, os material comprado… tudo via browser. O aluno tinha um cartão que passava à entrada/saída e em tudo o resto.
    Isto já foi há 4 anos. Não sei onde está a inovação da notícia.

  4. Avatar de nunomir
    nunomir

    Realmente não precebo a inovação. A mim aconteçe-me o mesmo que ao Carlos Maia. A não ser que essas inovações ainda não estejam aplicadas a todas as escolas de aveiro.

  5. Avatar de João Santos
    João Santos

    Na minha escola também fizeram isso, vai fazer agora em Setembro 5 anos. A única diferença é que não é possível o carregamento do cartão e compra de senhas através da internet, mas sim apenas lá na escola. Ah, e na minha escola sempre foi possível carregar o meu cartão via Multibanco.

  6. Avatar de António
    António

    Tenho-vos a dizer que essa inovação foi feita por uma empresa de Aveiro :-).

    E esta notícia refere-se às escolas do ensino básico, que são geridas pelas autarquias.

    Inté

  7. Avatar de Myself
    Myself

    O meu educando e eu próprio, já dispomos deste serviço vai fazer 5 anos. Não vejo qual é a novidade. xD

  8. Avatar de Diogo Alves

    A Novidade aqui é a possibilidade de o encarregado de educação controlar todo o dinheiro que o educando tem…. eu também usava esse sistema quando andei no secundario, mas tinhamos de levar o dinheiro no bolso para a escola para carregar lá (para uma criança de 10 anos não é muito aconselhavel). agora já não, o e. de educação pode fazer tudo em casa via internet ou Multibanco. Para além de que o e.e. tem acesso a estractos pela internet (apesar de isto já existir, tinha muitas falhas/erros). e pode ainda comprar a senha de almoço para o filho para o dia seguinte. o sistema de débito directo também é interessante, pois poder-se-á definir um “semanada” automática para o educando gerir como quiser. e sem nunca ter dinheiro no bolso que possa gastar noutros locais, ou a quem possam roubar.

    Não leiam apenas títulos, leiam o texto completo e com atenção.

  9. Avatar de Jaime
    Jaime

    Excelente ideia que as entidades promotoras tiveram. Parabéns !

  10. Avatar de Nelson
    Nelson

    É pena que soluções deste tipo não sejam pensadas por forma a dar hipóteses a várias empresas poderem concorrer e apresentar soluções alternativas, e que seja tudo cozinhado nos bastidores por forma a poderem ser lançados prazos de execução impossíveis de serem cumpridos por quem esteja fora do circuito.

    Existem no mercado soluções bem mais avançadas e eficazes do que a solução instalada, já para não referir que há um plano governamental que visa cobrir esta necessidade, pelo que me parece dinheiro do erário público mal gasto e com contornos duvidosos.

  11. Avatar de Agostinha
    Agostinha

    Foi aqui referido existir “um plano governamental que visa cobrir esta necessidade”… a que se refere em concreto? Alguém pode-me ajudar?