Suse já chegou ao Windows 10, mas ainda não é para todos

14 Comentários

A integração do Linux com o Windows 10 foi uma das novidades que a Microsoft apresentou na atualização de aniversário do seu novo sistema operativo. Muitos julgavam que iam ter apenas uma simples versão da bash do Ubuntu, mas a verdade é que esta é uma versão muito maior e mais completa.

A Microsoft mostrou, na última BUILD, que queria também alargar as versões de Linux disponíveis e trazê-las para a sua loja de aplicações. Esse passo foi agora iniciado, com a chegada de duas versões do Suse… Mas ainda não é para todos os utilizadores do Windows 10.



Foi um passo arriscado o que a Microsoft deu ao trazer o Ubuntu para dentro do Windows 10. Mostrou que está a preparar um sistema operativo completo e que se integra com qualquer outro sistema e, principalmente, usa as melhores ferramentas que tem disponíveis.

Sabe-se que, para facilitar a utilização destes subsistemas Linux, estes vão ser passados para a loja de aplicações do Windows, facilitando a sua instalação e até a sua atualização. Esperava-se que este passo fosse dado com a chegada da versão Fall Creators Update, mas a Suse antecipou-se e está já na loja do Windows.

São duas as versões do Suse que já chegaram à loja de aplicações do Windows e que, por isso, podem ser instaladas. Para já estão disponíveis as versões SUSE Linux Enterprise Server 12 e openSUSE Leap 42, com cada uma a ocupar cerca de 200MB.

Infelizmente estas versões ainda estão em testes, o que significa que apenas quem está a correr a mais recente versão Insiders do Windows 10 as pode instalar.

Espera-se que dentro de pouco tempo surjam na loja de aplicações do Windows 10 as restantes versões anunciadas. Depois do Suse falta disponibilizar na loja de aplicações do Windows apenas o Ubuntu e o Fedora, tal como a Microsoft anunciou.

A integração do Linux no Windows 10 deverá ficar assim terminada, dando acesso a todas as ferramentas e funcionalidades que se esperavam. Fica aberto o caminho para um sistema único que tem presentes as ferramentas necessárias para uma integração total, tal como se esperava.

Leia também

Ubuntu, SUSE e Fedora vão chegar à loja de apps do Windows

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Boas noticias, assim teremos o melhor dos dois mundos juntos.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      +1 só falta o windows passar a ser código aberto…

      1. Avatar de Jose Fernandes
        Jose Fernandes

        não é o que quase aconteceu nesta ultima leak?? LOL 😀

  2. Avatar de Silva
  3. Avatar de miguel vales
    miguel vales

    POIS CLARO GONÇALO ASSIM TEREMOS O MELHOR SIM SENHOR

  4. Avatar de okapi
    okapi

    Eu sempre usei o SuSE/openSUSE desde 1998 , hoje já menos por circunstancia , e recordo-me bem à uns anos aqui no PPL quando se falou de um acordo entre a MS e Novell , as cobras e os largartos que foram ditos na altura, ( eu na altura defendi esse acordo ) agora como as coisas evoluiram as mentalidades felizmente mudaram, eu espero que agora digam que são Boas Noticias.

  5. Avatar de ricardo
    ricardo

    mas como vão correr estes sistemas gnu/linux? atraves de um emulador ou correm nativamente?

  6. Avatar de irlm
    irlm

    onde ficam guardados os ficheiros deste Bash?
    por ex: envio de ficheiros SSH, e o youtube-dl.
    não encontro a pasta onde eles são recebidos.

  7. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Dá erro na instalação.

  8. Avatar de Tquilha
    Tquilha

    Só tenho a dizer uma coisa: Cuidado. A MS sempre usou e abusou de uma estratégia que eles próprios chamam “Embrace, Extend, Extinguish”. Posso estar a ser um bocado paranóico, mas esta mudança abrupta de direcção no que respeita ao Linux parece-me um bocadito suspeita.
    Para quem quiser mais info: https://en.wikipedia.org/wiki/Embrace,_extend,_and_extinguish

    1. Avatar de okapi
      okapi

      É mesmo paranoia tua , não vale a pena estares a queimar neurónios por causa disso, se pesquisares um pouco mais sobre acordo da Novell e MS, feita alguns anos atrás vais-te surpreender.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Hummm, olha que a história tem provado que o “Tquilha” tem razões para estar preocupado e como diria o “Andy Grove” da Intel: “Só os paranóicos sobreviverão!”. Portanto, cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém…