Precisa de um sistema de e-learning na sua escola?

11 Comentários

Como instalar o Moodle no Ubuntu 14.04

O Moodle é um CMS (Course Management System), também definido como um LMS (Learning Management System) é uma plataforma de apoio à aprendizagem/ensino à distância.  Através desta plataforma, os professores/formadores podem facilmente criar disciplinas “online” e nela depositar conteúdos, criar fóruns, chats, criar testes, receber trabalhos dos alunos, criar wikis, etc,etc.

Hoje vamos aprender como instalar o Moodle no Ubuntu 14.04

moodle_08

Em Portugal, para quem é estudante Universitário e não só, certamente que conhece o Moodle. O Moodle é uma alternativa às soluções comerciais de ensino à distância como o Blackboard e WebCT, é gratuito sob uma licença Open Source. A aprendizagem através do Moodle está baseado nos princípios pedagógicos , com um desenho modular onde é fácil agregar conteúdos que motivam o aluno.

Como instalar o Moodle no Ubuntu 14.04?

A instalação do Moodle no Ubuntu 14.04 não é muito difícil. Para que tudo funcione à primeira, basta que siga os seguintes passos:

Passo 1) Instalação do Apache/MySQL/PHP

Para proceder à instalação do Apache/MySQL/PHP basta que execute o seguinte comando:

apt-get -y install apache2 mysql-client mysql-server php5

Durante a instalação do MySQL o utilizador deverá definir uma password para o utilizador root

  • New password for the MySQL “root” user: <— NOSSA_PASSWORD
  • Repeat password for the MySQL “root” user: <– NOSSA_PASSWORD

Passo 2) Instalação de pacotes de suporte à plataforma Moodle.

O Moodle necessita que o sistema tenha alguns pacotes instalado. Tal pode ser feito executando apenas o seguinte comando:

apt-get -y install graphviz aspell php5-pspell php5-curl php5-gd php5-intl php5-mysql php5-xmlrpc php5-ldap git-core

Passo 3) Download do Moodle

cd /opt
git clone git://git.moodle.org/moodle.git
cd moodle
git branch -a
git branch --track MOODLE_27_STABLE origin/MOODLE_27_STABLE
git checkout MOODLE_27_STABLE

Em seguida vamos mover o conteúdo do Moodle para dentro do directório /var/www/html (Directório por omissão para sites web – definido no apache)

cp -R /opt/moodle /var/www/html/
mkdir /var/moodledata
chown -R www-data /var/moodledata
chown -R www-data /var/www/html/moodle
chmod -R 777 /var/moodledata
chmod -R 0755 /var/www/html/moodle

Vamos agora acrescentar no ficheiro /etc/mysql/my.cnf a seguinte configuração:

[...]
#Basic settings for moodle
default-storage-engine = innodb

Passo 4) Configuração da base de dados

Vamos agora criar uma base de dados para o moodle, assim como um utilizador e password para acesso à mesma.  Para entrar no mysql basta usar o comando:

mysql -u root –p

em seguida vamos criar a base de dados: moodle. Para este exemplo vamos também criar o utilizador umoodle e a password pmoodle

CREATE DATABASE moodle DEFAULT CHARACTER SET utf8 COLLATE utf8_unicode_ci;

GRANT SELECT,INSERT,UPDATE,DELETE,CREATE,CREATE TEMPORARY TABLES,DROP,INDEX,ALTER ON moodle.* TO umoodle @localhost IDENTIFIED BY ‘pmoodle’;

Por fim basta “aplicar” e validar todas as alterações efectuadas usando para isso o comando

FLUSH PRIVILEGES;

Vamos agora reiniciar o Apache e o mysql

Passo 5) Instalação do Moodle

Vamos agora à parte de instalação do Moodle. Para isso basta abrir no browser o seguinte endereço http:://localhost/moodle/install.php

Escolhemos o Idioma e depois carregar em Seguinte

moodle_01

Em seguida definimos:

