Vem aí a consola de jogos da Steam, baseada em Linux

55 Comentários

Num momento em que ainda se faz o balanço de 2012, são várias as excelentes noticias que têm vindo a publico relacionadas com o GNU/Linux.  O ano de 2013  começou com a Canonical a apresentar o Ubuntu para smartphones e no inicio do ano foi também disponibilizado um driver open source com suporte para aceleração 3D em GPU’s Geforce.

No inicio da semana a Valve reforçou o “apoio” ao Linux, tendo confirmado que irá colocar no mercado, ainda este ano, uma consola que terá como sistema operativo o Linux. Mas há mais…

steam_00

A Valve está decidida em apostar forte no GNU/Linux. Primeiro foi a disponibilização do Big Picture (que permite transformar uma TV numa consola de jogos), depois o cliente Steampara esta plataforma e agora o anuncio que virá aí a Steam Box (um PC com um design compacto, que facilmente se poderá ligar a TV e que terá o sistema GNU/Linux). De referir que a Valve, por intermédio de Gabe Newell, tem deixado algumas criticas à Microsoft e a aposta no Linux é uma reflexo da instabilidade relacional entre as duas empresas.

Segundo o site Golem.de, Ben Krasnow, engenheiro de hardware da Valve, confirmou que Steam Box  irá ter como sistema operativo o GNU/Linux. Além disso, ha rumores que indicam que a Steam Box terá associado uns Óculos Rift, para realidade aumentada.Assim sendo, a Steam Box , a Valve será concorrente directo da Microsoft, Sony e Nintendo.

oculos

A par dos anúncios referidos, a Valve divulgou também as estatísticas relacionadas com os clientes GNU/Linux , onde já consta o Linux:

  • Windows 7 64 bit 58.67% -2.06%
  • Windows 7 14.70% +0.21%
  • Windows XP 32 bit 10.44% -0.30%
  • Windows 8 64 bit 6.59% +2.18%
  • Windows Vista 64 bit 4.00% -0.94%
  • Windows Vista 32 bit 3.24% -0.19%
  • Windows 8 0.62% +0.16%
  • Windows XP 64 bit 0.42% -0.07%
  • MacOS 10.8.2 64 bit 1.81% +0.32%
  • MacOS 10.7.5 64 bit 0.88% +0.16%
  • MacOS 10.6.8 64 bit 0.83% +0.05%
  • MacOS 10.7.4 64 bit 0.20% -0.07%
  • Ubuntu 12.10 64 bit 0.30% +0.30%
  • Ubuntu 12.04.1 LTS 64 bit 0.27% +0.27%
  • Ubuntu 12.04.1 LTS 0.13% +0.13%
  • Ubuntu 12.10 0.12% +0.12%
  • Other 0.48% +0.17%

Sabendo que actualmente são cerca de 54 milhões os numero de contas activas do Steam,  0,8 % são utilizadores Linux o que corresponde a cerca de 432,000 utilizadores.

Ainda segundo o site alemão Golem.de, a Valve irá apresentar ainda este ano um outro equipamento que será desvendado durante o evento GDC 2013 (Game Developers Conference) que acontecerá entre os dias 25 e 29 de Março em São Francisco.

Será que outras empresas irão acompanhar a Valve na aposta forte ao Linux?

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Silva

    Esperamos… Tem tudo para dar certo.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Hum ainda estou para ver uma suposta consola que eu li há uns meses (no verao), que vai sair ou algo assim que a consola será supostamente do tamanho dum cubo rubik e será completamente open source isso é que eu gostava de ver, mas esta consola a ver vamos no que dá. Porque ao fim ao cabo nao deixa de ser “mais uma consola de jogos”

    1. Avatar de Rúben Duarte
      Rúben Duarte

      http://www.ouya.tv/

      Está tudo aí…

    2. Avatar de André Viana
      André Viana

      essa consola não será a ouya?
      ja sei que foram enviadas algumas consolas para testes, para o publico em geral, ja corre jogos e tudo
      o projecto já avançou!!!

    3. Avatar de Nullziu
      Nullziu

      Deves estar a referir-te a isto: http://www.ouya.tv/
      Tenho acompanhado o desenvolvimento da OUYA desde que apareceu no kickstarter (http://www.kickstarter.com/projects/ouya/ouya-a-new-kind-of-video-game-console) o conceito é bastante interessante, resta esperar para ver se o produto final responde ás expectativas.

