Ubuntu 8.04 no Sony Ericsson Xperia X1

24 Comentários

Os dispositivos móveis são hoje considerados como ferramentas essenciais de trabalho e que nos permitem ligar ao mundo de qualquer lugar a qualquer hora. Possuem cada vez mais características que homogeneízam as nossas tarefas, tarefas essas  que normalmente os utilizadores apenas realizavam nos seus computadores e que de certa forma eram impensáveis de realizar num dispositivo móvel até há relativamente pouco tempo.

Smartphones como o Sony Xperia, HTC HD2, Nokia N900 são máquinas modernas e com grande capacidade de processamento capazes de correr sistemas operativos como o Linux ou Mac OS X.

ubuntu-x1-phone

Desde vez, um programador do site XDA Developers, consegui portar o Ubuntu Hardy Heron 8.04 para o smartphone Sony Xperia X1. Todo o processo de instalação pode ser consultado aqui. A instalação ocupa em média 1 GB.

Apesar de nem todas as funcionalidades do Ubuntu Hardy Heron 8.04 estarem disponíveis, este é um grande passo para futuras integrações de sistemas operativos em dispositivos móveis.

Artigos relacionados:

Homepage: XDA Developers

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de L.Mata
    L.Mata

    Qual é o interesse mesmo de ter um SO destes num dispositivo movel com um ecran deste tamanho?

    Pessoalmente acho que nenhum. É um bom exercicio para demonstrar as capacidades do dispositivo, que são cada vez maiores e mais proximas de um desktop, mas a utilidade é quase nula. IMHO.

    1. Avatar de Shadow
      Shadow

      De momento, sim não existe nenhuma utilidade, mas no futuro podemos quem sabe ter o nosso software do sistema operativo na mão, mas obviamente com interface dedicada…. quem sabe…

      1. Avatar de L.Mata
        L.Mata

        Nao faz sentido nenhum. Software para correr no desktop nao é pratico para dispositivos pequenos com ecran a condizer.

        E acredita é bem mais dificil desenvolver programas intuitivos para mobile do que para desktop. Ha muitos mais cuidados a ter em consideração.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Tb acho que sistemas para celulares devem ter sua interface feita exclusivamente para celulares. Não adianta botar um Ubuntu 8.04 ou Windows XP num celular, pois ficará horrivel de usar. Para isto existem Android, Symbian, Windows Mobile e outros.

  2. Avatar de d05
    d05

    Só usa 35 Mb de memória também quero.

  3. Avatar de Pedro Pinto

    @L.Mata,

    Eu pessoalmente acho que o “trunfo” foi conseguir portar esse sistema para um smartphone. Isto abre “portas” para o futuro. Normalmente oiço muitos utilizadores a queixarem-se que não conseguem fazer o mesmo no telemóvel que fazem nos seus computadores. Não será este um conceito a mudar?

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Na minha opinião esse conceito já a muito está criado, é apenas desconhecido pela maior parte da gente, de facto a maior parte da gente pensa que o telemovel apenas serve para fazer chamdas e mandar SMS’s…

  4. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Incrivel.. e corre bem melhor que o Mac OSX naquele Nokia..

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      O MacOSX é bem mais dificil de por a correr que o Linux, neste caso Ubuntu.

      Se o Nokia N900 já corre Linux…

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Maemo tem kernel Linux na sua estrutura. Alias os pacotes de instalação seguem o mesmos “criterios” do Linux.

  5. Avatar de ruipgouveia
    ruipgouveia

    Muito bom, gostava de testar isso.

  6. Avatar de kombo
    kombo

    O que que se arranja para um HTC P3300?
    Android ou linux quero fugir da microsoft

    aguardo ajuda

    kombo

    1. Avatar de Shadow
      Shadow

      Coloca a tua questão no fórum, na secção de Gadgets. 🙂

    2. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Apenas Android. E não recomendo em nada, mas caso queiras vai ao XDA

  7. Avatar de Diogo Sousa
    Diogo Sousa

    COMPLETAMENTE OFFTOPIC, mas peço que seja aprovado!!

    VIGILIA PELA VERDADE DESPORTIVA

    Irá realizar-se na próxima terça-feira, dia 23 de Fevereiro, a partir das 18 horas, uma VIGÍLIA PELA VERDADE DESPORTIVA junto à sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
    Pretende-se com esta iniciativa juntar, não apenas os adeptos do FC Porto, mas todos aqueles que pretendam manifestar, de forma pacífica e ordeira, a sua revolta pela forma como a Liga Portuguesa tem sido completamente manipulada por factores externos aos campos de futebol.

