Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot Final disponível para download

144 Comentários

Em constante actualização….

Tal como previsto pela Canonical, a versão final do 11.10 Oneiric Ocelot está actualmente disponível para download. Ao longo dos últimos meses fomos acompanhando as principais novidades/alterações no Ubuntu que estão agora presentes na versão final.

O Ubuntu é um sistema operativo bastante rápido, seguro, intuitivo e que está disponível para servidores, desktops, netbooks entre outros.

ubuntu_1110



As novidades incluídas no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot reflectem as tendências actuais do mundo open source e algumas melhorias significativas relativamente ao Ubuntu 11.04 Natty Narwall.

Principais novidades da versão 11.10 final

+ Sincronização via Ubuntu One, de músicas entre o Ubuntu e smartphones Android e iPhones (novidade recente).

ubuntu_15

+ Deja Dup para backups

A aplicação Déjà Dup permite realizar facilmente backup mas também de os repor em caso de necessidade. Com um interface bastante simples, o Deja Dup possui um conjunto de características e funcionalidades que fazem desta aplicação um utilitário a ter sempre à mão, pois nunca se sabe quando podemos ter um azar e perder a informação armazenada na nossa máquina.

ubuntu_07

+ Thunderbird como cliente de e-mail

O Thunderbird é caracterizado por ser um cliente de e-mail bastante leve, ao contrário de outros clientes do tipo, e possui uma interface bastante organizada e limpa.

ubuntu_05

+ Firefox 7

O Firefox continua a trilhar o seu caminho com vista a ser o browser preferido dos Internautas. A concorrência tem sido forte e tem apresentado argumentos muito válidos, mas a Mozilla tem sabido responder à altura e não se tem deixado ficar para trás o Firefox.

ubuntu_06

+ Ubuntu Software Center

Melhorias significativas a nível do Ubuntu Software Center que permite agora uma pesquisa mais simples e escolha de aplicações com base no ranking de popularidade.

ubuntu_02

+ LightDM

O LightDM é um gestor de logins bastante leve, flexível e permite ao utilizador personalizá-lo em vários aspectos.

ubuntu_00

+ Acessibilidade suportada no gestor de logins LightDM

ubuntu_01

+ Alt Tab Preview 

ubuntu_08

+ Gestor de ficheiros Nautilus 3

Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot traz como gestor de ficheiros o nautilus na sua versão 3. É um gestor simples, leve, com suporte para separadores permitindo assim abrir várias directorias numa só janela.

ubuntu_09

+ Unity Dash

O Unity Dash permite ao utilizador encontrar facilmente aplicações, ficheiros, directórios, etc, em todo o sistema.

ubuntu_10

+ Unity Lens

Através dos filtros disponibilizados, os utilizadores podem agora encontrar mais facilmente o que precisam e de uma forma muito intuitiva. Música, filmes, ficheiros,aplicações, jogos…está tudo numa só janela.

ubuntu_11

+ Power Menu

Através do botão superior direito, estão disponíveis um conjunto de funções essenciais como por exemplo o acesso a configurações do sistema, aceder às configurações do display, gerir as aplicações que arrancam automaticamente com o sistema, etc.

ubuntu_12

+ Libre Office

O LibreOffice é um fork do OpenOffice e foi criado por antigos developers face à possibilidade da Oracle (que comprou a Sun, detentora do OpenOffice) descontinuar o projecto. É uma suite de produtividade compatível com os formatos de documentos bem conhecidos e está disponível para uma série de plataformas.

ubuntu_13

+ Inclusão dos jogos The World of Goo e Oil Rush disponíveis via Ubuntu Software Center

Veja no seguinte vídeo outras novidades

O Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot chega num momento em que a “concorrência” tem apresentado ao mundo grandes novidades. Por um lado a Microsoft com o Windows 8 e por outro todo o hype ligado aos sistemas da Apple. No entanto, o Ubuntu continua a ter um grande trunfo em mãos….é gratuito! Mas…será este um motivo suficiente para conquistar os utilizadores?

Artigos relacionados

Download: Ubuntu 11.10 – PC (Intel x86) desktop CD [693 MB]
Download: Ubuntu 11.10 – 64-bit PC (AMD64) desktop CD [698 MB]
Download: Ubuntu 11.10 – Todas as versões
Homepage: Ubuntu

Partilhar:
Tags:

Comentários

144

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emannxx

    Já é compatível com os switchable graphics da ATI sem comer a bateria?

    1. Avatar de JP
      JP

      Eu uso o ubuntu 11.04 com os drivers proprietários AMD e suporta switchable graphics intel/AMD, pela minha experiência.
      É apenas necessário remover ou colocar na blacklist o driver radeon open-source.
      Não é uma experiência igual ao windows dado que para alternar o controlador gráfico é preciso reiniciar a sessão.

