Os utilizadores continuam a fugir do Internet Explorer e do Edge

81 Comentários

O domínio da Internet sempre foi associado ao Internet Explorer. Muito por culpa do próprio Windows, este controlo arrastou-se pelas muitas versões que foram existindo.

Mas a chegada de novos browsers veio mudar este cenário e criar novas alternativas para um mercado que tinha estagnado. Os browsers da Microsoft parecem agora ter chegado a um mínimo histórico e milhares têm estado a fugir deles.

browsers_1

Mês após mês tem-se confirmado que a Microsoft está a perder terreno no mercado dos browsers. Este não é um movimento novo, tendo começado há uns anos, mas que tinha conseguido algumas bolsas de resistência, muito graças às empresas e aos seus sistemas que apenas funcionavam nestes browsers.
 

A perda de utilizadores do Internet Explorer e do Edge

Os números que surgiram agora, vindos da bem conhecida e fiável NetApplications e referentes ao passado mês de Junho, mostram uma posição muito negativa para os browsers da Microsoft. Foram mais de 33 milhões os utilizadores que fugiram dos dois browsers que a Microsoft tem no mercado.

Se este é um número de peso, apenas se acumula ao valor que se criou desde o início do ano, que ronda agora os 200 milhões de utilizadores. Este número corresponde a uma quebra de 17,3% do mercado, o que coloca neste momento o IE e o Edge com 36,7% de quota.

Como se está a comportar a concorrência

Alheio a isto tudo, e a absorver os utilizadores que fogem dos outros browsers, está o Chrome. O browser da Google tem crescido de forma sustentada e tem já quase metade do mercado, com 48,65%. Provavelmente, no final deste mês, vamos ver o Chrome a passar a barreira dos 50%, que há apenas 12 meses era do Internet Explorer.

Tanto o Opera como o Safari continuam o seu crescimento, mas tímido. Não sendo browsers com números expressivos, conseguem também cativar os seus utilizadores.

browsers_3

O problema do Firefox

O Firefox era um dos browsers que mais prometia, até há alguns anos. A chegada do Chrome, com as suas novas tecnologias e alguns problemas que o Firefox teve, vieram colocar um travão nas expectativas que este browser tinha.

Os dados da NetApplications mostram que o Firefox voltou a perder terreno, tendo terminado o mês de Junho com uma redução de 0,9%, o que o coloca agora perto dos 8% de quota de mercado.

Caso continue este ritmo de quebra, o Firefox deverá atingir a marca dos 5% em Outubro deste ano. Esta é uma marca que pode colocar em perigo este projecto, que depende das pesquisas dos utilizadores para se manter activo.

browsers_2

Os números da NetApplications contrariam os que a StatCounter apresentou recentemente, que mostravam que o Firefox tinha ultrapassado o IE e o Edge, mas confirmam o domínio do Chrome e o declínio dos browsers da Microsoft.

Esperava-se que a chegada do Windows 10 e do Edge contrariasse esta tendência mas, a verdade é que, cada vez menos utilizadores os querem usar e a escolha recai nas alternativas, em particular no Chrome.

Net Application

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de khidreal
    khidreal

    eu usava o Firefox à uns 3 anos, talvez mais… apartir do ano passado comecei a ficar desapontado com a mozilla, deixou de ouvir os utilizadores e focou-se em tentar ser clone dos favoritos. muita gente abandonou o firefox por causa disso, eu fui um deles e parece que agora a mozilla, à rasca, vai lançar a privacidade da rede TOR no firefox, para ver se recupera utilizadores, desde que ele é conhecido por isso. o problema do firefox até já nem é a mozilla ouvir os utilizadores, o grande problema são as dev tools que lhe colocaram…

  2. Avatar de Freitas
    Freitas

    Artigo interessante, mas que peca por não esclarecer minimamente o porquê das vantagens do Chrome em relação ao IE/Edge.

