Sim, a Bash do Linux vai chegar ao Windows 10

105 Comentários

A Microsoft tem estado a criar o sistema operativo que está perto da perfeição. Com o Windows 10 a abranger já a quase totalidade das plataformas disponíveis, é hora de o enriquecer.

Para isso trouxe até si mais uma novidade. A Bash do Linux, a famosa linha de comando, vai estar presente no Windows 10, de forma nativa!

win_bash_1

Sabe o que é a Bash?

Como adiantámos ao início da tarde de hoje, havia uma vontade da Microsoft em trazer para o Windows 10 todas as potencialidades da shell do Linux. Para confirmar essa vontade e mostrar todo o trabalho que está já feito, a Microsoft anunciou a chegada da Shell do Linux (Bash) ao Windows 10.

Esta integração será completa, sem qualquer virtualização ou emulação de aplicações. A Bash estará disponível como uma aplicação que será instalada a partir da loja de aplicações, já num futuro próximo.

Esta chegada do Linux ao Windows 10 resulta do trabalho realizado entre a Microsoft e a Canonical, e que quer integrar de forma única todas as qualidades da Bash neste sistema operativo.

win_bash_2

Depois de vários anos a ter um suporte mínimo, graças a algumas aplicações, o Linux chega finalmente ao Windows 10 e de forma integrada.

O compromisso da Microsoft com o open-source está a crescer e este Windows 10 está cada vez mais “aberto”.

Comentários

105

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    E o Windows 10 Mobile vai ter tiles interativas? 😀

  2. Avatar de RVM
    RVM

    Wtf? Eles fizeram uma estrutura a imitar o Linux? O que é que vem a seguir? Acabarem com o Registry?

    Quanto à bash, eis a minha review:

    chsh -s /bin/zsh

    1. Avatar de KURT
      KURT

      Imitar algo e integrar algo é relativamente diferente!

    2. Avatar de int3
      int3

      eles não mudaram estrutura nenhuma.
      É igual ao cygwin.

      1. Avatar de RVM
        RVM

        Claro que não mudaram, mas fizeram uma catrafada de symlinks, como o OS X.

        A diferença é que, ao contrário do OS X, o directório /etc não faz sentido 😛

        1. Avatar de int3
          int3

          Pois não faz. Mas o OSX é puro UNIX.
          Tens alguns links do etc e usr e var para o /private. Mas é na mesma UNIX. O windows continua a ser NT.

          1. Avatar de int3
            int3

            Não não:
            UNIX->BSD->NeXSTEP->DarwinOS(OSX).
            Existe uma linha direta.
            O DarwinOS (assim se chama o core, não o kernel, do sistema operativo) é baseado no NeXSTEP (fundado por steve jobs).
            https://en.wikipedia.org/wiki/Darwin_%28operating_system%29

          2. Avatar de Eu
            Eu

            Estás a mandar areia e eu a ver ou quê? qual linha directa ou indirecta! OSX não É PURO UNIX. ponto!

            É um derivado de BSD o qual foi um derivado de UNIX.

            Eu cheguei a mexer em PURO UNIX amigo!(unisys, rings you a bell?)

            …portanto, para lá de te enterrar que só ficas mal na foto.

            😉

          3. Avatar de Vlad
            Vlad

            O OS X têm cerificação UNIX, logo é unix puro.

          4. Avatar de RVM
            RVM

            Ó “Eu”, tá calado.

            https://en.wikipedia.org/wiki/POSIX

            OS X é certificado POSIX, é puro UNIX.

          5. Avatar de tuga
            tuga

            osx puro unix?? burros do crl! o linux t é posix!

          6. Avatar de int3
            int3

            tuga,
            OSX partilha código do NetBSD, o IOKit do BSD. Ainda usa muita tecnologia do FreeBSD. O SPI é um deles (http://www.trustedbsd.org)
            O Linux não é unix. Tanto que o core dele (não é o kernel) chama-se GNU( Gnu is not unix). O kernel é standard POSIX, mas foi criado do 0 sem código do UNIX, BSD, …

            Por isso o OSX (DarwinOS) é muito mais UNIX do que o GNU/Linux…

        2. Avatar de Vlad
          Vlad

          Até parece que o OS X é o único que faz uso de symlinks ou que tem o diretório /etc .