      1. Avatar de Emannxx

        Sim, mas no meu PC por exemplo nem sequer conseguia iniciar o sistema (ficava bloqueado na parte de carregamento) – e quando conseguia, tinha pouco mais de uma hora de autonomia (em Windows consigo as 3:20)

        1. Avatar de CMatomic
          CMatomic

          Isso deve-se a marca do teu pc não da suporte em sistemas GNU/Linux , podes ligar para assistência da marca do teu pc, e expor este problema, pode ser que eles te dêem a solução , windows já funciona, porque a marca configurou o windows, mas dentro de uns tempos também vai funcionar correctamente em outros sistemas . isso também depende das distribuições , pois kernel linux já permite isso entre intel e nvidia,
          @JP podes criar o script sem que seja preciso reiniciares a sessão , se não saberes como se faz um script para esse problema expõem o teu problema nos forums do ubuntu.

          1. Avatar de Armando
            Armando

            Isto é outro mito, quando alguém pede assistência à marca para dar suporte a Linux, o mais certo é ouvir um “não”, acompanhado muitas vezes de um raspanete ao utilizador, por estar a usar software não suportado pelo fabricante do equipamento.

        2. Avatar de Emannxx

          É um HP G62. E já enviei emails (à sensivelmente 2 meses) e não me deram qualquer tipo de suporte, no Linux.

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            Boas

            Tenho exactamente o mesmo problema, reportado em cima.

            E depois a porta hdmi também nao funciona, nem com o driver proprietário nem o livre.

            Alguém consegue ajudar?

            Cumps.

          2. Avatar de Diogo
            Diogo

            ** Esqueci-me de dizer que o Pc também é um um hp G62.

            Cump.

  2. Avatar de joni costa
    joni costa

    Bom dia!

    este Ubuntu também dá para instalar com o Wubi?

    1. Avatar de Pedro Pinto
  3. Avatar de EmanuelP
    EmanuelP

    Instalar esta versão no meu netbook: Boa ou má ideia?

    É um Asus 1000HE. Nas últimas versões, nem conseguia ver vídeos no YouTube a 480p, coisa que com Windows XP faço sem problemas. E também havia algum lag quando reproduzia filmes com o VLC.

    Digam-me a vossa opinião 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sempre boa ideia! Be Free 🙂

    2. Avatar de Vítor Moreira
      Vítor Moreira

      Instalei no meu Asus EEEPC 1215n e achei-o muito lento… vou continuar com ArchLinux e derivados (Archbang, CTK)…

      1. Avatar de Darktux
        Darktux

        +1
        ‘Provei’ e não quero outra coisa …
        Tenho o CTKArch instalado no meu 1000HE

    3. Avatar de Paulo Nitro
      Paulo Nitro

      Videos no youtube, a situação parece que não vai mudar. Tambem tenho um netbook, e tenho o mesmo problema, isso é do flash! É “melhor” suportado no windows. Andei a investigar a ver se iam mudar isso no 11.10, mas aparentemente não, simplesmente porque a adobe não quer saber do linux…

      1. Avatar de JP
        JP

        Já existe a última versão do flash para linux, inclusive para 64-bits.
        Há até um ppa que permite manter o flash sempre actualizado no ubuntu.

        1. Avatar de daniel
          daniel

          sim! é a melhor solução, mesmo que não haja problemas a reproduzir em flash, este come sempre muito cpu.

      2. Avatar de wolfytuga

        Pode sempre usar o Epiphany Web Browser com a extensão HTML5Tube activada! Até agora estou contente com tal, o meu PC deixou de arfar a cada vídeo no Youtube 😀

        Para instalar o Epiphany Web Browser e a extensão HTML5Tube basta executar o seguinte na consola:
        sudo apt-get install epiphany-browser epiphany-extensions

    4. Avatar de David Silva
      David Silva

      Também tenho um Asus 1000HE. Neste momento tenho instalado o Ubuntu 10.10. Nem sequer fiz update para a versão 11.04. A versão 10.04 era mais leve que a 10.10, mas acabei ficando com esta última.

    5. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Verifica se no teu portatil tens alguma combinação de teclas do tipo FN+F8 que aumenta a velocidade da ventoinha… Estive há dias com um toshiba nb100 (salvo erro penso que seja isto) e corria o windows 7 mas youtube dava a 1 frame por segundo se tanto… mt lento mesmo… Instalei um windows xp sp3 e o raio do youtube continuava lento… entao vi que tinha essa tecla.. activiei. Ouvi a ventoinha a funcionar mais rapido e os videos do youtube passaram a dar normalmente… é uma questão de veres.. Depois pode acontecer é que no S.O. que tenhas instalado os drivers para esses atalhos de hotkeys nao estejam instalados.

