Q4OS: A distro Linux que fez ressuscitar o Windows XP

39 Comentários

O Windows XP já “partiu” há algum tempo mas o que não faltam por aí é alternativas! No início do ano demos a conhecer o ReactOS, que é um clone do Windows sob a licença GNU GPL e hoje a nossa sugestão vai para a distribuição Linux Q4OS.

q4os_01


Chama-se Q4OS e é uma distribuição Linux que se confunde facilmente com o Windows XP. Esta distribuição foi criada com o objectivo de ser rápida, funcional, mas ao mesmo tempo ser também bastante simples de usar.

q4os_00

Esta distribuição é baseada no Debian, tem poucas exigência ao nível de hardware e tem um conjunto de características que se adaptam a ambientes virtualizados. Em termos de browser, o Q4OS vem com o popular Google Chrome já instalado mas também com o Konqueror.

q4os_02

Para quem procura uma boa alternativa Linux ao Windows, sem duvida que o Q4OS é uma óptima escolha. Toda a navegação no sistema é muito intuitiva e o sistema facilita as mais diversas acções do utilizador. Experimentem…não vão ficar desiludidos!

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Já testaste em linux…?

      1. Avatar de Ruivix
        Ruivix

        Claro que sim e não dá. Valha-nos o VirtualBox com XP instalado 😉

    2. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Mesmo com wine???

      1. Avatar de Ruivix
        Ruivix

        Com o Wine não experimentei mas como já referi instalei o XP no Virtualbox e já consigo aceder ao brinquedo…

    3. Avatar de Portimão
      Portimão

      Tens um leitor de mp3 da idade da pedra e com apenas 128MB, isso dá para quantas músicas? Duas?

      Com mp3 e 10eur e com 2GB/4GB, não vejo razão para não usar um sistema mais recente devido a um MP3 fraco e com pouca memória.

      1. Avatar de Ruivix
        Ruivix

        Por acaso tenho um cartão embutido com 512 MB portanto não é assim tão mau e para andar a ouvir musica enquanto se lavam campos de ténis.

  1. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “The minimum HW requirements is defined as Pentium 300MHz CPU / 128MB RAM / 3GB disk.”.
    Vou testar!! 🙂
    Não percebi se tem em PT-PT… Sabes dizer Pedro?

  2. Avatar de P
    P

    Que coisa mais engraçada. Vale a pena experimentar nem que seja pela piada.

  3. Avatar de J.C.Lopes
    J.C.Lopes

    Para que raio é que alguém quererá uma alternativa ao Windows XP. Mais vale ficar com o XP.

    1. Avatar de Ka'Burro
      Ka’Burro

      Porque não tem updates de segurança e é possível pelos updates de segurança fazer o reverse para explorar falhas de segurança, só está é uma boa razão! Outra boa razão é a superioridade do Linux e maior suporte de hardware que um OS descontinuado. Existem mais….

      1. Avatar de Portimão
        Portimão

        Superioridade onde? Lá que gostes mais do Linux isso é um gosto teu, mas daí a ser superior ao Windows… Nem ao XP, quanto mais ao 10.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      não achas o suporte e as actualizações importantes?

      1. Avatar de Filipe Mota
        Filipe Mota

        Ate 2019 tens suport para o windws xp

        1. Avatar de Gabriel
          Gabriel

          Ai tens?? Isso é com o Windows 7

          1. Avatar de Filipe Mota
            Filipe Mota

            https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/hack-no-windows-xp-permite-updates-por-mais-5-anos/

            Ainda uso e ainda funciona.
            O topico é sobre o Ressuscitar do windows xp. O windows 7 é outra historia, outro sistema para outro tipo de conversa.

        2. Avatar de Paulo Jorge
          Paulo Jorge

          Nem preciso de suporte o meu velhinho P4 com o XP roda offline, só mesmo para uns jogos old-school que ainda tenho lá por casa.

          1. Avatar de Portimão
            Portimão

            Só mesmo para isso é que serve. Não entendo como é que em pleno 2016 ainda há pessoas que usam e preferem o Windows XP às versões mais recentes. É por serem tão parados no tempo que versões inovadoras e realmente boas, como o Windows 8, não têm sucesso.

          2. Avatar de Amilcar Alho
            Amilcar Alho

            @Filipe Mota
            No XP que tenho na minha máquina esse hack nunca resultou.

          3. Avatar de Filipe Mota
            Filipe Mota

            Portimão, tenho um portatil com o windows 10, mas tenho outro mesmo muito antigo, que a minha mãe usa que tem o XP. Sou do genero que gosto de ter tudo actualizado e a funcionar, mas também temos pessoal mais idoso que ficaram parados no XP, vou a obrigar actualizar? quando o que ela quer fazer o XP ainda faz.