    4. Avatar de Flut
      Flut

      É a Ouya e já há novidades.

      http://www.ouya.tv

  3. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Seria um passo de gigante e algo que viria revelocionar o gaming.

    Esperemos para ver no que dá.

    Pedro, se não se importar, irei divulgar a noticia num site de uma comunidade gaming (sempre com os creditos claro), caso nao seja de acordo, pedirei automaticamente que seja removido do dito site.

    Continuação de bom trabalho.

  4. Avatar de Frederico Barroqueiro
    Frederico Barroqueiro

    Pela ordem de ideias da noticia, entao em win7 64b que é -2,06% isso equivale a quê?
    E leiam bem a noticia antes de responderem. 😛

    1. Avatar de PMwar
      PMwar

      Quer dizer que a quota desse OS desceu 2.06% desde a última observação (não são referidas as respectivas datas), ficando actualmente nos 58.67%.
      Já agora, 58.67% de 54 milhões de utilizadores são cerca de 31,7 milhões. Na observação anterior, o share do win7 64b seria 60.73% da base de utilizadores nessa altura (que também não é referida).

      Ai os números e sua leitura…

    2. Avatar de John
      John

      É a diferença entre a última sondagem.

    3. Avatar de SexOnaSal
      SexOnaSal

      corresponde aos qe tão a migrar para linux…

      não como tenta indicar qe é por irem para o w8

  5. Avatar de Carlos Santos

    Eu acho que irão acompanhar porque não acredito que vão ver o EA GAMES e a STEAM a apostar o linux e vão ficar para trás, é que se correr bem e eles não apostarem depois vão entrar como “envergonhados” por não terem acreditado na aposta.

  6. Avatar de Leonel
    Leonel

    Boa!
    Será este o tal empurrão que o Linux precisava para se afirmar no mercado doméstico?!
    Pelo menos tem tudo para dar certo…

  7. Avatar de João Vieira
    João Vieira

    Acho que mais uma vez a Microsoft e pela primeira vez a Sony estão se a ver aflitos com a linux.
    Por um lado a Xbox 360 foi sempre uma boa consola e muito mais barata em termos de consola, mas em termos de jogos mesmo em segunda mão são caros já para não falar que se tem de pagar para jogar online. PS3 agora está mais barata, mas já esteve muito cara, mas a vantagem dela é que os jogos são ligeiramente mais baratos e não se paga para jogar online. Com isto quero dizer que se Linux está com a Steam a entrar na aposta das consolas, penso que vai acabar um pouco com a capitalização das consolas, e duvido que a Steam Box seja uma má consola.
    Cumps.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Muita gente vai migrar para a Steam Box e virar as costas as consolas actuais, principalmente, pessoas como eu, que têm a conta steam recheada de bons jogos.

      1. Avatar de Fred
        Fred

        quem joga fifa ou pes nunca irá migrar das consolas actuais.

  8. Avatar de JP (djlinux)

    Boas,

    É preciso lembrar que a Steam para Linux ainda esta em Beta e que ainda nem um més fez que esta disponível para todos sem ser preciso convite, o numero vai aumentar 🙂

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Boa tarde ,

      Esse factor é fundamental para se fazer uma análise correcta da aceitação da Steam no Linux , quando este suporte for estendido a outras distribuições é certinho que os Nrs irão aumentar em flecha , o Nr de jogos ainda disponível também terá de melhorar , agora até a Nvidia se está a portar bem até já temos drives experimentais que suportam o 3D .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

  9. Avatar de César
    César

    Não esquecer que a Nvidia também já está metida ao barulho com o seu project Shield que também acede à plataforma Steam (http://shield.nvidia.com/)!
    É certo que é uma versão portable mas é uma aposta que poderá dar frutos se “pegar”, os atributos principais são a introdução do Tegra 4 (72-core NVIDIA GeForce GPU + Quad-core A15 CPU), ecrã 5″ multitouch a 720p e Wi-Fi n. Isto tudo a correr Android. Talvez a Google Play tenha algumas dificuldades inciais a reconhecer o dispositivo mas dado o poderio da Nvidia penso que será facilmente resolvido. Terá também decerto acesso à Tegra Zone que é a loja in house da Nvidia!
    Last but not least, a Nvidia Shield vai permitir jogar na consola fazendo streaming dos jogos instalados no PC, desde que equipado com uma GeForce GTX 600 ou superior!

