Cairo Dock 3.2– O seu desktop cada vez mais espetacular

24 Comentários

Para os utilizadores que gostam de ter um ambiente de trabalho que impressione, nada melhor que começar por colocar uma Dock idêntica à que existe nos sistemas operativos da Apple.

O Cairo Dock é uma aplicação bastante completa, que permite personalizar os  mais diversos efeitos associados às docks disponibilizadas, fazendo com que o nosso ambiente tenha um look muito agradável e profissional. E como configurar?

Segundo um programador do Cairo Dock: “Even my Mom could configure the dock ^_^”

cairo_00

Quando vimos um Wallpapper, um tema ou um gadget espectacular num computador temos sempre tendência a saber qual o nome da aplicação que criou tal efeito ou simplesmente saber onde podemos fazer um download. O cairo-dock é uma aplicação que pode ser instalada sobre o ambiente gráfico de trabalho GNOME Shel, KDE, XfCE ou na interface Unity   e que permite ter uma dock no ambiente de trabalho.

cairo_01

Novidades do Cairo Dock 3.2
  • Melhorias no suporte a Multi-screens. Agora é possível ter uma doca por screen
  • Novas applets: Screenshot e Indicator Generic (para controlar as docas)
  • Novos efeitos de som
  • Suporte para GDM
  • Muitas melhorias das funcionalidades já existentes
  • suporte para Systemd
  • Suporte para o Gnome-Shell

Saiba todas as novidades aqui

cairo_02

Como instalar o Cairo Dock 3.2?

Para instalar a ultima versão do Cairo Dock, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:cairo-dock-team/ppa
sudo apt-get update 
sudo apt-get install cairo-dock cairo-dock-plug-ins

cairo_03
São muitos os efeitos que podem adicionar à vossa doca. Além disso, é também possível acrescentar um conjunto de  úteis gadgets ao ambiente de trabalho, como por exemplo controlo do Wifi, relógio, Netspeed, weather (Dados Meteorológicos)…e ainda há mais…muito mais, experimentem e impressionem :)

Homepage: Cairo-Dock

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    A Cairo Dock é uma adição espetacular a qualquer ambiente de trabalho, altamente configurável e personalizável, com diversos temas por onde escolher e múltiplos efeitos, já usei no LXDE e agora uso no Mint XFCE com o compositor de efeitos xcompgmr, funciona como uma beleza sem carregar no sistema.

    Apenas tenho encontrado uma contrariedade para a qual ainda não arranjei solução. De vez em quando a dock duplica ou mesmo triplica, sempre que monto uma unidade como a partição do Windows ou uma unidade USB, pelo que frequentemente tenho de fechar as docks em excesso. Alguém sabe como resolver isto?

  2. Avatar de onike
    onike

    Ja uso a bastante tempo, em conjunto com o gnome, torna-se uma experiência bastante agradável.

  3. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Uso no Caixa Magica 19.
    No Windows uso a Rocket Doc.
    As duas muito boas e semelhantes.

    1. Avatar de OneX
      OneX

      Ratices para por o pc lento mais nada lol

      lixo a la Mac apple lol

      1. Avatar de Rui Pedro™
        Rui Pedro™

        No meu PC com ou sem Dock tá igual tanto em windows como Caixa Magica:
        Compreendo que num PC com poucos recursos isso se possa notar.

    2. Avatar de Telmo Monteiro
      Telmo Monteiro

      Por acaso tu és o Rui Pedro que eu conheço? Olha para o meu nome, se me conheces é instantâneo 😀

      1. Avatar de Rui Pedro™
        Rui Pedro™

        Telmo, não sei… Mas pelo teu nome, não me parece.
        Existem muitos RP,s por aí… Uns com primeiro e segundo nome e outros com primeiro e apelido, que é o meu caso.

  4. Avatar de Luis Gago
    Luis Gago

    Alguem pode-me explicar como se muda os icons individualmente? Não consigo/encontro essa opçºao :/

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Queria saber como é aquilo do terminal
    Alguém me pode explicar como instalar no Windows 7?

  6. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Penso que não podes ,

    Tens é de escolher outro tema , já uma das docks que é mais personalizavel é a Docky , eu uso na minha KDE 13.04 e não tenho uma , mas sim 2 laterais .

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

  7. Avatar de Gato Guga

    Brega isso. Se quisesse ter uma tela com o iOS, compro um Mac. Para que vou ter um windows com cara de outro sistema?

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Este artigo não é sobre o Windows…

      O Cairo Dock não serve para por o Linux parecido ao Mac mas sim dar mais opções para personalizar o ambiente de trabalho… Tanto que posso personalizar o Cairo Dock e não ficar minimamente parecido com o Dock do Mac…

      E posso te dizer mais, a Dock do Mac ao pé do Cairo Dock é uma anedota =)

  8. Avatar de Henrique Costa
    Henrique Costa

    Como posso ter esse dock não estou a conseguir obtê-lo. Peço ajuda. Obrigado

    1. Avatar de Jaco
      Jaco

      Se você usa uma distro baseada no Debian, dê um “aptitude search cairo”. Se não achar, tenta dar um “aptitude update”, e depois um “aptitude install cairo-dock”.
      Eu uso o Linux Mint 16, e achei fácil.

  9. Avatar de Henrique Costa
    Henrique Costa

    Como posso ter esse dock não estou a conseguir obtê-lo. Obrigado

  10. Avatar de miguel L.
    miguel L.

    No Desktop uso o Winstep há anos. É a maior loucura que possam imaginar.Ainda por cima está sempre a inovar e a atualizar os “gadgets” desta dock center.

    E como cereja em cima do bolo é feito única e exclusivamente por um Português…

    http://www.winstep.net/

  11. Avatar de Marco Fontes
    Marco Fontes

    Boas.

    Já usei a cairo-dock nos tempos em que usei linux e tava com vontade de ler o artigo, mas perdi a vontade de o ler logo após o 1º parágrafo! Já chega de querer fazer da Apple padrão! Este é um artigo sobre linux.
    Parem com isso ppware!

  12. Avatar de JMCS
    JMCS

    Parece aquelas coisas antigas dos sistemas Solaris. Mas há quem goste…

  13. Avatar de clodoaldops
    clodoaldops

    Uso no LinuxMint-MATE!

  14. Avatar de jorjao
    jorjao

    Com o Unity não vejo grande utilidade em usar uma dock.

  15. Avatar de NelsonZED
    NelsonZED

    Concordo o UNITY é quase perfeito!!! Digo quase pois para mim o unico problema é ser pesado!! Para quando um unity light!! Ubuntu no magalhaes1 é uma dor de cabeça…mas fui salvo pelo Lunbuntu….apesar de parecer os windows antigos. Talvez usar esta dock resolva o meu problema?

    Esta dock pode substituir na integra o painel do lxde?

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Pode sim, aconselho te a apenas ocultar o painel do LXDE se queres usar só o Cairo, não removas por completo o Painel, dá ultima vez que o fiz foi meio chato e demorado voltar a ele…

      Eu uso Ubuntu com Unity e já usei o Cairo com ele, só para variar, oculta se o Launcher do Unity e esta feito, lá esta, só para mudar um pouco o visual.

  16. Avatar de Benilton
    Benilton

    Passei um ano sofrendo para conseguir manipular o brilho no Linux no meu notebook LG e agora até que fim conseguir baixar e aumentar o brilho no Linux mint 15 com placa Nvidia e acredito que em outros distribuições Linux funcione, só foi instalar Cairo Dock 3.2. Este programa caiu do céu muito obrigado Pedro.