Procura um Linux bonito? Chegou o Deepin 15.5!

38 Comentários

O Deepin é uma distribuição Linux, agora baseada no Debian Unstable, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.

Conheça as novidades do novo Deepin 15.5.


O projeto Linux Deepin, que já apresentámos aqui, tem como principal objetivo transformar o Debian num sistema ainda mais bonito e simples de usar. A cada versão as novidades, especialmente ao nível da interface, são bastante significativas e nesta nova versão não é exceção.

Em termos de suite de produtividade, esta distribuição vem com o WPS Office. O browser por omissão é o Google Chrome.

Quais as novidades do Deepin 15.5

Wi-Fi hotspot (Para partilha de Internet)

Com a nova funcionalidade, passa a ser muito fácil partilhar a Internet da sua máquina com o sistema operativo Deepin.

Fingerprint scanner

Os métodos de autenticação têm evoluído e nesse sentido é importante que os sistemas operativos acompanhem também essa evolução para integrar os melhores mecanismos. Com o Deepin 15.5, os utilizadores passam a ter a possibilidade de usar o sensor biométrico da máquina para se autenticarem no sistema a diferentes níveis (terminal, login/lock screen, etc).

One-click Backup

Com a ferramenta pré-instalada Deepin Clone, o utilizador pode fazer facilmente um backup e restauro dos discos ou partições. Se por algum motivo o utilizador não conseguir entrar no sistema, pode ir diretamente via a interface do Deepin Recovery para tentar recuperar o boot. É também possível fazer o backup e restauro do sistema no Deepin Recovery.

Ajuste da cor automaticamente

Já notou aquele brilho azulado dos ecrãs de computador? Já lhe aconteceu ligar o computador de noite e ficar completamente cego com o brilho que o seu ecrã emite? Agora, com o Deepin 15.5, os seus olhos passam a estar mais protegidos através da nova funcionalidade que ajusta a cor mediante a hora do dia.

Aplicações

Além de serem incluídas novas apps, foram também renovadas algumas como o Deepin File Manager, Deepin Image Viewer, Deepin Screenshot, Deepin Screen Recorder, Deepin Terminal e Deepin Movie.

Além das novidades referidas, destaque ainda para o Suporte para HiDPI e para a possibilidade de instalação de pacotes Flatpak. Todas as novidades aqui.

Para quem procura um Linux bonito e sem complicações, experimentem o Deepin 15.5. Além disso, como é base Debian, a comunidade é muito grande e bastante participativa.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Deepin
    Deepin

    Venham os spywares chinocas 🙂

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Até nos sistemas do Windows têm, no Google e na iOS têm, tu é que nem sabes! loool lool.

      Pesquisa la no Wikileaks (VAULT 9) pelas ferramentas da CIA, NSA num espaço curto de tempo conseguem aceder remotamente a um sistema operativo.

      As pessoas é que pensam que a China é o mal da fita (o que nem sempre é verdade) neste preciso momento também estas a ser “espiado” pela Google ou ainda achas que a Google não recolhe informação suficiente de ti? E que respeita a tua privacidade?

    2. Avatar de just a guy
      just a guy

      por acaso se tivesse spyware ja se sabia por esta altura… just sayin…

    3. Avatar de bruno
      bruno

      vê se que não compreendes o conceito de open source. ao contrário do macOS, iOS, Android e Windows os OS GNU/Linux são totalmente abertos ao escrutínio de toda a gente. como agora deves compreender, isso torna o spyware mais difícil de disfarçar.

      1. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        O Android puro também o é. E muitas das custom Roms 😀

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Mais difícil de disfarçar sim. Mas lá porque pode ser escrutinado por toda a gente, não quer dizer que o seja.

  2. Avatar de Osvander
    Osvander

    A cópia do OS da mac e do elemtary . Bonito sim mas, não é mais bonito do que o linux mint cinnamon.

    1. Avatar de bruno
      bruno

      concordo plenamente. no meu caso prefiro o xfce porque é menos pesado, mas o cinnamon está muito fixe

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Errrrrrr…só porque tem uma dock ?! É que tudo o resto não tem nada a ver!!!! Aquele painel de preferências é brutal!!!

  3. Avatar de jedi
    jedi

    experimentei. a versão anterior, através de virtualbox e achei 5 estrelas. 😉

  4. Avatar de Luiz
    Luiz

    Linux, confesso que prefiro o Mint mas ainda não tem aplicações específicas á altura de um fl studio nem um reaper e o workflow é mais lento. Testei o reaper no wine mas não consegui fazer grande coisa. já testei o deepin na versão anterior mas trava um pouco.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      experimente esta versão.

      1. Avatar de Luiz
        Luiz

        Vou testar, porém só mesmo para ver como se comporta na utilização normal. Software específico só mesmo em Windows. obrigado

  5. Avatar de sakura
    sakura

    Made in china….. 100% que tem backdoors tal com W10(china) etc….
    de todas as formas se o usam devem “passar” por:
    https://cisofy.com/downloads/lynis/

    1. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      O código está disponível ao mundo. Mostra lá a parte do OS que tem o spyware.

      1. Avatar de MG
        MG

        está na parte que não está disponível obviamente, aquela que que “instala” updates e que vai buscar software quando estás a instalar ou quando faz “update” ou um dos milhentos serviços a correr à posteriori… Ou tu achas que a coisa era assim tão visível e fácil de detetar ?? ele há com cada anjinho!

