PortableOS – Quer experimentar o Linux?

20 Comentários

Existem diversas distribuições Linux que provavelmente muitos utilizadores nem conhecem. Por forma a serem experimentadas, nada melhor que uma forma simples para avaliar essas mesmas distribuições.

O PortableOS é uma aplicação bastante simples e intuitiva, que permite executar sistemas operativos Linux no Windows.

portableOS_4

Como funciona?

O funcionamento do PortableOS é muito simples. Para isso basta correr a aplicação, escolher a distribuição que pretendemos e a aplicação encarrega-se por fazer o download e executar essa mesma distribuição. Por outro lado, uma vez que a aplicação é “portable”, podemos copiá-la para uma penUSB e executar as nossas distribuições a partir de lá. O PortableOS recorre ao QEMU para executar os sistemas operativos.

Lista de distribuições Linux

portableOS_1

Verifiquem que já tem suporte para o Ubuntu 9.10.

Vamos por exemplo escolher o Damn Small Linux 4.4.10. Seleccionamos o numero 1

e depois Download and Run

portableOS_2

…. a efectuar download

portableOS_3

Definimos a quantidade de RAM que pretendemos usar. Para este SO escolhi 128 MB.

portableOS_5

E aqui está o Damn Small Linux 4.4.10.

portableOS_6

Depois de ter o sistema operativo executado, o mesmo dispõe de conectividade à Internet (no caso de estarmos ligados a rede) e pelas experiencias que realizei, o sistema tem uma performance bastante rápida. Aconselho a experimentarem e pelo menos ficam a conhecer sistemas operativos que não são muito conhecidos.

portableOS_7

Download: PortableOS 1.3.7

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Di
    Di

    Exelente tópico, mas a URL nao é do servidor online :S

  2. Avatar de lol
    lol

    o que me ri do link xDDD

  3. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Excelente, desconhecia.

    O processo deste programa parece ser semelhante ao Wubi, do Ubuntu.
    http://wubi-installer.org/

    Para quem desconhece é igualmente uma forma de usar o Ubuntu dentro do próprio Windows.

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      As últimas versões do Ubuntu (em CD) permitem essa instalação. Sem querer “puxar a brasa à minha sardinha”, os CDs do Ubuntu permitem 3 opções: Live, install e wubi!

      Que outro SO consegue fazer o mesmo?

    2. Avatar de Nuno Ferreira
      Nuno Ferreira

      Ou muito me engano ou este processo do PortableOS é muito pior que o Wubi. Pois obriga a que o sistema operativo seja virtualizado e tenha de dividir recursos com o sistema host.

      O wubi por outro lado instala o SO na partição ntfs mas lança apenas o ubuntu, não ubuntu+windows. Claro que para quem quer virtualização este sistema é simples, mas eu prefiro ter aqui o virtualbox com os SO todos que quiser.

  4. Avatar de Lucas

    O Damn Small Linux é uma porcaria.
    Se querem um Linux portátil bom e fácil de instalar, usem o SLAX

    1. Avatar de Piki
      Piki

      Não consegui resistir, eu juro que tentei, porque não é simples, bonito e atractivo, não quer dizer que seja uma porcaria.

      Queres conhecer o potencial de DSL???? Estuda, lê, investiga, testa, não queiras que tudo apareça feito de mão beijada, ou que tudo funcione na base do “click” do rato.

      1. Avatar de mmick
        mmick

        Nao me leves a mal mas é “idiota” (sem ofensa) nao querer que tudo funcione com um “click” do rato.
        Tirando quem por gosto/trabalho tem que o fazer, a grande maioria nao tem tempo para andar a estudar/investigar/testar e é isso que é importante -a generalidade-, nao a excepçao.
        Acho MUITA ousadia (e explica a razao porque o Linux ainda nao levantou muito voo para a -generalidade- das pessoas) dos veteranos em linux esperarem que as pessoas aprendam scripts, “mezinhas”, adicionar à-la-mano coisas em 2009/2010 para trabalhar com um SO.
        Eu uso Ubuntu + Win 7 e gosto muito dos 2 mas sem dúvida que para a -generalidade- das pessoas a grande generalidade de distros Linux ainda é MUITO POUCO intuitiva. Quando o SO funciona logo a 100% é impecável, quando é preciso fazer algo mais… dooooor de cabeça!!!

        1. Avatar de DoContra
          DoContra

          O que tem de bom o Linux é que mesmo a versão mais “user friendly” ter uma coisa chamada consola (ou equivalente)…

      2. Avatar de DoContra
        DoContra

        E porque é pecado «tudo funcionar na base do “click” do rato»?

        Não é esse o objectivo das empresas de software? Mantê-lo acessível ao comum dos mortais?

        Era uma chatice ter de se tirar um curso de engenharia mecânica para se poder conduzir um veículo ou de arquitectura para se poder comprar um apartamento…

  5. Avatar de Rui Peixeiro

    Como linux portatil e muito leve, tenho usado o Puppy Linux.

    Tenho de experimentar esse Slax!

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Nada de complicado: http://www.slax.org/ 🙂

  6. Avatar de prom

    Muito bom. Não conhecia 😀

  7. Avatar de dockme
    dockme

    Altamente a ideia. Não é algo muito complexo, apenas descarregam a imagem de uma distro e correm no QEMU. Mas mesmo assim está 5*. Belo trabalho.

  8. Avatar de DoContra
    DoContra

    Bem… é engraçado. Mas exige já estar “ligado” para descarregar. Nada de preocupante, claro. Menos pesado que descarregar uma qualquer versão para virtualização (para além disso exigir ter um VM qqcoisa).

    Mas ainda mantenho a opinião que um live CD (ou DVD) é a melhor forma de se experimentar um SO totalmente de raiz. Vantagens: não se carrega nenhum outro SO, logo tudo que são recursos da máquina ficam disponíveis. Desvantagens: a óbvia, ter de se possuir previamente o respectivo CD/DVD.

    E nem todos os SO têm versões Live, é claro! Mas também nem todos têm versões virtuais ou “portable”.

    Há ainda uma opção, bem mais rara, que é a de se instalar determinado OS numa pasta (comprimida) dentro do Windows. Que eu conheça, só existe o Ubuntu (uuiii… vão-me bater!!!) através do excelente Wubi e havia (no Elisa, o Helena acho que ainda não tem) a Mint com o Mint4win.

    Dual boot com partições múltiplas ficam propositadamente fora destas humildes considerações… 🙂

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Concordo contigo, para testar o ideal é mesmo sao as versoes Live (CD/DVD e PEN USB, ja nao precisa de ser só por CD/DVD 😉 ). Outras versoes nao têm interesse (na minha opiniao) já que nao podem usar todos os recursos e, no dia a dia, é quase impraticável e irreal usarem 2 SO, um “normal” e outro “comprimido”.

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        Ah pois!!! Já me esquecia da pen. Mesmo tendo uma de 2Gb com o Ubuntu prontinho a “invadir” qualquer PC que aceite boot via USB… 😉

  9. Avatar de fabio
    fabio

    Para onde sao descarregados os OS? k o programa faz download?!

    Cumpz

  10. Avatar de Espiritudacoisa

    Senhores, isto funciona num pc 486 dx2 66mhz, 8ram agp ? preciso de algo para lá. tá a correr o win 95…

    agradeço dicas..

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      O ideal para essas Specs seria o ARCH LINUX… que é o mais leve que há 😉

      http://www.archlinux.org/