TOP 10 – Distribuições GNU/Linux mais populares em 2017

108 Comentários

Com o aproximar do fim do ano de 2017, é hora de fazer um balanço das distribuições GNU/Linux mais populares do mundo. Tal como aconteceu em 2016, o segmento das distribuições GNU/Linux para Desktop manteve-se “calmo” apesar dos números indicarem que houve um ligeiro crescimento no que diz respeito à adoção das principais distribuições.
Se o Windows domina no segmento Desktop… o Linux domina o mundo, especialmente na área da Internet das Coisas.

Conheçam hoje quais as 10 distribuições Linux mais populares em 2017.


Tal como fizemos em outros anos, o TOP 10 apresentado deste artigo teve como base o parâmetro hits per day disponibilizados no site Distrowatch.

10 – TrueOS

Se o ano passado era o Manjaro que que estava na cauda do TOP 10 das distribuições Linux mais populares, este ano o lugar é ocupado pela distribuição TrueOS. Para quem não conhece, a distro TrueOS é baseada no FreeBSD (estando um pouco desenquadrada deste top) e tem como principal objetivo ser simples de instalar e usar.

Em termos de aplicações, esta distro vem já com várias ferramentas instaladas tal como acontece com outras distribuições que são bastante populares. Destaque ainda para o sistema de ficheiros que é o OpenZFS.

 

9 – elementary

O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu e direcionada para desktops. Esta distribuição tem um fantástico look and feel e garante um bom desempenho. Das muitas características que possui, destaque para o ambiente gráfico de trabalho (personalizado) denominado de Pantheon e vem também já com várias ferramentas para fotografia, música, vídeo e muito mais.

Ao nível do browser o elementary OS vem com o Epiphany e o cliente de e-mail é um fork do Geary.

8 – openSUSE

O openSUSE é um projecto comunitário patrocinado pela Novell. Promovendo o uso de Linux por toda a parte, o openSUSE.org disponibiliza gratuitamente uma das versões Linux mais usadas o openSUSE. Esta distribuição tem como objetivo oferecer aos programadores e entusiastas de Linux as melhores ferramentas de trabalho com uma interface bastante atrativa.

7 – Fedora

O Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se veem em outras distribuições. O Fedora é sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial. Atualmente, o Fedora encontra-se na versão 27.

6 – Solus

O SoluOS é uma distribuição GNU/Linux moderna para iniciantes neste mundo, que oferece um bom suporte para as tecnologias modernas.

Esta distribuição, traz como ambiente gráfico o Budgie, várias otimizações ao nível do software integrado e também melhorias na generalidade do sistema, que permitem ter uma boa experiência ao nível dos jogos.

 

5 – Antergos

O Antergos é uma distribuição Linux, de origem espanhola, que é baseada no Arch Linux. Anteriormente conhecida comoCinnarch(uma vez que combinava o ambiente de trabalho gráfico Cinnamon e a base do Arch), esta é uma distribuição moderna que agora oferece vários ambientes gráficos de trabalho (GNOME 3 (por omissão)), Cinnamon, Razor-qt e Xfce.

4 – Ubuntu

Com milhões de utilizadores em todo o mundo, o Ubuntu é o terceiro sistema operativo mais popular do mundo. Esta distribuição GNU/Linux já foi a mais popular do mundo e tem ganho nos últimos anos algumas (pequenas) melhorias.

3 – Manjaro

O Manjaro Linux é uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).

2 – Debian

O Debian (base do Ubuntu e outras distribuições conhecidas) foi, sem dúvida, um dos sistemas que marcou o ano de 2017 e que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade. Esta é uma distribuição muito estável, limpa e bastante fluida.

1 – Mint

O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Para quem quer dar os primeiros passos numa boa alternativa ao sistema operativo Windows e também MacOS, esta é normalmente uma das distribuições Linux sugeridas, mas é também uma das que tem maior comunidade.

E são estas as distribuições GNU/Linux mais populares em 2017. Esta segmento continua a ser dominado especialmente pela distribuição Linux Mint, Debian e Ubuntu, apesar de existirem outras distribuições que têm vindo claramente a crescer em termos de popularidade.

Qual a distribuição GNU/Linux que usa atualmente?

Comentários

108

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Arch linux rules aqui por este lado!

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Deepin 15.5 por este!

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Com qual DE?

    3. Avatar de S Pimenta
      S Pimenta

      Tenho o PC e o portatil com Arch Linux com XFCE 4…. Mas tambem vou por no meu Raspberry Pi 3

    4. Avatar de Leandro Milhomem
      Leandro Milhomem

      Deepin 15.5. O Linux mais easy que você conhecerá. Simples e direto.

  2. Avatar de J. C. Lopes
    J. C. Lopes

    Ubuntu 17.10

  3. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    fedora 27

  4. Avatar de Márcio
    Márcio

    Por aqui me fico com mint

  5. Avatar de Tiago Marques
    Tiago Marques

    True OS nao é uma distro Linux…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, tens razão é FreeBSD.

    2. Avatar de NT
      NT

      mas são os nosso “amiguinhos” 😀
      temos que dar também um bocadinho a eles …

    3. Avatar de James
      James

      Meu caro, TrueOS é um BSD que obviamente, também é uma distribuição/distro. Basta olhar o significado de BSD que é Berkeley Software Distribution. Viu o “Distribution” no final? Pois é.

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Pensei que o Deepin estaria na lista.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ainda não chegou lá, mas deve estar quase.

  7. Avatar de Daniel Varela
    Daniel Varela

    Arch Linux e Ubuntu, mas cada vez mais Arch.

  8. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    Manjaro a correr sobre Hyper-V

  9. Avatar de D!s0rd3r
    D!s0rd3r

    Arch Linux aqui também !!!

  10. Avatar de Marco
    Marco

    é bom voltar ver o opensuse e o Fedora.

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Esta lista do TOP10 é variável se fores ver agora, o opensuse está em 6º lugar .

  11. Avatar de Abel Sousa
    Abel Sousa

    Até á pouco tempo estava com o FerenOS, muito bom.
    Agora estou com o Ubuntu 17.10!

  12. Avatar de Altair
    Altair

    Linux Mint com cinnamom e realmente uma excelente distro, muito fácil, rápida, estável, também gosto do arch mais hoje em dia não quero ter trabalho para instalar uma distro, o mint instala rápido e já está pronto pra usar, assim como o Ubuntu, sempre recomendo essas duas.

    1. Avatar de Abimael Aviz
      Abimael Aviz

      boa tarde
      quero mudar do windows (uso desde 1994), que está cada vez mais insuportável.
      já tentei algumas vezes usar o Ubuntu, mas esbarrei em dificuldades ao instalar os pacotes.
      vi seu comentário sobre o mint e me interessei.
      tem como instalar vm para rodar aplicativos do windows?

  13. Avatar de Tfmarques
    Tfmarques

    Fedora :)))
    Robustez, rapidez, segurança e fiabilidade

  14. Avatar de XJarreta
    XJarreta

    Atualmente uso um Mint customizado para rodar em modo live USB.
    Me ajuda quando preciso configurar roteadores e switches onde com o Windows falha.
    Porém sinto falta quando tinha instalado o Manjaro KDE.

  15. Avatar de Myself_PT
    Myself_PT

    Estou a usar o Linux Mint 18.2 xFce num velhote Pentium 4 a 3GHz (32Bits) com 2GB de RAM, gráfica AGP 9600 de 128MB e disco de 200GB. Para a “velharia” que é até que não corre nada mal mas estando limitado a processador de 32 Bits é algo complicado querer “experimentar” outras distros mais recentes. Para meu azar tenho uma board da ASUS (P5VD2 MX-SE) e um processador Intel E2140 com 2GB de Ram que curiosamente é antí-linux. Por mais distros que tente instalar reinicia sempre…

  16. Avatar de Cortano
    Cortano

    Atualmente tenho em VMs o Elementary e o Mint. Testei também o Fedora recentemente e está fixe tb.

  17. Avatar de KISS
    KISS

    Arch Arch Arch e as vezes o centos

  18. Avatar de Ze_pombo
    Ze_pombo

    Boas,
    Faltou dizer que é a lista da distrowatch que vigora neste momento.
    Não deixa de ser curioso que as pessoas preferem uma versão alterada (uma copia ) do original, mesmo que a cópia seja apenas um ambiente gráfico diferente ou um remake…
    TrueOS é uma cópia do FreeBSD, o Elementary OS é um remake do Ubuntu, que por sua vez é um remake do Debian, e para não ficar atrás, o Linux Mint parece ser ali uma coisa entre o Ubuntu e o Debian, o Manjaro e o Antergos são uma cópia do arch Linux, e o Fedora é uma versão remake do RedHat…
    Estranho mundo o nosso, em que o estranho será escolher o original como Debian, Arch Linux, FreeBSD…
    Também estranho é ser repetido vezes sem conta que o Windows é rei e senhor no mundo do desktop e que Linux só para servidores, ou trabalho, ou mobile, mas depois as versões mais usadas, segundo o distrowatch, são todas as que “oferecem” a melhor experiência para desktop, retirando da frente do utilizador a shell e os comandos e oferecendo as janelinhas e os ambientes gráficos todos bonitos, ou seja, estranho este nosso mundo…
    Cump