    3. Avatar de Luís Nabais
      Luís Nabais

      O problema de zsh é a quantidade de maus hábitos que cria, com tanta automação. Tendo em conta que raros são os servidores no mundo empresarial que utilizam. Adorei zsh, mas acabei por voltar a bash apenas por isso.

      1. Avatar de RVM
        RVM

        Não vejo razão para tal medida…

        1. Avatar de Eu
          Eu

          …é uma “wanna be user friendly for dumb people, like in Windows and OSX GUI concept side” shell.

          1. Avatar de RVM
            RVM

            Comentário muito otário, mais uma vez.

            É como a bash, só que mais bem feita.

  3. Avatar de Luis M.
    Luis M.

    Se eu quisesse Linux não tinha Windows. O que não falta são distros para todos os gostos e malta a evangelizar.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Ninguém tá obrigando você usar o bash, apenas vai estar disponível.

    2. Avatar de José Antonio Maria
      José Antonio Maria

      Eu quero windows com bash. Umas das principais razões porque usei linux no trabalho foi poder escrever:
      sudo apt-get install X
      e tenho uma aplicação instalada.
      Poder correr comandos de aplicações que instalei antes sem ter de fazer 20mil cliques para chegar a variavel de ambiente, ter de ir pesquisar onde a applicação foi instalada e por lá no path.
      Isto é mind blowing.
      Grande passo em frente da microsoft!

      1. Avatar de int3
        int3

        o facto de ter bash não significa que vai ter o apt…. *facepalm*

        1. Avatar de kekes
          kekes

          “Running bash on Windows hits in the sweet spot. It behaves like Linux because it executes real Linux binaries. Just hit the Windows Key and type bash.

          After you’re setup, run apt-get update and get a few developer packages. I wanted Redis and Emacs. I did an apt-get install emacs23 to get emacs. Note this is the actual emacs retrieved from Ubuntu’s feed.”

          Por acaso tem! *facepalm*

          1. Avatar de int3
            int3

            LOL kekes. cala-te meu.
            “it executes real Linux binaries”. Ok then.
            O BASH não tem software nenhum. Tem os builtin e dentro do userspace do ubuntu tens os cores utils e alguns binários ELF que correm no dito “emulador” que andam a fazer. O GNU Screen e TMUX não funcionam por exemplo.

            Quando fazes “whatever -somearg” se for um builtin então sim a bash tem esse programa. O APT não é um builtin.

          2. Avatar de kekes
            kekes

            Ó puto, tem respeito. Eu posso não perceber nada disto, não é a minha area de mas apenas estou a citar pessoas que estão no projecto. Citei um dos mens da MS e se queres cito agora um da canonical:
            “Here’s let’s break it down slowly…
            Windows 10 users
            Can open the Windows Start menu
            And type “bash” [enter]
            Which opens a cmd.exe console
            Running Ubuntu’s /bin/bash
            With full access to all of Ubuntu user space
            Yes, that means apt, ssh, rsync, find, grep, awk, sed, sort, xargs, md5sum, gpg, curl, wget, apache, mysql, python, perl, ruby, php, gcc, tar, vim, emacs, diff, patch…
            And most of the tens of thousands binary packages available in the Ubuntu archives!”
            Permite correr software compilado para Ubuntu e isso basta, agora todos sabemos que não é Linux de raiz. Não trates os outros por burros quando é facil compreender o que vai possibilitar esta ferramenta sem ser um mestre de Linux

            Deixo-te outra citação:
            “Is everything working exactly as expected? No, not quite. Not yet, at least. The vast majority of the LTP passes and works well. But there are some imperfections still, especially around tty’s an the vt100. My beloved byobu, screen, and tmux don’t quite work yet, but they’re getting close!” Pode ainda não correr essas ferramentas mas estão a trabalhar nisso.
            Não há necessidade de entrar aqui, começar a disparar a torto e a direito só por ideologias.
            Por atitudes como estas é que o linux está como está. Cada um acha que faz melhor que o outro e depois temos 30000 projectos iguais mas nenhum bem feito.

