Bodhi Linux 1.4.0 – Um SO Linux minimalista e “Enlightened”!

24 Comentários

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

Depois de termos apresentado aqui o Bodhi Linux, hoje vamos conhecer as novidades da versão 1.4.0 que foi lançada recentemente.

bodhi_00



O Bodhi Linux é um pequeno mas potente sistema operativo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada utilizador. O Bodhi Linux é uma semi-rolling distro baseado no Ubuntu e vem com um conjunto de ferramentas pré-instaladas como por exemplo o  Midori, LXTerminal, PCManFM, Leafpad ou o Synaptic.

Veja aqui outras aplicações que estão disponíveis via AppCenter.

bodhi_01

Algumas característica do SO

Organização de tarefas, usando Ambientes de Trabalho “virtuais”

Dependendo do tema escolhido durante a fase de instalação do sistema, o símbolo do “Pager Gadget” poderá aparecer ou não, no seu ambiente de trabalho. Não obstante, os ambientes de trabalho “virtuais” estão presentes no seu sistema. Os Ambientes de Trabalho “virtuais” são elementos úteis de organização, porque permitem colocar diversas aplicações de determinado tipo, agrupadas num ambiente virtual e aplicações de outro tipo, agrupadas num ambiente virtual diferente.

O gráfico opaco que se encontra no ambiente de trabalho, é uma representação de todos os ambientes de trabalho em utilização e cada um poderá ter um gráfico mais pequeno, representando uma aplicação que esteja a ser executada dentro dele. Há várias formas de alternar entre eles: 1) Clique na zona do gráfico correspondente ao ambiente de trabalho para o qual pretende mudar; 2) Use as teclas de atalho do teclado Ctrl/Alt + Seta na direcção para onde pretende mudar.

bodhi_02

A totalidade do Ambiente de Trabalho é o Menu

Clicando em qualquer ponto num espaço vazio do ambiente de trabalho faz aparecer o Menu Principal onde pode aceder às aplicações, ajustar definições, desligar o sistema, etc. Pressionando o botão da direita num espaço vazio do ambiente de trabalho, faz aparecer o Menu de Favoritos.

bodhi_03

Os Gadgets mostram informações do sistema

Gadgets são ícones que exibem informações do sistema, tais como o nível da bateria, as horas, etc. Os Gadgets também permitem interagir com o sistema para determinados fins, como aumentar o volume do som e outros. Existem muitos Gadgets que proporcionam uma vasta variedade de funções. O mesmo Gadget pode ter mais do que uma instância a funcionar em simultâneo, e ser colocado em locais diferentes, tal como nas Shelves (ver abaixo), ou directamente no Ambiente de Trabalho. Pode encontrá-los em: Menu Principal -> Settings -> Gadgets.

bodhi_04

Shelves – são barras de tarefas/systray/dock/launcher “em esteroides”

O Bodhi Linux disponibiliza as “Shelves” para poder lidar com os seus Gadgets e Launchers, caso prefira não os colocar no Ambiente de Trabalho. Qualquer Gadget que esteja activado no seu “Modulo”, pode ser inserido numa das “Shelves”. Pode também colocar multiplas “Shelves” em qualquer um dos espaços que ladeiam o Ambiente de Trabalho. A gestão da quantidade de “Shelves” que pretende usar, a sua localização e tamanho (entre outros atributos), é feita em: Menu Principal -> Settings -> Shelves Para gerir o conteúdo das “Shelves” basta clicar sobre elas com o botão da direita e seleccionar “Contents”. bodhi_05 Temas que se adaptam ao seu gosto

O Bodhi vem equipado com inúmeros Temas para escolha. Pode seleccionar qualquer um ao seu gosto, em: Menu Principal -> Settings -> Themes.

bodhi_06

Os artistas do Bodhi criaram muitos mais temas e papéis de parede que pode visualizar e transferir para o seu sistema, na nossa página “Bodhi Art”(ver: “Recursos”).

Requisitos mínimos para correr o Bodhi Linux
  • Processador a 300 MHz
  • 128 MB de RAM
  • 1.5 GB de espaço em disco
Novidades do Bodhi Linux 1.4.0
  • Actualização do browser Midroi para a versão 0.4.4
  • Kernel Linux versão 3.2.0-19
  • Firefox 11
  • Chromium 17
  • LibreOffice 3.5
  • Novidades ao nível da versão LiveCD (possibilidade de ter todo o sistema carregado em memória Ram)
  • Modulo de notificações activo por omissão
  • Conjunto de temas (interface do sistema) definidos podem agora rodar aleatóriamente
Considerações finais

Para realmente sentir o “feeling” deste sistema operativo é necessário que o instale. Pessoalmente gostei bastante da forma harmoniosa como o sistema se comporta e da interacção entre utilizador e sistema operativo. Experimentem e depois digam-nos o que acharam desta pequena….grande distribuição Linux.

