TOP 6 – Ambientes gráficos para o Linux (em 2014)

43 Comentários

Ao contrário do Windows e MacOS, o Linux tem à disposição uma variedade de ambientes gráficos de trabalho. Como sabemos o  Gnome e o KDE são os mais populares, mas nos últimos anos o Xfce, Mint e Cinnamon têm inovado bastante e ganho muita popularidade.

Hoje deixamos aqui um TOP 6 dos melhores Ambientes gráficos para o Linux, referente ao ano de 2014.

top6_01

Uma das características que fascinantes do mundo Linux é a possibilidade que o utilizador tem em personalizar o seu sistema.  Por exemplo, se não gosta do ambiente gráfico, então pode facilmente trocar por outro que se adapte as suas necessidades, que tenha para si a interface mais agradável, ou simplesmente aquele que garante uma melhor performance.

1) KDE Plasma 5

O KDE Plasma 5 foi disponibilizado recentemente. Esta versão proporciona uma fantástica experiência de utilização, disponibilizando uma interface muito mais intuitiva e moderna. O novo conceito de “arte” Breeze, introduz melhorias visuais significativas e uma melhor legibilidade.

kde_00

2) GNOME 3.12

O Gnome é provavelmente o ambiente de trabalho mais popular no segmento Linux e o principal concorrente do KDE.As versões Gnome 2.x foram usadas por omissão no Ubuntu, Fedora, Debian e outras grandes e populares distribuições. Este ambiente gráfico de trabalho é simples de usar e oferece uma interface muita limpa.

Relativamente ao GNOME 3 é verdade que os utilizadores não gostam muito desta versão. No entanto, o Gnome 3 oferece um ambiente de trabalho muito funcional e robusto graças a interface Gnome Shell.

gnome_00

3) Ubuntu Unity 7

Quando se fala na distribuição Linux Ubuntu, muitos são os utilizadores que  continuam a criticar o caminho traçado pela Canonical relativamente à adopção da interface Unity (saber mais aqui).

A verdade é que o Unity é diferente de outras interfaces e os utilizadores estão entusiasmados com o Ubuntu Phone, que chega já em Outubro e que curiosamente recorre à mesma interface, oferecendo uma experiencia de navegação diferente nos dispositivos móveis. Experimentem o Ubuntu Unity 7 no Ubuntu 14.04 LTS.

ub14_00

4) Cinnamon 2.0

O Cinnamon é um ambiente de trabalho (muito conhecido da distribuição Mint) que é  bastante leve, com aparências do “antigo” Gnome2 e considerado como um pseudo fork do Gnome.

Este projecto tem vindo a ganhar muitos adeptos devido à usabilidade e personalização que este oferece. Conheça todas as novidades do Cinnamon 2.0 aqui.

cin_04

5) MATE 1.8

Para quem não conhece, o Mate (que vem por omissão no Mint) é um fork do Gnome 2 e é compatível com o Gnome 3. Inicialmente esta versão do Mate era  para ser baseada no GTK3 mas a equipa voltou atrás na decisão e manteve o GTK2, por questões de estabilidade.

Conheça aqui todas as novidades do Mate 1.8.

mate_08

6) LXDE 0.6.2

Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais,  os objectivos  que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.

lxle_03

Além destes ambientes gráficos existem outros que podem experimentar na vossa distribuição. Linux. Como referimos o Gnome e KDE continuam a ser os mais usados, mas a concorrência é também cada vez mais forte e melhor.

Dos Ambientes gráficos apresentados, qual o vosso favorito e porquê?

Via ZDNet

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BR
    BR

    gosto bastante do cinamon

    posso instalar no raspberry pi (raspbian)?
    ou vai-me por isto mais lento?

    1. Avatar de David Toffee
      David Toffee

      Parece-me que é capaz de ser um pouco pesado para o pi.

  2. Avatar de Diogo
    Diogo

    Para mim é o XFCE, não há nada melhor, personalizo da maneira que quero sem complicações e é bastante leve.
    5*

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, penso que o XFCE teria aí um espaço no TOP. Fica para uma próxima.

      1. Avatar de diogo
        diogo

        Por acaso não sei como os irrisórios do mate e cinnamon têm espaço no top e o importante e firmado no mercado linux xfce não tem

        1. Avatar de Alguém
          Alguém

          É verdade, sim senhor. Cinnamon é pouco mais usado do que Linux Mint e talvez mesmo quem use Mint não use Cinnamon…

          Já MATE…

          Openbox também é o DE por omissão do CrunchBang e parece-me ter tanto direito como o Cinnamon…

          XFCE, para mim, é perfeito. E é lamentável não constar da lista!

    2. Avatar de Marcelo
      Marcelo

      Melhor, tenho em três notes.
      Desempenho total.

  3. Avatar de Tiago Serafim
    Tiago Serafim

    Elementary OS

    1. Avatar de David Toffee
      David Toffee

      +1
      (chama-se Pantheon e pode ser intalado noutras distros)

    2. Avatar de Pedro Semeano
    3. Avatar de Marcelo Teixeira
      Marcelo Teixeira

      O Elementary é excelente. O ambiente Pantheon é ótimo, leve, intuitivo. Não vejo a hora de sair a nova versão, Freya.

