Sabia que o Google lê os seus e-mails?

103 Comentários

Para criar anúncios específicos

Será que a privacidade existe? Na Internet, pelo menos, isso parece cada vez mais um mito…

Nesta segunda-feira, o Google actualizou a sua categoria Termos de Serviços, onde incluiu a informação de que todos os emails que os utilizadores enviam, recebem ou estão armazenados são automaticamente analisados por um software, de forma a criar anúncios específicos para cada utilizador.

google-gmail-search-trial

Aparentemente, privacidade na Internet é uma mera ilusão.

O Google colocou informação adicionar na sua categoria Termos de Serviços, onde indica que os nossos emails, recebidos, enviados ou armazenados, são analisados por um software para desenvolver anúncios específicos para cada utilizador

Esta informação esclarece de forma mais clara de que forma o Google analisa os emails, uma atitude que, a nível judicial, tem opiniões diversas sendo, portanto, um assunto controverso.

Pode ler aqui esta actualização:

15-04-2014 01-16-38

Há um mês,  a Google foi acusada por inúmeros utilizadores de violação de privacidade e também de ignorar leis ao analisar as mensagens para fins publicitários. Por sua vez, o Google argumentou dizendo que os utilizadores já haviam consentido tal prática, uma vez que esta faz parte do processo de envio de emails.

Em comunicado, Matt Kallman, porta-voz da empresa indica que estas mudanças irão dar às pessoas maior clareza, sendo baseadas no feedback que a empresa recebeu nos últimos meses.

O que pensa desta atitude do Google?

via | Reuters

Termos de Serviço do Google

Comentários

103

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aybara
    Aybara

    Sempre foi assim desde o dia um. Não é propriamente novidade…

    A única novidade foi terem mudado os termos para explicar ainda melhor como isso é feito…

    Aliás, como acham que o Google Now consegue saber quando é o teu proximo avião ou que a encomenda que estão à espera ja está quase a chegar?…

    Eu posso fazer um cat | grep a um ficheiro com um milhão de linhas e por o output desse ficheiro numa trituradora de chouriços de forma a apresentar X ou Y resultado. Não quer dizer que tenha lido o milhão de linhas ou que queira sequer saber o que as linhas têm ou mesmo o contexto.

    1. Avatar de João Felgueiras
      João Felgueiras

      Nem mais, Aybara!

      Tanto alarido e isto é algo que é sabido desde o inicio do Gmail, até porque a publicidade sempre foi relacionada com o conteúdo do e-mail…

    2. Avatar de Mister S.
      Mister S.

      Por isso se deve optar por guardar os ficheiros em serviços como o Meo Cloud.

      Quem quiser, já agora: https://meocloud.pt/?referral_code=Sme7k1CMa9QTvwH9GeNUaka4t

      Ganhamos os dois, 512 mb com este link.

      1. Avatar de João Serra
        João Serra

        nada subtil…

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Mas isso todos os serviços fazem…
      Como acham que um simples sistema anti-spam funciona? um simples sistema anti-spam ja analisa o email… ou seja, qualquer sistema de email que se prese le sempres os mails todos..
      Até mesmo o simples anti-virus le o mail a procura de virus… logo qual e a novidade e o filme que um sistema da Google leia os nossos emails?
      A microsoft faz o mesmo, a Yahoo sempre o fez… porque é grava quando a Google o faz?
      Mais grave é a partilha de informaçoes dos usuarios que empresas como a Microsoft, Facebook e Apple fazem.. Mas com isto parece que ninguem se importa…

    4. Avatar de John
      John

      Correto, desde que o Gmail foi criado a Google lê todos os e-mails. A outra questão é que já não é só a Google a ler os mails do Gmail.
      Então a perca de privacidade que se perde com o Android…
      Será o Google o BIG BROTHER do George Orwell ?

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Se fosse só isso…

    Falta a parte de que eles determinam com base nos emails recebidos, e tudo o que os utilizadores fazem na sua conta Google (inclusive pesquisas feitas, links clicados), para alimentar o seu produto de topo, que fornece aos webmasters informação sobre os visitantes do seus sites.