  4. Avatar de Crow-
    Crow-

    Fugly!
    Para quê em 2016 estar-se a perder tempo a desenvolver uma distro com um KDE mascarado de Windows XP?
    Juro que não percebo tanta atração pelo Windows XP..

    1. Avatar de john
      john

      O XP ainda é utilizado por quase 10% dos utilizadores. Tem mais utilizadores que o MacOS e Linux juntos. Talvez devesses perguntar a esses utilizadores o “porquê”. No entanto, a realidade e os factos são estes e é com isso com que lidamos.

      Mas é também um facto que a “gueekalhada” não entende que a maioria dos utilizadores não são power users, ou afins, que gostam de ter as ultimas versões de tudo e mais alguma coisa. Creio que é daí que surgem estas dúvidas.

      1. Avatar de Crow-
        Crow-

        A tua resposta não faz qualquer sentido, uma vez que isto não é Windows XP e os teus argumentos não se aplicam.
        Isto é Debian com KDE a tentar imitar XP, mas não é XP. Logo, continuo sem perceber porque é que em 2016 ainda há quem perca tempo a tentar mascarar uma distribuição Linux em XP.

        1. Avatar de Xinuo
          Xinuo

          Mas ele respondeu, tu é que não aceitaste a resposta.

          1 – 10% utilizam XP
          2 – alguma parte destes utilizadores podem usar por costume e não querem mudar
          3 – ao fazer uma distro GNU/Linux assemelhada ao XP pode-se diminuir a resistência ao novo sistema.
          4 – outra parte dos utilizadores devem usar XP devido à aplicações legadas, então deve-se usar de algum trabalho com o Wine nesse Q4OS, ou alguma máquina virtual, ou mesmo partir para um clone como o ReactOS.

          Obviamente para utilizadores que não usam internet e o PC está a rodar aplicações específicas e isoladas da internet, então talvez não seja necessário utilizar outra coisa e nem migrar de SO. Entretanto equipamentos podem quebrar e talvez a instalação de um XP em equipamentos novos não seja possível, então é interessante ter opções.

    2. Avatar de Ruivix
      Ruivix

      Não existe nada que te atraia? Aí terás a tua resposta… 😈

  5. Avatar de Ariel
    Ariel

    Gosto muito do linux. Porém a grande dificuldade de quem vem do Windows é as aplicações executáveis. Sei que existe os arquivos .deb, similar ao .exe, mas as opções são poucas. Se alguém souber de algum site onde só tenha aquivos .deb eu agradeço!

    1. Avatar de Sílvio
      Sílvio

      De uma forma geral, não precisas. Se instalares o Ubuntu ou derivado, tens um centro de software ou também podes pesquisar por aplicações no Synaptic.

  6. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Faz-me lembrar o KDE 2.5 .

  7. Avatar de jmelo
    jmelo

    Eu preciso do acad a correr no Linux. Pode? e as drivers para a ploter hp 450C correm? Se alguem me poder responder agradecia, visto ter outro computador parado sem aproveitamento.

    1. Avatar de Tiago Frutuoso
      Tiago Frutuoso

      Tive o AutoCAD a trabalhar em Wine, funcionou perfeitamente. Depois migrei para uma solução open source, só tive de mudar os atalhos para os comandos a que estava habituado e nem dei pela diferença.

      Quanto à Plotter, o CUPS pode suportar. Tinha uma velinha matricial que funcionava sem espinhas.

    2. Avatar de hugo
      hugo

      Boa noite. Um programa de cad muito poderoso e gratuito a funcionar em Linux = draftsight. Posts quem vem do AutoCad, os comandos são os mesmos. Em relação à plotter não sei responder, mas a minha hp 500 funciona sem qualquer problema.

  8. Avatar de Xfera
    Xfera

    E se lhe juntar “XPQ4” que está na sourceforge??? Fica i g u a l ao xp 🙂

  9. Avatar de Sílvio
    Sílvio

    “(…) é uma distribuição Linux que se confunde facilmente com o Windows XP”, mas só a partir da 10.ª imperial! 🙂

    1. Avatar de john
      john

      ahahah !!! Brutal ! Grande comentário !

  10. Avatar de what
    what

    Fazem imitações de coisas antigas

  11. Avatar de wilson
    wilson

    gostei muito resusscita as máquinas antigas como xp.

  12. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Estou a usar num Intel Core 2 Duo 2.6 GHz com 4 GB de Ram, grafica com 1 GB DDR3 e disco de 500GB SATA e corre bastante bem.