  4. Avatar de David Toffee
    David Toffee

    Gostava muito de experimentar o plasma 5, mas por enquanto não dá.. enquanto não lançarem o lightroom para linux tenho de me contentar com o windows 8.1..

    1. Avatar de Luis Marçal
      Luis Marçal

      Fedora + virtual box = linux + lightroom running

      1. Avatar de David Toffee
        David Toffee

        Eu sei, mas a performance não é tão boa.. também já tive dual boot mas não gosto. Mas pronto, pode ser que algum dia saia para linux (não acredito muito)..
        Acho que é qualquer dia renovo um pc antigo e ponho linux, só para matar o bichinho.. lol

        1. Avatar de Ygor Castor
          Ygor Castor

          Se você for um aventureiro pode tentar configurar o XEN ou o KVM com VGA Passthrough, o desempenho do Windows virtualizado usando tal tecnologia é estupendo, extremamente próximo de uma instalação nativa.

        2. Avatar de Alguém
          Alguém

          Atenção ao DE que escolhes… Não te aconselho sequer ponderar Gnome, KDE, Unity ou Cinnamon… Não conseguirás tirar qualquer proveito da máquina.

      2. Avatar de Sergio Carvalho
        Sergio Carvalho

        Fedora + VirtualBox(Machine) = Linux + Lightroom = -Desempenho.

    2. Avatar de Ricardo Ramos
      Ricardo Ramos

      Dá uma vista de olhos neste artigo
      http://lifehacker.com/lightzone-is-a-free-awesome-photo-editor-and-alternati-1445640040

      “LightZone Is a Free, Awesome Photo Editor and Alternative to Lightroom”

      Abraço

    3. Avatar de delaorden
      delaorden

      Ola, já testou o Lightzone ?

    4. Avatar de Edson Dejes
      Edson Dejes

      Darktable, muito melhor que Lightroom e nativo para Linux.

  5. Avatar de Brso01
    Brso01

    Para este artigo estar quase completo falta o XFCE, o que é uma grande falha, pois é um ambiente de trabalho muito estável, funcional e leve.
    Experimentei todos excepto o novo KDE 5 (do qual apenas posso dizer que visualmente está bonito).
    De todos os que experimentei, acho que no geral todos cumprem aquilo a que se propõem. Creio que a capacidade de adaptação, o propósito e o gosto de cada utilizador são a meu ver os factores que determinam a escolha por um destes ambientes de trabalho.

    A meu ver Lxde é o mais veloz mas também o mais limitado, para o uso diário prefiro o xfce e o Cinnamon (são os meus favoritos ).

    O ambiente de trabalho que mais gosto é o Pantheon (que vem no elementary os)e não está presente.

    A meu ver os menos bons a meu ver: Gnome 3 e Unity.

  6. Avatar de DD
    DD

    Então e o Openbox?

  7. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Sem dúvida, o Cinnamon é o meu preferido.

  8. Avatar de Alucard
    Alucard

    Eu como utilizador habitual do GNOME, até estou muito curioso com o novo KDE Plasma 5, qualquer dia faço um test drive.
    Entretanto, o GNOME 3 tão criticado na altura do lançamento, tem evoluído a bom ritmo, está cada vez melhor.

    O Xfce é a melhor alternativa para máquinas antigas, é uma grande lacuna a sua ausência, para mim é muito melhor que o LXDE aqui referido.

  9. Avatar de nelson8874
    nelson8874

    Em matéria de ambientes gráficos leves, gosto bastante do enlightment. Bonito e leve. Vem de origem como Bodhi linux. Já experimentei e é lindo 🙂

  10. Avatar de João Silva
    João Silva

    Deixo aqui a dica da nova versão 5 do Peppermint (baseado em Ubuntu 14.04LTS) que traz um mix de LXDE e xFCE, como se fosse uma versão lite do Linux Mint. Experimentem!

  11. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    AWESOME WM 🙂

  12. Avatar de jorjao
    jorjao

    Também concordo que faltou o XFCE.
    Estou ansioso por versões com o novo kde 5. Está simplesmente fantástico. Instalei-o no Mint 17 kde e apesar de instável dá para brincar um bocadinho com ele e ver as potencialidades.
    A concorrência que se cuide rsrsrsrs

  13. Avatar de lmx
    lmx

    Desktop’s/laptop’s mate!

    sem sombra de duvidas o que me parece ser melhor performance/recursos/productividade.

    No netbook xfce, tem sido o escolhido.

  14. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Já experimentei todos estes ambientes gráficos e ainda mais alguns.

    Visualmente, o GNOME 3 é o mais elegante, com o seu aspecto limpo e minimalista, mas perde imenso em funcionalidade.
    É como tentar usar um tablet com rato e teclado. Para mim está condenado ao fracasso. No entanto, gosto da tecnologia subjacente ao GNOME 3 e do estilo GTK3+.