    1. Avatar de sergio
      sergio

      Se mantiverem seguros esses dados ainda é naquela, o pior é se algum dia fica acessível a qualquer 1

    2. Avatar de Profect
      Profect

      Mentira! mostra lá a tua fonte sobre eles partilharem as tuas infos com WEBMASTERS e/ou outras pessoas excepto autoridades.

      1. Avatar de sergio
        sergio

        mas não quer dizer que não estejam seguros

        1. Avatar de Profect
          Profect

          Lol.. Volto a perguntar.. Onde é que tu vês que eles partilham as tuas infos.

          1. Avatar de Jose
            Jose

            É do conhecimento geral que a Google brinca com os dados privados dos utilizadores.

            Alias, força os utilizadores a fornecer dados privados, venda e rouba dados.

            Só acredita quem quer, quem anda de olhos abertos sabe muito bem o que a Google faz a anos, eles não fazem so dinheiro de publicidade.

          2. Avatar de Profect
            Profect

            Jose.. disseste bem.. só acredita quem quer..

            Partilha as tuas fontes.. ainda por cima se é do conhecimento geral deves encontrar muitas fontes credíveis que comprovam a tua teoria.. partilha..

          3. Avatar de anacleto
            anacleto

            existem pelo menos 2 empresas ainda há pouco referidas num documentario na rtp2 k recolhiam esses dados, uma americana e outra canadiana! n deve ser dificil de descobrir quais sao…

          4. Avatar de Nelson
            Nelson

            Não disse que eles partilham as tuas info’s individualmente.

            Mas usam as tuas info’s, têm os teus dados guardados e usam-os para proveito da empresa.

            Além disso, o simples facto dos teus resultados no Google diferirem dos meus… diz muita coisa…

          5. Avatar de Profect
            Profect

            Silva.. les-te o artigo? Se te assusta isso.. então não uses redes sociais.. e pronto..

  3. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    mas o que é que podemos fazer quanto a isto? Eu trocava de email por causa disto, mas com tantas contas associadas a um e-mail, desde finanças, bancos, sites,… maior parte das vezes o utilizador a unica coisa que pode fazer é sujeitar-se -.-‘

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não precisas de fazer a mudança de um dia para o outro.

      Sugiro que instales um cliente de email multi-conta, como o Mozilla Thunderbird, Outlook, Apple Mail, etc…

      Depois vais “vendo e vais mudando”.

      Eu tenho várias contas e-mail, e ainda uso o gmail, principalmente para assuntos não sérios, até porque o gmail tem uma boa protecção de spam… Para e-mail mais importante, utilizo outras contas…

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Lol… é pena seres ridiculo..
        A microsoft tambem o faz, a yahoo tambem o faz…
        Até o Facebook vende os teus dados directamente…
        Nada deste mundo é de borla. Até mesmo o windows phone e o iOs que sao SO´s pagos o fazem… quanto mais os gratuitos… Até mesmo o teu proprio windows colecta dados que sao enviados para a microsoft… e até mesmo o teu anti-virus que te protege tambem o faz.. Nao sei porque o filme disto tudo…

    2. Avatar de Profect
      Profect

      Muda para um serviço de email fora dos Estados Unidos e em principio não tens problemas..

      1. Avatar de artur matias
        artur matias

        Não tens esse, mas tens outros problemas. Tipo o portugalmail que de quando em vez demora 3 dias ou mais a dar a entrada dos e-mails recebidos.

        1. Avatar de Profect
          Profect

          É como tudo.. é mais que provado que vai haver sempre alguém insatisfeito com alguma coisa..

  4. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    NSA + MICRSOFT + Apple = segurança garantida .

  5. Avatar de FOAD
    FOAD

    Não há muito a fazer. Quem não gosta, tem que deixar de utilizar dispositivos ligados à internet.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Sabias que existe e-mail sem ser do gmail?

      Só usa gmail quem quer…

      1. Avatar de FOAD
        FOAD

        Eu falei em gmail? Não existe garantia de privacidade e segurança a 100% quando se está na internet, independentemente do serviço.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Existe sim, e é de conhecimento público.

          Estuda sobre o assunto em vez de vir disparar para todo o lado.

