Tutorial: Aprenda a instalar o novo elementary OS Freya

46 Comentários

O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu, e direccionada para desktops. A versão final do elementary OS Freya foi disponibilizada este fim de semana e o feedback dos utilizadores tem sido muito positiva. Além de muito estável e fluída, esta nova versão continua a ser uma das mais bonitas.

Hoje vamos mostrar, passo a passo, como é fácil instalar esta versão.

elementary_013


Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições Linux com um pequeno tutorial com o processo de instalação.

Para a elaboração deste tutorial criarmos uma máquina Virtual recorrendo ao VirtualBox com as seguintes configurações:

  • Disco: 15 GB
  • Memória RAM: 2 GB

elementary_000

Passo 1 – Depois da maquina virtual arrancar com o elementary OS Freya, devem carregar em Instapara dar inicio à instalação do sistema no disco.

elementary_001

Passo 2 – Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do elementary OS Freya, e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).

elementary_002

Passo 3 – Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Apagar disco e instalar Ubuntu que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do elementary OS Freya.

Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Mais uma coisa.

elementary_003

Passo 4 – Vamos agora definir o nosso fuso horário

elementary_004

Passo 5 – Indicamos agora o layout do nosso teclado

elementary_006

Passo 6 – Neste passo criamos o primeiro utilizador assim com a respectiva password. Definimos também qual o nome da máquina.

elementary_007

…início do processo de copia de ficheiros (no meu caso demorou cerca de 20 minutos)

elementary_008

Depois de instalado é só reiniciar.

elementary_009

Depois de reiniciar , basta introduzir as credenciais para autenticação definidas no passo 6.

elementary_011

Agora é só usar e explorar!

elementary_012

Licença: GPL/LGPL
Download: elementaryos-freya-amd64.20150411.iso (852MB,MD5).
Homepage: ElementaryOS

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Pinto
    Nuno Pinto

    Instalei no virtual box mas nao consigo por em full screen (não é que nao tenha selecionado o ALT GR + F) é a janela fica com uma moldura preta à volta e não maximiza. Alguem pode ajudar?
    Obrigado

    1. Avatar de José Cordeiro
      José Cordeiro

      instalaste as guest tools?

      1. Avatar de Carlos Sá
        Carlos Sá

        Simples
        1- Dispositivos -> Inserir imagem de CD dos adicionais para convidado
        2 – Abra o terminal e digite:

        sudo /media/SeuUserName/VBOXADDITIONS_4.3.26_98988/VBoxLinuxAdditions.run

        depois é só reiniciar

        boa sorte

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Exacto, falta o guest additions mas tem truque. Vou fazer tutorial

      1. Avatar de la_marca
        la_marca

        Sofro do mesmo. Tenho o guest additions mas não consigo escolher mais nenhuma resolução.

          1. Avatar de Peterson
            Peterson

            Vai rolar um tutorial mesmo Pedro? Seria muito bom!

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Sim, faço isso ainda hoje 🙂

          3. Avatar de la_marca
            la_marca

            Nice, Funcionou! Obrigado

          4. Avatar de Tiago
            Tiago

            Não é necessário fazer isso, acho eu, fui a additional drivers, ele e selecionei, continue using manually nstalled driver, aplicar mudanças reiniciei e funcionou,não percebo muito, mas vi isto na net e resultou

          5. Avatar de Carlos Sá
            Carlos Sá

            Não é preciso tudo isso:

            ~$ sudo /media/SeuUserName/VBOXADDITIONS_4.3.26_98988/VBoxLinuxAdditions.run

          6. Avatar de André Carona
            André Carona

            Boa noite,
            Já fiz várias tentativas, incluindo o link acima, e ao instalar o addictions, dá a mensagem que o linux-headers não coincide com o kernel.
            Já instalei o linux-header que coincide com a versão do kernel, e mesmo assim indica que não encontra os headers.
            Continuo sem conseguir colocar o elementary em full screen.
            Nas Definições do Sistema -> Displays só aparece a resolução 640×480.
            Quem me pode indicar uma possível resolução. Sou totalmente novato em Linux.
            Desde já obrigado pela atenção

  2. Avatar de WNantes

    A muitos anos tento encontrar uma distribuição Linux com a qual me adapte bem e possa utilizar sem problemas. Depois de assistir algums videos sobre esta distribuição, me empolguei muito e resolvi instalar para testar. Mas tive vários problemas e acabei desistindo. Por exemplo, não consegui instalar essa distro em um HD onde já possuia o Windows, ou seja, não consegui sintalar com dual-boot. Acabei desistindo de manter a instalação windows e então instalei o linux no hd inteiro, apagando a partição windows. Porém, os problemas continuaram. Consegui instalar o sistema no hd inteiro, mas tive muito trabalho para conseguir configurar dois monitores no sistema, depois foram problemas para configurar adequadamente a placa de vídeo, depois para configurar o som. Resumindo, acabei desistindo… E minha busca continua para encontrar um linux que nao brigue comigo 😉

    1. Avatar de Hélio Moreira
      Hélio Moreira

      Olá @WNantes, já experimentou o Mint?

