Tails – A distribuição Linux usada por Edward Snowden

23 Comentários

Falar hoje em dia em segurança informática é  inevitável não se falar em Edward Snowden. Ex. assistente técnico da CIA, Snowden resolveu deixar tudo para trás, família e emprego, e denunciar o mega sistema de ciberespionagem americano, o PRISM.

Mas sabiam que por questões de privacidade, integrada e confidencialidade, Snowden usa uma distribuição Linux chamada Tails?

tails_05

Sobre o Tails…

O Tails  (The Amnesic Incognito Live System) é uma distribuição Linux baseada em Debian,  cujo principal objectivo é garantir o anonimato do utilizador, sem deixar rasto, enquanto este navega na Internet. Esta distribuição traz  já várias aplicações para a Internet, que incluem um browser, cliente de IRC, cliente de e-mail, cliente de instant messenge, entre outros. Essas aplicação vêm já pré-configuradas com um conjunto de parâmetros, que assentam na rede TOR e em criptografia PGP,  que garantem o anonimato dos utilizadores enquanto estes navegam na Internet.

tails_04

O Tails está disponível em versão Live CD/DVD/USB, permitindo assim que possa ser usada sem a necessidade de ser instalada num dispositivo de armazenamento persistente (ex. Disco rígido).

tails_00

Tails is a live system that aims to preserve your privacy and anonymity. It helps you to use the Internet anonymously and circumvent censorship almost anywhere you go and on any computer but leaving no trace unless you ask it to explicitly. It is a complete operating system designed to be used from a DVD, USB stick, or SD card independently of the computer’s original operating system.

Assim que se acede ao sistema, o utilizador é questionado se pretende configurar um conjunto de opções de segurança ou simplesmente usar o sistema.

tails_01

No caso de escolher Mais Opções, o sistema irá permitir que defina uma palavra-passe de administração,  que active a camuflagem para tornar o sistema parecido com um Windows XP e até que esconda o Mac Address das placas de rede para que não haja spoofing do mesmo.

tails_02

Nota: No caso do utilizador virtualizar o sistema, este é de imediato notificado que o sistema real pode monitorizar o que fazemos no Tails.

tails_03

Tails vs Escândalo de Espionagem

De acordo com informações recentes do site Wired, Snowden, Glenn Greenwald (advogado e jornalista) e a jornalista Laura Poitras, terão usado a distribuição Linux Tails para trocarem informações e documentos sobre o sistema de  ciberespionagem global da NSA.

Apesar desta distribuição não ser totalmente segura, o Tails (assim como outras distribuições Linux) podem correr apenas na memória RAM (memória volátil) o que garante a eliminação dos dados assim que o sistema é encerrado. Nos próximos dias analisaremos com mais detalhes esta distribuição …que agora se vai tornar mais popular.

Via Wired

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Marques

    Viva,

    Mais uma distribuição Linux para experimentar 😛

    Cumprimentos,
    Nuno
    http://www.nmsi.pt

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Oh Nuno, deixar um comentário “sem conteúdo” só para conseguir enfiar aqui a publicidade à empresa fica-lhe muito mal.
      A si e à empresa. Há outras formas de obter visitantes 😉

      1. Avatar de Nuno Marques

        Filipe, o teu comentário é cheio de conteúdo!

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Por acaso tem muito mais conteúdo do que o teu 😉

          Viva/Publicidade (de génio) 😛

        2. Avatar de Filipe YaBa Polido
          Filipe YaBa Polido

          Exacto 🙂 Ouvi dizer que a Microsoft também te alertou 😉
          (private joke)

          1. Avatar de Vitor Vilela
            Vitor Vilela

            Filipe ainda es vivo…. 🙂 a tanto tempo ke n publicitas

          2. Avatar de Filipe YaBa Polido
            Filipe YaBa Polido

            @Vilela:
            ??????????? explica-te… publicito o q ???

  2. Avatar de Azeiteiro
    Azeiteiro

    A NSA já se redimiu e esta versão pseudo-segura já foi minada com os backdoors do costume, podem ficar descansados, esta distribuição não vai passar despercebida e está assinalada com prioridade Alpha-2.

    1. Avatar de quem é este
      quem é este

      Realmente esse nome assenta-te bem.

      1. Avatar de Tiago Procópio

        Me deixe entender, Azeiteiro…
        A distro foi proibida de rodar?

    2. Avatar de joseV
      joseV

      Mesmo, o nome não deu mesmo para mais…

  3. Avatar de Kingdra
    Kingdra

    Boas,

    Gostei muito da ultima imagem em que o os deteta que está ser corrido numa VB.

    Tenho que dar uma voltinha nesta distro.

  4. Avatar de ruben
    ruben

    Included software
    GNOME, an intuitive and attractive desktop environment
    Networking

    Tor with:
    stream isolation
    regular and obfsproxy bridges support
    the Vidalia graphical frontend
    NetworkManager for easy network configuration
    Firefox preconfigured with:
    TorBrowser patches
    Torbutton for anonymity and protection against evil JavaScript
    all cookies are treated as session cookies by default; the CS Lite extension provides more fine-grained cookie control for those who need it
    HTTPS Everywhere transparently enables SSL-encrypted connections to a great number of major websites
    Pidgin preconfigured with OTR for Off-the-Record Messaging
    Claws Mail e-mail client, with GnuPG support
    Liferea feed aggregator
    Gobby for collaborative text writing
    Aircrack-ng for wireless networks auditing
    I2P an anonymizing network

    para aqueles que gostavam do backtrack e nao conseguem instalar o kali devido ao bug de instalaçao do encravamento “DETETING NETWORK”

  5. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    ahahaha , e melhor parte deste artigo é quando diz na imagem , ” Atenção: maquina virtual detectada ” ahahaha deixa-me adivinhar , a correr no Windows ? pois .

    1. Avatar de quem é este
      quem é este

      ahahaha, e que tal está numa máquina virtual para mostrar a distro ?

      Já agora a tua pontuação é muito boa, parece os tempos do hi5.

  6. Avatar de Nome
    Nome

    Muito boa distro!

  7. Avatar de aniceto rui
    aniceto rui

    pois mas para ir a net tem d s usar a infraestrutura existente logo nd nos garante k n ha registo d k andamos a fazer!

  8. Avatar de superneo
    superneo

    Alguém me empresta uma pen para experimentar? 😛

  9. Avatar de nome
    nome

    vo da uma olhada nessa distro

  10. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    É uma boa distro… costumo usar numa pen onde se acede facilmente de qualquer pc e desligo o disco rígido por via das dúvidas.

    Outra vantagem é poder simular um ambiente de trabalho igual ao do windows para quem quiser ser mais discreto..

  11. Avatar de Tiago Procópio

    Yes! Muito bom o post. Em breve irei testar esta distro…