          1. Avatar de FOAD
            FOAD

            Já o fiz.
            A necessidade de insultar outros num espaço virtual para se sentir superior, também é um objeto de estudo em Psicologia.

          2. Avatar de Njss
            Njss

            então existe garantia de privacidade e segurança a 100% na internet ?
            esta foi a piada do dia…
            deve ser na Coreia do Norte…

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            Estudaste? Aonde? Leste na revista maria?

            Eu não insultei ninguém, se responder-te é um insulto, temos pena…

          4. Avatar de Nelson
            Nelson

            Se ignorância pagasse imposto…

          5. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Há muito que tenho andado a ler aqui o que dizes Nelson..

            Retiro duas conclusões:

            – És inseguro de ti próprio
            – Quando eras criança tentavas ser o líder e gozavam ctg.

            Veja lá que não foi preciso andar a ler emails de ninguém.
            Até lhe posso dizer que agora vai-me chamar de uma série.

            Tirei-lhe os pensamentos?
            Mude a sua atitude.

            A única figura que faz nesta comunidade e” a de parvo.

          6. Avatar de ricardo
            ricardo

            Se ignorancia pagasse impostos o Nelson não tinha dinheiro para comprar iLixo.
            A falsa sensação de Segurança é a pior ameaça que existe, “acredita na virgem e não corras”!

          7. Avatar de Nelson
            Nelson

            @rodrigo não, não me revejo nisso, mas é se for tudo isso verdade? O assunto não sou eu.

            @ricardo comentário triste para um (suponho) adulto ou mesmo adolescente…

    2. Avatar de Alucard
      Alucard

      Comentário mais ignorante. A Web já existia antes do Google, e não precisas do Google para rigorasamente nada na Web. Tudo o que eles fazem, tem alternativas.

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Alucard,completamente de acordo.Há mais de um ano e meio que não utilizo NENHUM produto da Google e não sinto qualquer falta de nenhum deles.Desde motor de busca,browser,endereços de email,Cloud,etc. Existem “produtos” melhores ou com a mesma qualidade de outros “fornecedores”…é preciso é mudar alguns hábitos!!

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Parabéns!

          Nem youtube?

  6. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Eu tenho solução para isso , não tenho é capital para o fazer .
    A verdadeira Internet ainda esta para acontecer .
    Pois a minha ideia é adaptada de uma tecnologia antiga , que era muito comum nos anos 80 .

    1. Avatar de Profect
      Profect

      Pombos correio? 🙂

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        Também se pode utilizar pombos , ao menos não se gasta electricidade , da-se milho para carga . 🙂

        1. Avatar de Profect
          Profect

          E ainda se criava postos de trabalhos para manter a carga xD

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Minitel? Isso agora chama-se chrome os

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        Não amigo Nelson , a minha inspiração também anda pela Xerox dos anos 70, inovação e criatividade .

        1. Avatar de Nelson
      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        se recuarmos ate aos anos 60 , o inicio da era moderna da informática , existe objectivos ainda para atingir , hoje em dia o mundo da Internet de dominado por empresas , eu queria mudar isso , criando um simples produto , pois a tecnologia actual o permite de forma económica e acessível a todos .

        1. Avatar de CMatomic
          CMatomic

          Um dos componentes essenciais , seria a criação da Internet pública .

          1. Avatar de CMatomic
            CMatomic

            estou a falar na criação de rede móvel de Internet do tipo 3g

          2. Avatar de CMatomic
            CMatomic

            Estou a falar numa rede móvel pública de Internet do tipo 3g

          3. Avatar de Pedro
            Pedro

            Entao cria uma infra-estrutura de raiz completa… Desde aos emissores a nods passando por ISP´s… E garante que tudo e pago por ti para nao haver gente no meio que te controle isso…
            As vezes as pessoas falam mas nao sabem os custos das coisas.. So um link 100mbps empresarial custa acima dos 200€/mes.. isto para nao falar em montares datacenters, servidores, consumo de energia,etc

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Não há muito que se possa a fazer em relação a isto infelizmente. Um dia recebi um e-mail de uma companhia aérea a confirmar a minha viagem, com código de passagem, horários etc (o normal). Não imaginam o meu espanto quando no dia da viagem fui ao Google Now e tinha a informção de quantos minutos faltavam para o voo e qual a meteorologia no destino! Medo!!!

