Quer privacidade? Deixe o Windows ou o macOS e instale o Tails (1)

36 Comentários

Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Linux Manjaro, depois o Linux Minte o Deepin e recentemente apresentamos com mais detalhe o popular Ubuntu.

O Tails (The Amnesic Incognito Live System) é uma distribuição Linux baseada em Debian, cujo principal objetivo é garantir o anonimato do utilizador, sem deixar rasto, enquanto este navega na Internet. Esta distribuição traz já várias aplicações para a Internet, que incluem um browser, cliente de IRC, cliente de e-mail, cliente de instant messenger, entre outros.


O Tails traz consigo várias aplicações para a Internet, que vêm já pré-configuradas com um conjunto de parâmetros, que assentam na rede TOR e em criptografia PGP, que garantem o anonimato dos utilizadores enquanto estes navegam na Internet. Destaque para o facto de vir já com o Tor Browser.

O Tails está disponível em versão Live CD/DVD/USB, permitindo assim que possa ser usada sem a necessidade de ser instalada num dispositivo de armazenamento persistente (ex. Disco rígido).

Novidades do Tails 3.10.1

  • Várias vulnerabilidades resolvidas
  • Tor Browser  8.0.3
  • Thunderbird 60.2.1
  • Várias correções ao nível do VeraCrypt
  • Pequenas alterações ao nível da interface
  • Pode saber todas as novidades desta versão aqui.

Esta distribuição tornou-se bastante conhecida por causa de Edward Snowden, o famoso fugitivo norte-americano e denunciante do sistema de espionagem mundial levado a acabo pela NSA (National Security Agency) que referiu usar esta distribuição Linux por questões de privacidade.

Num próximo artigo desta rúbrica iremos ensinar, passo a passo, a instalar o Tails. Para começar podem já fazer o download na última versão no link que disponibilizamos a seguir.

Tails

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    Daqui a nada não tarda vem os fanboys do Windows espumados de ódio. Não entendem a diferença entre uma disto de segurança, privacidade de uma distro normal de Linux,cujo o objetivo não é a privacidade em foco.

    1. Avatar de Toma
      Toma

      Tens a mania que és esperto e nem sequer falaste que o Tails é suposto correr em modo live para não deixar rasto nas máquinas!

    2. Avatar de Dan
      Dan

      É porque eles estão tão acostumados a viver sem privacidade e segurança, que quando veem algo relativo a isso começar a criticar, não acreditar, descredibilizar e falar mal. É uma forma de dizer: OLHA MEU SISTEMA É MELHOR!
      KKKKK.

    3. Avatar de abaptista
      abaptista

      Talvez, V. Exa como Iluminado que é, nos possa esclarecer…

      Só para dizer que não sou “fanboy” de nada e uso a cabeça, toda, para pensar. O que parece não ser o seu caso, pois se existem “fanboys” do windows a sua faceta de “fanboy” não passou despercebida.
      Cada um pode e deve ter as sua preferências, não precisam de vir “espumados de ódio”.
      Se tiverem alguma coisa de útil para dizer, pois bem que digam agora destilar ódio e acusar os outros é muito feio…

      Já agora não preciso dos seus esclarecimentos pois certamente teria que lhe fazer muitas correcções e pelo que percebi não deve ter capacidade para chegar a tanto…

    4. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      Já vi que é fanboy Linux.Se o Linux é assim tão bom ,porque raio é que o Windows é usado pela grande maioria das pessoas ,já pensou nisso?Se gosta de Linux ,use ,que faz muito bem ,mas deixe lá os outros usar Windows ou Mac ,mesmo com os problemas todos de privacidade .Nunca percebi esta guerra Linux VS Windows vs Mac .cada um usa o que quer e o que lhe dá mais jeito

      1. Avatar de AntonioMachado
        AntonioMachado

        Nada inteligente a sua afirmacao”mesmo com os problemas de privacidade use porque gosta” tsss tss muito mau mesmo.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Como disseram acima, os usuários de Windows pouco se importam com a privacidade. A M$ pode está a espiar as fotos privadas, arquivos e tudo que digitas e falas a Cortana que eles não se importam.
          São os famosos prostitutos da M$.

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Já pensaste que talvez pelo fato das mesmas serem burras? Não procurarem alternativas? Serem preguiços intelectualmente? Preferirem crackear programas e não pagar por eles, assim como Sistema Operacional Windows Pirata que usar um Sistema Operacional Open-Source? Sem contar que boa parte da não-fama do Linux, deve-se ao fato do mesmo não ter uma empresa por trás pra fazer propaganda do mesmo.

    5. Avatar de Wagner
      Wagner

      Ho ho ho tu acha mesmo que esta seguro e com privacidade inocente.

