Quer uma máquina super rápida? Instale o Xubuntu 15.04

48 Comentários

O Xubuntu é provavelmente uma das melhores distribuições Linux. Esta distribuição foi concebida para computadores com baixo poder computacional e daí conseguir obter uma excelente performance em qualquer máquina.

Depois de termos apresentado algumas novidades deste novo Xubuntu 15.04 Vivid Vervet , hoje vamos saber como instalar (o processo é idêntico para o Ubuntu).

xub_0000


DOWNLOAD Xubuntu 15.04

O Xubuntu 15.04 Vivid Vervet pode ser obtido aqui

Preparação da Máquina Virtual

Para a instalação do Xubuntu 15.04 Vivid Vervet recorremos à tecnologia de virtualização, usando para isso o VirtualBox. Nesse sentido, criou-se um perfil da máquina (virtual) com as seguintes características:

  • Memória RAM – 2048 MB
  • Disco: 20 GB

Além disso foi também activo a opção: 3D Acceleration que se encontra nas opções da máquina virtual, no separador Display.

PROCESSO DE INSTALAÇÃO

Passo 1 – Depois do boot do sistema (através da escolha Experimente o xubuntu), é apresentada a primeira janela de configuração. Neste momento, o utilizador decide qual o idioma que pretende:

xub_000

Passo 2 – Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do Ubuntu, e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).

xub_001

Passo 3 – Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Apagar disco e instalar Xubuntu que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Xubuntu.

Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Mais uma coisa

xub_002

Passo 4 – Vamos agora definir o nosso fuso horário

xub_004

Passo 5 – Vamos agora definir o nosso fuso horário

xub_005

Passo 6 – Neste passo criamos o primeiro utilizador assim com a respectiva password. Definimos também qual o nome da máquina.

xub_006

…início do processo de copia de ficheiros (no meu caso demorou cerca de 20 minutos)

xub_007

Depois da instalação, basta reiniciar o sistema. Fácil não é?

xub_008

Depois de reiniciar , basta introduzir as credenciais para autenticação definidas no passo 6.

xub_009

Agora é só explorar!

xub_010

Para quem procura uma distribuição Linux rápida e bastante completa, o Xubuntu é sem dúvida a distribuição perfeita.  Devido à sua leveza e simplicidade, o XFCE tem ganho nos últimos tempos muitos adeptos, sendo actualmente um dos ambientes gráficos preferidos dos utilizadores.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Mas num pc modesto, entre este Linux vs. Windows 8 personalizado (metro desligado, sem WMP, sem Charms, etc), este é mais rápido?

    1. Avatar de jorjão
      jorjão

      Sem a mínima dúvida!!!!!

      1. Avatar de Blueparty
        Blueparty

        Para quem nunca experimentou Linux, num netbook antigo qual o melhor? X Ubuntu? Ubuntu?

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Sem dúvida Xubuntu ou Lubuntu… Depende também das specs do netbook… mas se é antigo vai por Xubuntu ou Lubuntu que vais bem 🙂

    2. Avatar de asdfgg2
      asdfgg2

      debatable , nada como testares por ti proprio

  2. Avatar de Luís
    Luís

    Boas,

    eu na minha máquina que tinha o xp, experimentei o xubuntu e fiquei no lubuntu, pois força menos a máquina e é muito mais fluído, e são idênticos.

    abç

    1. Avatar de Mário Jorge
      Mário Jorge

      tb usei o lubunto no magalhães. ligava e desligava nuns escassos segundos

  3. Avatar de kokoloko
    kokoloko

    Dizes tu:
    “O Xubuntu é provavelmente uma das melhores distribuições Linux”
    E eu pergunto:
    O que é que te leva a fazer essa afirmação de uma forma tão peremptória?
    Pois, para mim, a melhor distribuição é aquela que eu uso. Para o Tó Zé, que vive em Alguidares de Baixo, a melhor distribuição é aquela que ele usa. Para o Linus Torvalds, que vive nos EE.UU. a melhor distribuição é aquela que ele usa. Ponto final parágrafo.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ora bem, queres começar por onde?
      – Performance
      – Suporte
      – Segurança
      – Inovação
      – maturidade

    2. Avatar de Microsoft sempre a bombar
      Microsoft sempre a bombar

      Acho que a palavra chave aqui é “provavelmente”.
      E sim, até concordo, de dezenas de distros que experimentei acho o xubuntu e o mint cynamon das melhores.

  4. Avatar de dumitru
    dumitru

    Para que ima maquina rápida se não funcional? Rapidez nem sempre é o melhor, não digo que este xubunto não seja bom, indeferente o que for windows linux tem que ser funcional e rápido!

  5. Avatar de irlm
    irlm

    Chegou oficialmente Debian 8 Jessie.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    eu utilizo o linux mint, acho muito bom. valera a pena mudar para o xubuntu?

    de referir que a maquina é um netbook samsung

    1. Avatar de running_wild
      running_wild

      deixa-te ficar com o mint

  7. Avatar de killwill
    killwill

    Troquei o Xubuntu pelo Manjaro 0.9.0 .Mesmo estando na versão pré, está muito estável e incrivelmente rápido.Um Arch facílimo de instalar e usar.