    1. Avatar de sergio
      sergio

      Aquilo que me espanta é que aramazenam tudo hoje em dia, ao preço a que estão os discos eles guardam tudo, até podemos apagar mails histórico do youtube do browser etc só apaga o que está vísivel para nós, porque para eles fica tudo guardado

    2. Avatar de Profect
      Profect

      E na próxima actualização do GNow até te vai lembrar onde estacionaste o carro xD e as contas que tens para pagar(esta ultima apenas nos USA para já)

    3. Avatar de Aybara
      Aybara

      Então pera lá…

      Como achas que te filtram o Email e decidem o que é spam e o que não é?

      Tens três alternativas:

      – Um script que “lê” o Header e o Body do email à procura de assuntos chave relacionados com spam e/ou phishing e filtra os resultados infratores para a tua pasta de spam (alguns nem chegam à tua inbox)

      – Uma equipa de lemmings a trabalhar noite e dia no polo sul a ler os teus emails um a um e a decidir o que é ou não é spam.

      – Pura Magia!

      Não sejam hipócritas.

      O mesmo metodo que decide o que é ou nao é spam, é o mesmo metodo que escuta por emails tipo das transportadoras, agencias de viagens, hoteis, Uber, etc e te coloca os resultados num sitio onde sejam uteis, neste caso no Google Now ou na caixa de Spam.

      1. Avatar de artur matias
        artur matias

        Verem o que é conteúdo SPAM é diferente de identificarem o conteúdo do teu e-mail e guardarem para memória futura e outras utilizações, comerciais ou não.

        1. Avatar de Nelson
  8. Avatar de Profect
    Profect

    Não é novidade este método.. Desde o 11 de Setembro na América todas as comunicações são filtradas por tags especificas.. o conceito é o mesmo só muda é as razões para o qual o fazem..

    Uns filtram sms e mails por supostos motivos de anti terrorismo, outros apenas os mails para publicidade..

    Não é um método desconhecido.. se não me engano acho que já houve um tópico sobre isto aqui no pplware

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Pois, mas agora o Google admitiu, mais claramente, ao actualizar aquela categoria eheh

      1. Avatar de Profect
        Profect

        Sim admitiu que um software destinado apenas para publicidade está a fazer scan sobre o conteúdo do mail..

        Demonstra transparência com o cliente.. porque como disse isto não é novidade.. e muitas empresas deviam seguir o mesmo caminho..

        Não interessa se é Google, Microsoft, IBM, Apple etc etc tudo lá está a ser filtrado.. É coisa que não me preocupa que tenham máquinas a ler os meus mails.. preocupado ficava se fossem pessoas..

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      A Google não é ainda um estado soberano…

      1. Avatar de Profect
        Profect

        Depende da perspectiva meu caro 🙂

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Ai para alguns, é bem mais que isso até…

          Basta ver as pessoas que não pedem fatura com o NIF só porque “assim o estado fica a saber o que é que eu ando a fazer”, mas têm a localização do telemóvel a ir parar diretamente à Google…

          1. Avatar de Profect
            Profect

            Se partires do principio que toda a gente tem definido isso nas definições claro.. mas felizmente existe aquela parte da liberdade de escolha.. se quiseres partilhas se não quiseres não partilhas a tua localização.. e isso não te afecta por exemplo o MEO Drive.. apenas serviços Google

          2. Avatar de Mig
            Mig

            Completamente verdade… usam via verde, multibanco, “antenas” de telemóvel, pagam tpa, preenchem fica de clientes em determinados espaços comerciais, fazem log in facebook, e deridados, e depois não querem por o nif! para rir algumas pessoas…

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            @Profect, sim, ainda tens essa opção, mas a partir de que tens a tua conta google, e usas o gmaps, a google já sabe (e deve registar) onde estás e para onde querer ir.