          3. Avatar de int3
            int3

            kekes se não percebes mais vale não falar.
            Se for para falar é para dizeres disparates.
            É a minha área académico e profissional. Sei o que estou a dizer.
            “With full access to all of Ubuntu user space
            Yes, that means apt, ssh, rsync…”
            full access to all ubuntu user space.
            Não sabes o que é uma shell. esquece. I’m out.

          1. Avatar de int3
            int3

            E? CentOS, Fedora, OpenSUSE, FreeBSD, OSX também tem TODOS a BASH e não tem APT…
            O APT é um software usado, normalmente, pela linhagem do Debian para gerir software por repositórios.

      2. Avatar de RedM
        RedM

        Keep dreaming.

        1. Avatar de RVM
          RVM

          Por acaso até pode.

        2. Avatar de kekes
          kekes

          Por acaso é realidade.

      3. Avatar de Ricardo Pontes
        Ricardo Pontes

        Bash não tem nada a ver com apt.

      4. Avatar de Paulo :D
        Paulo 😀

        José António Maria, existe uma “coisa” paracecida com o apt-get para Linux mas em windows. Já ouviste falar do https://chocolatey.org/

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Gostava de saber a utilidade da linha de comandos Linux num ambiente Windows, alguém me explica?

    1. Avatar de RVM
      RVM

      Eu sei usar a bash.

      Basta pesquisar no Google para arranjar scripts para Bash a fazer tudo.

      Não sei usar a PowerShell, nem vou aprender, porque não vale a pena.

      Motivos que chegue, não sou o único.

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        Eu igual. Além que não me ficou claro se vai correr software de Linux. Se assim fosse seria fantástico! Ssh de forma nativa, etc…

        1. Avatar de RVM
          RVM

          Segundo outras fontes, sim, vai correr software para Linux, traduzindo a API da kernel.

          Quanto a SSH é certo já há bastante tempo que vinha para Windows.

          1. Avatar de kekes
            kekes

            Fixe, agora já deixo de ter razão para usar linux! Se a unica vez que o corria era para usar o terminal para correr scripts em python e tal…

    2. Avatar de José Antonio Maria
      José Antonio Maria

      uma das maiores vantagens que vejo é:
      sudo apt-get install X
      pyp install X
      ls
      find

      e para quem trabalha com servidores linux/unix, a uniformidade. Uma das coisas que me faz nunca usar linha de comandos windows é não querer aprender a usa-la por ser tão diferente do batch, começa logo pelos comandos basicos:
      ls
      rm
      mkdir
      grep
      >>

      1. Avatar de int3
        int3

        o que é que o APT, grep, pyp tem haver com o bash? Nada.
        nem o ls, nem o rm, nem o mkdir, nem os output redirectors >>…
        Estás a misturar software que corre em sistemas Linux (pyp,apt,grep) com o core utils da GNU que por acaso podes fazer port para a API do cygwin…

        que grande mistela que vem para aqui.

        1. Avatar de Li70
          Li70

          pequena correcçao “…tem a ver …” 😉

          1. Avatar de Zaark
            Zaark

            Olha que te vão chamar Grammar Nazi or something 😛

          2. Avatar de int3
            int3

            Certo. tem a ver. por acaso é uma coisa que normalmente estou atento.
            já agora é: correção 😉 não se lê o ‘c’ por isso retira-se.

    3. Avatar de Andrey Oliveira
      Andrey Oliveira

      A utilidade é automatizar tarefas por meio de scripts e com isso ganhar produtividade ou tempo.

      Muita coisa já é possível fazer pelo prompt de comando (cmd.exe), Powershell. Kix, Vbscript, etc.

      Agora vai ter uma opção a mais.

      1. Avatar de Rodrigues
        Rodrigues

        Pxcala-te Oliveira xD

  5. Avatar de Altair
    Altair

    Eu ainda Não consegui engolir todas essas noticias, eu gostaria de saber, será que essa integração do linux dentro do windows não sera negativo para o comunidade Linux?
    Quem usa linux e pq não quer usar windows, e agora com o windows se tornando meio que um linux, e muito estranho, eu realmente não sei o q pode acontecer daqui pra frente, não sei o que o pessoal do software livre vai pensar a respeito dessa situação.
    Outra coisa isso tudo esta parecendo de uma via so, o linux ajudando o windows, agora cade a ajuda do windows pro mundo do linux?