      1. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        Essa tecla aumenta a velocidade da ventoinha ou aumenta a performance do computador, incluindo a velocidade do CPU e/ou GPU? Um pouco à semelhança dos perfis de energia do Win Vista e Win 7.

        Não conheço nenhuma tecla que aumenta apenas a velocidade da ventoinha!

    6. Avatar de Armando
      Armando

      Basta fazer o teste de abrir o gorduroso Ubuntu Software Center num Netbook para se perceber que o sistema não foi feito a pensar nestas máquinas.
      A composição 3D é demasiado pesada,o flash não corre com fluidez, o hardware aquece em demasia, a gestão de energia não é eficaz e, por consequência, a bateria é consumida rapidamente.
      Portanto, é uma excelente ideia!…

      1. Avatar de Dust Bunny
        Dust Bunny

        Para esses há sempre a hipótese de usar o lubuntu. Sem composição 3d nem outras mariquices, funciona muito bem.

    7. Avatar de Spink
      Spink

      Boas, linux é sempre uma boa opção e na sua “maquina” ainda melhor, vai fazer com que fique com um sistema muito mais leve e fiável, conselho de quem trabalha com muitos asus

  4. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Se há coisa que o nautilus não é, é leve! Bem pelo contrário:P já para não falar no mar de dependencias que têm.

    A ver se testo isto no virtualbox.

    cumps!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Agora está bem melhor 🙂

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        O antigo nautilus também já permitia várias abas… por isso nao vejo qual a novidade nisso.

        Agora tem é um problema:
        Como se coloca alguns atalhos para pastas do lado esquerdo da janela do nautilus??

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Arrasta a pasta que queres para o menu e ficas com o atalho =)

        2. Avatar de Glink
          Glink

          arrasta as pastas para la 😉

  5. Avatar de murder_rabbit
    murder_rabbit

    Quando disponível a actualização através do gestor de actualizações? verifiquei agora e ainda não esta disponível

    1. Avatar de Dust Bunny
      Dust Bunny

      No meu já lá está.

  6. Avatar de Ryan
    Ryan

    No fim de semana vou ver como isto anda. Alguem que tem maquina com 5 ou 6 anos que diga como isto funciona. Em especial com o Unity. Eu tenho uma maquina ja antiga que nao se deu com o Unity na versao passada porque requer recursos de hardware que a minha maquina nao tem. Agora com a crise que ai anda… nao posso pensar em maquina recente… a nao ser que instale o ubuntu no Mac…

    1. Avatar de mafc
      mafc

      Se for como no 11.04, dá para sobreviver por mais uns tempos.
      Tenho um desktop com 6 anos, a caminho dos 7. É um P4 Presscott 3.2 com HT, 2.5 gb ddr2, powercolor x1950 pro 256 mb e um hdd sata que anda a querer reforma antecipada, mas como nem o governo deixa dar ao povo antes dos 57, o disco vai ter de durar até morrer de vez.

      Não sou a melhor pessoa para opinar, porque apenas uso Linux de forma um pouco “casual”, embora vá vendo e seguindo tutoriais mais chatos quando é para configurar alguma coisa.

      Posso dizer que o boot demora mais uns segundos e a doca por vezes demora alguns segundos a aparecer.
      Ao clicar nalguma app da doca, nem sempre responde à primeira. Tenho de clicar uma segunda vez.
      Abrir o firefox ou o banshee (por exemplo) é rápido.
      Videos no tubas, ainda vou vendo a 720p.

      Precisava era de “dar um jeito” nas drives da gráfica.

    2. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      O ubuntu corre num Mac intel , podes ver aqui
      https://help.ubuntu.com/community/MacBook
      http://www.multimediaboom.com/how-to-install-ubuntu-11-10-oneiric-ocelot-on-mac-osx/

      se quiseres instalar ubuntu na tua maquina mais antiga tenta estas versões do ubuntu que tem ambientes de trabalho mais leves
      Xubuntu
      http://www.xubuntu.org/

      lubuntu
      lxde
      http://lubuntu.net/

  7. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Fosgasse, eu estou na página à espera e não apareceu nada!!!
    Isso é que é rapidez!

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Boas. Tentei usar o wubi para instalar mas ele começa a instalação do ubuntu 11.04, não é a nova versão :s

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Hum, ve se escolheste bem o link de download. Sacas.te via pplware? O iso tem este nome “ubuntu-11.10-desktop”

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Fiz download do pplware, porque no site do ubuntu ainda me aparece o 11.04 para download, lá ainda não esta o novo pelo menos aqui não me aparece. Tirei o wubi do site do ubuntu e quando clico instalar aparece la ubuntu 11.04

        1. Avatar de Pedro Pinto

          ah, pois, somos mais rápidos que a própria canonical 🙂

          Tens aqui todas as versões: http://releases.ubuntu.com/11.10/

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Ahaha já reparei nisso 😛
            Sim eu já tinha visto isso.. Mas o que queria mesmo era instalar com o wubi porque não tenho vontade nenhuma de andar a fazer partições neste PC. O wubi saca a versão que aparece no site do ubuntu certo?