Download: Bodhi 1.4.0 [417 MB]
Homepage: Bodhilinux | Wiki

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Régis "Tears of Corrosion"

    Parece ser uma Excelente distribuição Minimalista e muito boa para Hardwares mais Antigos. Vou baixar e Instalar num Pendrive 😀

  2. Avatar de Zé

    Infelizmente parece ser mais do mesmo, com um nome diferente 🙁 É preciso um esforço urgente de definição de objectivos comuns entre várias distros (reparem que já nem digo todas) para fazer frente à concorrência e não andar a correr atrás desta (OS X, Windows 8 apoiados pelos SO mobile iPhone e Windows Phone). O Linux enquanto sistema desktop no geral está a começar a ficar realmente para trás, infelizmente.

    1. Avatar de cartoon
      1. Avatar de Rui Marques
        Rui Marques

        Concordo x2. Com tanta distro de linux, até tenho dificuldade em escolher uma que me sirva ops propósitos.

    2. Avatar de Paulo Cesar
      Paulo Cesar

      Até concordo que a quantidade atual de distribuições é um exagero. Mas no caso do Bodhi, pelo que conheço, é uma distribuição, que mesmo sendo base Ubuntu, vem com um ambiente desktop muito diferente dos demais, no caso o Enlightenment.
      Esse ambiente já está em desenvolvimento há muitos anos, mas só recentemente atingiu a versão final estável. E é um desktop muito diferente, e para nossa grata surpresa, é até mais leve que o LXDE em algumas partes, podendo ser instalado em máquinas mais antigas ou em netbooks. Nesse caso, quando o objetivo é fugir dos padrões atuais em prol de algo convincente, acho válido a criação da distrbuição. Agora, se for para apenas modificar a imagem padrão e trocar os pacotes de tradução, papeis de parede e widgets, nesse caso, concordo.

    3. Avatar de J-Mendes
      J-Mendes

      Não é bem assim, para mim serve muito bem e lembrem-se de que é um SO grátis.

  3. Avatar de SUSU
    SUSU

    Num artigo que li (numa revista) dizem que o Bodhi não gosta muito de só ter 256 MB de RAM à sua disposição.

  4. Avatar de Carolina Ferreira

    Instalei o Bodhi assim que vi o post a falar dele pela 1ª vez. Tinha “herdado” um ASUS A3 estimado e esteve parado enquanto pesquisava um OS com duas características:
    1. Leve como uma pluma
    2. Que até um chimpanzé conseguisse instalar.

    Vi o post sobre o Bodhi no FB e foi Ó, Maria, nem é tarde nem é cedo! Toca a criar uma pen de arranque e o resto foi escorregar na seda.
    Até instalei o Dropbox, o Chrome, o Libre Office e o Comix. O único e insignificante defeito é no Midori, em que os GIF’s piscam em vez de mostrar a animação.

    Queria também aproveitar para perguntar se há para a versão antiga do Bodhi alguma aplicação que me descreva os componentes da maquinita, tipo o Sandra da Sisoftware? Gostaria de ver se posso fazer upgrade ao Bodhi, mas não sei nada sobre aquilo que tenho dentro do portátil.

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      Boas…
      não sei se existe algum pacote nos repositorios, mas podes usar o hardinfo(mais aconselhado…ambiente grafico) ou o dmidecode(consola), existe outros que em tempos usei, mas não me lembro agora.

      cmps

  5. Avatar de Alexandre Amaral
    Alexandre Amaral

    Instalei o “novo” ubuntu 11.10 e estou a gostar bastante da experiência no geral, o unity foi uma boa aposta sem qualquer duvida. Respondendo ao Zé, concordo perfeitamente e já há muito tempo que venho defender essa ideologia. Quantidade não é sinonimo de qualidade, é preciso estabelecer padrões, guid lines para que todos possam remar para o mesmo lado é preciso um consenso.

    Agora um pequeno aparte, tive alguns problemas com o skype no ubuntu pois não me reconhece o micro (apesar de estar perfeitamente funcional em outras aplicações) alguém tem alguma sugestão que me possa ajudar para resolver o problema? Um dado importante é que o skype, em vez de captar o som de captura do micro, envia para a chamada o som que estou a ouvir, quer seja uma musica do youtube ou qualquer coisa do género.

    Obrigado

  6. Avatar de bcu
    bcu

    Isto até dá para correr num smartphone 😀

  7. Avatar de Serva
    Serva

    Boa noite ,

    Instala o Kinfocenter , dá-te tdos os detalhes , está disponível no Synaptic , quanto ao Linux estar a ficar para trás e ser mais do mesmo , não sabem mesmo o que estão a dizer .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Paulo P.
      Paulo P.