  9. Avatar de Alucard
    Alucard

    Finalmente admitem o que toda a gente já sabia. Tenho conta no Gmail mas nunca a usarei para coisas sérias, Deus me livre! Por enquanto uso mais o Yahoo Mail, sei que não é perfeito e nisto não existem empresas virgens, mas ainda consigo ter um bocadinho mais de confiança neles que na Google.
    Para pesquisa já uso o DuckDuckGo há anos.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Se não tens um email independente na tua empresa, porque não usar os e-mails de provedores que respeitem a privacidade dos seus utilizadores? Eu ia dizer iCloud, mas tens outros que supostamente são íntegros, como talvez o sapo mail, meo também deve ter, etc…

      1. Avatar de Profect
        Profect

        Supostamente disseste bem 🙂

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Supostamente na medida cujo seu modelo de negócios não se centra na recolha e exploração de dados dos seus consumidores…

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Entao deita fora todos os smartphones (android/windows phone/iphone) e volta aos velhinhos 3310.. Ai estaras com um equipamento que “não se centra na recolha e exploração de dados dos seus consumidores”..
            Ah.. aproveita e desinstala o Windows e o OS X e instala uma versao linux.. Ai estaras livre dessas empresas..

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        iCloud? Ai passas de uma empresa transparente para uma empresa que ate ao FBi da os teus dados e desmente tudo… e ganham milhoes com o que vendem…
        Basta ver a polemica de a Apple registar todas as tuas localizaçoes sem autorizaçao que houve a tempos…

      3. Avatar de kekes
        kekes

        Achas que a Apple, Microsoft, etc, não fazem o mesmo? Eu duvido seriamente!

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          A Apple não usa publicidade nos seus serviços do iCloud, como tal não tem qualquer interesse em saber o que é que está nos emails

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não, não fazem.

          Porque razão haveriam de fazer?

          A Apple vende hardware principalmente, a Microsoft ganha a vida à pala de software empresarial principalmente…

          Onde é que a Google ganha os tostões que ela faz? Qual é a vantagem competitiva da Google?

          É tão simples… O padeiro precisa de farinha, o talhante precisa se carne, se alguém anda a roubar farinha aos quilos… Vais dizer que foi o padeiro, e o talhante também?

          Lol

          1. Avatar de OMG
            OMG

            O talhante vende carne, o padeiro oferece pão a quem lhe der farinha (dar != roubar). Qual é o negócio mais rentável para o cliente?

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Comprar carne.

            Fazer pão em casa

          3. Avatar de OMG
            OMG

            Por um lado nem todos somos padeiros, por outro, também podemos ter carne caseira, que é bem melhor que a comprada!

  10. Avatar de artur matias
    artur matias

    É uma pouca vergonha. E o facto de dizerem que é para publicidade não torna a coisa menos feia. Dizerem que os utilizadores aceitaram, é prova de má fé.

  11. Avatar de Profect
    Profect

    Não tem directamente a ver com os termos de utilização da google..

    Mas deixo este link para os interessados em saber que tags/keywords estão a ser filtradas e já admitido pela NSA.

  12. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Querem serviços free e não querem pagar de alguma forma.

    Como diz a velha máxima, não existem almoços grátis.

    A Apple não utiliza o mesmo modelo, mas também tem de ir buscar o dinheiro a algum lado. Neste caso a sobrevalorizacao dos dispositivos que vende. Eu sei que ao comparar um iphone estou a pagar mais, mas sei que vou ter acesso a um ecossistema que precisa ser mantido.

    Como também sei que só usar os serviços da Google, não estou a disponibilizar dinheiro, mas estou a disponilizar informação. N

    A questão é que de alguma forma temos de pagar. E quem defende o contrário está a ser hipócrita.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Quem te disse isso?
      Mesmo a Apple que pagas (e bem) por todos os seus serviços tambem te controla…
      Basta ver que a Apple ja foi acusada de espiar os clientes registando para onde iam sem consentimento, a disponiblizaçao de dados pessoais ao FBI de mao beijada, o facto de os iPhones virem com espias de fabrica colocadas pela NSA.. Queres que continue?
      A diferença é que a Google é das poucas empresas transparentes e todos a atacam por causa disso, mas o facto de Apple, Microsoft, Facebook (e outras) nao o admitirem nao quer dizer que nao o fazem.. Porque fazem

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Controla o carago…

        É problema da Google, não dos outros.