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Ha ja reparei que tem ai o Wubi para esta versão vou testar 😛

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          mas não precisas de sacar nada do site do ubuntu… se fizeste download do ficheiro que está aqui, basta montares a imagem e executar :/

  9. Avatar de Sérgio Lackmann
    Sérgio Lackmann

    Poderiam agora ensinar como fazer a atualização do 11.04 para o 11.10, já que achei vários tutos por ai que vieram a dar problemas após suas atualizações, e eu só confio no PPLWARE!
    Abraços!!!!

    1. Avatar de wolfytuga

      Recomendaria uma instalação de novo, pois a passagem de Gnome 2.x (Ubuntu 11.04) para Gnome 3.x (Ubuntu 11.10) não é lá boa ideia. Pode haver o problema de algumas aplicações deixarem de funcionar!
      Digo isto porque quando instalei o Gnome-Shell no Ubuntu 11.04, algumas aplicações que ainda dependiam do Gnome 2.x deixaram de funcionar correctamente no Gnome 3.x e até havia aqueles que se fechavam sozinhos após clicar em algum botão ou abrir as preferências!

  10. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Só um pedido de esclarecimento.
    É de mim ou o Ubuntu está a tornar-se cada vez mais pesado?
    Eu lembro-me que dantes podia instalar na boa esta distro em máquina virtual e agora cada vez mais sinto dificuldade em trabalhar com estas versão em ambiente virtual.. mt pesado mesmo.
    Lembro-me ainda que com um pc antigo que tinha (celeraon 1.1 com 512Mb) conseguia correr na boa o ubuntu e desde a versão 9 que parece uma arrastadeira… =X

      1. Avatar de Rui Costa

        o Windows 3.11 corria num 286….

        1. Avatar de CMatomic
          CMatomic

          instala o windows 8 num 286

    1. Avatar de Mitch
      Mitch

      O problema não é do Ubuntu em si, mas sim do GNOME/Unity, dos programas que vêem pré-instalados e dos serviços que correm em background por defeito e que fazem o sistema arrastar-se.

      Tenta usar Xfce, Lxde em vez do GNOME/Unity ou então ignora os DE (desktop environment) completamente e tenta usar só Openbox ou Fluxbox que o Ubuntu até voa nessas máquinas antigas.

      1. Avatar de Martins
        Martins

        Então o problema é do Ubuntu @Mitch lolllllll… O ubuntu são todos esse programas, que por sua vez fazem um sistema operativo…

        1. Avatar de Mitch
          Mitch

          Procura saber o que é um sistema operativo antes de falares

        2. Avatar de Armando
          Armando

          Martins, estás coberto de razão. O Ubuntu é a distribuição completa, com tudo o que nela vem instalada de origem, como é evidente.

          1. Avatar de Martins
            Martins

            Obviamente…

    2. Avatar de zé

      Basta desactivares o unity!

  11. Avatar de Alan
    Alan

    Como está o boot? Lento como na versão beta ou deram uma melhorada? Alguém já testou?
    Abraços!

  12. Avatar de Anderson Luis
    Anderson Luis

    Tenho receio de baixar a iso em um site que não seje o oficial… =/

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      O servidor é o oficial da Canonical, não te preocupes.

    2. Avatar de monux
      monux

      – Pplware é mais confiável que a Canonical ! 😉

  13. Avatar de Ryan
    Ryan

    Alguem fez (ou faz) upgrades pela linha de comandos?

  14. Avatar de Miranda
    Miranda

    Continuo a não me habituar ao unity… O PC está em condições semelhantes cerca de 10º acima da versão 10.04. Se calhar o PC já não é o melhor para estas andanças(3 anos) mas ainda assim, acho que o ubuntu está a tomar um caminho perigoso. Está a ficar mais bonito e funcional, mas ao mesmo tempo mais pesado e instável (já me empancou umas 3 vezes!).

    Posto isto, acho que vou manter-me no 10.04 enquanto houver LTS e depois… depois logo se verá!

    1. Avatar de daniel
      daniel

      Se calhar devias só atualizar quando sair a próxima, pelos vistos a canonical vai apostar em corrigir erros e melhorar a estabilidade do sistema em vez de adicionar features. Eu vou atualizar mas eu sou maulco!!!!