  2. Avatar de eu
    eu

    Ou melhor, não use um computador e fique fechado em casa

  3. Avatar de Dan
    Dan

    Só não instale no seu HD e SSD…

  4. Avatar de Lucas
    Lucas

    No Windows você não tem absolutamente nenhuma privacidade, mas ainda tem os crentelhos que acreditam que a Microsoft respeita só por colocar uma forma de “desligar” a telemetria.
    Na prática isso não tem nenhum valor, afinal Windows é de código fechado, não se tem acesso as entranhas do sistema e por isso não sabemos se tudo o que eles dizem, de fato acontece.
    No Linux podemos averiguar o código, veja que fim levou o Deepin, o Ubuntu e Debian por causa disso… A comunidade critica quando deve criticar.

    1. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      Já vi que é fanboy Linux.Se o Linux é assim tão bom ,porque raio é que o Windows é usado pela grande maioria das pessoas ,já pensou nisso?Se gosta de Linux ,use ,que faz muito bem ,mas deixe lá os outros usar Windows ou Mac ,mesmo com os problemas todos de privacidade .Nunca percebi esta guerra Linux VS Windows vs Mac .cada um usa o que quer e o que lhe dá mais jeito,
      Desculpe lá o copy & paste,mas não tenho mais nada a acrescentar ao que disse ao Spoky

      1. Avatar de Jaquim
        Jaquim

        “Se o Linux é assim tão bom ,porque raio é que o Windows é usado pela grande maioria das pessoas ,já pensou nisso?”

        Este argumento é inválido, infeliz e revela ou pouca inteligência ou um desconhecimento total do funcionamento da nossa sociedade.

        1. Avatar de Bruce Lee
          Bruce Lee

          “A vida é como um dedo apontando para a Lua: se você olhar para o dedo, perde toda a glória celestial.”

        2. Avatar de AP
          AP

          E argumentos como estes, são?

          > No Windows você não tem absolutamente nenhuma privacidade

          Afirmação sem nexo, garanto que com o cabo de rede desligado tenho 100% privacidade com o Windows.

          > afinal Windows é de código fechado, não se tem acesso as entranhas do sistema e por isso não sabemos se tudo o que eles dizem, de fato acontece.

          Verdadíssimo. Mas daí a ser usado como argumento, é complicado quando o Ubuntu fez/faz pior.

          1. Avatar de Luis
            Luis

            @AP
            > Afirmação sem nexo, garanto que com o cabo de rede desligado tenho 100% privacidade com o Windows.

            R: Não tens não. Sabe porque? Quando você se conectar a rede, o Windows pode conectar-se a alguma rede Wi-Fi sem senha, sem sequer você perceber.
            Eles já deixam os seus dados prontos, a qualquer momento você terá que se conectar a internet, e aí que eles vão aproveitar pra vasculhar teu computador e enviar telemetria. Já foi provado que isso acontece com programa de monitoramento de rede como o Shark. Ninguém vai ficar pra sempre offline, uma hora terás que atualizar o sistema se tens bom senso.

            > Verdadíssimo. Mas daí a ser usado como argumento, é complicado quando o Ubuntu fez/faz pior.

            R: Ubuntu fez, mas lhe deu a opção de escolher se quer ou não participar da telemetria e temos como saber o que é enviado e ler o código. O fato de ser de código aberto faz como que não haja forma da Canonical esconder o que é enviado. A única polêmica por trás do Ubuntu somado a telemetria é que os usuários de Linux não estão acostumados e amaciados como os de Windows a ter sua privacidade invadida. Por isso muita gente reclamou, mas reclamou em vão. Há distros Linux que não tem absolutamente nada de telemetria. A maioria delas é assim e as que tem é opcional. Diferente do Windows que mesmo ao desativar, ele vai e ativa novamente. Um exemplo disso são as configurações de Wi-Fi e VPN. Baixe o programa ShutUp10 para o Windows 10 e veja você mesmo o que a Microsoft faz e você não sabe.

        3. Avatar de Luis Santos
          Luis Santos

          Este argumento é inválido, infeliz e revela ou pouca inteligência ou um desconhecimento total do funcionamento da nossa sociedade.
          Esta frase aplica-se ao seu post ,sem tirar nem por.
          Explique-me então porque motivo o Linux tem uma percentagem de uso tão baixa nos utilizadores domésticos,mesmo com as virtudes que muitos lhe apontam .Eu sei a resposta ,que foi dada por(muitas) pessoas que usaram Linux e voltam sempre ao windows ,mas se me conseguir elucidar melhor agradeço.Secalhar sou eu e os milhões de utilizadores Windows ou mac que estamos a ver mal o filme ,em que temos um SO gratuito, quase sem defeitos ,mas que quase ninguem usa.