    1. Avatar de Gil
      Gil

      Não quero tomar partidos nem expressar a minha opinião. Acabei de ler a noticia e tenho de reflectir sobre este assunto. Mas a MS já não é o que era em relação ao linux. E ao longo dos ultimos tempos assiste-se a uma aproximação. Por exemplo, o lançamento do VSC para linux no ano passado (se a memória não me falha. Até pode ser muito positivo ter a bash no windows, por exemplo para quem é obrigado a usar windows por alguma reazão sempre terá acesso a algumas funcionalidades do linux. Se vai ser possivel instalar pacotes linux adicionais ou até mesmo um DE sobre essa bash acho que ninguém sabe.
      Enfim, apenas um pequeno comentário. Façam o que fizerem não vou trocar o meu debian por nada!

  6. Avatar de censo
    censo

    O que é a perfeição?

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Total integração seemless entre todos os devices que se usa no dia-a-dia. Se isto não é perfeição, perto fica.

  7. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Não podemos antes dizer, as ferramentas GNU vão chegar ao Windows?

    1. Avatar de Altair
      Altair

      Também estou nessa duvida, se for assim, pelo menos a microsoft poderia disponibilizar o Office pro linux, eu prefiro o libreoffice, mas tem gente que gostaria do Microsoft Office pro linux.

      Por enquanto nada sobre a microsoft fazer alguma contribuição pro linux, se bem que essa parceria da Microsoft com a Canonical deve ter rolado muito dinheiro $$$$.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não, finalmente vais poder correr programas como o Redis e o Font Forge sem necessidade de virtualização. É muito mais que as ferramentas GNU…

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      O que vai chegar ao Windows é o user space do Ubuntu.
      “Yes, that means apt, ssh, rsync, find, grep, awk, sed, sort, xargs, md5sum, gpg, curl, wget, apache, mysql, python, perl, ruby, php, gcc, tar, vim, emacs, diff, patch…”
      https://insights.ubuntu.com/2016/03/30/ubuntu-on-windows-the-ubuntu-userspace-for-windows-developers/

  8. Avatar de Ivan
    Ivan

    Se apenas se tratar da shell bash, vai dar ao mesmo, estar la powershell ou bash ou sh , so muda a sintax, para o funcionamento do bash ficar semelhante ao dos sistemas *nix , a ms teria tambem que integrar ae restantes ferramentas gnu.

    1. Avatar de RVM
      RVM

      E integra-se…

      Basta instalar esses utilitários nativamente…

  9. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    A noticia é relevante , mas a Microsoft é uma empresa , linux é um kernel gerido por uma comunidade sobre a chefia de linus torvalds .
    Não podemos estar a falar em linux mas sim um aplicativo para windows , portanto não se trata de linux .
    Mas vejo que a Microsoft se aproxima cada vez mais dos ambientes UNIX , mão será impossível prever que num futuro a própria Microsoft tenha a sua própria distro linux para desktop , onde não se paga pelo sistema operativo em si , mas sim pelos aplicativos da Microsoft .

    1. Avatar de int3
      int3

      RedHat pagas pelo suporte (updates etc…) por isso creio que daqui a uns anos isso vai ser algo parecido.
      O NT kernel irá ser um misto de código GPL e código proprietário da microsoft mas terá o seu POSIX certification.

  10. Avatar de int3
    int3

    OMG esta gente aqui nos comentários.
    Meus amigos, a BASH não é o APT nem os utilitários GNU por exemplo:
    -dd
    -read
    -ls
    A BASH não é nada mais que uma shell como o powershell.
    O APT é um software de manutenção de software através de repositórios…
    O que está incluído na BASH pode ser consultado: https://www.gnu.org/software/bash/manual/html_node/Shell-Builtin-Commands.html
    A microsoft pode ter portado o GNU coreutils para PE (PortableExecutable).
    Mas não digam que vão poder usar APT para instalar software que está nos repos do ubuntu ou debian por favor não se envergonhem…

    1. Avatar de Ricardo Pontes
      Ricardo Pontes

      Exato!
      Mas após uma pesquisa, vi que também tem o apt.
      Agora a minha pergunta é, será que corre binarios do linux nativamente (o que eu duvido) ou usa repositorios especificos com binarios já compilados para windows? Se for o 2º, continua limitado.