    O Cinnamon procura oferecer um ambiente tradicional baseado nessa mesma tecnologia, mas na minha opinião ainda não chegou ao ponto ideal, além de ainda ter algumas limitações e instabilidades, por exemplo no suporte a multi-screen e configuração do painel. Mas está a ir por um bom caminho.

    O Unity é um GNOME Shell altamente configurado, mas faz muito mais sentido para usar com rato e teclado. Além disso, é simples e intuitiva e adapta-se facilmente a qualquer ecrã de qualquer dispositivo. Num modelo convergente multi-plataforma, é claramente o ambiente gráfico que leva vantagem sobre todos os outros, mantendo a usabilidade no desktop. No entanto ainda é pouco configurável.

    Contudo, quando chega a altura de parar de experimentar e é para trabalhar a sério, a minha escolha recai sempre pelo XFCE. Chamem-me antiquado mas é levinho, eficiente, estável. Simples e eficaz. Estabelece o equilíbrio perfeito. É um ambiente que não se intromete, consome pouco e não interfere com as tarefas que executamos nem é preciso passar 10 minutos para perceber como funciona. Familiaridade é sempre um aspecto positivo. Além disso é altamente e facilmente configurável, não existem limites à criatividade quando se trata de configurar o XFCE. Mas eventualmente, o XFCE terá de acompanhar o progresso dos tempos, vamos ver se se consegue adaptar.

    O LXDE é muito leve, mas é praticamente a sua única vantagem. Claramente mais limitado quando comparado com o XFCE, só se justifica em máquinas muito antigas. Qualquer computador minimamente recente consegue rodar o XFCE sem problemas e desfrutar de um desktop mais bonito e funcional.

    Quanto ao KDE, é o mais poderoso e completo, sem discussão alguma. Esteticamente não é tão elegante. Consegue-se configurar tudo e mais alguma coisa através de interface gráfica. Além disso, inclui um conjunto alargado de programas que criam todo um ecossistema que é por ventura o único que se consegue elevar e ombrear com Windows e MacOS. Contudo, penso que ainda não existe uma boa implementação do KDE na maior parte das distribuições, requerendo muitos ajustamentos a partir da instalação. Além disso, a sua proximidade com o Windows é um factor pouco atraente. Na minha opinião, já temos de passar tempo suficiente no Windows por obrigação, quando se migra para Linux, procura-se algo diferente, familiar sim mas que traga algo de novo.

    Finalmente, Pantheon… do ElementaryOS, claramente inspirado no MacOS (de resto, como o Unity), mas por ventura a implementação mais bela de um ambiente GNOME-based Oxalá consiga reunir cada vez mais suporte para desenvolvimento.

    Unity e XFCE FTW!

  15. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Pessoalmente gosto mais do KDE, gosto da maneira que ele fica depois de dar um toque pessoal, já o que menos gosto é o unity, não sei porque mas não dou com aquilo…

  16. Avatar de delaorden
    delaorden

    Gostaria de fazer uma pergunta aos mais experientes:
    Eu uso o LM 17 Cinnamon, mas posso instalar nele outros DE’s tipo o Xfce ou até o KDE sem que haja probelmas, instabilidades etc… ou é melhor instalar o Limx Mint nativo Xfce ou KDE etc… para testar ? Eu sei que posso escolher qual ambiente quero usar, mas seria a mesma coisa que usa-lo independentemente ? Se não provoca qualquer instabilidade ou problema então porque tantas versões separadas e não só uma, digamos Linux Mint 17 com várias opções de ambientes ?
    Obrigado.

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Instabilidade, penso que não. Mas ao teres uma distribuição baseada em GNOME como o caso do Cinnamon, ao instalares o KDE vai instalar muitas bibliotecas, toolkits e aplicações, digamos redundantes entre si. Vais abrir um menu e ver que tem duas aplicações para cada tarefa.
      O melhor é experimetares uma interface já baseada no DE que tens, como o caso da Gnome Shell ou a Pantheon, assim adiciona menos “tralha”, todas estas interfaces utilizam a maquinaria GNOME, GTK+3, etc.

  17. Avatar de Aybara
    Aybara

    XFCE nao aparece? Para mim é o melhor. O cinnamon é giro mas ainda tá cru. O KDE desperdiça muito espaço no ecran, apesar de bonito.

    Unity nem deveria estar ai. É mau demais…

  18. Avatar de Cris
    Cris

    LXDE?! Porque não LXQT?

  19. Avatar de Xico
    Xico

    O Gnome é o meu melhor amigo =)

  20. Avatar de Raul
    Raul

    Já usei quase todos os ambientes gráficos do Linux e minha conclusão é de que o XFCE é o melhor.

  21. Avatar de Anderson
    Anderson

    O LXDE nunca me apresentou vantagem significativa de desempenho frente ao XFCE; o uso do LXDE pra mim só se justifica em caso de hardware bem defasado e isso conta muito a favor dele. Essa lista aí deveria ter sido feita com sete opções pra incluir o XFCE ou deveriam ter excluído o Mate pra terem colocado o XFCE no lugar; afinal que mais o Mate acrescenta além de ser sido feito pra consolar as viúvas do finado Gnome 2; hein???