    A sede da LPFP situa-se na Rua da Constituição, nº 2555, Porto.

    Entrando na cidade do Porto pela Ponte da Arrábida na auto-estrada A1, poderá chegar lá da seguinte forma:
    – seguir pela continuação da A1 para a Via de Cintura Interna e sair para Boavista-Estádio;
    – seguir em frente na rotunda;
    – depois de cruzar com o viaduto, virar na primeira rua à esquerda (depois da bomba de gasolina);
    – virar à esquerda nos segundos semáforos;
    – virar à esquerda nos primeiros semáforos;
    – a LPFP está localizada no cruzamento com a primeira rua à esquerda.

    Quem tiver GPS poderá chegar lá introduzindo as seguintes coordenadas N41º 09’ 52’’ e W8º 37’ 41’’

    Está na hora de dizer BASTA! Apoie e divulgue esta iniciativa!

      1. Avatar de Shadow
        Shadow

        Também estava a pensar em pôr isso aqui…

    1. Avatar de L.Mata
      L.Mata

      Culpa o teu presidente que já lá está a demasiado tempo a minar o sistema com favores e arranjinhos. Agora que é tudo publico com escutas no youtube, os arbritos, liga e federação metem o rabinho entre as pernas e deixam de favorecer os tripeiros.

      Depois vêm para um forum destes fazer posts off-topic armados em coitadinhos para fazer uma vigilia? Só podem estar a gozar com um gaijo.

      E uma vigilia pelas pessoas que morreram na Madeira não?

      Eu acho uma graça do caraças a esta malta sócia de clubes que paga cotas e que depois até paga sportTV, vai aos jogos, faz vigilias, gasta rios de dinheiro para depois encher o bandulho a jogadores que se metem à batatada com profissionais de segurança, que vão para a night até as tantas da manhã com os amigos das claques, e já para não falar do bandulho que enchem aos presidentes e demais jagunços.

      Conta lá aqui ó Diogo como te sentiste quando soubeste que o dinheiro das tua quotas servia também para pagar a fruta dos arbritos?

      Basta digo eu. Arranja uma vida e larga essa treta que andas a tomar. Ou melhor. Anda até Lisboa fazer essa vigilia que os benfiquistas juntam-se à festa. 🙂

      Estes tripeiros é um mau perder que até mete dó.

    2. Avatar de dajosova
      dajosova

      Francamente, há off-topics e off-topics !!

      Uma coisa é fazer um off-topic com uma dúvida relacionada com os conteúdos gerais ( tecnologia/informática, etc.. ) do pplware a outra é vir anunciar a venda de pipocas na esquina X.

      E já estou como o L. Mata diz, apanhem mas é juízo vcs todos que são doentes pelo futebol e “comidinhos” pelos próprios clubes… enfim, haja paciência!

  8. Avatar de João Campinhos

    Boa descoberta Pedro!

    Já digo isto à muito tempo: os smart/superphones vão substituir os computadores. Nas tarefas do dia a dia, e com aparelhos tão potentes, o computador passa para segundo plano. Para uso profissional, ou para aqueles jogos mais potentes, porque de resto, conseguimos quase tudo com um telemóvel

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Nao irao substituir, serao eles os computadores!
      Um telemóvel baseado num Cortex A9 (dual core) a 1.0-1.3GHz + 512Mb RAM + saída HDMI/componentes + suporte para teclado e rato + Ubuntu/Android/Windows + suporte Flash 10.1 + ligado a um monitor/TV (dentro de uns meses) dá perfeitamente para uma boa parte das pessoas usar o telemóvel como computador.
      Isto para usar como netbook porque para igual um Core 2 Duo ou superior os chips ARM têm que comer (MUUUITA) sopa ainda 🙂

  9. Avatar de dajosova
    dajosova

    O que foi dito atrás, provavelmente deixa de fazer sentido no dia em que criarem um SO que detecte o dispositivo e automaticamente transforma-se para se adaptar ao tamanho e capacidade do dispositivo.

    Acham impossível? …bem me parecia! 😀

  10. Avatar de vinnicius
    vinnicius

    Com o Ubuntu vai dar para enviar mensagens e fazer ligações como celular normal?