  10. Avatar de SexOnaSal
    SexOnaSal

    espero qe a consola nao seja as da imagem.. qe coisa mais feia.. e pelo “logo” seria “alienware box” e não “steam box”

    Cumps

    1. Avatar de Eduardo Ramoa
      Eduardo Ramoa

      O fabricante do hardware poderá ser a alienware, mas entendo o que dizes, ficaria bem o logo da steam ali 😛

    2. Avatar de Carlos Silva
  11. Avatar de SexOnaSal
    SexOnaSal

    E os jogos que temos na nossa conta, darão na consola? ou será que vai ser preciso comprar versoes diferentes?

    Se der os mesmos do pc, parece que vai ser desta vez que vou comprar a minha primeira consola…

    1. Avatar de Carlos Silva

      Se mantiverem o “estilo” do Steam4Linux, sim, deste que haja versões Linux do jogo, uma vez comprado, jogas em qualquer sitio 🙂 Incluindo os save games que sincronizam também

      1. Avatar de SexOnaSal
        SexOnaSal

        isso era muito porreiro, mas se for a que anunciaram, ter qe comprar uma tv hd ou smart tv, parece qe inda nao é desta qe compro xd

    2. Avatar de Glink
      Glink

      eu só comprei uma vez alguns dos jogos para Windows e tenho-os para download em Linux, o processo deverá ser o mesmo para a consola 😉

      1. Avatar de SexOnaSal
        SexOnaSal

        Se for mesmo assim, vai ser muito bom.. principalmente para quem tem mtos jogos na steam no pc.. não ter qe comprar outros p consola.. e ter as promoções do costume, vai estourar com as lojas de jogos (por exemplo nos shoppings).. digo eu

  12. Avatar de Paulo Bastos

    Ou muito me engano ou a Microsoft muito em breve vai se ver aflita, cada vez leio mais noticias sobre adopção de Linux em todas as áreas.

  13. Avatar de Alberto
    Alberto

    Quem tem acesso ao Steam beta para Linux, os jogos disponíveis para o Windows, já tem todos os jogos para Linux?
    Qualquer linux pode ser usado ou só os Ubuntu?

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Alberto ,

      Boa tarde , por enquanto é mesmo só para Ubuntu , mas será estendido a outras distribuições Linux , as mais fáceis de estender são as Ubuntu based e essas são sem dúvida as maioritárias .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de Carlos Silva

        Eu não uso ubuntu e tenho. Grande parte das distribuições já têm pacotes para o Steam. Eu uso Gentoo e já uso desde o private beta.
        Claro, suporte oficial, só Ubuntu para já.

  14. Avatar de Pedro Pinho
    Pedro Pinho

    Não me admira que tenham tantas contas activas, a partir do momento que deixaram de dar ban a quem usa Cheats quando denunciados com provas só para terem “N” utilizadores activos.

    Cumprimentos

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Essa merece um “Lol” bem grande … Não sejas “hater”, curte a vida =)

      1. Avatar de Pedro Pinho
        Pedro Pinho

        Tal como em tudo na vida as regras são para cumprir de igual modo para todos, não é desde que saiu o CS:GO que passaram todas as atenções para o mesmo deixando versões anteriores fora de atenção e deixando a mercê de quem quiser fazer o que bem entender. Tal como aqui disse já lhes disse o mesmo pelo método correcto e direto. Não tenho conta steam nem a um nem dois anos mas sim 9 anos e ainda sei como funcionou algumas coisas no passado.

        Sem mais e sem mais comentários a acrescentar.

        1. Avatar de JP (djlinux)

          Calma jovem.

          Mas já que falas dos que usam “Cheats”, se tirarmos todos os “Cheaters”, a percentagem em Windows desce drasticamente. E não acredito que em tão pouco tempo existam mais “Cheaters” em Linux do que nos outros S.O.

          Por isso continuo com o meu “Lol” ao teu primeiro comentário 🙂

          1. Avatar de Pedro Pinho
            Pedro Pinho

            Já passei a minha juventude a algum tempo. Continuo sem entender o lol dado que não critiquei o linux ou mesmo a steam para linux. Até uso linux desde o meu primeiro computador, só critico o actual funcionamento da steam a comparar com 2010/2011. E esta discussão ficou sem sentido.

          2. Avatar de JP (djlinux)

            Pedro Pinto, estamos a falar do mesmo? Steam, Valve, no Linux, certo?