    1. Avatar de Pedro Pinto

      é verdade…as cópias )

    2. Avatar de mijn
      mijn

      quando nao se sabe o que se esta a dizer diz-se asneira…

      1. Avatar de Ze_pombo
        Ze_pombo

        Caro mijn,
        como o seu comentário é meramente “nada”, pode então elucidar melhor as pessoas das asneiras ditas por mim? É que comentário como o que fez vale “bola”, tem zero informação, e se quer mostrar que percebe alguma coisa do assunto (mais que zero portanto), no mínimo dava uma explicação sobre os eventuais erros escritos acima…
        Cump

        1. Avatar de Franco Lafayette
          Franco Lafayette

          O senhor Windows entrou para a Linux Fundation.

          1. Avatar de Ze_pombo
            Ze_pombo

            Boas Franco,
            um lobo dentro de um galinheiro é sempre de desconfiar…
            Mas há mais lobos, a própria Red Hat por exemplo, mas isso são outras historias…
            Cump

    3. Avatar de NT
      NT

      Nem é bem assim, todas as distribuições têm os seus se’s e por exemplo Fedora não é Cópia do RedHat. Mas sim o laboratório de testes da RedHat, podes é dizer que o RedHat vai buscar muita coisa ao Fedora…
      O windows ser rei e senhor… já foi. Agora em muitas partes do mundo em que é, outras nem por isso, depende de onde é que tiras essa “estatística” tipo se fores ao distrowatch o Windows não existe, ou aquela conferência anual da Apple… MacOS é o mais utilizado.
      Pena é que o pessoal vê o linux como “free” gratuito… Daí eu preferir o termo opensource.

      1. Avatar de Ze_pombo
        Ze_pombo

        Boas NT,
        O senhor, ao contrário do camarada mijn, fez um comentário construtivo.
        A minha afirmação é de todo valia, as cópias e os remakes são preferencialmente escolhidos em detrimento dos projectos iniciais.
        Sim, o NT tem razão em afirmar que as distros têm os seus pormenores, mas muitas vezes são apenas pequenas diferenças. O caso do RedHat e do Fedora, é um caso em que uma distro passou a ser comercial, virada para as empresas, e houve um fork, e a versão do RedHat sem a parte empresarial ficou na vertente Fedora, mas o Core é o mesmo entre as duas, e a empresa por trás é a mesma, e as duas andam de mãos dadas.
        O Windows aparece por aí nas notícias como o mais usado em desktop, coisa que não bate certo com a escolha das distros que mais são utilizadas, a fazer fé no distrowatch, porque distros como o Ubuntu, o Elementary Os, e coisas destas é para quem quer fazer um típico uso de desktop.
        Como o José Leal disse, há distros com valor que no distrowatch não têm expressão, pois não têm como vertente primeira o utilizador de desktop, ao estilo Windows.
        A questão é que muitas distros são cópias de outras, mudando apenas o ambiente gráfico e pouco mais, tipo uns pacotes, ou um pormenor…
        Claro que algumas são meras cópias, como muitas das que seguem o Arch Linux, e há outras que já são um remake, como de um Ubuntu para um Debian, no entanto, pegando num Ubuntu, são visíveis semelhanças com um Debian. Claro que já foram mais as semelhanças, mas não deixa de ser um remake.
        Cump

    4. Avatar de Jose Leal
      Jose Leal

      Pois… eu uso Slackware, mas como é “primitivo” (segundo o distrowatch) ninguem lhe pega.
      Para mim, é a distro que menos me atrapalha: deixa-me fazer o que quero sem estar sempre a dizer “Hey! não podes fazer isso pq é perigoso!”
      Mas afinal de quem é o computador? Meu ou do sistema operativo?
      Slackware deixa-me fazer o que me apetecer, mesmo que isso resulte num PC que não arranca mais (já aconteceu). Mas é assim que se aprende.

