Plank – Uma doca para o Ubuntu ao estilo do OSX

29 Comentários

Uma doca é sempre um elemento muito funcional em qualquer sistema operativo. Um dos projectos mais conhecidos para este efeito é o Cairo Dock que, além de permitir ter uma doca no ambiente de trabalho permite também ter widgets.

Como alternativa ao Cairo Dock hoje damos a conhecer o Plank.

plant_02

O Plank é uma doca bastante leve e prática para o Ubuntu e derivados. Com apenas 1,5 MB, esta doca permite reunir num curto espaço as aplicações que mais usamos, para estarem mais acessíveis. Para adicionar ou remover aplicações basta fazer drag and drop.

plant_03

Esta doca é também bastante personalizável.  É possível mudar o tema, posição, tamanho do ícones, etc.Para tal basta carregar com o botão do lado direito do sobre o ícone do Plant e aceder às preferências.

plant_00

Como instalar o Plant?

Para instalar esta doca basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:ricotz/docky
sudo apt-get update
sudo apt-get install plank

Depois basta ir à Dash e procurar por Plant.

plant_04

Caso não goste desta doca, também a pode remover facilmente. Para isso basta abrir novamente o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository -r ppa:ricotz/docky
sudo apt-get purge plank

Experimentem, e fiquem com um ambiente de trabalho ao estilo do OSX e muito funcional.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Nabais

    Dock para ubuntu? Como se essa dock não viesse do elementary e nao existisse em todas as distribuições linux. Péssimo titulo de artigo.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Ya essa dock vem no elementary os

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Amigo Luis,

      Mas estamos a falar do Ubuntu, não estamos a falar do elementary OS…péssimo comentário o teu 😉

      1. Avatar de Luís Nabais

        Discordo totalmente. Podem estar a falar de Ubuntu, mas diriam no título que é para Linux ou fariam referência a estar disponível para tudo o que é Linux, não apenas derivados de Ubuntu, quando a origem até nem é Ubuntu. Péssimo comentário o teu, pois humildade para reconhecer que há coisas a melhorar é uma virtude. Eu estou a fazer uma crítica construtiva, pessoalmente não gosto de ver artigos a fazer referência no título a uma distribuição de forma sensacionalista quando é algo aplicável ao mundo Linux de forma geral.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Passa pelo teu blog e aproveita lê o primeiro artigo. Se discordas lá é contigo, apenas tenho de respeitar a tua opinião.
          Quanto ao ser para Ubuntu ou não…repara que o processo de instalação até é para o Ubuntu, porque deveria eu meter para outro sistema?

          boa tarde!

          1. Avatar de Lu Parhan
            Lu Parhan

            Não sei quem tem razão! Mas sei que o Pedro Pinto (Super Admin) nunca erra. rs

          2. Avatar de Luís Nabais

            Então deverias ter colocado o título como algo do género “Guia de instalação de Plank, uma doca ao estilo OSX, em Ubuntu”. Estás a ver a diferença? Da forma como o título está, parece que é só para Ubuntu. É isso que estou a querer dizer desde o início.

            Não percebi essa do discordo no meu blog de algo no primeiro artigo…

  2. Avatar de A dude
    A dude

    Porque é que eu quereria imitar o OS X?

  3. Avatar de Ze
    Ze

    É realmente útil ter uma dock quando também existe a barra lateral do unity

    1. Avatar de foca
      foca

      Por acaso até é… se usares a barra lateral para colocares os programas que mais usas a dock é util para abrires rapidamente os programas e ficheiros abertos. Uso uma dock e por acaso estou a pensar testar esta 🙂

  4. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Mas o UBUNTU não tem uma DOCK lateral, para quê mais???

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É verdade. Mas quem quiser, aí tem. EU pessoalmente nao gosto da doca do Unity.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Eu também não.
        Pedro, aconselha alguma distro?
        Pessoalmente utilizo o computador para design grafico e programação( C# e ASP.NET) existe alguma que cumpre estes critérios?

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Mas isso já está disponível e consigo executar as aplicações em ambiente linux ou tenho que compilar e mudar para o windows?

    2. Avatar de Roque
      Roque

      eu uso o lubuntu , e uma Dock dá imenso jeito … muito útil este artigo, não se trata de imitar nada

    1. Avatar de Kowalski
      Kowalski

      Verdadeiro, não usamos doca para se referir a esse tipo de programas no português do Brasil. Falamos simplesmente “dock”, como em inglês. 😉

      Sobre a aplicação, penso ser desnecessária e redundante, pois a barra lateral do Ubuntu já é uma “doca”.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Mas no Xubuntu ela seria muito útil, na minha opinião.

  5. Avatar de Luís Carvalho
    Luís Carvalho

    Para mim foi muito útil visto estar a usar um MacBook e um PC com Xubuntu!
    Obg Pplware!

  6. Avatar de jeremias
    jeremias

    até parece que foi o OSX que inventou a dock…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Isso não está escrito em lado nenhum…Mas é um elemento de referencia do OSX

    2. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Mas penso que foi o Nextstep o primeiro a ter este estilo de dock, o pai do Mac OS X

  7. Avatar de Luís Carvalho
    Luís Carvalho

    Já agora, estou a utilizar a aplicação conforme referi anteriormente, mas esta não arranca automaticamente no startup do Xubuntu. A
    lguém me pode dizer como o fazer para não ter de ir iniciar a aplicação de todas as vezes que o PC liga?
    Obrigado.

    1. Avatar de Luís Nabais

      Vai às system settings, tens lá uma opção chamada “Session and Startup”, salvo erro, onde podes adicionar apps para arrancar automaticamente.

      1. Avatar de Luís Carvalho
        Luís Carvalho

        Muito obrigado!
        Funcionou lindamente! 🙂

  8. Avatar de Rick M.
    Rick M.

    Corrijam a palavra “plant” por “plank”, repetido um par de vezes no artigo.

  9. Avatar de sakura
    sakura

    não gosto de docas, só ocupam espaço, uso o tc.
    em linux pode usar ficheiros *.exe instale o mono.
    o .net é ~ ao java o programa ou app são compilados a medida que se vão executando. Just-In-Time Compiler (JIT)
    o codigo fonte e compilado para CLR, para TODAS as arch compatíveis com .net.
    linux, osx, windows, windows rt, windows phone.

    a maquina virtual da MS tem : .NET code – including the CLR, Just-In-Time Compiler (JIT), Garbage Collector (GC), and core .NET base class libraries

    o mono já traz o compilador de c# e uma ide.

    eu uso o http://www.gnu.org/s/dotgnu/‎ (2001) mas pq não preciso de mais que uma janela e um menu em old old old … controladores.
    em linux e a usar o geany 0.19 <– ide

    #cscc "%f" -o "%e".exe -winforms //compila a app o cscc compilador C# nao é da MS.
    #ilrun "%e".exe //executa a app como nativa do linux
    para ASP.NET config apache.

    nos dias de hoje pacman -S monodevelop
    https://www.archlinux.org/packages/extra/i686/monodevelop/

    ainda não testei a MS. pq falta metade do codigo open source á MS mas devem ser compatíveis so open o que já era open hi .hi .hi. ….

    1. Avatar de Marco
      Marco

      se a aplicação for wpf e n winforms está td lixado…