Última hora: Chegou o novíssimo KDE Plasma 5

39 Comentários

Será actualmente este o melhor ambiente de trabalho para Linux?

No mundo Linux, os ambientes gráficos mais populares são sem dúvida o Gnome, KDE e o XFCE. Pessoalmente uso o Gnome, mas reconheço que o  KDE é bem mais bonito e atraente e em algumas situações muito mais funcional.

Depois das versões de teste, está finalmente disponível o novo e renovado interface KDE Plasma 5.

kde_00

Depois de vários meses de trabalho, a versão final do KDE Plasma 5 está finalmente disponível para download. Esta versão proporciona uma fantástica experiência de utilização, disponibilizando uma interface muito mais intuitiva e moderna.

kde_02

O novo conceito de “arte” Breeze, introduz melhorias visuais significativas e uma melhor legibilidade.

breeze

Esta nova versão do KDE suporte ecrãs high-DPI e traz também uma shell convergente capaz de se adaptar a vários dispositivos.

kde_01

Ao nível do Lock Screen há também novidades como podemos ver pela imagem seguinte.

kde_03

Aqui fica uma pequena apresentação do novo KDE Plasma 5

Para quem pretender ter uma ideia dos novos efeitos visuais, deve ver o seguinte video:

 

Como testar o novo KDE Plasma 5?

A forma mais simples de testar esta nova versão é usando Neon 5 ISO, uma versão liveCD que tem já todos os últimos updates do KDE Plasma 5. Nos próximos dias iremos analisar com mais pormenor este no ambiente gráfico…que promete!

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de zedapera
    zedapera

    é pena não da para jogar a quase nade neste so

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Isto não é um sistema operativo, é um ambiente gráfico.

      Actualmente já consegues jogar muita coisa no Linux. Já há Steam para Linux e se quiseres outra solução podes sempre utilizar ferramentas como o PlayOnLinux, o Wine ou o Crossover. E podes sempre experimentar os jogos feitos para Linux, muitos deles baseados em motores de jogos populares como o Quake.

  2. Avatar de Rafael
    Rafael

    O meu DE de eleição!
    Estou a testar, a versão anterior, no recém-lançado Caixa Mágica 22 RC.

  3. Avatar de MIKE
    MIKE

    já foi corrigido o brilho nesse kde para quem usa teclas FN? o0

  4. Avatar de Pedro Pereira

    Esta mt bonito.
    De tds os ambientes graficos o que gostava mais era sempre o KDE.
    O Gnome era engracado mas o KDE era o q eu mais me identificava. 🙂

  5. Avatar de Xplouder
    Xplouder

    em termos de consumo de memoria como é este pacote gráfico?
    se der para responderem por analogia ao xfce, mate, unity etc melhor 😉

  6. Avatar de Diogo
    Diogo

    Expectacular!

  7. Avatar de Nelson Matias
    Nelson Matias

    Por favor, quase 1 min de publicidade para ver o vídeo.. 🙁

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Basta clicar no vídeo quando a pub começa, para dar inicio logo ao video.

  8. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Sempre foi o DE mais completo para GNU/Linux. Em termos visuais está melhorado e a acompanhar as tendências actuais, vamos lá ver como se porta em termos de desempenho.

  9. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Já agora, não consegui encontrar essa informação no anúncio do lançamento, daqui a quanto tempo poderemos ter o novo KDE 5.0 estável nos repositórios das maiores distribuições?

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Isso vai depender da política de cada uma das distribuições, acho eu.
      Há distribuições que só metem aplicações nos seus repositórios depois de algum grau de amadurecimento e há outras que metem logo. Isso varia consoante o intuito da distribuição e o fim para que serve, mas diria que em 5 ou 6 meses já se deve ir vendo por aí em alguns locais. Acredito que o Kubuntu 14.10 já o deva trazer.

      1. Avatar de Gomes
        Gomes

        Estranho tenho Arch e o repositório kde-unstable não me aparece KDE 5 mas tambem tenho montes de actualizações para fazer primeiro é o que dá 2 meses sem lhe tocar

  10. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Uso o kde, mas enerva-me os widgets na barra que às vezes vai tudo ao ar e fica uma confusão colocar aquilo tudo no sitio.

    1. Avatar de Lm
  11. Avatar de kekes
    kekes

    Finalmente em anos parece estar a nivel da concorrencia! Optimo.

  12. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Muito porreiro, ainda esta muito fresquinho mas sem duvida que vai continuar a ser o meu ambiente favorito

  13. Avatar de pires
    pires

    É impressão minha ou as animações do ambiente gráfico nos vídeos estão um bocado lentas e engasgadas? Eu gosto do estilo mas não troco uma coisa bonita ao custo de performance.