    1. Avatar de LG
      LG

      Melhor suporte HTML5, CSS3 etc…
      Muito bom para programadores (dev tools)
      Cross-platform
      Mais updates

      Desvatagem nem diria a RAM visto que Edge reserva me logo 2GB RAM até com um tab aberto…

      1. Avatar de rui
        rui

        No meu pc, o chrome é o único que me dá uma perfeita fluidez em sites tipo twitch, hitbox, youtube, … Nem os outros derivados do chromium, tipo opera, conseguem (a não ser o vivaldi). Claro que ocupa mais ram que os outros. Mas se para ter fluidez tenho de dar mais um pouco de ram, não me importo. Não sei que aconteceu, mas há uns anos, neste mesmo pc, usava firefox e tinha a mesma fluidez, e de um momento para o outro começou com “soluços” em tudo o que é conteúdo flash e/ou html5. E a crashar por tudo e por nada. As mesmas queixas continuam no reddit e nos foruns da mozilla e melhorar ou corrigir, “tá quieto”.
        Já agora, um reparo ao artigo: o uso do edge subiu, segundo o gráfico e a tabela.

        1. Avatar de Christian Nogueira de Faria
          Christian Nogueira de Faria

          Não sei como está o Firefox na versão normal, só sei que tenho pena do Chrome comparado com a versão Nightly do Firefox que é uma versão “beta”!
          Na minha opinião o Chrome está longe de ser chamado de Browser, até o “recente” Edge tem desempenho superior!
          Não sei como se comporta o Firefox em PCs fracos, mas sei que é imbatível em PCs fortes.

      2. Avatar de André
        André

        Só se for no teu computador. No meu nem se nota.

    2. Avatar de kekes
      kekes

      É um browser maduro, com boas extensões (não tão boas como o firefox). Mas tem problemas, bateria e RAM na minha opinião é o que mais destaca.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        O Chrome 43 vai melhorar muito nisso da RAM e bateria, vão ver.

        1. Avatar de Alguem
          Alguem

          Dizem isso em todos as novas versões…

        2. Avatar de Homo Erectíssimo
          Homo Erectíssimo

          “David Guerreiro”,o senhor quis dizer “O Chrome 53”,o 43 já vai há uns bons tempos atrás.De momento,o Google Chrome normal vai na versão 51.0.2704.106 . No entanto,a versão developer ou a versão do Google Canary vão muito bem estruturadas e trazem esses benefícios que o senhor mencionou,de verdade.

  3. Avatar de Jose Martins
    Jose Martins

    Parece-me um artigo altamente tendencioso e os dados apresentados demonstram isso mesmo com o Edge a subir, devagar é certo, e não a descer. A não ser que o autor tenha outra explicação que desminta o que os dados indicam…

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Realmente o Edge tem vindo a subir devagar, devagarinho mas sobe, ao contrário do Safai que de maio para junho desceu! Pouco é certo mas desceu! É o que está na tabela…..

    2. Avatar de tekMan
      tekMan

      +1
      A verdade é que só há 2 browsers a subir: Chrome e Edge.

    3. Avatar de Alguem
      Alguem

      Isso é verdade mas tens de pensar que há MUITA gente a ir para o Windows 10 no entanto a subida do Edge é pequena, provavelmente a maioria das pessoas que o está a usar é quem usava o IE.

  4. Avatar de LUMIA 630 DS
    LUMIA 630 DS

    Considero que o EDGE passou a frente do Explorer. Mas é preciso dar-lhe tempo para amadurecer.
    Ja o Chrome, ando a fugir dele por varias razoes. plugins, falhas no youtube (som), quando, o Firefox e o EDGE, encostam o Chrome ao canto.

    Mas no fim de contas, o IE é que nao aproveitou a fama que tinha, deitou-se a sombra (faz lembrar a Nokia) e a sociedade, “engoliu” o Chrome….

    Acho o EDGE interessante, mas ainda tem muito que andar

  5. Avatar de J.C.Lopes
    J.C.Lopes

    “Considero que o EDGE passou a frente do Explorer. Mas é preciso dar-lhe tempo para amadurecer.”
    O problema é que os outros não esperam.
    No meu caso utilizo o Opera há muitos anos, desde que o descobri que gostei logo dele, e não penso trocar por enquanto.

  6. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Usei durante muito tempo o FIrefox, e desde há uns seis meses a esta parte decidi experimentar o EDGE… A navegação a partir do EDGE é tão simples e rápida que já desinstalei o FIrefox….

  7. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Eu tenho vários PC dentro dos quais topo de gama e baixo de gama (Atom Z3735 e 1 GB RAM) e o EDGE é de longe o mais fluído e compatível com as páginas, e o mais simpático com a RAM e bateria.