      1. Avatar de Ze_pombo
        Ze_pombo

        Boas José Leal,
        Também fui utilizador de slackware, sendo que a distro teve os seus tempos áureos talvez aí no final da década de 90 inícios de 2000, depois acabou por não ter tanta tração, e a falta de um gestor de pacotes, ao estilo apt ou pacman, aliado a teimosia do responsável pelo slackware, fez com que já bem depois tenha aparecido um Arch Linux, por acaso ao estilo do slackware, mas com um decente gestor de pacotes, e captou todos aqueles que não estavam confortáveis com um Debian cada vez mais desarrumado, nem com um Gentoo e as suas horas de compilação, nem com um slackware que para instalar um OpenOffice ou um browser era um filme com as dependências…
        Fiz tb esse caminho, Debian, Slackware, Arch Linux, sendo que o Arch parecia-me perfeito, e utilizei desde a versão 0.4,sendo que só usei na versão i686.
        Juntar a simplicidade e arrumação do Slackware com um gestor de pacotes de um Debian parecia ser a combinação perfeita. Depois vieram alguns problemas com actualizações, problemas esses que tinham resolução, mas que consumiam tempo que não tinha, e isso era um entrave ao rolling release, porque “partir” o meu sistema na pior altura fazia com que não fizesse updates com a frequência que queria, e era altura de mudar, mas para algo melhor, tinha de ser melhor que Debian, melhor que Slackware, e melhor que Arch.
        Experimentei NixOS, e desde que vi aquilo, tudo parece mau por comparação.
        Tal como o Arch me tinha parecido uma combinação perfeita entre um sistema simples e super arrumado com um gestor de pacotes decente, o NixOS faz isso mas de forma superior, acrescenta determinismo nas operações de gestão e instalação de software e na configuração do sistema, ou seja, do que conheço do mundo Linux, é das distribuições mais avançadas, mais bem conseguidas, e não tenho dúvidas de que aquele modelo vai ser o futuro de qualquer distribuição com pretensão a ser “confiável”, fiável, estável e reprodutível.
        Cump

        1. Avatar de Jose Leal
          Jose Leal

          O Slackware tem um gestor de pacotes decente.
          Mais uma vez, dizem que não é “decente” ou “primitivo” só porque não tem resolução automatica de dependencias.

          Nota1: isto é por desenho. O “dependency hell” é um problema raro, mas acontece com frequencia suficiente para ter um nome. O Slackware é um “one man show” e ele não tem tempo para lidar com essas coisas.
          Como utilizador, perfiro ser eu (e não o sistema operativo) a decidir as dependencias do software que instalo já que muitas delas são opcionais e podem não me interessar.

          Nota2: é estupidamente fácil acrescentar resolução automatica de dependencias ao Slackware. Para tal, basta consultar o site do Salix (que é basicamente um Slackware com dependencias).

          Nota3: o Slackware-current é uma rolling release, que de tempos a tempos congela e passa a ter numero de versão estável.

          1. Avatar de Ze_pombo
            Ze_pombo

            Caro Joel Leal,
            Nos dias de hoje, em que instalar um browser ou um Office requer montes de dependências, só para referir o que toda a gente usa, e não ter no mínimo um gestor de pacotes com resolução automática de dependências “out of the box” é pura teimosia, é um erro. No mínimo o Slackware deveria ter um gestor que permitisse escolher entre resolução automática ou manual, visto nem toda a gente querer perder montes de tempo para instalar um programa qualquer num simples desktop, já se falarmos de servidores, serviços na nuvem, aí sim faz ainda mais sentido o maior controlo sobre as dependências, mas o slackware tb não é solução, longe disso…
            E mesmo o que era considerado minimamente “decente”, como o pacman ou apt, não resolve totalmente o “dependency hell”, que por acaso não é assim tão raro, daí a solução nix ser superior.
            Aliás, quanto ao dependency hell, é ver uma árvore de dependências de um sistema operativo, para perceber que depois de instalar muita coisa e desinstalar tb muitas coisas, é certo (com probabilidade 1) que vão acontecer problemas com as dependências.
            No momento, não conheço melhor solução para este problema do que a abordagem determinista que, por exemplo,o NixOS ou o GuixSD oferecem.
            Mesmo tecnologias que andam na moda, como Docker containers, não é determinístico (pelo menos até á pouco tempo), logo é uma solução inferior ao que Nix/NixOS trás para cima da mesa, já para não falar da interligação com o NixOps…
            Como antigo utilizador de slackware, não partilho da ideia de que mais trabalho manual é melhor solução do que automatização, nem percebi a teimosia do responsável pelo Slackware, logo mudei, e neste caso, estou a usar algo que segundo os meus standards, é francamente melhor e acredito ser o futuro.
            Cump