    2. Avatar de Glink
      Glink

      tenta ver o elementary OS

      neste momento o Jupiter é baseado no Ubuntu 10.10 o luna vai ser baseado no 12.04 por ser LTS, esta equipa está a fazer um bom trabalho no que toca a diferenciarem-se eles têm uma ideia de como querem que as coisas funcionem, não se limitam a basearem-se no ubuntu e serem mais uma coletania de programas num cd, eles estão a tentar inovar desde o calendário(Maya) até ao ambiente gráfico(pantheon)…

      desde já aconselho o pplware a estar atento ao que vem ai por parte desta equipa 🙂

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        Eu também acho que fazem um excelente trabalho.

    3. Avatar de Armando
      Armando

      Uiui… “mais bonito”. Aquele wallpaper roxo, combinado com uma tema em tons de amarelo e cor de laranja é cá de um bom gosto, que eu vou-te contar…
      Mais funcional? Aquela barra lateral esquerda a que chamam “unity”, sempre a meter-se onde não é chamada, e os menus dos programas a fugirem para a barra de ferramentas, com sobreposições constantes, é cá de uma funcionalidade, que eu vou-te contar outra coisa!

  15. Avatar de Luis
    Luis

    Só um pequeno reparo em termos de escrita. Vejo muitos erros desses, e mete-me sempre impressão como se pode fazer erros tão faceis de detectar.

    Sacas-te o fixeiro?
    Nao. se conjugarmos isto ficaria:
    Eu saco-me
    tu sacas-te
    ele saca-se
    nós sacamo-nos
    vós sacai-vos
    eles sacam-se

    è um pouco cómico, mas é pra perceberem que
    sacas-te e sacaste é muito diferente! lol

    lavas-te todos os dias? CORRECTO
    lavaste o cão? CORRECTO

    lavaste todos os dias?
    lavas-te o cão?

    : )

    Abraços!!!

    1. Avatar de ElectroescadaS

      Acordo ortográfico em “acção”???

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Por acaso até não. É mesmo uma questão de bom Português

        lavas-te todos os dias? = te lavas todos dias?

        lavaste o cão? != te lavas o cão?

        1. Avatar de @lmx
          @lmx

          agora lavas-te…
          já te lavaste…

          cmps

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Mas qual acordo ortográfico? LOL

        Por acaso sabe o que é o acordo ortográfico e que aspectos da gramática ele corrige/altera?

        Qual a sua intenção com esse comentário? sem querer ofender, axo-o desnecessário.

        Cumprimentos

        1. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          “Desnecessário” é o seu comentário. Se não tem senso de humor “aconselho-o” a ficar caladinho e a que futuramente se abstenha de “pronunciar” comentários “desnecessários”…

    2. Avatar de psycho
      psycho

      lavas-te, ó cão? CORRECTO (mas não é muito bonito de se usar, principalmente dirigido a uma pessoa :D)

  16. Avatar de RC
    RC

    Consigo instalar na pen, mas não consigo por espaço para os ficheiros…podem ajudar-me?

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      Se estiveres no Windows, usa o Lili USB.

      1. Avatar de RC
        RC

        🙁 dá erro 🙁
        Diz que este linux não está na lista de compatibilidade …
        Se instalar através do 11.04, no final dos updates dá-me um erro também..

  17. Avatar de ElectroescadaS

    Acho que vou testar isto num Pentium 4 a 3 GHz com 2 GB de RAM…

    Dará depois para colocar em Português? É que não atino muito com Inglês técnico…

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      ubuntu a muito tempo tem opção em Português , pode fazer insso na instalação

    2. Avatar de João Dias
      João Dias

      Até dá para meteres em línguas indígenas, se quiseres. 🙂 Acho que o Ubuntu é dos Sistemas Operativos com maior número de suporte de línguas.

      Testa primeiro em modo Live, para ver se todo o hardware é detectado.

    3. Avatar de jorjão
      jorjão

      Sim claro que dá.

  18. Avatar de @lmx
    @lmx

    Outro dia triste!!!
    Faleceu Dennis Ritchie, o pai do C e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Unix…

    isto esta a ficar mau!!!Tudo o que é gente ilustre está a desaparecer!! 🙁 , so ca ficam os **** , e o resto do mundo.

    Será que não há hipótse de escolher apenas aqueles que só criam buracos financeiros em todo o Portugal???

    Bom…mudando de assunto…já estou a sacar a coisa 😉

    cmps

    1. Avatar de carter
      carter

      E penso que ontem faleceu o CEO da Motorola (se não me engano)…

  19. Avatar de Paulo
    Paulo

    Fiquei desiludido agora, este ubuntu é mais lento e depois não me detecta a placa wireless. No pc que instalei, tenho o windows 7, o pc so tem 1 gb de ram e um processador intel pentium 4 a 3.00 GHz, o windows 7 da lindamente este ubuntu fica uma porcaria :s

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      pede assistência a tua marca para dar suporte ao ubuntu

  20. Avatar de RC
    RC

    😀 Afinal é facil…. Quando abri o 11.04 pediu-me para fazer a actualização para 11.10 😀 Gosto tanto do Ubuntu xD

  21. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    aqui fica a lista de de computadores certificados pela Canonical
    http://www.ubuntu.com/certification

  22. Avatar de JC
    JC

    Boas a todos.