      Concordo a 100%, e quanto ao bodhi, já uso a versão anterior no meu netbook sem problemas nenhuns, muito pelo contrário…

  8. Avatar de Ubuntu ou Mint?
    Ubuntu ou Mint?

    Ainda este fim de semana instalei uma outra distribuição, o LUbuntu, que dizia ser rápido, leve e eficaz para máquinas menos potentes, calhou na perfeição no meu desktop antigo, cumpre o que promete, instalei todos os meus programas de interesse sem problema, a partir do Synaptic, é bastante personalizável e de funcionalidade intuitiva, mais leve e a consumir menos recursos do pc do que o WinXP, recomendo como alternativa ao Bodhi Linux.

    No meu portátil, que é bem mais recente, estou em dúvida entre instalar Ubuntu 11.10 ou Linux Mint, estou familiarizado com o Ubuntu mas experimentei o mint em live usb e gostei da simplicidade. Alguém tem alguma dica para me ajudar a escolher entre um e outro?

    Quanto ao Linux e concorrência, acho que realmente é preciso ele começar a adaptar-se às multiplataformas, uma vez que estamos a abandonar a era do computador pessoal, embora eu pessoalmente sempre goste de ter um desktop como a máquina “central” e depois os dispositivos móveis como acessórios, mas vai chegar a altura que vai compensar ter todos esses dispositivos sincronizados, o Windows, ainda que mesmo à justa, foi a tempo de entrar nesta onda com o W8, que acredito que vai ser o melhor SO da Microsoft e o Linux vai ter de se actualizar, porque para quem tem pc, portátil e tablet/smartphone, o Linux é uma excelente alternativa para usar juntamente com windows, estou a gostar bastante da experiência com linux, realmente poupa muitas chatices, mas não tem ainda tudo para se tornar um substituto completo para um usuário leigo e habituado ao windows, como eu, isto na minha opinião.

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      Boas…
      é normal achares que o linux em geral ainda não tem tudo para substituir o windows…
      Vais ver com a continua adaptação que o linux tem mais que o windows, mas para isso é preciso usa-lo e habituares-te a ele 😉

      cmps

  9. Avatar de AL
    AL

    O Ubuntu continua a ser a melhor aposta, primeiro pq é sempre o primeiro a ser desenvolvido, actualizado e suportado e segundo pq é estável, é pena a Canonical não ter o bom gosto e senso dos devs do Mint pq em termos de aparência o Ubuntu parece uma edição foleira do mac os (roxo, laranja e preto, urghh). Em termos de interfaces todos dizem mal do Unity mas apesar de não ser perfeito é mil vezes melhor que o gnome 3 e o ultimo KDE (lolol wtf). Estou a tentar ganhar coragem para instalar o Mint 12 + cinnamon no meu portátil mas não sei… talvez xubuntu? Talvez Mint LMDE? A oferta é muita mas a qualidade nem por isso…

    1. Avatar de NeLo
      NeLo

      AL,

      Ubuntu é um dérivado de Debian et nada tem de primeiro em nada, antes de Ubuntu existir já nos trabalhavamos a nível empresarial com Red Hat com desenvolvimento, suporte e actualização automática.

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    Estou à espera que saia o Kubuntu 12.04 (26 de Abril) para me iniciar no mundo linux. Quero o KDE.

  11. Avatar de andre
    andre

    isto e ridiculo, dizer k ha distribuiçoes a mais? k se sabe k escolher? k e mau? por amor de deius, qntas mais melhor, e so uma kestao de escolher a k nos interessa mais, esta sem duvida e uma boa para netbooks, em vez d se usar o windows 7 (k e uma desgraça em erros e pesado cm um boi). o linux ta aumentar os adeptos so n aumenta mais pk as pessoas iludem se com o marketing dos “grandes”, gastam fortunas em apples ou licenças M$ para pura simplesmente navegaram no facebook lol

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      boas…
      completamente verdade

      cmps

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Pesado, tenho windows 7 ultimate no meu netbook, ja tive ubuntu, kubuntu, lubuntu, fuduntu, fedora, puppeee linux, comparativamente o windows nao se torna assim tão pesado

    3. Avatar de Eduardo V.
      Eduardo V.

      “” windows 7 (k e uma desgraça em erros e pesado cm um boi)””,
      Quando não se sabe, até os c#####s atrapalham…

  12. Avatar de me
    me

    Eu se quiser posso criar uma distro e a piada do linux é mesmo essa criar o que mais nos pode ser util e o que pretendemos do sistema, e o mais flexivel de todos se quiser um servidor de ficheiros instalo o freenas, servidor instalo o centos desktop instalo o fedora etc, so prefiro o gnome 2 ao novo 3, claro mac osx tem o melhor interface sem duvida mas todos sao pagos na apple, em linux ajudam-se uns aos outros e sao pagos a feijoes.

  13. Avatar de PJM
    PJM

    Muito giro… Cheguei a usar o ubunto e achei um SO muito bom, entretanto falta algo que é essencial, os jogos terem suporte para linux, enquanto isso não acontecer, o windows vai sempre ser um SO “obrigatório”. É apenas a minha opinião.