    1. Avatar de irlm
      irlm

      manjaro em maquina real e ubuntu’s em KVM.

  8. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Eu já tenho o Xubuntu, mas é o 14.04

    Compensa a mudança?
    Tenho de instalar de raiz ou posso fazer upgrade para o 15.04 e se sim, como?
    Obrigado

    1. Avatar de killwill
      killwill

      sudo update-manager
      Atualiza para a versão mais recente,caso não esteja instalado :
      sudo apt-get install update-manager

    2. Avatar de Carlos Viegas
      Carlos Viegas

      Podes atualizar. Se compensa? Não. A versão 14.04 é LTS, ou seja, tens suporte com atualizações até 2019. O 15.04 só até o ano que vem.

      Entretanto, se quiseres atualizar, abre um terminal e escreve:
      sudo apt-get update && sudo apt-get -y upgrade
      sudo apt-get dist-upgrade
      sudo do-release-upgrade

  9. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    Gostava ver um artigo sobre Xubuntu vs Lubuntu. Tenho usado este ultimo e dizem que tem features por causa de maquinas com pouca memoria tipo a instalação do zram.

    1. Avatar de Carlos Viegas
      Carlos Viegas

      Procura no Google por XFCE vs LMDE.
      Por que o Ubuntu é o mesmo, só muda a interface gráfica.

      1. Avatar de Rui Castro
        Rui Castro

        Não é a nível gráfico que falo, mais internamente o que é diferente, e nem estou a falar da seleção de aplicações para os utilizadores. Falo mais como comentei do zram que eles andam a experimentar. O que é que o Lubuntu tem que poderá melhorar o desempenho, um examplo o que o Puppy faz de por tudo em memoria.

  10. Avatar de Bruno
    Bruno

    Th um eee pc e mesmo com xubuntu aquilo arrasta-se… instalei o antiX e agora parece um portatil recente… ainda por cima é baseado em debian… Uma nota – é uma distro que não é muito user friendly pelo o que as configs não têm UI é tudo através do editor de texto.

    1. Avatar de Armando
      Armando

      Acredito, num netbook nota-se bem a diferença de desempenho entre Xubuntu e Lubuntu. Lubuntu é muito mais leve e rápido.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        O lubuntu instalei mas o OS não me detecta a gráfica.. aquilo arranca mas o display após a bios fica sempre preto… vejo o disco arrancar e tal mas não vejo nada LOL testei com a duas últimas versões e desisti… Também testei e gosto muito do Peppermint OS mas em comparação com o antiX não se compara a performance…

  11. Avatar de Jorge
    Jorge

    Nesta matéria sou leigo. Vou acompanhando os artigos e aprendendo com o que leio. Deixem me colocar-vos uma questão: Num Portátil já de 2007, um Sony vaio TX3XP ( Processor make Intel CPU family Core Solo CPU model 945GMS Processor speed 1.2 GHz Number of coresSingle-core Hyperthreading Yes Cache size 2048 KB L2 cache, 1,5 Ram e XP), ele sendo uma maquinão naquela altura, e estando tão estimado que parece que saiu da fábrica ( é super leve e tem drive CD/DVD), experimentei instalar o W7….e aquilo ficou muito lento. Voltei ao XP, estável, mas demora muito a abrir etc. Podia instalar isto na máquina e continuar a utilizá-la mais algum bom tempo? É que pelo peso pluma que tem e tamanho (11.6′) interessa-me. E as drives para o leitor de CD/DVD etc…como se instalam? Já agora agradecia que me ilucidassem, já que nunca utilizei outro SO.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Sem dúvida Jorge… Com essas specs podes correr na boa um Xubuntu ou Lubuntu na boa… quanto aos drivers vai ao site da sony e vê se eles têm os drivers para linux (o que duvido). Se não tiverem, os OS de Linux costumam ter drivers proprietários assim que instalas o OS tens depois essa opção… Nunca testei com os drivers do CD/DVD-Rom porque o eee pc que instalo OS de Linux não tem.. mas não deves ter qq problema… Recomendo que saques e experimentes primeiro para testar 😉

  12. Avatar de Jeudi
    Jeudi

    Instalei na casa de um amigo no computador da minha mae e aqui em casa
    e nao foi planejado, tipo esperando por essa atualizacao que foi lançada, só depois que descobri a atualizacao recente

    nunca mais volto para o ubuntu original com
    Unity harrh*&$#@
    chega dar um gosto amargo na boca

    XUbuntu, muito bom, um excelente trabalho a equipe esta de parabens, altamente recomendado

  13. Avatar de hugo pinto
    hugo pinto

    Crianças não briguem. Eu uso Lubuntu, uso slack, uso klinux. Nenhuma é melhor que a outra. O diferencial está na peça atrás do monitor.