        Lá vêm os defensores dos imperadores tentar espalhar a nódoa a ver se os senhorios deles não parecem tão mal…

  13. Avatar de João Dias
    João Dias

    Quer dizer, o Gmail é o melhor serviço de email que existe. E está disponível gratuitamente. E a Google não vai poder rentabilizar a publicidade (sim, que é o que dá dinheiro à gigante de Mountain View) porque as pessoas não estão contentes em usar um serviço gratuito que lhes fornece imensas capacidades.

    O mesmo do Facebook. Algumas até se dão ao ponto da idiotice de escrever que exigem que o Facebook isto e aquilo.

    Meus amigos, ninguém tem direito a exigir nada de um serviço gratuito. A não ser a transparência e a liberdade de sair do serviço. Está inteiramente disponível com o Google Takeout.

    Já agora, este artigo do pplware parece o Gmail-man. “Google is reading your email” e tretas assim.

    Pois, a Google “lê” o email e envia publicidade que se adequa ao que necessito e a Microsoft coloca anúncios completamente fora do contexto no Outlook. Portanto, entre a tecnologia e o Viagra, eu prefiro o primeiro.

    É um serviço gratuito caramba.
    Mas quando é que as pessoas deixaram de pensar um bocadinho?

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      Já agora, da Google e do Facebook toda a gente pode escolher não utilizar.

      Mas da espionagem a tudo o que fazemos sem o nosso consentimento por parte de um Governo que nem sequer é Português, temos que aceitar.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Se tu mandares e-mail a uma pessoa que tenha conta no gmail, a google lê o teu e-mail.

      Se tu mandares e-mail a uma pessoa que tenha conta fora do gmail, mas que depois tenha essa conta a importar para o gmail, a google lê o teu e-mail 😛

      Mas pronto… é bem verdade o que disseste… é de borla, no sentido que trocam uma coisa pela outra…

    3. Avatar de OMG
      OMG

      +1
      Não me importo nada que uma empresa use os meus dados transformados em números, interpretados por um algoritmo, para ter um bom serviço gratuito. Não perco nada por ter publicidade que me interesse minimamente e não vou ser raptado por saberem por onde ando; mesmo que passasse de um mero número para eles, quando saio à rua não ando “ás escondidas”, se depois o software me ajudar com a hora de entrega de um encomenda ou da hora do voo… óptimo! (e sem pagar? melhor ainda!).
      Nos últimos tempos criou-se um histerismo à volta da privacidade e é ver tudo aflito que o mail com anedotas porcas possa ser “lido” por um software ou que o software “saiba” por onde andou, mas depois postam com exatidão nas redes sociais, onde andam e o que fazem. As minhas estatísticas não me servem de muito, se servirem para outros, sendo que isso não me prejudique mas ainda me possa beneficiar, ainda bem!
      Isto vai ser só pessoal a recusar participar nos próximos censos… ou se acham muito importantes ou é o típico comportamento de carneirinhos…
      Por fim, já diz o velho ditado… “quem não deve não teme”!

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        E o mais estupido de tudo é que preocupam-se que este ou aquele os controlem, mas depois postam todo tipo de info ao Facebook (empresa que brinca descaradamente com os dados pessoais) que ate o que ias escrever e apagaste regista…
        Ate Apple que pagas bem para o que te oferecem controla-te quanto mais serviços gratuitos…

    4. Avatar de Profect
      Profect

      Exactamente João Dias.. nem mais..

  14. Avatar de anonimo
    anonimo

    existe algum serviço de email em que a “empresa” não leia os emails e outras informações?

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Sim.

      Primeiro, tens de confiar na empresa prestadora, em termos de privacidade. Claro que tem de ter uns termos de serviço bem expostos e claros, e uma identidade organizacional fiável.