      1. Avatar de WNantes

        Ola Hélio. Já experimentei sim o Mint. Muito bom por sinal, mas à epoca, possuia um computador com recursos muito fracos e por isso não consegui testar corretamente, tanto que, por conta dos fracos recursos do meu sistema acabei conhecendo e instalanro o Puppy, que funcionou perfeitamente. Até hoje o Puppy foi o único que instalei e usei sem maiores problemas mas, não deixei instalado no meu computador. Ainda utiliso um LiveCD dele sempre que preciso. Agora que consegui montar um computador com melhor potencia, tentarei novamente o Mint. Muito obrigado pela dica.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Amigo, da uma chance ao Voyager, tem o mesmo estilo do elementary. aqui testei e essa distribuição me surpreendeu positivamnte.

          1. Avatar de WNantes

            Parece ser muito bom este Voyager. Vou testr numa VM. Obrigado pela dica também.

    2. Avatar de Kn0xx
      Kn0xx

      Viva,
      Os unicos problemas que realmente tive na instalação de Linux, foi o dual-boot em Windows 8 UEFI boot. é uma dor de cabeça.
      Em Windows 7, foi muito straght-forward.

      Drivers NVIDIA Optimus, Full HD, Wireless, Som, Steam. Tudo correu bem.
      Não cheguei a usar 2 Monitores.

      Embora com os drivers Nvidia, houve um update que tive de “forçar”, já nao me recordo qual.

      Só não mantive este OS instalado por substituição do Disco.

      1. Avatar de WNantes

        Que tipo de problema vc teve com dual-boot ?¿ Eu não consegui fazer funcionar de forma alguma.

    3. Avatar de Nome
      Nome

      Só tive problemas a instalar Windows / Linux porque o HDD começou a ficar com sectores danificados…

  3. Avatar de Kn0xx
    Kn0xx

    Umas das distros mais interessantes que por ai andam.

    Gostei muito do UseFlow deste Linux…

  4. Avatar de Wagner Albuquerque Braga Filho
    Wagner Albuquerque Braga Filho

    Não consigo colocar a tela de login em Português 🙁

  5. Avatar de Joao Carvalhinho
    Joao Carvalhinho

    Ajudei a traduzir o website da elementary para pt_PT e tenho acompanhado este projeto desde há muito tempo… É um bom sistema operativo, bonito, rápido e fluido (mesmo numa VM só com 1Gb de memória atribuído a coisa ginga)… Ainda assim a falta de uma store de apps curada especificamente para este OS, provoca rapidamente uma intox do sistema com icones feios, e completamente desadequados para algo tão cuidado. Enfim, o que sempre disse que faltava em Linux: apps desenvolvidas por developers e designers, e não apenas por developers.

    Nota: Ainda assim, acho que o trabalho feito no gnome está também a dar muitos frutos ao nível da estética no desktop.

    1. Avatar de Carlos Sá
      Carlos Sá

      Concordo plenamente: “apps desenvolvidas por developers e designers, e não apenas por developers.” A maioria das distribuições certamente tem somente os dedos dos developers enquanto que MS e Apple têm toda sorte de pessoal em apoio: marketing, analistas de mercado etc A comunidade Linux é grande mas infelizmente falta convidar esse pessoal para o projeto. Acho que a pior consequência deste fato é a fama do linux ser uma coisa difícil e complicada, por exemplo, existe uma “cultura” em usar o terminal para todo tipo de tarefa, pior ainda são os editores arcaicos, verdadeiros lixos: vi, nano, emacs Sei que muita gente vai me criticar mas tem muita gente que pouco sabe e se acha um geek por saber usar essas velharias sendo que um simples gedit é bem mais simples.

  6. Avatar de João Lino
    João Lino

    Boa tarde,

    Gostaria muito de instalar o Freya Elementary OS ou o Ubuntu num ACER switch 10. Este pc não deixa desabilitar o UEFI, e é um sistema de 32 bits.

    Apelo a vossa ajuda para criar uma pen de instalação para sistemas UEFI de 32 bits.

      1. Avatar de João Lino
        João Lino

        Precisamente como tentei. Dá erro ISO não suportado. “Quando se usa UEFI como tipo de destino, só são suportadas imagens ISO bootables tipo EFI….”
        Tipo de partição GPT
        FAT32
        32bits iso

        1. Avatar de Marcos
          Marcos

          Experimente usando o Linux Live usb creator:

          http://www.linuxliveusb.com/

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Boas,

      Nesta versão não é preciso desabilitar o uefi pois esta versão traz as chaves uefi iguais ao do ubuntu.