    1. Avatar de escriba666
      escriba666

      também achei meio amarrada

  14. Avatar de escriba666
    escriba666

    vamos esperar a versão final, esta achei meio amarrada, muito bonita, funcional, bem enxuta…

  15. Avatar de Fan
    Fan

    E afinal isto serve para quê? Para além de parecer uma mistura de Windows e android. Não está mal,mas e para quê?

  16. Avatar de FOAD
    FOAD

    É desta que o Pedro Pinto vai mudar para KDE!

    1. Avatar de jorjão
      jorjão

      Hehehehehehehehehehehe.
      Está mesmo fantástico!!!!!!!

  17. Avatar de David Salgueiro
    David Salgueiro

    Há alguma forma de instalae em ubuntu/derivados?

    1. Avatar de Eugénio
      Eugénio

      $ sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/next

      $ sudo apt-get update

      $ sudo apt-get dist-upgrade

      1. Avatar de urko
        urko

        sudo apt-get install kubuntu-plasma5-desktop plasma-workspace-wallpapers

  18. Avatar de Emanuel Lopes
    Emanuel Lopes

    eu gosto muito do gnome e é o que eu uso actualmente, mas esta nova interface do KDE parece-me mais “limpa”.

    Está mais que visto que tenho de testar isto no meu arch linux.

    1. Avatar de Yuri Henrique
      Yuri Henrique

      Bom, tenho que dizer, sempre fui fã do Gnome e acreditei no Gnome 3, acabou sendo simples e bonito… nunca fui fã de KDE, apesar que usei e gostei bastante do KDE4 faz um tempinho, era o poder na minha mão, mas os aplicativos nativos dele… como posso dizer, sempre tiveram MUITAS opções e menus que eu achava totalmente dispensáveis, até dava pra desativar, mas de certo modo a aparência era feia no final, apesar de “parecer” simples depois de tanto configurar, não me agradavam nem um pouco, vou testar essa versão nova que estou em hype faz meses, espero que seja melhor no visual, mesmo que talvez continue com os milhões de coisas dispensáveis na interface.
      Tomara que tenham adotado o KISS (~^-^)~

  19. Avatar de JP
    JP

    Testado, nada mau, nada mesmo.

    KDE Plasma 5 foi a única maneira de conseguir gostar do visual do KDE, até parece mais simples de configurar.

  20. Avatar de 2Night

    Só acho ridículo ter de ver a mesma publicidade duas vezes, porque vi no primeiro vídeo e voltei a ver..

    1. Avatar de 2Night

      e voltei a ver no segundo…

  21. Avatar de paulo
    paulo

    mas ainda precisa de ícones melhores para o conquer, file manager e outros

  22. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Aqui era artefato por cima de artefato. Irei verificar se já a versão final já está nos repositórios do Arch.

  23. Avatar de Ro301
    Ro301

    Prefiro o ubuntu 🙂

  24. Avatar de pirolito
    pirolito

    Metamorphose Linux 7, com o KDE Plasma, a ter “debaixo de olho” …e a testar.

    “We encourage everyone to try this operating system…”

    [in http://linux.softpedia.com/get/System/Operating-Systems/Linux-Distributions/Metamorphose-Linux-102617.shtml ]

    «When compared with other distributions, we can immediately notice that Metamorphose Linux is compatible with almost all hardware components on the market, which means that it can be virtually installed on any desktop computer or laptop. We encourage everyone to try this operating system and report installation issues in the comments section!»

    1. Avatar de delaorden

      @pirolito … baixei o Metamorphose 6 Jaguar direto do site oficial… e instalei numa partição para testa-lo de verdade (claro que como usuário comum, navegar etc…) achei muito legal, porém muito cheio de coisas (cluttered) mais pesado que o Mint Cinnamon. Engraçado que no site oficial não aparece a versão 7 que está no link do softpedia. Vai ser difícil me livrar do Linux Mint, por enquanto. Valeu !

  25. Avatar de Rafael Cruz
    Rafael Cruz

    bem legal esse estilo…

  26. Avatar de Carlos Filho
    Carlos Filho

    Realmente o visual ficou muito bem elaborado, agora e aguardar sair no Mageia par instalar e testar.

  27. Avatar de Renato Marques
    Renato Marques

    Na instalação via consola foi me pedido qual o display manager a escolher: LightDM ou sdDM. Eu optei pelo LightDM, mas na verdade não sei bem a diferença entre os dois. Alguém me pode ajudar?

    Acontece também que perdi as definições de Português de Portugal. O que fazer???

    Obrigadão