        2. Avatar de slblxs
          slblxs

          Bom dia, fiquei com alguma curiosidade em relação ao NixOS. Tal como o sr já instalei praticamente todas as distribuições linux, Debian, Fedora, Opensuse, Gentoo, Funtoo, Arch Linux e Void Linux, esta ultima actualmente em uso.
          Algumas questões que tenho e se pudesse esclarecer agradecia.
          1 – Esta distribuição é Rolling Release? Se não existe forma de configurar para tal?
          2 – Na configuração dá para alterar para pt-PT ou o melhor será deixar em inglês?
          3 – Em termos de pacotes, possui como por exemplo, chromium, vivaldi, Obs-studio, Smplayer?
          4 – Tenho visto no youtube apenas com plasma (kde 5 ) instalado, tem outros “desktops” Mate ou Xfce?
          5 – Qual o kernel utilizado lts ou current?

          Se fosse possível da sua parte esclarecer estes pontos, agradeço.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Vou experimentar também. Thanks

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Vou experimentar também. Thanks

          3. Avatar de Ze_pombo
            Ze_pombo

            Caro slblxs (e Pedro Pinto e demais leitores),
            desculpe a demora em responder mas no fim de semana foi difícil, e responder pelo telemóvel as vezes é complicado, principalmente se quero acrescentar links (os miúdos de 15 anos acham o contrario, coisas de “velho” dirão eles :-D)
            Como ponto prévio para quem quer experimentar, esta distro não é de todo aconselhada para pessoas iniciantes no mundo linux, ou que não tenham tido já contacto com nenhuma linguagem de programação, funcional de preferência…
            Quem já está à vontade com Slackware ou Arch, por exemplo, já tem um conjunto de skills e conhecimentos que permitem entender como o linux funciona, logo estão em vantagem, quem usa Ubuntu e derivados, esta distro é um salto enorme (na minha opinião claro).
            Nunca ter programado no modelo funcional, por exemplo, haskell, Ocaml, etc, tem uma pequena dificuldade inicial em perceber as vantagens da linguagem Nix, mas com vontade é fácil chegar lá, até os tipos da Oracle chegaram lá e agora Java está a tentar “surfar a mesma onda”…
            E claramente, para o utilizador que usa o computador apenas na perspectiva do “básico”, usar o browser, ver/ouvir filmes/musica, email, editar uns documentos, editar umas fotos e redes sociais/chats de conversação, esta distro, pelo grau de complexidade que impõe, não é adequada. (minha opinião claro)
            É adequada para “profissionais” de IT, programadores, DevOP, servidores, cloud e por ai… (e para os laptops e desktop destes fulanos portanto :-D)
            O melhor link (no geral ) que posso fornecer será este :
            https://nixos.wiki/wiki/
            Devem seguir o quadro getting started, principalmente os manuais Nix Pills (um género de introdução a este mundo, ao estilo matrix, é ir tomando os pills lol), o NixOS manual e o Nix manual.
            Tem tb aqui o link da distrowatch https://distrowatch.com/table.php?distribution=nixos para uma referencia geral…
            Respondendo então ás perguntas,
            1) “rolling release”, no seu sentido mais geral, sim é uma distro rolling release… Bem, NixOS é uma distro híbrida (binários e source code), a definição de rolling release é espartana, mas tem aqui a explicação https://nixos.wiki/wiki/Nix_Channels

            2) A configuração base é num único ficheiro, /etc/nixos/configuration.nix e é tudo configurável, incluindo a língua.

            3) Este link https://nixos.org/nixos/packages.html# é tipo um index dos pacotes, se bem que na linha de comandos depois dá para fazer pesquisas sem ter de ir ao site, é até aconselhável pela linha de comandos
            Tem o chromium, o que tb uso, Vivaldi, Opera, Firefox.
            Tem o obs-studio (eu nem sabia o que isto era lol) e tb tem o smplayer.

            4) Eu nao gosto de KDE, usei quase sempre o gnome (ou se possível Xmonad), mas tem o KDE, o Gnome, o Xfce.