    Resultado:
    – Chrome: muito bom mas super pesado e gordo, rápido a ler as paginas mas e falta-lhe a fluidez do EDGE
    – Firefox: design ainda antiquado, rápido a ler as paginas mas e falta-lhe a fluidez do EDGE
    – Opera: ainda com as “pancas” de há anos, entre pedir-se uma página e te-la no ecra demora muito mais que os outros. Além que sao varias as vezes que crasha e pede-me para enviar o relatório. Instalei a última versao em 2x PC muito diferentes e nos dois crasha-me com frequencia.

    EDGE: rapido, fluído, sem add-on zero problemas e no meu Atom 1 GB RAM voa vs outros. Problema: importacao de favoritos é um pesadelo e está ao nível de 1990, já para nao falar que o sync entre PCs (que no Firefox e Chrome é topo) está ao nível de 1991… Em todo o caso já uso diariamente o EDGE e nao o largo.

    1. Avatar de P
      P

      Tenho testado o Opera e acontece-me o mesmo relativamente aos “crashes”. Nada de grave são leves e o browser volta ao normal, mas ás vezes acontece. Fora isso é rápido, fluído, gasta menos memória que o firefox que é o que continuo a utilizar dada a sua consistência, peca porém na fluidez no uso das teclas aquando o “scroll”.

  8. Avatar de badsector
    badsector

    Isto está pior que a CMTV…

  9. Avatar de Olly
    Olly

    Eu, por acaso fiz o percurso inverso, recentemente troquei o Chrome pelo Firefox e até que me estou a dar bem… OK, também tenho o Vivaldi (que na prática é um “Chrome clone”) mas não estou a gostar muito dele, é demasiado lento a apresentar as páginas e ainda pouco intuitivo.

    O Edge, é simpático (nada mais que isso) mas apenas lhe vou dar uma hipótese quando tiver suporte para addons.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Not going to happen.

      1. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        Os addons ja vêm este agosto com a instalação de aniv…

      2. Avatar de rui
        rui

        Vai sim. A partir de Agosto, quando sair aquele “update de aniversário”.

  10. Avatar de MANUEL
    MANUEL

    Não gosto do Chrome … eu para jogar um jogo online tenho de fechar o Chrome porque se não o fizer tenho baixos fps

    1. Avatar de LG
      LG

      comentário do dia

    2. Avatar de rui
      rui

      Então e para jogar para que é que precisas de ter o chrome aberto? Se queres jogar algum que puxe pela máquina, o ideal é fechar tudo.

      1. Avatar de David
        David

        Vê se logo que não conheces muito os jogos da ORIGIN que usa o teu browser para poderes jogar alguns dos jogos tito os BF entre outros. Sobre a noticia não posso dar muito valor pq tem forma de se ocultar qual browser se está a usar ainda como enganar o sistema mas claro isso é para quem percebe xD

  11. Avatar de Pauliee
    Pauliee

    O edge tem bugs como 2 tabs abertas ocuparem 5gb ram, alem de que a bateria voa mais rapido que o chrome e n tem extensoes nem adblock. O melhor e o opera neste momento com pip video, adblock nativo e poupanca de bateria que faz durar mais 50%

    1. Avatar de rui
      rui

      Com o twitch sempre aos soluços como no firefox? Não, obrigado.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Na minha máquina o Chrome e o FF tem o mesmo desempenho com o Twitch. Só começam a falhar quando as ovelhas se põe a spammar no chat, mas desligando o chat rolam bem : )

    2. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      Eu também percebo esse bug de consumo exagerado de Ram, 2, 3 Gb com 1, 2 abas. Isso faz com que meu samsung serie 9 ligue todos os coolers e para acessar um site de noticias qualquer e a home do google. Já o Chrome eu acho muito pesado e tenho dúvidas em relação à segurança, pois já vi inumeras pessoas com virus no proprio navegador (home que não muda, barras de pesquisas, etc).

      Utilei por algum tempo o Firefoz, achei bom e rápido, mas ao mesmo tempo tem uma interface um pouco ultrapassada (claro que poderia melhorar com uso de mascaras, mas sinceramente não perco tempo procurando isso).