        4. Avatar de Romão
          Romão

          Ó Jaquim, se o argumento é inválido, argumente a favor do Linux.
          Pouca inteligência é o seu argumento que é nenhum.
          Pretende o Jaquim analisar o comportamento das massas ? É melhor aplicar isso nas redes sociais, ai sim pode fazer esse tipo de analise.
          Com a sua (pseudo) inteligência cinja-se aos factos:
          O SO Windows em desktop/laptop tem 85% do mercado Mundial.
          Queira então o Jaquim discorrer sobre o facto, e dar nos um vislumbre da sua imensa luz intelectual, para todos nós ficarmos elucidados com a sua sapiência.
          Agradecido

          1. Avatar de Luis
            Luis

            E quem tem mesmo praticamente 100% em servidores, redes e IoT?

      2. Avatar de AP
        AP

        Luis Santos, faz parte da cultura tóxica do Linux, já desde os anos 90. Microsoft é o demónio, OpenSource é perfeito e a coisa mais importante não é o utlizador, o código ou o computador: é a licença. São basicamente os comunistas do software.

        Se for ler um fórum Linux dessa altura e um deste ano, verá que a conversa não mudou muito, apesar de o mundo ter mudado.

        1. Avatar de Vítor M.

          😀 comunistas do software 😀 heheh são um bocado duros é verdade.

        2. Avatar de Luis
          Luis

          Não somos comunistas. Somos liberais no sentido mais amplo.

          1. Avatar de AP
            AP

            Os liberais não costumam gritar “CAPITALISMO É O DEMÓNIO” e normalmente deixam-me usar a ferramenta de trabalho que eu quiser, sem tornarem isso uma questão religiosa.

            Reafirmo: comunistas do software. Os liberais usam licença MIT e fazem-se à vida, não passam o tempo todo a discutir qual código de quem é que pode ser usado em que circunstância.

      3. Avatar de Luis
        Luis

        Luis, que vergonha que tens meu mesmo nome e ficas a falar besteiras em cima de besteiras. Além de ficar praticando spamming e flooding nos comentários repetindo a mesma pergunta milhões de vezes, mesmo ela tendo sido respondida.

        1. Avatar de AP
          AP

          Luis, abstenha-se de acusar os outros de spam e mentiras quando neste mesmo tópico apresenta preciosidades dignas de um bebé de 3 anos:

          Luis 2018: E quem tem mesmo praticamente 100% em servidores, redes e IoT?

          Resposta: ninguém, o mercado até relativamente diversificado.

          Luis 2018: A única polêmica por trás do Ubuntu somado a telemetria é que os usuários de Linux não estão acostumados e amaciados ..

          Contexto: Luis a desculpar o open source de fazer o que o closed source faz. Mas como é open-source, é kohser.

  5. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    O Tails não deve ser instalado!
    De que serve não querer deixar rastos se o instalamos no PC???

  6. Avatar de Clodoaldo Santos
    Clodoaldo Santos

    Quer privacidade não tenha contas nas redes sociais

    1. Avatar de Romão
      Romão

      Ora bem, essa é uma escolha acertada.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Podes ter contas com dados falsos, sem coligação a nada e acessando tais serviços usando o TOR, alguma VPN privada. Assim, por mais que eles tentem saber sua localização e quem é você, só obterão dados falsos e você os enganará.
      É uma boa forma de se aproveitar de serviços deste ramo. E pra tudo tem jeito nessa vida.

  7. Avatar de DANIEL FURTADO
    DANIEL FURTADO

    Esses titulos…tsc tsc

  8. Avatar de sakura
    sakura

    A privacidade é importante pq.? https://mercadodebenficapolvo.wordpress.com/
    Não percebo nada de futebol mas isso chega ao tribunal em US $$$$$$$.
    “puta” google.

  9. Avatar de RODRIGO VIEIRA EUFRASIO DA SILVA
    RODRIGO VIEIRA EUFRASIO DA SILVA

    Parabéns pela a matéria. Eis ai realmente um sistema para quem quer privacidade. Eu já utilizo o Tails desde sua primeira versão. Não tenho que reclamar é muito bom mesmo. E mais uma vez parabéns por trazer um conteúdo de alta relevância.

    https://www.programadorweb.com.br

  10. Avatar de mirela
    mirela

    muito interessante seus conteúdos gostei muito deles. Parabéns 🙂

  11. Avatar de maciel
    maciel

    gostei muito desse site,parabéns pelo trabalho.
    Conteúdo ótimo nota 1000