    Estou sériamente a pensar em testar o Ubuntu. Só tenho uma dúvida que talvez me possam esclarecer. Eu queria instalá-lo no Magalhães da minha filha (uma vez que sendo o MAG 1 ela não o quer ver nem pintado) e como ela não o quer estava a pensar que para me habituar e testar era o ideal. Será que aquilo aguenta ? e como é que o instálo ?

  23. Avatar de Migas
    Migas

    Já agora uma questão, porque razão a morte de Jobs deu lugar a inúmeros posts neste site e longas discussões desse tópico no entanto a morte de Dennis Ritchie, criador do UNIX, igualmente importante na àrea da informática passa despercebida num site que se diz de notícias dessa mesma àrea?
    Agradecia uma resposta se possível.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Concordo com o Migas.
      Ou melhor “igualmente importante”? Não estou certo disso… o dmr era menos popular, mas considero os seus feitos mais importantes.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Vivam,

        Sim, sem duvida. O Dennis Ritchie foi sem duvida igualmente ou até mais importante que o Steve Jobs (apesar de personalidades e contribuições diferentes) Quantos dispositivos não têm a correr C la por baixo?
        Quanto ao artigo no pplware, o artigo está feito e sairá na hora agendada. Claro que não deixaríamos de fazer o nosso tributo a esse grande homem da computação.

        1. Avatar de Migas
          Migas

          @Pedro Pinto
          Já compreendi.
          Agradeço o esclarecimento.

    2. Avatar de Mitch
      Mitch

      Apesar de ele ter morrido no dia 8 e de só ter conhecimento da notícia hoje, também gostava de saber porque razão o inventor da Linguagem de Programação base de TODOS os sistemas operativos modernos relevantes (C) e co-criador do sistema operativo Unix que serviu de base para o desenvolvimento de, por exemplo o Mac OS, OpenBSD, Linux, e outros que tais é completamente ignorado.

      Não tenho nada contra o Steve Jobs, mas creio que o que o dmr fez é bem mais revolucionário e importante para o mundo da ciência dos conmputadores do que qualquer coisa que o Steve Jobs alguma vez tenha feito.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Penso que é tudo uma questão de sensacionalismo. Nesta “características” o Steve Jobs levava muitos pontos de avanço.
        Eu só hoje soube que ele tinha falecido e a imprensa refere que ele morreu dia 12.

  24. Avatar de @lmx
    @lmx

    Boas…
    Já só faltam 22 horas para acabar o download…Muito Obrigado Optimus!!:(

    cmps

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      hummm.
      houve uma descida maior…4 dias!!!acho que vou trocar de operadora móvel!!!

      cmps

  25. Avatar de loghain0
    loghain0

    Boas,

    Acho que a coisa que mais gostei, com a substituição do Evolution, pelo Thunderbird.
    Para quem já experimentou, o que acham da Gnome Shell?

    Cumps

  26. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    Bem, eu possuo um Asus EeePC 1001PXD, que pelos vistos está certificado pela Canonical, mas devo dizer, que o ubuntu é muito lento. Não percebo sinceramente. Vamos lá testar o 11.10. Se continuar lento, terei de escolher outra distribuição, aceito opiniões.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Ta muito pesado acredita

      1. Avatar de Dust Bunny
        Dust Bunny

        Experimenta o lubuntu.
        Se já tens o ubuntu instalado, um ‘sudo apt-get install lubuntu-desktop’ deve fazer isso sem teres de reinstalar.

        1. Avatar de CMatomic
          CMatomic

          Eu recomendo uma instalação limpa só com lubuntu ou com o Xbuntu .

    2. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      tas certificado mas é para versão que vem instalada desde da fabrica
      a versão que Assus utiliza para o teu modelo é a 10.10
      ” Please note that for pre-installed systems:”
      http://www.ubuntu.com/certification/hardware/201101-6987

    3. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      podes utilizar as versões leves do ubuntu como :
      Xbuntu
      http://www.xubuntu.org/

      lubuntu lxde
      https://wiki.ubuntu.com/Lubuntu

  27. Avatar de emanuelx
    emanuelx

    eu deixei de usar e fiquei com o windows 7 porque o meu wireless não funcionava muito bem.

    mas espero bem que funcione.

    só mesmo para jogar minecraft o.O

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      qual é marca do teu portátil e modelo ?