      O Opera eu já havia utilizado a muitos anos, onde ele possuia ate uma opção de criar um site/blog no próprio navegador (algo como tornar seu pc um servidor). Mas eram muitas funcionalidades para meu pc básico na epoca. Voltei a utiliza-lo depois de uma matéria do Ppware, e posso dizer que esta muito bom, fluido, aparencia limpa e não trás nenhuma saudade do Edge ou do Chrome.

    3. Avatar de André
      André

      2 tabs = 5 GB. Ou deves ter um problema, estás a gozar ou depende daquilo que tens aberto.

  12. Avatar de kekes
    kekes

    Sabem ler graficos? É facil, vou dar uma pequena aula. Isso amarelo a subir é o Edge a ganhar terreno, num ano cresceu 150%, coisa que seria o titulo da noticia se fosse um producto da Apple.

    1. Avatar de Crist. N
      Crist. N

      Vinha dizer o mesmo. Esta (inexplicável) aversão à Microsoft ao ponto de mentir e deturpar factos, é no mínimo triste.

      Deviam mudar o nome do site para ppwlantimsft.

    2. Avatar de El Capitain
      El Capitain

      Isso dos crescimentos… Passar de 1% para 2% é crescer 100%! Mas, sendo o Edge o navegador padrão do Windows 10, que a MS se fartou de obrigar a instalar, através de uma campanha agressiva, quando não o fez sem autorização do utilizador, e ter a quota de mercado do Safari… ou pouco mais, é claramente um fiasco para a MS.
      Pessoalmente, gosto do Safari, mas há coisas que funcionam melhor no Chrome ou Firefox… assim como outras funcionam melhor no Safari.
      Para mim, o melhor navegador é que melhor se integra no sistema… nos outros não sei, no Mac, é claramente o Safari,

  13. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Por mais que use os outros, acabo por voltar ao Firefox.
    Uso-o há cerca de 10 anos e continuo sem querer trocar.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Somos 2 então. Em Windows e Linux não uso outra coisa.
      Só em macOS é que não troco o Safari.

    2. Avatar de poiou
      poiou

      eu também uso o firefox, só vou experimentar o edge quando tiver addons e versao para android ou addons que sincronize com o firefox

  14. Avatar de badsector
    badsector

    Portanto, o Edge que cresceu de 2,03% para 5,09% tem “utilizadores a fugir”, o Safari que passou de 4,97% para 4,64% “continua o seu crescimento”.

    Felizmente não há artigos tendenciosos no pplware *coff* *coff*

  15. Avatar de Tiago Alex
    Tiago Alex

    Eu não tenho qualquer problema com o Edge, além de ser um pouco lento a abrir um novo separador, mas eu sou paciente, não tenho tido qualquer problema algum, nada de “crash” ou bugs, tudo a correr na perfeição.

  16. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    Conclusão no meio disto tudo: Windows browsers sucks…

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Segundo os dados na tabela SIM e NÃO! LOL
      O Explorer está naturalmente a perder utilizadores pois poucos sabem que ele ainda existe no Windows 10, logo SIM, e o Edge está em crescimento, logo NÃO! 🙂
      Pois certamente não quererias escrever “sucks” mas sim “losers”….

      1. Avatar de k0izo
        k0izo

        Isso do Chrome estar instalado na maioria dos PCs penso que se deve ao facto de muitos programas utilitários trazerem incluido o Chrome por defeito na instalação e a própria página do Google que é a homepage de muita gente quase que nos obriga a instalar “sem querer o seu browser.

        Tudo o que são browsers da Microsoft ou Google não uso por uma simples razão: privacidade e segurança.
        Por ex: Já alguém viu no regedit a tralha duvidosa que fica instalada da Google? E os processos secundários a correr ocultados? Para isso mais vale instalar o Iron.

        Gosto de usar Opera ou Firefox (nao percebi ainda essa desculpa da interface ultrapassada, se calhar ainda não instalaram as últimas versões)

        Todos têm defeitos, mas só alguns respeitam o utilizador.

        1. Avatar de Alvaro Costa
          Alvaro Costa

          Não usas os browsers da Microsoft nem da Google mas terás, como a maioria, o hábito de pesquisar no Google, certo?
          É que de nada serve a conversa da privacidade se usam o Google para pesquisas…

    2. Avatar de Crist. N
      Crist. N

      Para quem ignora os factos e acredita na cassete do pplware, sim.