      1. Avatar de Gil
        Gil

        Comentei abaixo sem antes ler este comentário. Se tiver o apt, então com toda a certeza que utilizará pacotes diferentes daqueles que se encontram actualmente nos repositorios do ubuntu…. penso eu,

        1. Avatar de RVM
          RVM

          Se eles têm o userspace completo do Ubuntu emulado no Windows, então podem usar os mesmos pacotes, acho que é isso.

    2. Avatar de RVM
      RVM

      Tens toda a razão.

      Mas não é só a bash, eles vão portar uma série de coisas, e o Windows vai poder correr executáveis do formato Linux:

      https://insights.ubuntu.com/2016/03/30/ubuntu-on-windows-the-ubuntu-userspace-for-windows-developers/

      1. Avatar de int3
        int3

        Se eles fizerem compatibilidade no kernel deles em binários ELF e PE não sei qual será o impacto na comunidade linux sinceramente.

        1. Avatar de RVM
          RVM

          O impacto é nenhum.

          Já se podia compilar os programas para Windows.

          1. Avatar de Ricardo Pontes
            Ricardo Pontes

            @RVM
            Exato. Para mim a unica vantagem aqui é a facilidade de ter os utilitarios GNU e mais facilidade em instalar programas (que ja existem para windows) através do apt-get, mais nada.

            E pode incentivar os programadores a fazer programas usando a API do linux e assim o mesmo código compila em windows, linux e osx.

            De qualquer maneira, não sei porquê, sinto que isto gera um impacto negativo no linux.

          2. Avatar de Ricardo Pontes
            Ricardo Pontes

            Se calhar até vai ser possivel compilar o Android no windows, coisa que até agora só era possivel no linux e no osx.

            Eu acho que o impacto negativo vai ser mesmo a perda de utilizadores linux e talvez osx

    3. Avatar de kekes
      kekes

      Por favor antes de falares informa-te:
      http://www.hanselman.com/blog/DevelopersCanRunBashShellAndUsermodeUbuntuLinuxBinariesOnWindows10.aspx
      Não é apenas o bash, é todo o leque de ferramentas que o Ubuntu oferece.

      1. Avatar de int3
        int3

        O pessoal é que diz que a vantagem do bash é poderes usar o “apt”…….
        Já li tudo que tinha a ler e na verdade é um emulador de ELFs.

        1. Avatar de kekes
          kekes

          Eu nunca disse tal coisa, mas esta ferramenta não é só Bash. Chama-se Bash mas vai alem disso.
          E sim, poderás instalar ferramentas que estão nos repositorios do Ubuntu sem necessidade de recompilar como acontecia no cygwin.
          A mim dá igual os tecnicismos, se é ELF, gnomos, duendes, dá igual, só sei dizer que será um conjunto de ferramentas interesantes para se utilizar.

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não dá??????? Ainda ontem vi na build instalarem o gcc através do apt-get, como é que não dá?

      Até podes ver aqui https://channel9.msdn.com/Events/Build/2016/C906 .

  11. Avatar de Gil
    Gil

    Ninguém está a dizer que vai ser possivel instalar pacotes a partir dos repositorios do ubuntu ou de outra distribuição qualquer. Mas existem outras formas de instalar software, tais como como exemplo utilizando os pacotes deb ou rpm, ou compilar a partir da fonte. Claro que só a bash por si não permitirá isso em ambiente windows porque falta tudo o resto, nomeadamente o kernel. Mas também é certo que ainda não se conhecem os pormenores desta noticia, nem o que será portado para o windows com a bash. Até lá só poderemos especular um pouco.

    1. Avatar de Paulo Trindade
      Paulo Trindade

      Não se trata de especulação mas realidade. Basicamente, todas as ferramentas Ubuntu estarão disponíveis, juntamente com a bash.