  14. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Em termos de “super rapidez” acho que se conseguem melhores resultados com Lubuntu. Aquela coisa voa no meu P4-512mb Ram de 2003 😉

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      … Tenho instalado em P4’s de 2005 com 512Mb RAM e não acho assim tão performante…

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    tanta gente entendida pelos vistos, a falar do sexo dos anjos e nenhum sabe responder a uma pergunta básica de um user que gostava de saber se isto funciona e como num portátil vaio? Estranho…

    1. Avatar de hugo
      hugo

      É claro que funciona. Mas em um Sony Vaio mais atual é melhor usar uma sistro maia completa como Ubuntu. Se for antigo, use o Lubuntu, o xubuntu é bom, mas eu não gosto da barrinha em cima, e não muito prática.

      1. Avatar de Tony
        Tony

        No xubuntu pode se arrastar a barrinha e posicionar ela em baixo, na lateral ou como desejar, basta desbloquear ela assim como acontece no windows.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Sim funciona sem problemas. Mas podes sempre sacar e testar antes de fazeres full install 😉

  16. Avatar de SmileX
    SmileX

    Alguem aqui ja tentou usar o Portable-VirtualBox ?
    http://www.vbox.me/

    Estava a tentar experimentar o Xubuntu, mas a partir de uma Pen Usb, de forma a ser portatil, e so encontrei esta versao do VirtualBox!

    Mas quando tento criar uma maquina virtual, tenho sempre um erro:

    error in supr3hardenedmaininitruntime
    rtr3initex failed with rc=-1912

    Alguem aqui que use este programa ? Que tenha passado por um problema semelhante ?
    As pesquisas no google nao ajudaram nada…

    Obrigado!

  17. Avatar de Jorge
    Jorge

    Boa tarde. Agradeço os fedbacks. Não sou entendido de informática, apenas curioso, e quando falei no Vaio, era no sentido de ter um portátil de 11.6 polegadas que queria continuar a usar pois é super leve, tem drive CD/dvd, e não precisa de ficar super rápido, apenas gostava de o poder usar sem a demora e antiguidade do XP ou o peso que o W7 lhe demonstra fazer. Tenho que falar com alguem que saiba fazer a instalação e ir adiante. Qual o sistema então favorável ao que pretendo fazer ? Office….net…Filmes mkv. 🙂

    1. Avatar de hugo
      hugo

      Jorge se você ta iniciando nos sistemas unix é melhor instalar o Lubuntu 15.04.
      Você mesmo pode instalar. Basta ter um pendrive de 2gb e meia hora disponível.
      O processo é muito simples. Espete o pendrive no PC, baixe o Lili USB creator (é pra windows), e pronto, este criador de discos vai fazer tudo, baixar o Lubuntu, fixar ele no pendrive e tudo mais. Depois a interface gráfica de instalação do Lubuntu e muito simples, tudo seguir seguir e seguir e pronto.

      1. Avatar de Rui Castro
        Rui Castro

        Atenção que o 15.04 não é um LTS, é uma versão que só tem 9 mês de suporte. Recomendo usarem sempre as versões LTS 14.04.2 em maquinas que não seja experiementais ou que não queram mexer muito nelas.

  18. Avatar de José
    José

    Uma dúvida: devo escolher 32 ou 64 bits para um NetBook?

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Depende se tens =4 GB 64 bits MAS fica saber que 64 bits na teoria é mais lento e poderá ter mais problemas de suporte. Por isso que existe os 32 bits PAE, este estende a memoria para simular os 64 bits. Se é um Netbook, não deve ter muita memoria nem deve ter um CPU muito rápido, eu ponha 32bits. As distros recomendados para um Netbook seria Lubuntu (baseado em Ubuntu), Peppermint (baseado em Ubuntu), AntiX (Debian), Puppy (há varias versões, talvez o mix do Ubuntu). Se é a sua primeira vez, então recomendo o Lubuntu (Peppermint é facil tambem mas gosto do sistema de updates do Lubuntu)

      1. Avatar de Rui Castro
        Rui Castro

        Já agora Lubuntu 14.04.2 LTS (Long term support). O Peppermint 5 é LTS

  19. Avatar de jmelo
    jmelo

    Mais pergunta para os entendidos do Linux. Posso instalar qualquer autocad? funciona bem? Obrigado

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Sim, ao que parece o Release 14 funciona bem no Wine, está Gold https://appdb.winehq.org/appview.php?iAppId=86

      Aqui vai os passos: https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=103

      1. Avatar de Rui Castro
        Rui Castro

        Aqui dizer normalmente é mais rfacil pelo PlayOnLinux, eles poseram no fim: https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=103

  20. Avatar de Juliana Mesquita
    Juliana Mesquita

    Boa noite estou com essa versão porem apesar de no terminal executar os comandos ele não instala os programas que quero que é o Mega e pycharm.edu …. alguém poderia me ajudar?

    1. Avatar de hugo pinto
      hugo pinto

      digite:
      Sudo apt-get install (nome do programa).
      Se for o mega, tente baixar o pacote .deb, e instalar pela central de programas. Eu instalei e uso o mega assim, funciona normal.

    2. Avatar de hugo pinto
      hugo pinto

      quando tiver dúvidas, tente procurar na internet.
      Google — como instalar (nome do programa) no Ubuntu.
      Que é quase a mesma coisa em quase todos os sistemas baseados no Ubuntu e Debian.