            5) Eu, neste computador, uso o lts 4.9.X, mas é possível usar a versão que se quiser…

            Como comentário final, para quem é profissional de IT, é dar uma olhadela nas ferramentas nix-env, nix-shell, nix-shell e nix-store.
            Para quem quer experimentar uma coisa de cada vez, podem usar apenas usar o gestor de pacotes directamente na distribuição que estão a usar (tipo Arch + Nix package manage), sigam o link https://nixos.org/nix/manual/
            Se gostarem do que vêem, então NixOS é a próxima paragem.
            Cump

            Cum

          4. Avatar de slblxs
            slblxs

            Desde já obrigado pelas dicas e testei numa virtualbox o kde 5. Descobri como disse que dá para definir a linguagem entre outras coisas. Já corri a wiki e o youtube e ainda nao encontrei forma de instalar o Vivaldi. Existe algum passo que estou a falhar? Desde já obrigado pela sua disponibilidade.

          5. Avatar de Ze_pombo
            Ze_pombo

            Boas slblxs,
            se quiser o programa acessível globalmente na maquina (a todos os users), é instalar globalmente via o ficheiro de configuração /etc/nixos/configuration.nix, em environment.systemPackages = with pkgs; [
            #isto é um comentário, acrescentar aqui os programas que quer #instalar globalmente, separados por um espaço ou linha a linha, por exemplo
            emacs
            chromium
            vivaldi
            ]

            Se não especificar a versão, irá ser a instalado a versão por defeito daquele channel, neste caso, como teste, sugiro não especificar a versão.
            Cump

          6. Avatar de slblxs
            slblxs

            Muito obrigado pelas suas explicações e paciência comigo. Só mais uma questão qual o comando parta actualizar todo o sistema, como por exemplo o Arch linux, pacman -Syyu.

          7. Avatar de Ze_pombo
            Ze_pombo

            Boas,
            Desculpe a demora mas o site do Pplware não funciona exactamente como um fórum (sim têm um fórum), logo fica difícil acompanhar todos os comentários que se faz em todas as notícias.
            Respondendo à sua pergunta de como actualizar ao estilo do arch Linux, tem aqui https://nixos.org/nixos/manual/index.html#sec-upgrading uma explicação melhor que eu pediria dar em meia dúzia de linhas.
            Uma dica ao Pplware, podiam fazer uma espécie de link entre o vosso site e o próprio fórum, notícia a notícia, e toda a interação entre as respostas dos utilizadores seria um mirror de um lado pro outro.
            Assim seria possível maior interação entre todos, e cada utilizador aproveitava as funcionalidades de um fórum e já conseguiria seguir todas as suas intervenções e respostas, pense nisso Pedro Pinto.
            Cump

          8. Avatar de Pedro Pinto

            Escreve la é um artigo sobre o NixOS e oferece aos milhões de leitores do Pplware 🙂

          9. Avatar de Ze_pombo
            Ze_pombo

            Caro Pedro Pinto,
            Tenho tido dificuldade em responder, não sei porque mas tem dado erro quando respondo.
            Aceito a sua proposta, contacto então em breve para falar melhor do que o Pedro espera do artigo, o que é essencial, que limites tenho, etc.
            Cump

  19. Avatar de Carlos Castela
    Carlos Castela

    Ubuntu

  20. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Archlinux e o bom do Debian como backup num hd externo.
    – Versões netinstall/minimal para ter coisas levezinhas e não ter download distros cada vez mais pesadas.
    Fedora foi assim assim e Opensuse ( primeira experiencia no linux) irrata-me com as suas pequenas coisitas;

  21. Avatar de SIMPs
    SIMPs

    Ubuntu ♥️

  22. Avatar de Paulo F.
    Paulo F.

    Arch sempre. Já usei outras mas volto sempre às Arch based.

  23. Avatar de Hélio Martins
    Hélio Martins

    Ubuntu Mate. E estou a amar.

  24. Avatar de Danilo
    Danilo

    Uso deepin em casa e Mint cinnamon no trabalho. Quero experimentar o Debian só por curiosidade, estou satisfeito com o deepin 🙂

  25. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Pessoal, trueOS não é Linux, é BSD:
    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Berkeley_Software_Distribution
    Acho que o título do artigo não está correcto.