      1. Avatar de emanuelx
        emanuelx

        é pc fixo, e tenho um adaptador wireless tplink wn321g.

        o chip é ralink rt73

        1. Avatar de CMatomic
          CMatomic

          possível solução ver aqui
          http://guevara2012.wordpress.com/2008/04/07/instalando-placa-wireless-ralink-rt73-no-ubuntu/

          acho estranho pois já deveria vir no kernel activada,

  28. Avatar de Rudinei
    Rudinei

    Boas…

    uso o Ubuntu 11.04 e com o tema Macbuntu, tema que gosto muito.
    Gostaria de atualizar para o ubuntu 11.10, no entanto não sei se consigo manter esse tema ainda.
    Ouvi falar que não é possível instalar nessa nova versão do Ubuntu, isso é verdade?

  29. Avatar de @lmx
    @lmx

    Boas…
    existirá algum programa que me faça um registo dos programas que tenho instalados e que mais tarde numa nova instalação do Ubuntu me instale os programas todos baseados nesse registo(feito anteriormente numa instalação antiga)??

    Tenho “toneladas de software instaladas” e não queria depois perder semanas a instalar tudo e configurar de novo…
    Desde ja o meu Obrigado.

    cmps

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      Any one??…please?!

      cmps

    2. Avatar de Miguel Ribeiro

      Update do 11.04 para o 11.10, o software continua lá.

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        Boas Miguel,
        Obrigado, mas o que eu queria mesmo era fazer um Clean Install, porque tenho umas partições demasiado pequenas como a de boot, e isso traz-me algum trabalho as vezes!!
        Queria instalar de base, até porque os Updates, nem sempre correm bem, outra coisa tem a ver com fragmentação, que é muito baixa, mas existe, e eu ja tenho alguma, pois estou com uma imagem meio esquesita, que ao repor deixa me fragmentação no disco, embora muito baixa mesmo!!
        O que eu queria era um programa que fosse a base de dados do ubuntu e saca-sse uma listagem do que tenho instalado e depois posteriormente eu carregaria essa listagem ja na nova versão.

        cmps

        1. Avatar de @lmx
          @lmx

          esta resolvido 🙂

          cmps

  30. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Alguma vez vos aconteceu o ubuntu não iniciar a sessão?
    Eu instalei-o abocado num outro pc e agora não consigofazer login. A conta de utilizador está sem password. Há algo que possa fazer?
    Obrigado.

  31. Avatar de Teo
    Teo

    Não consigo atualizar… No download dos pacotes dá-me sempre este erro:

    http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/g/gmp4/libgmp3c2_4.3.2+dfsg-2ubuntu1_i386.deb 403 Forbidden

    Alguém teve o mesmo problema?

    1. Avatar de Teo
      Teo

      Solved. Servidores Overloaded, fui escolher o melhor servidor para atualizar.

      1. Avatar de TrashCan-Man
        TrashCan-Man

        Olá Teo! podes dizer como escolheste outro servidor?

        1. Avatar de Hugo Costa
          Hugo Costa

          Vai às definições do Gestor de Actualizações e no menu “software Ubuntu” escolhe em “Transferir de:”.

      2. Avatar de Criziot
        Criziot

        Não acho que seja um problema de overload. Penso que os servidores não estão sincronizados e ainda não há permissões para descarregar este pacote.

        De qualquer forma a solução é essa sim.

        Obrigado

        1. Avatar de Miguel Ribeiro

          Sim, é problema de sincronização.
          Eu resolvi, fazendo o download do pacote que falhava, substituindo pt.xxx por us.xxx
          Instalei-o à mão e corri o actualizador.

  32. Avatar de Mario Mendes
    Mario Mendes

    Tenho um Ibm T42 pergunta como se comporta esta versão em materia de consumo da bateria ?
    Na versão 10.04LTs a minha bateria dura +/- 5horas
    A nova versão LTS sai quando?

  33. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    O Unity está bom mas o Gnome-shell 3.2 encosta o Unity á box…

    1. Avatar de jorjão
      jorjão

      Está mais rápido o Gnome-Shell??

  34. Avatar de Kaian
    Kaian

    ótimo sistema, parabéns Canonical

  35. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Vou esperar pela versão LTS que sai em Abril. Até lá, espero que a Canonical se esforce por limar as arestas e melhorar a performance deste Ubuntu.

    Não sei qual é a vossa opinião, mas eu já utilizei Thunderbird e Evolution e penso que o Evolution é muito bom. O Thunderbird também é excelente, mas não vejo a necessidade de trocar o gestor de mail quando o Evolution é simples e super eficaz.

    Qual é a vossa opinião sobre isto?