      “Did you get that?!? Don’t worry, it took me a few laps around that track, before I fully comprehended it when I first heard such crazy talk a few months ago 🙂

      Here’s let’s break it down slowly…

      Windows 10 users
      Can open the Windows Start menu
      And type “bash” [enter]
      Which opens a cmd.exe console
      Running Ubuntu’s /bin/bash
      With full access to all of Ubuntu user space
      Yes, that means apt, ssh, rsync, find, grep, awk, sed, sort, xargs, md5sum, gpg, curl, wget, apache, mysql, python, perl, ruby, php, gcc, tar, vim, emacs, diff, patch…”

      http://insights.ubuntu.com/2016/03/30/ubuntu-on-windows-the-ubuntu-userspace-for-windows-developers/

      1. Avatar de Pedro Silva
        Pedro Silva

        Estava-se mesmo a ver que mais uma vez a M$ tinha que roubar mais uma ideia a outra plataforma, só não vê quem não quer.
        Espero ansiosamente o SO secreto da GOOGLE, 100 %compatível com o Android para mandar a M$ às favas

        1. Avatar de Paulo Trindade
          Paulo Trindade

          Andas a ver uma guerra que não existe. Trata-se de uma parceria entre a Microsoft e a Canonical (companhia por detrás do Ubuntu).

          Isto vai permitir ter o core do Ubuntu a correr como subsistema no Windows.

          Quem usa Ubuntu ou outra distro Linux vai continuar a usar. Isto irá permitir utilizar ferramentas Linux no Windows, mais ou menos (pese a comparação espatafurdia) como fazemos com o Wine no Linux para correr apps windows.

          Isto não significa que vás ter uma experiência de utilização Linux dentro do Windows. Para isso terás que usar Linux.

  12. Avatar de Rafael Matias Silva
    Rafael Matias Silva

    A Microsoft não pode mais jogar contra o Linux e nem vice e versa… não é lucrativo tão pouco inteligente.

    Diversas funcionalidades Microsoft x Linux já são compatíveis e totalmente integradas entre os Sistemas Operacionais.

    É recente o SQL for Linux, e Switchs no Azure em plataforma Linux… o bash é só mais uma funcionalidade e esperem que muito mais coisas virão por aí!

    Agora não misturem as coisas, ainda existe Windows e Linux… não é mesma coisa!

  13. Avatar de pentestbox
    pentestbox

    Tanto faz como tanto fez, só quero ver a questão da licença como vai ficar, e espero q as pessoas não deixem de usar Linux por causa disso, a mim não vai influenciar em nada, continuarei usando ubuntu.

  14. Avatar de Luis
    Luis

    Este caminho que a MS está percorrer é reconhecer que o windows não tem futuro e o caminho é mesmo o Linux.

    1. Avatar de KURT
      KURT

      Ia comentar a questão do apt mas graças a deus já alguém se adiantou por isso tive que procurar outra estupidez, foste o escolhido, desculpa xD

      A Microsoft tem plena consciência daquilo que é bom em Linux, faz parte de qualquer boa empresa conhecer o que está do lado oposto. Por reconhecer isso é que avançou com esta medida, para tornar o seu sistema ainda mais completo, reduzir as falhas/desvantagens em relação ao Linux e com isto ganhar ainda mais terreno. Depois disto, na minha opinião, confirma-se que o Windows 10 será o sistema mais completo de sempre a todos os níveis, reconhecendo também que ficam a faltar alguns pontos sendo perfeitamente alcançáveis depois disto, para atingir a perfeição (sendo a perfeição e na falta de melhor definição, um único sistema que reúne o melhor de cada família).

      1. Avatar de luis
        luis

        Acho que aqui o estúpido és tu… na MS finalmente perceberam que o windows é um cancro… só faltas tu.

  15. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    “A Microsoft tem estado a criar o sistema operativo que está perto da perfeição”,
    Esta era para ser a chalaça de 1 de Abril?
    O W10 é só o Windows com mais bsods de sempre, por experiência própria e basta percorrer os sites da especialidade e os fóruns, de repente parece que 1 em cada pc novo vêm com hardware avariado, o W10 é tão mau….

    1. Avatar de Paulo Trindade
      Paulo Trindade

      Um gajo tem que se rir um bocado. Deixa lá.