  26. Avatar de Luiz Felipe Vianna
    Luiz Felipe Vianna

    Ubuntu e elementary os

  27. Avatar de Hugo Freitas
    Hugo Freitas

    Não percebi, então a lista dos 10 Linux mais usados começa com o TrueOS que é baseado em FreeBSD? Mas então, se assim é… não é Linux! Por Linux entendo toda a distribuição que use Kernel Linux, que parece não ser o caso do TrueOS. 😐

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Temos lá a explicação porque incluímos o TrueOS. Basicamente são as 10 distros mais populares

  28. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Tanto linux e as bases deles sao so 2. É a mesma coisa que ter 30 windows diferentes mas como código base o windows 10 o resto é mais flores menos flores

    1. Avatar de Marco
      Marco

      neste caso 3, Debian, arch, redhat

    2. Avatar de P
      P

      O solus não é baseado em nada.

  29. Avatar de Nuno
    Nuno

    Manjaro para mim é o melhor… Por variadíssimas razões

  30. Avatar de Aguamenti
    Aguamenti

    Passado: Ubuntu, Elementary, Manjaro
    Actual: Linux Mint, devido à grande estabilidade.

  31. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    Seja em trabalho, seja em casa, só uso Ubuntu, mas o Ubuntu 17.10 em gnome 3 é um tiro num pé. Não gosto, não estou a conseguir adaptar me. Já testei o Mnt mas achei tão pesado e instavel, pode ser de o Cinnamom quando o testei ser ainda novo, mas era tão pesado. Qualquer dia mudo para arch se é assim tão bom!!!!

    1. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Arch linux para mim é a melhor que tive, comecei com o fedora core como se chamava, já testei, estive muito tempo com o pclinuxos, e com o Debian, o Ubuntu derivados não convencem, com ppas e coisas do género.

      Arch, é cutting edge, é rolling release! Sem ter que andar com a cabeça à roda.

  32. Avatar de João
    João

    openSUSE não é Novell!!!

    A Novell Já foi comprada pela Attachmate a qual, por sua vez, foi comprada pela MicroFocus!

    Como tal, o openSUSE é patrocinado pela MicroFocus, não pela Novell (Novell já nem existe)!!!

    Na verdade a MicroFocus voltou a criar a SUSE como uma “divisão” da empresa

    1. Avatar de Pedro Pinto

      obrigado pelo esclarecimento.

      1. Avatar de João
        João

        🙂

        Que agora se fundiu com a HP Enterprises………. (estou desactualizado!!! 🙁 ahahaha )

    2. Avatar de Camt
      Camt

      É verdade já há uns anos atrás lembro-me de ver uma comparação entre o XP e o Suse numa revista da especialidade e nessa altura ri-me porque quem a fez não sabia que as duas distros pertenciam ao mesmo.:)

  33. Avatar de Osvander
    Osvander

    Meu querido Pclinuxos, não esta na lista e o open mandriva? Pelo ao menos o mint esta !!

  34. Avatar de Deivid Silva
    Deivid Silva

    Deepin!!!

  35. Avatar de Rabinski
    Rabinski

    Ubuntu (Ubuntu Gnome) 🙂

  36. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Por aqui Mint, andei a volta do arch mas a instalacao atrofia-me o cerebro ainda .

    1. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      https://arch-anywhere.org

      Ficas com um arch sem complicações em meia hora!

  37. Avatar de Gilson Silva
    Gilson Silva

    Atualmente estou usando o Linux Mint e o avô dele, o Debian.
    Mas no meu dia a dia estou usando mais o Debian, pois estou mais adaptado a ele do que ao Linux Mint.
    Já experimentei várias distros cópias mas sempre voltei para o Debian, nada como usar uma distro pura. Recomendo usarem o Debian, pois é um sistema estável, rápido e seguro.

  38. Avatar de Jose Leal
    Jose Leal

    Uso Slackware, com varias outras distros (e varios windows) em VMs.

  39. Avatar de Rômullo
    Rômullo

    Mint, sem mais a falar

  40. Avatar de Luiz
    Luiz

    Já testei várias distribuições Linux, porém não consegui fazer a migração. Todo o mundo opensource é muito bom mas a usabilidade e compatibilidade da M$ para software específico de produção audiovisual deita por terra as tentativas de migração.