  • Endereço Web
  • Pasta do Moodle
  • Pasta de dados

moodle_02

Vamos agora escolher o motor de base de dados. No nosso caso é o MySql.

moodle_03

No próximo passo indicamos qual a base de dados que está associada ao Moodle e respectivo utilizador e password.

moodle_04

Feita a configuração dos serviços, é hora de aprovar as Notas de direitos de autor (ou não fosse esta uma plataforma para publicação gestão de conteúdos)

moodle_05

Quase a finalizar, é preciso ainda definir o nome para o administrador e respectiva password, para acesso ao modo de administração.

moodle_06

Indicamos também algumas informações  básicas para a plataforma….e está feito!

moodle_07

Agora é a parte de cada um explorar esta fantástica plataforma. Podem criar disciplinas,  definir eventos, criar utilizadores, lançar notas, etc etc.

moodle_09

O Moodle é uma excelente plataforma de conteúdos, desenvolvida em PHP,  e que é muito usada por Universidades/Politécnicos, escolas e até mesmo empresas de formação. Através desta plataforma é possível criar cursos online e disponibilizar conteúdos aos formandos. No entanto, o Moodle poderá servir para muitas outras finalidades. Para os docentes/formadores que muita das vezes procuram uma plataforma de gestão e disponibilização de conteúdos, o Moodle é sem dúvida uma excelente opção. Experimentem e em caso de dúvida deixam as vossas questões nos comentários

Qual a plataforma que a tua escola usa?

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Justino Silva
    Justino Silva

    A “secundária” onde estudo usa o Moodle. Mas apenas 2 ou 3 professores o usam. O que a minha turma fez foi criar uma conta de mail, cada aluno tem o login e pass, e os professores mandam mails para aquela conta com as fichas e apresentações, e depois quem quiser vai ao mail da turma e faz download dos documentos.

    1. Avatar de flayleaf
      flayleaf

      Na minha escola, também tendo moodle, tivemos de criar uma nova conta de email para onde os nossos professores nos iriam enviar fichas com trabalhos etc. Essas contas apenas deveriam ser usadas para “uso escolar”, para que não houvesse desculpas como “não vi o email no meio de tantos porque tenho a caixa cheia de emails de XX rede social”. Para enviar os trabalhos, era só enviarmos por email ao professor com determinado assunto para que o email fosse parar a uma pasta separada na caixa de email dos professores.

  2. Avatar de ZeckaPovao

    Porque os Professores portugueses são uns analfabetos técnológicos. Mal sabem usar o Word e Excel como ferramenta de apoio ao ensino.

    1. Avatar de Alves
      Alves

      E o “cara” é um analfabeto “analfabeto”, mesmo:

      “Porque os Professores portugueses são uns analfabetos técnológicos. Mal sabem usar o Word e Excel como ferramenta de apoio ao ensino.”

      Em duas linhas, deu três pontapés na ortografia e na gramática! Confira:
      – Professores não é nome próprio, portanto escreve-se com minúscula;
      – “técnológicos”, com 2 acentos agudos, é de rir ( seu corretor não colocou vermelho?);
      – Word e Excel como… ferramentas, é plural.

      Conclusão: o ZeckaPovao é um burro!

      1. Avatar de ddymoo
        ddymoo

        Será então o ZeckaPovao um professor português ????

        1. Avatar de Alves
          Alves

          Isso poderá ser tão verdadeiro como o ddymoo ser um jumento…

          Não percebeu? Leia outra vez e, se precisar, peça ajuda a quem perceba.

          E não gaste os ? todos, pois estamos em tempo de crise.

      2. Avatar de Suelen Lobo
        Suelen Lobo

        Lindo!!

  3. Avatar de elidio
    elidio

    Quem fala o que quer, ouve o que não quer.

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    https://elearning.exercito.pt/elearning/course/category.php?id=28

    Vejam o moodle da escola de sargentos do exército

    Poderá ter que adicionar exceção ao certificado de segurança