  17. Avatar de KURT
    KURT

    Ou seja, junta-se os dados do Edge ao IE para dizer que o Edge tem perdido utilizadores, quando de todos os browsers a par do Chrome são os únicos que têm crescido.
    Isto deve ser o mesmo que dizer que as vendas do iphone 4 (para ai) e do iphone 6 caíram, depois o que mostram os resultados são as vendas do 4 a cair e as do 6 a subir.
    Excelente informação, péssima analise e titulo ao nível da CMTV.

    Quando ao Edge, com uns ajustes, adições e extensões tem tudo para ser o verdadeiro concorrente do Chrome, aliás em alguns Benchmarks já é mesmo o seu real concorrente.

    1. Avatar de KURT
      KURT

      *Quanto (2k16 sem opção de editar comentários 🙁 )

      1. Avatar de rui
        rui

        Não percebo qual é a coisa de algumas pessoas escreverem 2k16, quando neste caso, a diferença é apenas de um ‘0’. (2k16, 2016). É para parecer chique? Ou culto? Haha

        1. Avatar de KURT
          KURT

          N3m c057um0, mas apeteceu-me, é para o estaile 8)

          1. Avatar de k0izo
            k0izo

            Lol… hipsters!

  18. Avatar de Tavares
    Tavares

    Tem “graça”…pelos gráficos apresentados eu vejo o contrário! Parece que os únicos browsers que aumentam a sua utilização são o Chrome…e o EDGE!! Gostava de saber que “mal” fez a Microsoft a esta gente…já “irrita” e tira credibilidade a quem coloca estes títulos sem ler ou perceber nada de gráficos ou estatísticas!!

  19. Avatar de Daniel
    Daniel

    Quando precisarem de aplicações intranet em ambientes Windows vão usar Chrome…. right ? nuff said.

    1. Avatar de rui
      rui

      Sim. Já usei. E qual é o problema? Nota-se que percebes muito do assunto. 🙂

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Nota-se que TU é que percebes do assunto…

  20. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    É um autêntico crime o FF estar tão atrás do chrome e do ie.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Alguns nem sabem que existem outros browsers além do IE e Edge.

      Outros usam Chrome porque o vêm no site Google a ser anunciado e não se preocupam com os dados pessoais que enviam para a Google com esse browser 🙂 .

      Os restantes, usam Firefox 🙂 .

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      O problema é a publicidade que o Chrome tem. Vêm pre-instalado no android e aparece a notificação sempre que se abre o google.com.

      Grande parte das pessoas não tem paciência nem sabem avaliar todas as alternativas antes de escolher.

  21. Avatar de Bruno
    Bruno

    Depende do uso que estiver a dar ao portatil, se estiver ligado a corrente, Chrome porque tem a extensão do Adblock… Se estiver apenas na bateria, Edge “all the way”, visto que a bateria dura quase 2x mais, pelo menos a mim… Quando sair a Aniversary Edition do Windows 10 e o Edge passar a ter extensões, provavelmente o meu uso do chrome vai baixar…

  22. Avatar de Osvander
    Osvander

    Eu uso e sempre usarei o fire fox como o mais fluído e rápido no meu sistema linux e, uso tb o opera que é excelente mais lento para abrir. Se pudesse entrar no site de bancos no opera seria o meu navegador de eleição, e deletaria o FF.

  23. Avatar de censo
    censo

    Para mim, o Edge chega e sobra.

    1. Avatar de Fabio contraste
      Fabio contraste

      para user basico qq coisa chega e sobra. quem e exigente chrome ou safari, iphone e macbook.

      1. Avatar de Crist. N
        Crist. N

        Esse elitismo ignorante só faz rir.

        1. Avatar de Fabio contraste
          Fabio contraste

          mesmo, este Censo n diz nada de jeito. Dizia que tinha um lumia e que era excelente e afinal tem android. Mais um que aspira a ter iphone

  24. Avatar de André
    André

    Não me levem a mal, mas não me parece correto dizerem que os utilizadores estão a fugir do Edge… Analisando os dados da tabela, o Edge está a crescer de mês para mês…

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      A notícia fala em “Fugir do Edge e do IE”, o que significa que os dois em conjunto estão a perder terreno. O Edge não consegue absorver as perdas do IE.