      O que é preciso fazer depois de instalar o elementary os é instalar o bootrepair correr na opção recomendada e já tá temos o windows 8.1 (neste caso) de volta no grub. Se ao desligar e reiniciar o o windows este naõ responder deve-se desligar a opão “fastboot” nas opções de esquema de energia do windows.

      Apenas a acrescentar que os drivers que vem na distribuição funcionam bem com as novas placas da ati radeon mas se quiserem instalar os drivers proprietários chamados de fglrx preparem-se para dores de cabeça pois continuam incompatíveis com o wine. Ou seja se não correm aplicações tipo steam não instalem os drivers proprietários. e instalem a versão fglrx-core primeiro e não corram a fglrx-updates pois ainda dá problemas.

      Qualquer ajuda disponham.

      1. Avatar de João Lino
        João Lino

        64 bits sim… e 32??

  7. Avatar de Mário Dantas
    Mário Dantas

    Fiquei surpreendido com a rapidez que instalou no VBOX. Esta distribuição é uma das minhas preferidas, e pelo que vejo continua no bom caminho.

    Depois de copiar o guest aditions e instalar, basta reiniciar a máquina virtual no modo janela e assim que o SO arrancar passar a full-screen Ctrl+F

  8. Avatar de Cleomar
    Cleomar

    Alguém tem o MD5Sum desta distro?

  9. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    @ Wagner, é assim:
    $ sudo nano /etc/environment
    Na ultima linha adicina:
    LC_ALL=”pt_BR.UTF-8″
    Guarda, pode ser enter,depois:
    $ sudo apt-get update
    $ sudo apt-get upgrade
    $ sudo apt-get dist-upgrade
    Agora reiniciar a maquina

    Cumps

  10. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    @ Wagner se for o cxaso troca BR por pt_PT

  11. Avatar de Ricardo Nunes
    Ricardo Nunes

    Parece ser um sistema operativo bonito, elegante e rápido.

    De momento uso o Ubuntu no trabalho e windows em casa(Jogos :P). No ubuntu (portátil do trabalho) uso variadas ferramentas, desde o remmina, LibreOffice, ferramentas de programação em Java (Eclipse, Netbeans, Atom, Mysql e mysql Workbench).

    Consigo usar isto tudo no Elementary OS Freya?

    Cumprimentos =)

    1. Avatar de jorjão
      jorjão

      Claro que sim até porque é baseado em Ubuntu. Basta adicionares os programas que quiseres.

  12. Avatar de RJCA
    RJCA

    O Pplware disponibiliza “em sentido figurado” a versão a “32” ou “64” Bits?

    E já agora como faço para “descarregar” gratuitamente do site deles? Pelo pouco que percebi os tipos querem dinheiro para descarregar???

    Obrigado desde já… 😀

  13. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Uma pergunta para quem não percebe muito disto.

    Ao instalar pela VBOX ele instalar directamente no PC e posso escolher que SO arrancar ou tenho que entrar no windows e correr a VBOX para usar o SO?

    1. Avatar de jorjão
      jorjão

      Ao instalares no virtualbox não afeta nada o windows. Para o correres tens sempre que iniciar o virtualbox. Dessa forma não instala o elementary como sistema operativo direto no disco.

  14. Avatar de Carlos
    Carlos

    Olá a todos.
    Quando tento fazer dw querem sempre dinheiro mas isto não é free.
    Como é que se saca isto.
    Obrigado.

    1. Avatar de oscar
      oscar

      Boas, na ultima opção onde se coloca o valor que se quer doar, colocar 0 (zero) e assim temos o software gratuito.

      Cumprs.

  15. Avatar de José
    José

    Tenho o Luna instalado .Gostei muito dele, mas já não faz actualizações . Diz que as actualizações são muitas e o instalador do Luna não consegue instalar o Freya. Terei que fazer uma instalação com DVD com o Freya, mas provavelmente vai-me apagar todos os documentos. Não é verdade? Obrigado

  16. Avatar de David
    David

    Pedro Pinto tenho um macbook white e não consigo instalar qualquer versão do linux no mac pela pen. Não tenho leitor de cd. Toturial pf. Não vou votar a este post. cmp

  17. Avatar de Maurício Oliveira
    Maurício Oliveira

    Olá. Instalei o Elementary Freya 0.3.2, mas está sem áudio… Antes de iniciar, apresentou falha no card audio, ou algo assim. Alguém pode me auxiliar? Agradeço.