            O que escreves te em cima foi com respeito a Linux? Ou outro S.O? Eu entendi como se fosse para Linux, por isso o meu “Lol” … Também já passei a minha juventude, não é por ai… Mas, se preferes esquecer, esta feito 🙂

  15. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Finalmente vejo o linux a ter o seu mérito reconhecido. Depois de dominar em servidores e redes, parece que chegou finalmente a hora de dar o salto para o utilizador comum. A mim agrada-me.

  16. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu acho que a Valve não está bem a ver onde se está a meter.

    É que tirando a Nintendo, e apenas com a Wii, mais ninguém ganha dinheiro a vender consolas. Muito pelo contrário, perdem rios de dinheiro.

    A Valve tem receitas e/ou dinheiro em caixa para suportar isso? Duvido…

    Além disso, mais importante que a consola são os jogos e os jogos que toda a gente quer comprar já são exclusivos duma das 3 consolas existentes.

    Se aqui alguém acredita que a Sony, a Nintendo e a Microsoft vão deixar portar os jogos exclusivos para a nova consola que são os que se vendem aos milhões e fazem o negócio das consolas ser lucrativo, eu tenho uma ponte sobre o Tejo para venda.

    1. Avatar de Carlos Silva

      Se poder comprar um jogo por metade, ou que seja 80%, do valor dum jogo para PS3 e joga-lo, no pc e na consola, para mim parece-me um óptima aposta 🙂

    2. Avatar de João Sá
      João Sá

      Valve: US$2.5 billion (2012, estimated)

      Dinheiro tem

  17. Avatar de MrT
    MrT

    Há rumores de que a EA, também vai apostar no Linux. Uma das pequenas provas a parceria com a Canonical (pelo menos é o que está na pagina deles).

    “Major game developers like EA, Valve and Unity Technologies are now committing to Ubuntu.” – http://www.ubuntu.com/devices/phone/operators-and-oems

    1. Avatar de Carlos Silva

      Não ligues à parte da EA, pelo menos por agora. A única coisa que eles lançaram, e foi essa toda a públicidade Ubuntu/EA, foram dois jogos Browser based que sempre foram cross-platform. :X

      source: http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTA5ODk

  18. Avatar de citro
    citro

    O problema são os vírus que vão começar a aparecer, se o Linux der cartas.

    Cheira-me a muitos produtos low-cost na área do gaming e computadores.. a Microsoft vai ficar entalada.. pois parece que já teve dias melhores com os parceiros.

    1. Avatar de Glink
      Glink

      Ora explica-tela melhor com isso dos Vírus…

      🙂

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ora o tal mérito tão reconhecido do Linux que falam…equivale a 0.8% de share…ou seja…quase nada.

    1. Avatar de Edexote
      Edexote

      0.8% de uma versão beta que apenas dispõe, para já, de 41 jogos. Espera que saia o Left 4 Dead e mais jogos de outras companhias que já vê o número a aproximar-se do Mac OS.

    2. Avatar de José Chula
      José Chula

      Boa tarde
      é certo que 0,8% é um valor mínimo perante o # total. No entanto temos que ter em conta que, tal como disse o JP (djlinux), o Steam para Linux apenas tem alguns meses e que está em crescimento. temos ainda que ter em conta que no uso privado a percentagem de pc’s linux não é muito maior que a de users Steam

  20. Avatar de Fred
    Fred

    Apostar em Linux neste momento sabendo que são poucos os jogos que são suportados, leva logo a pensar que vai dar prejuízo, mas quem sabe talvez daqui há alguns anos essa consola fica na moda. Outra questão que se coloca, se for somente para jogos Steam, não vai ter vantagens em relação a PS ou XBOX uma vez que nunca terá FIFA ou PES por exemplo.

    1. Avatar de Pedro Pinho
      Pedro Pinho

      Isso não faz muito sentido, o mundo das consolas nunca andou só a roda do fifa/pes, há imensos jogos para além desses dois que são tanto ou mais aliciantes..

  21. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    http://www.bbc.co.uk/news/technology-20949071

    É o que dá ler noticias na diagonal.
    Linux tão cedo não será plataforma de jogos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      🙂 Então mais isso ja foi confirmado! Andas outdate 🙂

  22. Avatar de Afonso Tech
    Afonso Tech

    Eu como gamer e como fã do Linux estou muito ansioso por este lançamento.