      Nem uma referência a que é o core do Ubuntu que vai correr como subsistema no Windows.

    2. Avatar de KURT
      KURT

      Isso não tem a ver com o hardware nem tão pouco é responsabilidade do Windows, as drivers fornecidas pelos fabricantes é que têm problemas de compatibilidade e devem ser actualizadas, um dos mais evidentes é o gestor de energia.
      Tive esse debate há uns tempos atrás com um fabricante e com a Microsoft.

      1. Avatar de Anón
        Anón

        Mas se é perfeito então não deveria padecer dessas “dependências”.

        Senão, na sua linha de pensamento: O Flash tb é perfeito. O hardware é que aquece e a bateria gasta depressa…

        1. Avatar de KURT
          KURT

          Qualquer hardware tem drivers que têm de ser actualizadas e compatibilizadas de acordo com os OS, não há nenhum OS que funcione sem essa “dependência”, tudo depende do fabricante.
          Nestes casos o problema é do Software, da mesma forma que o Flash tem problemas de optimização e segurança que podem danificar o Hardware os fabricantes também distribuem software com problemas de compatibilidade com o Windows 10 (e já tinham com o Windows 8) que podem causar problemas no Hardware.

          Isso não tem nada a ver com a noção que perfeição que é possível atingir uma vez que um OS independente do software do hardware não existe e nem tão pouco é da responsabilidade da Microsoft (neste caso), perfeição, na falta de melhor definição e dentro do contexto, é um OS que reúne o melhor de cada família.

          Para terminar posso-te garantir que neste momento muitos dos utilizadores de Windows e da maioria dos fabricantes estão salvaguardados contra qualquer problema de hardware no período de garantia que seja justificado pelo fabricantes como não abrangido por “excesso de uso/uso indevido” de alguns componentes como baterias, teclados, problemas de aquecimento, etc etc, bastando apenas um pequeno documento da Microsoft a confirmar se o vosso equipamento tiver problemas por causa do software disponibilizado pelo fabricante.

  16. Avatar de Tiago Pereira
    Tiago Pereira

    Mais uma passo em frente dado pela Microsoft. Trabalho com Windows, Mac os X e linux e acho que vai ser muito bom poder executar comando linux no windows. Para além disso mais tarde vamos poder correr SQL Server em linux, o que vai abrir mais variedade no mundo do linux o que é bastante positivo.

  17. Avatar de sakura
    sakura

    e pq o windows não pode ter algo parecido a “chroot”???
    e falta ver o cliente para mac e windows DOCKER.

  18. Avatar de Edisson
    Edisson

    Acho que a próxima versão do windows vai ser windows linux, lógico que com o kernel linux. Sim Linus Torvalds, você venceu.

    1. Avatar de Anón
      Anón

      Nope. Simplesmente nope.

  19. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Para quem queira tirar as duvidas em relação a noticia veja o seguinte video feito pela Microsoft

      1. Avatar de André
        André

        Obrigado! Muito fixe!

  20. Avatar de Celeste
    Celeste

    Mas quais binarios para linux? So se for o zip e o wget ou pouco mais. Para comecar tudo o que é grafico nao vai correr e tudo o resto vai ser quase nada. Bom, sempre é melhor ter grep e find do nao ter nada.

  21. Avatar de tuga
    tuga

    se já têm a powershell pra que é que querem a porcaria da bash??

    1. Avatar de Gil
      Gil

      Nem dá por onde comparar um terminal tipo unix com a powershell do windows. … a bash está anos luz à frente!!

  22. […] parceria com a Canonical, a empresa responsável pelo Ubuntu, a empresa de Redmond trará o famoso shell Bash ao Windows 10, algo simplesmente inimaginável há poucos […]

  23. Avatar de Nome
    Nome

    O Windows 10 está cada vez mais aberto à NSA, FBI, GCHQ, etc.

  24. Avatar de Katia
    Katia

    Isto é apenas para o dia das mentiras… so acredita quem quer. Lol

    1. Avatar de André
      André

      Isto foi publicado no dia 30/03…

  25. Avatar de RR
    RR

    E para quando é que será esta actualização ?…..alguém me sabe dizer ?