      Segundo, se quiseres integridade e/ou confidencialidade (as mensagens não são alteradas/lidas por terceiros) , tens de arranjar um certificado pessoal e um cliente de e-mail (programa) que suporte S/MIME, como por exemplo, o mozilla thunderbird.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Sim? Gratuita garnato-te que nao.
        Depois a unica maneira de teres um email nao vigiado e seres tu a sustentar o serviço de email, ou seja, pagares por um bom servidor (acima dos 50€/mes) e correres o serviço de email la. E mesmo assim o teu servidor le os teus emails para controlo anti-spam

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Tens tantos, por exemplo os da tua operadora… E outros bem mais baratos que isso, mas que te oferecem domínio privado @meusite.com

          Não digas barbaridades, P.f.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            pois ha.. mas esses que te oferecem o dominio privado estao es servidores chamados partilhados e nesses servidores partilhados, alem de haver gente que te consegue ver todos os teus mails, a propria companhia que estas alojado se nao for em condiçoes (que acontece com essas que conheces que sao baratas) tambem te controlam.
            A diferença e que para o Google es so um numero no meio de muitos, nessas companhias e nesses servidores es um nome.
            Tu e que dizes barbaridades porque se soubesses o risco de segurança que ha nesses serviços baratos não mantinhas sequer uma pagina tua la, muito menos o teu mail

  15. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Até parece que há alguém na Google sentado a ler os nossos e-mails e a rir-se… É tudo automatizado, de forma a relacionar preferências de acordo com o tráfego de mails. Quem está preocupado com isso, é simples, cria um servidor de mail próprio num datacenter e paga.

    1. Avatar de joseV
      joseV

      Concordo contigo, e digo mais, não tenho problema nenhum que o google forneça os meus dados a instituições governamentais, ou que os use para melhorar serviços da empresa. pois tenho a consciência tranquila, nunca cometi nenhum crime a não ser fazer uns downloads, mas se eu for preso por isso, ainda vai meio mundo antes de mim, os que aqui se queixam da google, tem o google.pt como pagina inicial… e andam todo o dia no youtube, e quando é preciso lá está o google maps a dar aquela ajuda. Não gostam? Desliguem o ecrã.

  16. Avatar de MFCamera
    MFCamera

    Meus amigos,
    Quem quiser alguma privacidade (eu disse alguma). Manda sua correspondência por correio tradicional (CTT)…
    Qualquer provedor, sem nenhuma exceção tem acesso aos nossos dados pessoais e faz uso destes.
    Não se iludam, não há privacidade online.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ahahah Até mesmo o que vai via CTT é inspecionado… Aleatoriamente mas é…
      Metam uma coisa na cabeça.. Para nao serem controlados hoje em dia tem que:
      – Nao usar internet
      – Nao usar telefones / telemoveis
      – Toda a correspondencia ser feita pessoalmente
      – Nada de Via-verdes
      – Computadores tudo em off-line
      E mesmo assim ainda es controlado por radares, cameras de velocidade, video-vigilancia em lojas…
      O melhor mesmo é ficares em casa sem ver tv nem nada e nunca sair de la. Assim pode ser que tenhas a sorte que nao sejas vigiado via satellite…

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Pronto lá vêm os profetas da desgraça…

        Os alarmistas…

        1. Avatar de OMG
          OMG

          O alarmismo já foi lançado há uns tempos… com a estória do snowden.
          A verdade é que as pessoas ficam preocupadas por um software analisar o conteúdo dos e-mails, mas depois confiam no livre arbítrio de várias pessoas que têm acesso a bases de dados com informações mais sensíveis que os nossos mails (em geral), sem qualquer controlo a não ser a ética, para quem a tiver.

  17. Avatar de Jonas
    Jonas

    São utilizadores de, por exemplo, cartão continente? Tem uns belíssimos descontos… E através de variadissimas análises a Sonae também tem o seu estilo de vida, quando e onde compra, o que compra, que marcas prefere, como colocar os expositores para um determinado dia, quais os produtos a colocar em determinado local, quais os que devem ter desconto ou preço mais alto em determinado dia/semana,etc., etc., etc. Juntem isto ao cruzamento de dados entre Sonae e Galp. Ou Pingo Doce e BP. Privacidade? Se até sabem o dia que saem de casa para ir as compras, o que andam a comer ou quantos km fazem por dia…