  41. Avatar de António Paulo
    António Paulo

    Já usei várias distribuições, mas a minha preferida na altura foi o PinguyOS, pena que “Fechou” e tb gostei do Caixa Mágica, o qual não sei nada agora. Atualmente devido à máquina que tenho, que é um Clasus x-trategy C100 :Intel® Pentium(R) M processor 1400MHz e 1 Gb de RAM tenho isto instalado: Linux Mint 18.2 Sonya 32-bit Kernel Linux 4.8.0-53-generic i686 com ambiente gráfico MATE 1.18.0 . Embora não seja rápido, tendo em conta o hardware que tenho até surpreende o que consigo fazer com ele, não tenciono mudar tão depressa, se arranjar uma máquina melhor gostava de experimentar o deepin.

  42. Avatar de Gekko
    Gekko

    Antergos com Gnome 3, rolling distro acesso ao AUR para ter versões mais actuais de aplicações, estável, canais de chat da comunidade muito bons para quando precisas de ajuda + o forum, mais a Arch Wiki que tem tudo sobre tudo o que possas querer saber sobre Linux.

    Instalação é sem espinhas com o net install

    O Gnome Accounts permite integrar sem espinhas (calendários, contactos, ficheiros) com nextcloud o que é muito fixe para sincronizar ficheiros e info por vários dispositivos

    Fixe ver Arch na Lista e o desmistificar que arch é um bicho de 7 cabeças

  43. Avatar de informado
    informado

    Linux Fedora e Linux FatDog64

  44. Avatar de Viriato
    Viriato

    Centos à muitos anos.

  45. Avatar de fmaciel3
    fmaciel3

    Tá invertido ai.
    O Debian é pai do mint deveria vir em primeiro.

  46. Avatar de delaorden
    delaorden

    Sempre o mais do mesmo, ou seja, todos se parecem, sem grandes inovações, todos são derivativos de outros…..testo sempre todos e n minha opinião, ou essa turma se une em um único projeto ou estará fadado ao simples “bonito” “roda em máquina velha” e por aí vai……claro que os servidores corporativos blablabla estão fora deste grupo. Linux é ótimo…. mas não chega ainda aos calcanhares de Windows ou Mac. Valeu….

    1. Avatar de Camt
      Camt

      É uma opinião eu pessoalmente não concordo, todos eles têm defeitos e feitios por assim dizer. A M$ não partilha totalmente a tua forma de ver tanto mais que já mudou de opinião sobre o Linux, já não lhe chama cancro e sim um forte concorrente (a compra da Novell já há uns anos e a recente associação com a Canonical para não falar nas licenças de Linux que eles possuem e vendem direitos de comercialização à Google por causa do android no qual ganham bastante) já pensa pôr servidores a correr com um linux feito por eles. A Apple com o Mac e assim com os restantes produtos, continua com a ideia de que eles são os melhores, atenção que para mim para edição de vídeo e som são muito bons mas rapidamente ficam desatualizados. Ambas as empresas descobriram gratuitidade (especialmente a M$), fornecem um programa base e todo o resto tem que ser pago e para ser renovado ou atualizado tem de ser pago

    2. Avatar de Nelio Sousa
      Nelio Sousa

      Profissionalmente sou obrigado a usar Windows 10, mas que coisa ruim.
      para executar trabalhos fora do escritório. Linux. com apache2, PHP, phpmyadmin e mysql, funciona muito melhor que o Windows 10. Bom… se for para jogos, retiro o que disse.

  47. Avatar de Árgon Fernandes
    Árgon Fernandes

    Ubuntu 16.04 LTS

  48. Avatar de Camt
    Camt

    Neste momento estou a usar o Linux Lite as máquinas que eu tenho são antigas mas a minha distro de eleição é o manjaro ou o MX-16. 🙂

  49. Avatar de Djo
    Djo

    PhoenixOS (android-x86) cm terminal e root. Deepin. Debian

  50. Avatar de Clodoaldo
    Clodoaldo

    Linux Mint e Fedora Workstation

  51. Avatar de eduardo montes
    eduardo montes

    Boa noite, ca por casa Lubuntu e Pepermint

  52. Avatar de Nelio Sousa
    Nelio Sousa

    deepin. Simples, estável, completo, rápido e lindo

  53. Avatar de José Serra
    José Serra

    Ubunto 14.04 LTS, ainda.
    Satistaz necessidades, tendo em conta a máquina com 1 GB de RAM.

  54. Avatar de Henry jr
    Henry jr

    Qual a referência dessa lista?

  55. Avatar de Donizetti
    Donizetti

    ORACLE – vida louca…. rsrsr Uso Ubuntu para ensinar.