      2. Avatar de sakura
        sakura

        Sim, está disponível mas sabes quanto custa “auditar”<<<<??? esse código?
        100% dos VOLUNTÁRIOS (boas pessoas que trabalham para a comunidade) muitas vezes não tem tempo e sem a redhat, suse, ms, samsumg, etc …. o linux era um queijo suíço. Deepin não é "auditado" <<<<<<?????

  6. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Não entendo este movimento de pessoas anti-made in China, não apresentam provas de nada e assumem sempre que o software é mau ou minado, então que países fazem software menos arriscado?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois…quase tudo é feito na china…. e este é um projeto ja com um longo historial.

  7. Avatar de MG
    MG

    ps, não quer dizer que não estejam vulneráveis na mesma, mas se não querem estar vulneráveis deixem a tecnologia e vão viver para o Alasca do meio ambiente… caso contrário se estás ligado à net vai haver sempre um gordo com o olho posto no que fazes por mais protegido que penses que estás.

  8. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    Corram um sniffer em cenas compradas na China e q tenham ligação a net… isso sim, mete. medo… xD
    É agora “on topic”, tenho q experimentar esta distro…gostei do aspecto 🙂

    1. Avatar de navyseal
      navyseal

      Faz o mesmo com outras apps e terás respostas similares…

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      “Corram um sniffer em cenas compradas na China e q tenham ligação a net… isso sim, mete. medo”, dava um bom artigo! Alinhas??? 😀

  9. Avatar de Nelio Sousa
    Nelio Sousa

    Estou a usar o Deepin como plataforma de trabalho. Desde 2010 que utilizava o unbutu mas em 2015 fartei-me, deixaram de “desenvolver” o sistema e dava muitos problemas, temas desactualizados e enfadonhos, consecutivos bug. Então comecei a utilizar o Debian, mas começou os problemas com os drivers de terceiros, app’s, difícil configuração, cada coisa nova era um problema a enfrentar (muito restrito e fora da realidade atual).
    Definitivamente o Deepin é um excelente sistema, bonito, pratico fácil e simples, mas instalei o FierFox, quanto a essa treta de espionagem; Bom, já se comentou por aqui.
    Também tive necessidade de instalar o libreoffice, apenas para abrir alguns documentos com extensão .odt
    A trabalhar com PHP, phpmyadmin e mysql na boa, que pode ser facilmente desactivado/ativado num comando pré-definido na consola. “MUITO BOM”

  10. Avatar de Myself_PT
    Myself_PT

    O link do site do Deepin dá-me erro. Aparece-me um tal 404 e escrita chinesa. Pplware vejam isso se faz favor…

  11. Avatar de Clodoaldo
    Clodoaldo

    Procuro linux leve , estável e fácil de usar.

      1. Avatar de camt
        camt

        Já vem tarde mas o linux lite ainda é mais leve.

  12. Avatar de Vitor Melo
    Vitor Melo

    Valeu pelo torrent.

  13. Avatar de Osvander
    Osvander

    Pessoal não estou conseguindo instalar o deepin 15.5, na hora que começa a copiar os arquivos, aparece um aviso com QC (quadrado preto de códigos) e manda sair com o pc formatado….
    Porque acontece isso? Site errado?

    1. Avatar de Osvander
      Osvander

      Já conseguir instalar, era site errado e não oficial, tem que ser no oficial!!

  14. Avatar de kikos
    kikos

    NEM SEMPRE ARRANCA !!! 🙁

    Instalei num portátil e depois da instalação deu tudo ok, login feito lá fui experimentar o SO.

    O problema é que muitas das vezes não arranca, depois de ligar o portátil aparece as opções:

    Deepin 15.5 GNU/Linux
    Advanced options for Deepin 15.5 GNU/Linux
    Deepin Recovery
    Sustem setup

    …. e se pressionar nenhuma tecla, depois de 5 segundos entra na primeira opção, que simplesmente faz desaparecer as opções mas fica com o mesmo fundo que estava e não avança mais.

    Mais alguém com esse problema?

    Outra questão, na instalação criei a partição para a raiz, para a Swap e para o home, e depois pediu para criar uma partição para ife… alguém me sabe dizer que espaço devia eu ter alocado para esta ultima?

    Agradecido!

  15. Avatar de Hélder Ricardo Pereira
    Hélder Ricardo Pereira

    Deepin é baseado em Debian? Pelo que vejo é Ubuntu e não Debian.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ubuntu é Debian tanto quanto sei…
      “Ubuntu is an open source operating system for computers. It is a Linux distribution based on the Debian architecture. Wikipedia”

  16. Avatar de Francisco
    Francisco

    Alguém esta a ter problema na velocidade dos servidores para atualizar o sistema?
    Parece-me ser muito boa distro, mas está demasiado lento a fazer as atualizações :s Já experimentei duas net’s diferentes, mudei o servidor para a universidade do Porto, mas continua :s

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Já resolvi o problema. Se alguém tiver o mesmo problema, siga estes passos:
      https://www.vivaolinux.com.br/topico/Deepin-hoje-amanha-e-sempre-1/Rede-weireless-no-Deepin-esta-lenta