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      Boas…
      eu sou suspeito…e gosto pouco de empresas que copiam as evoluções dos outros e depois metem-lhe um nome diferente(C#…mono) 🙂 .
      O Evolution é muito bom como software bastante completo, mas…é mono…o eterno problema linux/Windows…
      Além disso existe uma razão maior como é óbvio…é muitíssimo pesado e arrasta-se muito!
      O Thunderbird por sua vez é mais leve ocupa menos recursos, e não é tão completo do meu ponto de vista(há muito que não o uso, não conheço as ultimas versões)!!!
      Foram feitas estatísticas de maior utilização de Clientes de email, e o Thunderbird bate o Evolution aos pontos(o que não é de espantar também pois é usado em muitos SO’s)…e não é mono based.
      A Novel salvo erro, fez um esforço para agradar a M$ e aos seus acordos secretos, mas…é de consenso geral,que deve ser substituído, embora haja sempre núcleos de resistência, ainda bem que aconteceu(do meu ponto de vista).
      Só vou ter problemas até me voltar a habituar a usar o Thunderbird de novo, pois já tinha tudo quanto é regra automática criada, mas a malta aprende!!!
      Mas ele estará disponível certamente e se não gostares do Thunderbird usa o Evolution…
      Acho que o Thunderbird não tem agenda salvo erro…é a maior queixa da malta.

      cmps

  36. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Bem esta cada vez mais apelativo…

    Tenho optado sempre pelo Mint desde a versão 8, mas estou a gostar muito dessa nova “roupa” do ubuntu, mas talvez tambem opte por esperar um pouco mais até a versão LTS de abril…

  37. Avatar de David Campos

    Alguém sabe como tirar a barra superior do segundo monitor quando estamos em dual screen?

    1. Avatar de Miguel Ribeiro

      Também estou a tentar.
      Nunca usei o unity, mas desta vez o gnome panel não corre muito bem, vou ter que me habituar. Tenho que ver como altero isto.

  38. Avatar de RC
    RC

    boas alguém me sabe dizer qual é a senha que vem já por defeito?

    1. Avatar de RC
      RC

      O melhor dos melhores resolve o problema 😀
      http://unetbootin.sourceforge.net/

  39. Avatar de fabio
    fabio

    Como se muda para o ambiente grafico antigo?

    1. Avatar de Miguel Ribeiro

      sudo apt-get install gnome-panel
      log off
      Escolher o desejado.
      Login

      1. Avatar de tiago
        tiago

        thks ;)@Miguel

  40. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    O irritante é o problema no ecrã. Deve haver um problema com os driver’s de placa de video ou outra coisa (Gnome ?). Penso que não seja só no ubunto que está a acontecer isto. Está a ficar como o windows, aparentemente, só o cursor do rato fica a funcionar.

  41. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas,

    Estou com dificuldades em instalar a minha placa de Wifi Air Live

    Alguém pode ajudar ?

    Abç, Pedro

  42. Avatar de Greigiano
    Greigiano

    Gostaria de saber quem conseguiu instalar corretamente o GNOME SHELL, SYNAPTICS E O UBUNTU TWEAK, pois instalei esses três programas e não rodaram.

  43. Avatar de Milhafre
    Milhafre

    Então pessoal acham boa ideia atualizar do 11.04 para 11.
    10?? ou nem por isso?

    Existe alguma melhoria na autonomia??

    Obrigado

  44. Avatar de João
    João

    Boas, gostaria que me indicassem um bom linux para o netbook asus 1215N.
    Obrigado 🙂

  45. Avatar de João Henriques
    João Henriques

    And all of a sudden… Noobs, noobs all over the place. Agora a sério, os meus parabéns à Canonical pelo upgrade sem falhas. Tenho um portátil que já vai no 3º upgrade sucessivo e nem um único erro ou perda de funcionalidade. Muito bom mesmo. O 11.10 é um 11.04 a funcionar como deve ser. Muito mais estável e rápido.

  46. Avatar de zeca
    zeca

    até terem uma suite de office tão boa quanto a microsoft e compatibilidade com ferramentas como endnote e spss nunca conquistarão mercado académico. uma pena though

  47. Avatar de Mario
    Mario

    Eu estava testando o 10.04 rodando no VMWare e estava tudo ok. Instalei o 11.10 e está EXTREMAMENTE lento. Sem condições…

  48. Avatar de nuno
    nuno

    que idiomas tem disponiveis esta versao do ubunto?

  49. Avatar de jpng81
    jpng81

    Tenho que admitir que o ubuntu 11.10 finalmente já começa a ficar prático de se usar, foi pena terem implementado o unity tão cedo na 10.04 quando ainda estava tão verde que de prático não tinha nada, mas agora na 11.10 já começa a fazer algum sentido…. finalmente.
    E espero que no 12.04 o HUD não venha a fazer estragos… tipo como os primeiros tempos do unity… enfim eles que testem bem as coisas e vejam se tem alguma utilidade primeiro em vez de colocarem as coisas a meio nas releases de ubuntu.