      1. Avatar de André
        André

        Desculpa mas isso não tem lógica… Os utilizadores estão a fugir do IE, só. Não se pode dizer que estão a “fugir do IE e do Edge” quando o Edge até consegue estar a ganhar quota.

  25. Avatar de EZ
    EZ

    Atenção que o Edge só está a crescer desde o aparecimento do windows 10, e tem vindo a aumentar com os updates forçados para esse novo SO.
    Claro que proporcionalmente se vê em declive a utilização do Internet Explorer… mais do que óbvio.
    Mas nota-se alguma fluidez no uso deste Browser, relativamente ao Chrome, de tal foma que todos o conhecemos como “RAM EATER”.
    Mas vamos lá ver se com os novos updates a coisa melhora 🙂

  26. Avatar de Jose Lindo
    Jose Lindo

    Alguem usa o SeaMonkey (Sucessor do Netscape).
    No meu caso ainda é o que melhor responde.
    IE nunca, chrome é muito gordo, Firefox ja foi melhor.

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      O SeaMonkey é,de facto,um excelente browser e o senhor afirmou muito bem a dizer que ele responde bem.Infelizmente,em Portugal há muito pouca gente que o utiliza.é pena.Não sabem o que perdem.Olhe,o senhor é que faz muito bem ao usá-lo.Um abraço. 🙂

  27. Avatar de Sílvio
    Sílvio

    A eterna guerra dos browsers, quando qualquer pessoa pode ter 20 ou mais navegadores instalados sem qualquer problema! 🙂

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Eu próprio tenho 3 – chrome, edge, FF – (4 a contar com o escondido IE) browsers instalados no Win10 e eles não se zangam uns com os outros

  28. Avatar de sakura
    sakura

    o Edge é uma app, em teoria é muito mais seguro que qualquer outro navegador da velha escola.
    quando o chrome em certos casos pode Run.. como (TrustedInstaller) mais que admin no windows……..
    uso o Egde com adblock, mouse gestures.
    Kiss and fast gostava de o ver no linux.

  29. Avatar de João
    João

    O firefox tem ficado cada vez mais lento, em relação ao chrome é umas 5 vezes mais lento. Nas visitas aos sites que tenho sobre gestão é raro apanhar o firefox e quando aparece o loading da página dispara de uma média de 0,2 segundos para mais de 1 segundo e vejo isso em termos práticos.

  30. Avatar de Privacidade
    Privacidade

    Uso muitos browsers ( nunca tenho menos de 5 em cada PC…). Dos mais conhecidos gosto de FF e Opera, o Edge ate foi uma agradável surpresa por parte da Microsoft… Mas como gosto de experimentar alternativas, Qupzilla em Linux estou a gostar bastante (ainda não o testei em win10). Posso dizer também que dependendo do OS usado as minhas escolha preferenciais variam, sendo que FF e Opera estão presentes em todas as plataformas.

  31. Avatar de Soldier_2016
    Soldier_2016

    Sempre usei o Internet Explorer apenas para transferir outros browsers,o Edge não me convence. Á uns anos atrás,usava o mozilla e lembro-me que era frequente deixar de responder e ter que restaurar todos os separadores abertos,até que decidi experimentar o Google Chrome…é o browser que uso até hoje!

  32. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Isto de discutir browsers é parecido como discutir futebol, cada um tem o seu. O facto é que o Chrome mete a concorrencia a um canto e os numeros falam por si. Podiamos estar aqui o resto da tarde a dicutir promenores técnicos da ram e plugins e afins mas quando os numeros batem nas páginas não mentem. Com SOs é igual, temos os fans boys que só vem IOS e o resto é paisagem, os fãs de Linux (como eu) que puxavam logo os galões de segurança … mas lá está os numeros, aqui, tambem não mentem.

  33. Avatar de AM
    AM

    Eu não fugi do IE!
    O Browser está diferente, queixei-me á Microsoft, eles não percebem, tenho o Vista, sempre esteve bem no portatil, com os Cd de restore, e fui obrigado a ir para o Firefox, com o Vista.
    Pois!
    Não fugi!